Brasil Rotário - Junho de 2006

Page 47

Frei Joe

Livros ○

Orgulho e preconceito Tony Hendra Objetiva

Jane Austen Civilização Brasileira

Trata-se de um livro de memórias em que o humorista britânico Tony Hendra – da mesma geração do Monty Python – conta como sua vida foi determinada pela influência do frei Joseph Warrillow, um frade beneditino desengonçado e gago, mas de extraordinária sabedoria. No livro, o comediante retraça sua trajetória pessoal desde os anos 1950, quando revelou um desejo juvenil de ingressar no sacerdócio, passando pelo fracasso profissional e emocional, marcado por problemas com álcool e drogas, até chegar à felicidade de seu segundo casamento.

A chegada de dois jovens – o rico e promissor Charles Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy – à vila de Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região. Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas – a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia – foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido. Tudo o que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes e jantares, oportunidades perfeitas para cumprirem seu destino. O que não parece muito difícil após a chegada dos dois rapazes, pois Bingley logo se interessa por Jane. Já Elizabeth, ao conhecer Darcy, imediatamente o acha arrogante e convencido. Darcy, por sua vez, também não se encanta pela inteligência e a perspicácia de Elizabeth. Para se casar, eles terão que lutar contra os sentimentos contraditórios que oscilam entre a paixão, o orgulho e o preconceito.

Memórias de uma gueixa Arthur Golden Imago Década de 20, Kyoto, Japão. Um pescador viúvo oferece as filhas – uma delas com apenas sete anos – para que se tornem gueixas. O destino parecia estar traçado, ainda em plena infância, para as duas irmãs. No entanto, o tempo mostrará que mais forte foi a determinação de uma menina mulher em se tornar uma das gueixas mais famosas da época. O escritor conheceu sua musa inspiradora, Mineko, mãe de um amigo com quem trabalhou em Tóquio. Como um fantoche, Chyio-Sayuri – personagem principal do livro – ganhava voz. Aulas de comportamento, dança, maquiagem estão na saga da japonesa. A perda da virgindade vem como uma conseqüência natural, com o autor mostrando que, para uma gueixa, este momento fazia parte da tarefa sócio-político-cultural da época. Sayuri ganha destaque por sua beleza. Amores frustrados e amizades sinceras dão autenticidade ao enredo. O relato detalhista dessa saga transporta o leitor pelo tempo e faz com que cada um se sinta numa das famosas casasde-chá do pós-guerra, à mercê de aromas orientais e de uma cultura ímpar.

Uma breve história de quase tudo Bill Bryson Companhia das Letras Ao constatar que ignorava o porquê dos oceanos serem salgados, o escritor e cronista Bill Bryson percebeu, com certo desagrado, que tinha pouquíssimo conhecimento sobre o planeta em que vivia. A indagação o propeliu à tarefa épica de entender – e explicar – tudo o que sabemos sobre o mundo. Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia e todas as outras

disciplinas que considerava “maçantes” na escola. Antítese do texto didático tradicional, sua prosa foge dos jargões técnicos sem nunca abrir mão da profundidade. A preocupação do autor está em entender como os cientistas realizam suas descobertas.

A Sombra do Vento Carlos Ruiz Zafón Objetiva Tudo começa em Barcelona, em 1945. No dia em que Daniel Sempere está completando 11 anos, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros escritos por Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares por todos os livros que o autor já escreveu. Daniel logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

Vale a pena ler

A ARTE DA POLÍTICA – A história que vivi – Fernando Henrique Cardoso – Civilização Brasileira

MENTIRAS NO DIVÃ – Irvin D. Yalom – Ediouro UMA LONGA QUEDA – Nick Hornby – Rocco UM VELHO QUE LIA ROMANCE – Luis Sepúlveda – Relume Dumará O FAZ-TUDO – Bernard Malamud – Record BRASIL ROTÁRIO

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.