2 minute read

Como Desenhar uma Cidade?

Next Article
Informações

Informações

Imaginem uma área enorme, completamente vazia. Chegamos, pisamos o chão e começamos a imaginar juntos como a queremos ocupar. Um piano, uma tabela de basquete, uma máquina de doces, uma fonte, um teatro sem paredes, um jardim vivo que nos transporta caminho fora, um rio que nos separa de outro jardim, um barco que atravessa o rio, casas espelhadas que nos fazem olhar para nós mesmos e nos ajudam a compreender melhor o que somos.

E por fim, umas mãos gigantes que partem esses espelhos e nos fazem olhar para o outro. Fechem os olhos, imaginem o interior do vosso corpo e descubram que as cidades são esse interior que transportamos e que o nosso trabalho é permitir que esta construção coletiva nos olhe por dentro, para que os territórios sejam a multiplicidade daquilo que somos enquanto sociedade.

Advertisement

E agora começamos então a desenhar a muitas mãos.

#espetáculo @Auditório

Conservatório Bomfim Preço: 5€

Encenação: Marco Paiva Assistente de Encenação: Joana Saraiva

Texto: Gonçalo M. Tavares Sonoplastia: José Alberto Gomes

Pianista: Joana Gama Desenho de Luz: Nuno Samora

Vídeo Arte: Mário Melo Costa Figurinos: João Taborda Elenco: André Carrajola, Carla Flores, Fátima Barreto, Cláudia Matos, Mafalda Rosado, Duarte Neto, Rafaela Barreto, Sónia Castro, Rita Martins, Pedro Rodrigues, Joana Honório, Rui Fonseca, Andreia Farinha, Margarida Cabral, Nelson Moniz e Gonçalo Alves

Classificação etária: m/12 Duração: 60 minutos

Parceiros: Terra Amarela, Acesso Cultura e Junta de Freguesia do Lumiar

Como desenhar uma cidade? É um projeto PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.

#açãodecurtaduração @online Preço: Gratuito

Formador: Gil Teixeira

Público-alvo: professores de música, professores de novas tecnologias, artistas, músicos e outros interessados

Nº participantes: 15 Parceiro: Município de Braga

Duração: 6h — 3 sessões de 2h cada

Nota: Workshop online através da plataforma Zoom. Formação acreditada por Centro de Formação Sá de Miranda

Inspirada pelos avanços e conceitos basilares no campo da realidade aumentada, definida pela Wikipédia como “a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmara e com o uso de sensores de movimento”, nesta formação iremos explorar o potencial expressivo e musical de ferramentas digitais na expansão da paleta sonora de instrumentos musicais acústicos/convencionais.

Gil Teixeira

Gil Teixeira é um artista e educador prolífero que “vê” no som o núcleo aglutinador das suas muitas práticas. Nos seus projetos com comunidades tenta pôr em prática o mantra “Quem está aqui, está na banda”, independentemente do posicionamento dos seus colaboradores no espectro etário, académico, social ou económico. Natural de Barcelos, dedicou-se ao estudo, performance e ensino da guitarra clássica.

Fez parte da banda “The Astonishing Urbana Fall”, que mais tarde deu origem aos “La La La Ressonance”.

Tem o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música do Porto, que o levou a liderar ou colaborar em diferentes projetos deste Serviço Educativo, nomeadamente na Ala dos Afinados (coro formado na Prisão de Custóias), na Orquestra Som da Rua e no Coro de São Tomé. No contexto do Mestrado em Music Leadership na Guildhall School of Music & Drama, criou o CEEMI, uma banda virtual que “vive” num sinal WiFi e da qual qualquer pessoa pode fazer parte independentemente da sua formação musical.

This article is from: