4 minute read

CIÊNCIA, COISA BOA!

TEM QUE BEBER O SUCO ASSIM QUE ELE É FEITO?

Sucos naturais de frutas, verduras e legumes são uma ótima fonte de nutrientes, além de muito saborosos. É recomendável que estejam presentes na dieta de todos. Mas algumas dúvidas são comuns quanto à forma mais correta de prepará-los e consumi-los. Falarei um pouquinho sobre ela (a forma) hoje.

Advertisement

Primeiro, sobre a perda de fibras. Quando comemos uma fruta, ingerimos suas partes rígidas, que contêm fibras, importantes para nossa digestão. Ao prepararmos um suco só com o caldo da fruta (com um espremedor, por exemplo) ou ao coarmos o suco preparado no liquidificador, há a perda dessas fibras. Portanto, é preferível que se consuma a fruta do que se consuma a fruta a seu suco, ou que, ao menos, não se faça a coagem após a trituração.

Segundo, é verdade que o suco engorda mais que a fruta? Peguemos como exemplo um suco de laranja. Às vezes usamos cinco ou seis laranjas para se preparar uma porção do suco. Mas, dificilmente, alguém come de uma só vez essa mesma quantidade de laranjas. Então, sim. Geralmente, no suco, ingerimos uma quantidade maior dos açúcares presentes na fruta do que se a comêssemos in natura, o que pode ser preocupante para quem pensa em emagrecimento.

Terceiro, é mais nutritivo beber o suco assim que ele é feito? A casca da fruta isola a sua polpa do ar. Colocando a polpa em contato com o gás oxigênio presente na atmosfera, temos o início de reações de oxidação que transformam diversas substâncias presentes na fruta em outras menos importantes para a nossa saúde. Vemos isso quando o fruto ou parte dele escurece, por exemplo. Há perda de vitaminas (como as do complexo B e C). Portanto, é preferível consumir o suco assim que ele é feito.

Porém, há certo exagero na forma como aprendemos isso. Estudos recentes demonstram que esse processo de oxidação não é tão rápido quanto acreditávamos. Para se ter uma ideia, segundo estudo da Embrapa de 2010, a perda de vitamina C do suco de laranja foi de até 22% após seis horas do preparo. Ou seja, mesmo após algumas horas do preparo o seu suco ainda estará bastante nutritivo!

Para terminar, por mais óbvio que seja, nunca é demais lembrar. Sempre prefira consumir sucos naturais em detrimento a sucos industrializados. Estes, geralmente, são alimentos ultraprocessados, que passam pela adição de açúcares, conservantes e outras substâncias químicas prejudiciais à saúde. Fazer uma quantidade maior de suco e congelá-lo ou guardá-lo na geladeira para consumir depois, provavelmente, será melhor para a sua saúde do que beber aquele suco de pozinho.

Um abraço e até a próxima!

Nossos direitos

ENTREGADORES DE APLICATIVOS TÊM DIREITO A SE-

Guro Contra Acidentes

Os trabalhadores de aplicativos são uma categoria ainda bastante carente de direitos e regulamentação, o que favorece o exercício de grandes jornadas e o recebimento de baixas remunerações. A Lei 14.297/2022 trouxe algumas garantias, visando ainda ao contexto de pandemia, como a responsabilidade da empresa fornecedora do produto ou serviço oferecer instalações sanitárias e o acesso à água potável. A norma também define que a empresa do aplicativo de en-

Amiga Da Sa De

SUL-AMERICANA

Até o fechamento desta edição, ainda não havia terminado a partida do Atlético contra o Unión Santa Fé.

trega tem a obrigação de oferecer máscaras, álcool em gel e assistência financeira, no caso de contaminaçãopela covid-19, além da contratação de seguro contra acidentes, sem franquia, exclusivamente para casos ocorridos durante a realização do serviço de entrega, cobrindo acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte. Ainda há muito o que se conquistar, mas, enquanto isso, é importante não abrir mão das mínimas garantias existentes.

Minha libido sumiu depois que eu tive meu filho. Hoje ele tem 2 anos e ainda amamento. Não tenho vontade nenhuma de transar. O que eu faço?

Tainara, 34 anos, podóloga.

É comum a redução do desejo sexual das mulheres após a chegada dos filhos. Há muitas questões que se somam para ajudar o desejo sexual a ficar escondido nessa situação. A prolactina, hormônio responsável pela produção do leite, pode reduzir a libido (desejo sexual). Alguns anticoncepcionais hormonais também podem interferir no desejo sexual. É importante verificar isso com o médico. Entretanto, as questões hormonais são só a cereja do bolo em uma situação de sobrecarga de trabalho, que muitas vezes pode levar também a um distanciamento entre o casal, caso esse parceiro não divida com a mulher as tarefas de casa e de cuidado do filho. Em relacionamentos de longo prazo, o desejo dificilmente será espontâneo. Ele precisa ser alimentado para se manter presente e vivo. Recuperar a intimidade trocando toques, carícias, cuidados e pensar em sexo de vez em quando é um caminho. Acionar uma rede de apoio entre familiares e amigos para cuidar da criança para que o casal possa ter algum momento de intimidade também pode ajudar.

:: CONHEÇA O CANAL DA AMIGA DA SAÚDE NO SPOTIFY! ::

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731.

Roteiro

Mostra Pedro Almodóvar

Centro Esportivo Universitário

Novos artistas

Em referência ao mês das mulheres, o Cine Santa Tereza exibe gratuitamente uma série de filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Em suas obras, o cineasta retrata as distintas questões sociais que atravessam a vida das mulheres, com personagens marcantes e irreverentes. A mostra segue até o final de março. O endereço é Rua Estrela do Sul, nº 89, no bairro Santa Tereza, em BH. Informações pelo telefone (31) 3277 4699.

Você sabia que, além dos alunos da UFMG, estudantes e ex-alunos de outras instituições de ensino superior da Região Metropolitana de BH podem se associar ao CEU? No local, há quadras de vôlei, futsal, tênis, basquete, cantina, parque infantil e piscina. A associação, que custa R$ 10 por semestre, também é aberta a adolescentes trabalhadores dos programas Cruz Vermelha e Jovem Aprendiz. Informações em www.ufmg.br/ceu.

Até o dia 12 de março, a Galeria MariStella Tristão, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebe a exposição de arte dos alunos recém-formados da instituição pública de artes de Minas Gerais, a Escola Guignard. Ao todo, 22 artistas expõem 220 trabalhos produzidos em uma diversidade de técnicas, como escultura, pintura, xilogravura, fotografia, entre outras. O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1537, no Centro. A entrada é gratuita.

DOE E DEFENDA O SIND-UTE/MG FORTALEÇA A CATEGORIA!

R$ 37,50*

This article is from: