Edição 415 do Brasil de Fato MG

Page 1

Página permite realizar registros de ocorrências pelo celular ou computador

NOSSOS DIREITOS 10

Controle sem pilha, como?

Tecnologia de rádio frequência tem substituído chaves por tags, saiba como funciona

CIÊNCIAS 10

ZEMA: 100 DIAS DE MEDIDAS IMPOPULARES

Aumento do próprio salário em 300%, privatização de estruturas da saúde pública e na educação, extinção de fundação educacional voltada para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, redução de impostos para locadoras de veículos e relativização da gravidade dos atos golpistas em Brasília. Sua proposta de reforma administrativa fragiliza a gestão da política ambiental e de segurança alimentar. Essas são apenas algumas das medidas e posturas que Romeu Zema (Novo) tentou emplacar em seus 100 primeiros dias de gestão. De outro lado, sem medidas para áreas sociais, governo enfrenta resistência dos movimentos e setores da sociedade. | MINAS 4, 5, 6, 7

Bolsa Família em Minas

Nos 100 primeiros dias de governo Lula, programa destinou R$ 1,08 bilhões para o estado

BRASIL 8

Estudantes tiveram privacidade violada

Organização denuncia que plataforma desenvolvida pelo governo mineiro passou dados dos estudantes para agência de publicidade

MINAS 6

MG
Minas Gerais Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 • edição 415 • brasildefatomg.com.br • distribuição gratuita
Omar Freire / Imprensa MG Freepick
Ana Carolina Vasconcelos
Delegacia virtual?

Os juros praticados no Brasil vão mudar quando?

Tem ganhado grande repercussão os juros extremamente altos praticados no Brasil. Mas afinal, por que o governo Lula simplesmente não enfrenta a situação para que possa implementar a sua política econômica? Ocorre que o atual presidente do Brasil possui como herança do desgoverno anterior o atual presidente do Banco Central, indicado por Bolsonaro.

Com isso, o Banco Central tem desenvolvido uma política monetária que é incompatível com o plano proposto pelo governo Lula.

ESPAÇO DOS LEITORES

“Zema nunca me enganou, nunca votei nele. Governa para os grandes empresários. Não tá preocupado com o povo”.

Marcos Vieira comenta a matéria “‘A máscara caiu’, diz deputado sobre os 100 primeiros dias do governo Zema”

***

“O lucro acima de tudo e tudo está adoecendo a nação”

Shirlene Viana comenta a matéria “Justiça é acionada para apurar autorização de mineração em área que é ‘caixa d´água’ de Araçuaí”

***

“Não só desmonte de políticas de meio ambiente, mas de todas as Instituições do Estado. Um retrocesso sem tamanho”

Lina Rocha, sobre o artigo “A motosserra de Zema na reforma administrativa” da deputada estadual Bella Gonçalves (Psol)

A autonomia do Banco Central foi objeto de lei sancionada pelo governo Bolsonaro, com a justificativa de eliminar a intervenção do governo no banco e dotá-lo de autonomia. Uma falácia. Essa suposta autonomia deixa o país refém dos interesses de mercado. Afinal, o atual presidente do banco, Roberto Campos, é nada mais nada menos que um ex-executivo do banco Santander. Ou seja, o que a “autonomia” do Banco Central fez foi tirar da soberania popular, expressa nas urnas, o controle pleno sobre a política econômica, ja que a gestão do Banco Central é parte importante dessa política.

O BC se autonomizou do povo e ficou subordinado aos interesses do mercado, que não necessariamente são os mesmo que os do conjunto do país.

Impactos para o povo

A manutenção da alta taxa de juros interfere na nossa vida e em nossa rotina diariamente. Ao optar por comprar uma geladeira a prestações, não queremos pagar o equi-

O jornal Brasil de Fato circula semanalmente com edições regionais, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Paraná e em Pernambuco. Queremos contribuir no debate de ideias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais em nosso país e no nosso estado.

conselho editorial minas gerais: Aruanã Leonne,

Geral: Larissa Costa (Mtb 22066/MG) Subedição: Amélia Gomes, Elis Almeida, Frederico

valente à quase duas unidades. O financiamento de veículos ou imóveis, então, se torna algo ainda mais desestimulador. Quem quer comprar sob essas condições? Por que pagarmos a mais alta taxa de juros real do mundo?

A continuidade dessas altas taxas desestimula o consumo, e somente favorece que o dinheiro dos mais pobres vá parar no bolso dos ricos. No fim, os grandes beneficiados estão sendo somente os mais ricos, que lucram com o rentismo dos juros praticados, em detrimento dos interesses do povo brasileiro.

Vitórias virão somente com mobilização social contra os juros

Esse cenário nos faz entender o porquê de o governo Lula tanto criticar a atual gestão do Banco Central. Como o mandato do atual presidente da instituição se encerra somente no final de 2024, as políticas do governo Lula seguirão impactadas negativamente pela política de juros praticada. Por isso, é fundamental participarmos dessa briga pela redução das taxas de juros.

O governo Lula está repleto de desafios. Todavia, as vitórias virão somente na medida em que o apoio ao governo Lula demonstrado na campanha eleitoral e nas urnas se traduza em mobilização social.

PÁGINA: www.brasildefatomg.com.br

CORREIO: redacaomg@brasildefato.com.br

PARA ANUNCIAR: publicidademg@brasildefato.com.br

TELEFONES: 31 9 8468-4731 e 31 9 8888-1817

OPINIÃO 2
EDITORIAL
Beatriz Cerqueira, Bernadete Esperança, Bruno Pedralva, Ênio Bohnenberger, Felipe Pinheiro, Frederico Santana Rick, Helberth Ávila de Souza, Jairo Nogueira Filho, Jefferson Leandro, Joana Tavares, João Paulo Cunha (in memorian), Joceli Andrioli, Jô Moraes, José Guilherme Castro, José Luiz Quadros, Juarez Guimarães, Marcelo Almeida, Makota Celinha, Maria Júlia Gomes de Andrade, Milton Bicalho, Neila Batista, Nilmário Miranda, Padre Henrique Moura, Padre João, Pereira da Viola, Renan Santos, Robson Sávio, Rogério Correia, Samuel da Silva, Talles Lopes, Titane, Valquíria Assis, Wagner Xavier. Edição
Santana, Rafaella Dotta e Wallace Oliveira Redação: Amélia Gomes, Ana Carolina Vasconcelos, Rafaella Dotta e Wallace Oliveira. Colaboração: André Fidusi, Anna Carolina Azevedo, Diego Silveira, Joana Tavares. Administração e distribuição: Luiz Paulo Macedo Alves e Vinícius Moreno Nolasco. Diagramação: Tiago de Macedo Rodrigues. Revisão Cristiane Verediano Tiragem: 20 mil exemplares. Razão social: Associação Henfil Educação e Comunicação
Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023

Declaração da Semana

Números da Semana

178.463

possíveis casos de dengue foram notificados em Minas até o dia 10 deste mês; desses, 69.454 já foram confirmados. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e não considera os casos descartados. Ao todo, 27 óbitos foram confirmados no estado e 88 estão sendo investigados.

PBH abre inscrições para curso de doulas comunitárias

Estão abertas, até o dia 19 deste mês, as inscrições para o curso livre de Doulas Comunitárias. A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com maternidades da capital mineira - como a Sofia Feldman, a Risoleta Tolentino Neves e o Hospital das Clínicas - é voltada para mulheres com mais de 18 anos, residentes no município. O curso é gratuito e tem duração até 31 de dezembro, com aulas teóricas e práticas. Para saber mais e participar, acesse o portal prefeitura.pbh.gov.br.

Sine tem mais de 8 mil vagas de emprego em Minas

O

Minas Gerais registra mais de 8 mil vagas de emprego disponíveis. Para conhecer as opções, basta acessar a página do Sine em empregabrasil.mte.gov.br. Na página, o trabalhador pode visualizar as características do emprego, além de utilizar filtros por região, município e ocupações. Entre as vagas disponíveis, 338 são para pessoas com deficiência.

GERAL 3 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023
Fred Nicácio, médico e influenciador, após ser eliminado da 23ª edição do programa Big Brother Brasil
Nunca, em 23 edições, tivemos um pódio só com finalistas pretos. Nunca um homem preto ganhou uma edição. Seria incrível se tivesse um ‘BBB’ só de pessoas pretas”
Fernando Torquatto Marcelo Camargo /ABr Gil Leonardi / Imprensa MG Portal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em

Justiça é acionada para apurar autorização de mineração em área que é “caixa d´água” de Araçuaí

SEMIÁRIDO O território possui cerca de 300 famílias, incluindo integrantes de diversas comunidades tradicionais quilombolas

Redação

O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal receberam denúncia encaminhada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para que apurem a autorização dada à empresa Sigma Lithium de minerar na Chapada do Lagoão, município de Araçuaí no Vale do Jequitinhonha. A Chapada do Lagoão é uma Área de Preservação Ambiental (APA).

A empresa Sigma Lithium pretende explorar lítio no local. A permissão foi concedida em primeiro de fevereiro, durante reunião do Conselho Gestor da APA. Os conselheiros de-

ram anuência para a concessão de licença por parte da Agência Nacional de Mineração (ANM) para o início da pesquisa. Segundo os moradores, nos últimos quatro anos, houve muitas divergências dentro do

Fatos em foco

Conselho em relação a autorização de mais uma atividade predatória na região.

Chapada do Lagoão

A região da Chapada do Lagoão localiza-se em uma região de clima semiárido,

já marcada por anos de luta e resistência contra a monocultura do eucalipto, em defesa da proteção das matas nativas do cerrado e dos direitos humanos. E as comunidades locais sofrem com a escassez de água, situação agravada pelo modelo predatório de exploração no território, denuncia Beatriz Cerqueira.

“Minas Gerais perdeu, ao longo de sua história, e ainda perde constantemente, suas riquezas naturais e tem como devolução nascentes e rios mortos, vegetação devastada, populações empobrecidas e adoecidas e centenas de vidas ceifadas. É necessário que o poder público, em todos os âmbitos, impeça a destruição”, destaca Beatriz Cerqueira.

Caixa d´água

A área da Chapada possui 139 nascentes e é considerada a caixa d’água do município de Araçuaí. O território possui cerca de 300 famílias, incluindo integrantes de diversas comunidades tradicionais quilombolas, entre elas Córrego Narciso do Meio, Giral, Córrego Narciso de São Pedro, Tesoura, Piauí e Malhada Preta. Essas populações não foram consultadas de forma prévia e livre, como preconiza a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

A prefeitura da capital mineira abriu as inscrições para o programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte. Além de instituições públicas, associações civis e empresas do município podem se candidatar para receber o Selo que, desde 2016, busca reconhecer o trabalho de entidades que atuam na promoção da igualdade racial, do combate à descriminação étnico-racial e no enfrentamento ao racismo. As instituições selecionadas recebem um certificado simbólico com validade de dois anos.

CESTA BÁSICA MAIS BARATA

Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) observou que, em março deste ano, houve queda de 3,72% no preço dos alimentos básicos em Belo Horizonte. Dessa forma, o preço da cesta básica na capital mineira no último mês foi de R$ 654,57. Comparando a média nacional das capitais, o estudo também demonstra que o tempo de trabalho necessário para adquirir os produtos foi de aproximadamente 113 horas, e que os trabalhadores que recebem um salário mínimo gastaram cerca de 55,47% do rendimento com alimentação básica.

PROFESSORES COBRAM NOMEAÇÕES NA UEMG

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na quarta-feira (12), cobrou a gestão de Romeu Zema (Novo) que realize a nomeação dos professores aprovados no último concurso da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A reunião foi convocada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) e demonstrou que, sem a efetivação do governo do Estado, muitos docentes estão trabalhando com contratos temporários. Entre as consequências do vínculo precário, os professores relataram que não conseguem ter dedicação exclusiva e que as atividades educacionais, de pesquisa e de extensão estão prejudicadas.

4 CIDADES Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 Divulgação CURA GOV / BA
Luiz Santana BH SEM RACISMO

Reforma administrativa de Zema quer extinguir diretoria de segurança alimentar e nutricional

RETROCESSO Projeto ainda reduz de 15 para três a quantidade de cargos no Consea/MG

Especialistas avaliam que o projeto de Zema (Novo) de reforma administrativa, aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa, segue prejudicial à política de Segurança Alimentar e Nutricional do estado, apesar das mudanças que a oposição conseguiu fazer no projeto.

O projeto de lei 358/2023, que aguarda votação em segundo turno no parlamento mineiro, entre outras mudanças, prevê a extinção da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que até então está alocada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG).

A pasta, além de ajudar na formulação das políticas,

também serve de apoio ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea/MG). Além disso, o PL reduz a quantidade de cargos no conselho, de 15 para três.

A presidente do Consea/ MG, Simone de Faria, destaca que, caso as mudanças sejam mantidas na proposta, os impactos não serão pequenos.

“O governo precisa entender que segurança alimen-

tar e nutricional não é apenas uma questão de produção. É um conjunto de políticas convergentes, atreladas a uma rede que passa pela geração de renda, em-

prego, produção de alimentos de verdade, respeito ao meio ambiente, resgate e fortalecimento cultural e pelo equilíbrio territorial”, argumenta.

ALTERAÇÕES ANTES DA VOTAÇÃO EM PRIMEIRO TURNO

O texto, votado pelos deputados mineiros no dia 4 deste mês, recebeu uma série de ajustes propostos, principalmente, por parlamentares da oposição ao governo Zema. Entre as medidas retiradas do PL, estava a proposta de transferir o Consea da Sedese para a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa). O conselho, que não havia sido consultado, pu-

blicou uma nota contra a mudança. “O Consea não deve restringir sua vinculação a uma pasta de natureza temática, em especial, uma pasta ligada aos interesses do agronegócio, pois seu escopo de atuação é mais amplo”, destacou o documento.

Após receber muitas críticas, a mudança do Consea para a Seapa foi retirada do projeto de lei.

Governo estadual quer levar licenciamentos para Feam fragilizando gestão ambiental

REFORMA ADMINISTRATIVA Técnicos argumentam que proposta pode causar danos à população e ao meio ambiente

Ana Carolina Vasconcelos

A reforma administrativa proposta pelo governo de Romeu Zema (Novo) também pode representar retrocessos na política ambiental do estado.

Entre as propostas de mudanças feitas pelo governador está a atribuição das competências do licenciamento ambiental para a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). Até então, a responsabilidade é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que passará a

responder apenas pela fiscalização.

Na avaliação de ambientalistas, a medida mostra a intenção do governo de acelerar a autorização para empreendimentos que podem gerar danos à população e

ao meio ambiente. E denunciam que não houveram estudos técnicos que justifiquem a mudança. “O que os servidores querem é que haja um aprofundamento técnico para que não tenhamos impactos ambientais”, destaca Regina

Pimenta, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente (Sindsema MG).

Para eles, para melhorar a gestão ambiental o que é preciso é a superação de “comportamentos lesivos e abusivos ao meio ambiente”. Já a deputada estadual, Bella Gonçalves (PSOL), avalia que “a fiscalização de barragens acontece de forma insatisfatória, mas seria reduzida a pó caso a Feam seja sobrecarregada com o licenciamento ambiental e as intensas pressões dos empresários aliados de Zema”.

A reforma ainda propõe a criação de uma diretoria para mineração e indústria na Feam. Para a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), o objetivo da medida é “priorizar os licenciamentos ambientais” e atender aos interesses das mineradoras.

A medida ainda prevê a transferência de competências do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A reforma aguarda votação em segundo turno na Assembleia Legislativa.

MINAS 5 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023
Antonio Cruz /ABr Mídia NINJA Ana Carolina Vasconcelos

Governo de MG rastreou e compartilhou dados de crianças e adolescentes, denuncia entidade

VIOLAÇÃO DE DIREITOS Especialistas classificam o caso como gravíssima violação de direito. De acordo com HRW, situação ocorreu de 2020 a 2023

HRW, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais retirou o rastreio dos estudantes da plataforma. No entanto, outra preocupação é que as informações coletadas tenham saído do país. “É preciso ver onde os dados que registram as informações da Secretaria de Educação estão armazenados porque não me parece correto hospedar dados das nossas crianças e adolescentes em outro país, porque muitas vezes esse país não tem as mesmas regras de defesa de privacidade e proteção de dados que o Brasil”, alerta o professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC Sérgio Amadeu.

e nem coleta dados de alunos, pois não exige nenhum tipo de login para acesso à plataforma. Assim, a ferramenta não coloca os dados dos usuários em risco, tampouco repassa-os a terceiros”, defende-se.

ACOMPANHANDO

Na edição 414…

Prefeito de BH diz que quer área do Aeroporto Carlos Prates para uso social

… E agora

Amélia Gomes

O que era para facilitar o acesso de estudantes à educação durante a pandemia de covid-19 acabou se tornando invasão da privacidade de crianças e adolescentes de Minas Gerais.

Uma investigação realizada pelo Human Rights Watch apontou que a plataforma desenvolvida pelo governo mineiro para o ensino remoto “Se liga na Educação” fornecia diversos dados de navegação das crianças e adolescentes do estado para agências de publicidade.

“Esses sites observaram essas crianças não somente durante as aulas online, mas também as seguiram na internet, realmente identificando as suas preferências, a quantidade de cliques que eles fizeram no mouse e outras coisas mais, mergulhando absolutamente na sua vida privada”,

Informações foram repassadas a agências de publicidade

explica a diretora do HRW, Maria Laura Canineu.

“Nenhuma dessas práticas é necessária para entregar o resultado que é a educação online. Nem o governo nem as empresas revelaram essas práticas nem para os alunos nem para o seus pais”, completa.

ECA e LGPD foram violados

A advogada Elisângela Dias Menezes, especialista em direito digital, explica que o caso se trata de uma violação dos direitos garantidos no Estatuto da Criança e Adoles-

cente e também na Constituição Federal.

A especialista afirma ainda que o rastreio e fornecimento dos dados desses estudantes infringe drasticamente a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor no Brasil desde 2018. Entre outras determinações, a norma estabelece que o uso de dados pessoais de crianças e adolescentes só pode ser realizado para o melhor interesse da criança. No entanto, essas informações foram enviadas a agências de publicidade para fins comerciais.

Além disso, a LGPD também determina que pelo menos um dos pais tenha ciência e deem consentimento ao uso dessas informações, o que também não ocorreu.

Riscos podem ser ainda maiores

Depois da denúncia sobre o caso e após pedidos do

“É preciso continuar essa investigação, porque os dados das nossas crianças não podem ser usados para treinar algoritmos de empresas americanas para tentar vender produtos”, esclarece.

O que fazer?

Na avaliação da advogada Elisangela Menezes, a postura da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) diante do caso será uma diretriz fundamental sobre a responsabilização do Estado em garantir o direito à privacidade no Brasil. “Violações desse tipo cometidas por órgãos públicos ainda é algo novo para nós. Então vamos ver como a ANPD reage, se posiciona e o que ela vai impor de punição e sanção para a Secretaria sobre o caso”, pontua a especialista.

O que diz o governo

Em nota a Secretaria de Educação de Minas Gerais informou que “não utiliza

Ministros do governo Lula afirmam que Aeroporto Carlos Prates ficará com BH

Em reunião com ministros do governo Lula (PT), o prefeito da capital mineira Fuad Noman (PSD), o deputado federal Rogério Correia (PT) e o vereador Bruno Pedralva (PT) receberam a notícia de que o terreno do Aeroporto Carlos Prates, desativado no início do mês, ficará sob responsabilidade da gestão de Belo Horizonte. A prefeitura quer construir equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde, na área.

6 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 MINAS
Valter Campanato/ ABr

máscara caiu”, diz deputado sobre os 100 primeiros dias do governo Zema

BALANÇO Governador aproveita da melhor relação com a ALMG para aprovar medidas impopulares

Aumento do próprio salário em 298%, privatização de estruturas da saúde pública, extinção de fundação educacional voltada para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, redução de impostos para locadoras de veículos e relativização da gravidade dos atos golpistas em Brasília. Essas são apenas algumas das medidas e posturas que Romeu Zema (Novo) tentou emplacar em seus 100 primeiros dias de gestão.

Com base ampliada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o início do segundo mandato do governador foi marcado pela tentativa de aprovar medidas impopulares na Casa.

Para o deputado federal por Minas, Rogério Correia (PT), a condução de Zema é “ruim e sem planejamento”.

“As demandas populares, como políticas de moradia, melhorias no sistema educacional, melhoria nos serviços públicos e nos salários dos servidores, no sistema de saúde e o combate à fome, não são atendidas”, avalia o deputado.

“É um governo que julga, por ter vencido a segunda eleição, que não precisa adotar medidas nas áreas sociais, nem de infraestrutura”, comenta Rogério Correia.

O deputado também avalia que, por exemplo, ao defender o reajuste de seu próprio salário e que o Novo passasse a utilizar recursos do fundo partidário, práticas antes criticadas pelo governador, Zema está

mostrando à população mineira “quem ele realmente é”. “Ele fazia um discurso, mesmo que demagogo, de que sequer teria salário; hoje a máscara caiu definitivamente, e a vergonha na cara não existe mais”, conclui Rogério.

Aumento para ele, arrocho para os outros

Enquanto a base de Zema aprova na ALMG um aumento estratosférico para o governador e seu secretariado, ao longo de toda a gestão do Partido Novo em Minas, nenhuma categoria do funcionalismo público foi atendida em suas reivindicações salariais.

O exemplo mais emblemático é o dos profissionais da educação. Além de não pagar o piso salarial dos professores, que hoje possuem vencimento básico de R$ 2.350,49, Romeu

Governador aumentou o próprio salário em 298%

Zema judicializou uma greve realizada pela categoria, culminando em multa milionária e no bloqueio das contas do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG).

Beneficiando amigos

Na Assembleia de Minas, a base aliada do governo ainda tenta aprovar um projeto de lei que reduz impostos e perdoa dívidas de locadoras de veículos. A principal beneficiada da proposta seria a Localiza, do grupo de Salim Mattar, que também foi a principal doadora de campanha de Zema.

Estado mínimo e privatizações

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/ MG), Jairo Nogueira, a intenção demonstrada pelo governador é de fazer do estado um laboratório de implementação do projeto político e ideológico do Partido Novo e projetar seu próprio nome no cenário nacional.

“É o empresariado entrando em todos os setores de Minas. Zema quer transformar o Estado naquilo que ele e o Novo acreditam ideologicamente, que é o Estado mínimo, para tentar ser o candidato da direita nas eleições presidenciais de 2024”, avalia o sindicalista.

Com o projeto de lei 358/2023, que trata da reforma administrativa, aprovado em primeiro turno na ALMG e aguardando a votação em segundo, o gover-

É o empresariado entrando em todos os setores de Minas

no buscou facilitar a entrada de Organizações Sociais (OS) privadas em áreas como a saúde, a educação e a segurança pública.

Nesse curto período de tempo, o governador ainda empenhou esforços para pautar as vendas do metrô de Belo Horizonte e da CeasaMinas, articuladas na gestão de Jair Bolsonaro.

Favorecendo mineradoras

As mudanças ainda devem trazer impactos nas políticas ambientais, ao facilitar a concessão de licenciamento a grandes mineradoras, e na política de segurança alimentar e nutricional, ao extinguir diretoria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG), responsável pela área.

Comunicação pública em risco

A reforma administrativa de Zema também cria a Secretaria Estadual de Comunicação e vincula a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), responsável pela Rede Minas e pela rádio Inconfidência, à nova pasta.

Os trabalhadores temem que as emissoras, conhecidas como patrimônio cultural do estado, sejam transformadas em canais de propaganda do governo. Os 100 primeiros dias de mandato do governador também foram marcados por demissões na EMC e censura de artistas.

7 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 MINAS
“A
Guilherme Bergamini / ALMG

Nos 100 dias de governo Lula, MG tem investimento recorde na assistência social

BALANÇO Para movimentos, também é preciso apostar na participação social

Apenas nos primeiros 100 dias da gestão de Lula (PT), R$ 1,08 bilhões foram transferidos para Minas Gerais com o retorno do programa Bolsa Família. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comunicação do governo, que estima que mais 1,5 milhões de famílias estão sendo beneficiadas pelo programa no estado.

Como consequência do investimento, atualmente o valor médio do benefício é o maior da história do programa no estado, chegando a R$ 672,20. O governo ainda destaca que quase 713 mil crianças de até 6 anos de idade são beneficiadas em Minas pelo programa Primeira Infância do Bolsa Família, que acrescenta ao valor recebido R$ 150,00.

Para a presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS/MG), Júlia Restori, o balanço do início da gestão do petista é positivo e demonstra responsabilidade e compromisso com as questões sociais.

“Sem financiamento não se garante políticas públicas. Em que pese que a Assistência Social é uma política de Estado, nem todos os governos cuidam dela. Ao recompor o orçamento, Lula prioriza a inclusão da população mais vulnerável na agenda governamental”, avalia a assistente social.

Minha Casa Minha Vida, saúde e educação

O governo também divulgou que, com o retorno do programa Minha Casa Minha Vida, 600 unidades já foram entregues em Contagem, município da Região

Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Na saúde, com a volta do Mais Médicos, 193 municípios mineiros receberão mais de 400 profissionais. Além disso, o governo já repassou R$ 317 milhões para entidades que dão suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS) e reservou R$ 60 milhões para cirurgias eletivas no estado.

Na educação de crianças e adolescentes de Minas, o reforço também veio na merenda escolar, com 39,3% de reajuste no orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o estado.

Participação social

Na avaliação de Nei Zavaski, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

(MST), além do aumento dos investimentos em Minas nas áreas sociais, as políticas públicas se tornarão ainda mais robustas se o governo apostar na participação social.

“Ainda há muito o que fazer. Nos primeiros governos do PT tivemos diversas ações de inclusão social, mas que não vieram carregadas com o elemento da participação social. Isso trouxe uma série de consequências. Uma boa parte da população se beneficiou dessas políticas, mas embarcou em seguida em um projeto autoritário”, avalia Nei.

O presidente Lula entrou na lista de 2023 das cem pessoas mais influentes da revista “Time”, divulgada dia 13. A publicação escolhe personalidades de todo o mundo nas áreas de política, cultura, luta por direitos e tecnologia, que se destacam. Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff entrou na lista da “Time” dos cem mais influentes naquele ano.

8 ANÚNCIO 8 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 BRASIL
713 mil crianças de até 6 anos são beneficiadas em MG
Lula entra na lista das 100 pessoas mais influentes de 2023 da revista ‘Time’
Ricardo Stuckert /PR

CAÇA-PALAVRA

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado, em DATAS diferentes, em diversos países do mundo.

Esse é o dia em que os FILHOS homenageiam aquele que os trouxe ao mundo ou que os criou. É uma ÉPOCA em que o COMÉRCIO aumenta as VENDAS, ofertando PRODUTOS que possam agradar aos PAIS

Segundo a HISTÓRIA, o primeiro pai a ser CELEBRADO viveu na antiga Babilônia. Ele recebeu de seu filho uma espécie de cartão ESCULPIDO, em que lhe eram desejados SORTE, saúde e muitos anos de vida.

Porém, o que deu ORIGEM ao Dia dos Pais, como o conhecemos hoje, foi a HOMENAGEM de uma filha do ex-combatente norte-americano, William Jackson Smart, que, após ficar VIÚVO, criou sozinho os seis filhos. A data escolhida foi 19 de junho, dia do NASCIMENTO do pai. A iniciativa espalhou-se por outras cidades dos Estados Unidos, até que o PRESIDENTE Richard Nixon a tornou OFICIAL No Brasil, a CELEBRAÇÃO acontece no segundo domingo do mês de AGOSTO

O MELHOR MACARRÃO COM ALMÔNDEGAS!!

Por Paulinha Silva Nada como um delicioso marcarão, não é mesmo? Hoje vamos aprender uma receita para aqueles dias em que, apesar da correria, queremos caprichar e ter uma refeição gostosa, mas sem ficar horas na cozinha.

Macarrão / Ingredientes

• 4 Colheres (sopa) de Azeite

• 5 Dentes de Alho (cortado fininho)

• 1 Pitada de Pimenta Calabresa

• ½ Colher (chá) de Orégano

• ½ Colher (chá) de Manjericão

• Raspas de 2 Limões

• 1 colher (sopa) de Manteiga

• ½ maço de folhas de espinafre

• Suco de 1 Limão

• Sal a gosto

• 50g de Queijo Parmesão

Almôndegas / Ingredientes

• 500g de Carne Moída

• ½ Cebola (bem picada)

• 3 Dentes de Alho (bem picado)

ANÚNCIO

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão como de costume, ou seguindo as orientações da embalagem, e escorra. Em uma panela coloque o azeite, alho fatiado, manteiga, pimenta calabresa, orégano, manjericão e frite até ficar levemente dourado. Junte as raspas de limão o macarrão cozido, sal, queijo parmesão e o espinafre picado e cozinhe misturando até que a água seque e todo o macarrão seja envolvido pelos temperos.

• 2 Colheres (sopa) de Azeite

• 1 Colher (chá) de Sal

• 4 tomates maduros

• 1/2 taça de vinho tinto seco

Modo de preparo

Misture o alho, sal e pimenta na carne e modele as almôndegas. Em uma panela sele a almôndega dos dois lados. Acrescente a cebola e, quando estiver translúcida, junte o vinho. Enquanto o preparo ferve na panela, bata os tomates descascados no liquidificador. Junte o suco de tomate na panela, misture e desligue. Agora é hora de levar ao forno para que as almôndegas terminem de cozinhar e o molho seja apurado

PaulinhaSilvaéumajovemestudante,trabalhadora,quefazaprópriacomidaequequermudaromundo.

9
VARIEDADES 9 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023
Separamos aqui uma combinação infalível para você conquistar o coração da sua parceira. Trata-se da junção entre limpeza e um bom jantar. Em outras palavras, a demonstração de afeto e cuidado. Pode ter certeza que é a melhor declaração!
Solução
© Revistas COQUETEL Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto. C L B R A D O S O A S A R A F U T D R D E N M L O E H R T O G V O P S A S V U V O N P H E R M M O E S O E T S A H S S T O C A C O P E D A Ã U G E D Ç L N A N A P T O R E F B D O R G E M O C L E C A C O L M E R C O J T P B C E L E B R A D O L M Y H T F S S H Ç Z X P M K S J T D O P A I S Y Ç Y J A Q X T R Ç Z J A P F Z S I F U H T S T C D F I C Q R D M T E Ç S N N M L R G O T R H R B Q T E C H R R T S V L N O J G V F O P M S G Q D C T A P M N S Z V I U V O L N N S K P N P Y H M Y L E E K T Z T Ç R W D Ç M M T M Q M O X R E S R N O V E I D S T W Q S A Y H S R S C F Ç S P G I T B N O V C S A C O P E D A Z F Ã H U A L C G Y L E D F Ç Ç Q L N C R A X Q N D Z R A M P Y H Q J T G O M R T I Y E R F P B T D Ç O R I G E M O S M C Q L D N P I C E Ç C S A T C O H L N R M L N L Ç E Y M T H R M Y H G C N Q Z Ç I T Z K O D Ç
www.coquetel.com.br

CIÊNCIA, COISA BOA!

O QUE A PORTARIA DO PRÉDIO E A CONTA DO BAR TÊM EM COMUM?

Nossos direitos

VOCÊ JÁ CONHECE A DELEGACIA VIRTUAL?

O condomínio onde moro abandonou as chaves e substituiu-as por um sistema eletrônico baseado em tags. São pequenos círculos de plástico, do tamanho de uma moeda, que ao se aproximarem do interfone da portaria abrem suas portas, quase como por um toque de mágica.

Após alguns meses de uso, percebi que a tal tag não possui qualquer pilha ou bateria que precise ser trocada. Fiquei curioso em saber como esse mecanismo funciona.

A mesma tecnologia está presente em diversos setores da nossa vida atual. Os cartões e tags de aproximação estão no para-brisa do carro, para acelerar o pagamento do pedágio; no cartão de consumo da balada e em vários outros lugares.

Você sabe como funciona essa tecnologia?

Trata-se da Identificação por Radiofrequência (ou RFID, na sigla em inglês). Baseia-se em uma tag ou cartão que possui uma marca digital própria. Esse código é lido e identificado por algum sistema eletrônico, como o interfone do prédio ou a máquina de cartão de débito do bar. Esses leitores possuem bateria própria ou estão ligados na rede elétrica. E são eles que fazem a maior parte do trabalho.

Dentro das tags há uma delicada bobina feita de fios de cobre liga-

da a um microchip. Aprendemos com a física que, ao movimentar uma bobina por um campo magnético, há a formação de uma corrente elétrica nos fios da bobina, o que gera energia suficiente para que um microchip funcione por alguns milisegundos. É o chamado Acoplamento Indutivo.

O tag que recebi do condomínio possui em seu interior um microchip que, ao receber energia, emite uma pequena onda eletromagnética com um código próprio. O interfone do prédio está ligado na rede de energia e no sistema que abre as portas. E ele emite um campo magnético. Quando aproximo a minha tag desse campo, uma pequena corrente elétrica se forma na bobina em seu interior, o que possibilita que a tag emita

Tags é tecnologia presente em vários setores da vida

uma onda de rádio que será lida pelo interfone.

Ou seja, a tag, ao emitir esse sinal codificado para o leitor, apenas serve como uma espécie de autorização eletrônica para que o mesmo faça o que precisa ser feito. No caso do interfone, abrir as portas do condomínio.

Legal, não é?

Um abraço e até a próxima!

Por meio da Delegacia Virtual é possível realizar registros de ocorrências pelo celular ou computador. O projeto visa facilitar o acesso à Polícia e reduzir a espera nas delegacias para o registro de ocorrências. Pela internet, é possível fazer o Boletim de Ocorrência para algumas situações específicas: perda de documentos ou objetos, acidente de trânsito sem vítima, furto (quando não houve violência no ato), desaparecimento de pessoa, informação sobre a lo-

AMIGA DA SAÚDE

SUL-AMERICANA

Até o fechamento desta edição, ainda não havia terminado a partida do Atlético contra o Unión Santa Fé.

calização de desaparecido, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva, ameaça e crime de dano (quando alguém destrói ou deteriora um bem alheio intencionalmente). Feito o registro da ocorrência, a Polícia irá verificar as informações, e em alguns minutos é possível obter o boletim de ocorrência impresso. Você poderá fazer e acompanhar o andamento da solicitação por meio da página: delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.

Meu filho de 12 anos acordou assustado porque tinha ejaculado à noite. Eu não soube explicar o que houve. Ele sonhou que estava transando?

Maria Geralda, 42 anos, confeiteira.

Essa ejaculação durante o sono é chamada de polução noturna. É um acontecimento comum em adolescentes e que deve ser vista como uma descarga de esperma que estava acumulado. Isso ocorre durante o sono mais pesado e pode não ter nenhuma relação com estímulos sexuais como os sonhos eróticos. É importante tranquilizar os adolescentes de que isso é totalmente normal e que pode voltar a ocorrer, até mesmo na idade adulta quando ele passar períodos longos em abstinência sexual e sem se masturbar. A primeira polução do adolescente evidencia também que esse já possui capacidade reprodutiva e pode ser uma boa oportunidade para conversar sobre a sexualidade de forma ampla, incluindo puberdade, desejo, prazer, consentimento e riscos relacionados à prática sexual.

:: CONHEÇA O CANAL DA AMIGA DA SAÚDE NO SPOTIFY! ::

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731.

14 10 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 VARIEDADES
Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Unico de Saúde I Coren MG 159621 Jonathan Hassen é advogado popular
Freepick Freepick
Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de educação de MG

Roteiro

Para não esquecer: Bolsonaro em charges

Trem Tan Tan Convida, a Loucura em Cena

Festival Papagaio Cultural

Organizada pelo coletivo Cartuminas, está aberta em Belo Horizonte a exposição “Pra Não Esquecer - o governo Bolsonaro em charges”. O evento acontece na Casa do Jornalista e reúne 104 charges para contar como foram os quatro anos de Jair Bolsonaro na presidência do país. A visitação é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira de 13h às 21h, e nos sábados das 9h às 13h.

No dia 27 deste mês, o projeto “Trem Tan Tan Convida, a Loucura em Cena” realiza um debate sobre a juventude negra, loucura e cidade. O encontro contará com a presença de Markin Cardoso, é gratuito, e começa às 16h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Belo Horizonte. A iniciativa é idealizada pelo multiartista Babilak Bah e será marcada pela relação entre a música e a fala.

Entre os dias 22 e 23 de abril, o Festival Papagaio Cultural recebe mais de 60 apresentações artísticas, produzidas por moradores do Morro do Papagaio, favela da capital mineira. Música, dança, literatura, artes visuais e teatro são algumas das expressões que compõem a programação do evento. O festival é gratuito, acontece no Aglomerado Santa Lúcia e conta com 24h de atividades, das 10h às 22h no sábado, e das 9h às 21h no domingo.

14 CULTURA 11 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023 ANÚNCIO
Rodrigo Clemente Divulgação

Pepa estreia em jogos oficiais com

derrota

“Dominamos o jogo todo, mas pecamos nas finalizações”. Foi assim que o meio-campista Mateus Vital resumiu a estreia do Cruzeiro na Copa do Brasil e do técnico Pepa em partidas oficiais pelo clube. De fato, o time celeste teve mais posse de bola, trocou mais passes e chutou mais vezes a gol (16 contra 11 do Náutico), mas saiu do Estádio do Aflitos com derrota. O gol do Timbu foi marcado pelo meio Gabriel, de cabe-

ça Gabriel, aos 42’ do segundo tempo. A partida de vol-

Gol de placa

ta acontece no dia 25, às 19h, no Estádio Independência.

Dois domingos consecutivos, dois títulos para a dupla de vôlei de praia André e George. Na semana passada, ouro na 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. No último domingo (9), ouro no Circuito Mundial, ao derrotarem a dupla francesa Krou/Gauthier-Rat por 2 sets a 0.

Gol contra

A ex-jogadora de vôlei de praia Sandra Mathias xingou e agrediu, com socos e chicotadas, dois entregadores de aplicativo, no Rio, domingo (9). A confusão teria começado quando os entregadores subiram de moto na calçada. Vídeos mostram que eles não revidaram as agressões.

DECLARAÇÃO DA SEMANA

Boas perspectivas Apertem

Após um Campeonato Mineiro em alto nível, um início perfeito na Copa Sul-Americana e jogos seguros na Copa do Brasil, o América começa o Campeonato Brasileiro como postulante a ficar entre os dez primeiros. Isso nunca aconteceu. O Coelho sempre entrava como candidato ao rebaixamento, lugar que, este ano, a gente deixa para o Cruzeiro. Porém, entre a projeção e a realidade, há muita estrada. É preciso seguir jogando com intensidade, organização e eficiência e melhorar o que dá para ser melhorado, como as finalizações e os passes. Cavichioli, Juninho, Arthur, Benítez e Aloísio são alguns dos destaques do time, mas o principal é o conjunto, o entrosamento, a base que foi mantida do ano passado.

Decacampeão É Galo doido! La Bestia

Para receber as matérias do BRASIL DE FATO MG diretamente no seu celular, envie uma mensagem para

Em abril, o Galo viveu espasmos, espantos e euforia. Estreou na Libertadores com derrota para o desconhecido Libertad, do Paraguai, conquistou o quarto título mineiro seguido em dois confrontos sofridos com o América e penou contra o Brasil-RS na Copa do Brasil. Muitos apostavam na demissão do argentino Eduardo Coudet, que foi mantido por força de uma rescisão absurda. E o mais fanático dos atleticanos segue com a pulga atrás da orelha. No fim de semana, tem abertura do Brasileiro contra o Vasco. Na terça (18), segunda partida do Continental, contra o Athletico-PR, em Curitiba. Não dá nem tempo para pensar muito. O futuro do Galo é incerto. Chegou a hora do que a massa alvinegra tem de sobra: paixão e fé.

Salve, nação! Foi no finzinho: a estreia de Pepa começou com derrota. No primeiro tempo, o time trabalhou a bola e buscou criar jogadas. No entanto, ainda esbarramos na qualidade dos jogadores. Difícil acreditar que Matheus Vital será o meia criador e Wesley engrenará. Se o objetivo é ter um time reativo para enfrentar as principais equipes do país, é preciso converter em gols as poucas chances que serão criadas. Não deu para entender porque Neto Moura, Felipe Machado e Daniel Jr. ficaram no banco. Os três são responsáveis pelos melhores momentos do time. Entramos com um a menos: sem criação, Gilberto pouco pôde fazer. Domingo (16), temos o Corinthians fora de casa. Apertem os cintos! Vai começar o Brasileiro. Saudações celestes!

15 ESPORTES 12 Belo Horizonte, 14 a 20 de abril de 2023
Richarlison, o Pombo, apoiando a Seleção Brasileira feminina de futebol.
Negra
cintos!
os
Paixão e
Rogério Hilário Fabrício Farias Bráulio Siffert
Thaís Magalhães/ CBF Tiago Caldas / CNC
(31) 9 8888 1817 /brasildefatomg
“Se o Brasil joga, eu vou. @seleçãofeminina”
O DE PELOTAS!
GANHAMOS DO BRASIL!!!!! ERA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.