Revista BPM Global Trends - 9ª Edição

Page 4

CONVERSANDO COM ABPMP

Tomei conhecimento da ABPMP International, e depois da ABPMP Capítulo Brasil, em 2009 quando foi publicado o BPM CBOK® Versão 2.0 em português aos seus associados, mais especificamente em setembro/2009. Imediatamente me associei a ABPMP Brasil na categoria “Professional” e agendei meu processo de Certificação CBPP para início de 2010. Assim que consolidei meu processo de certificação fui convidado para atuar como Gestor Regional para a Grande São Paulo e também, minha empresa (Gauss Consulting Group), foi credenciada para ser um PTC (Provedor de Treinamento Credenciado) da ABPMP Brasil com o objetivo de expandir a formação de Gestor de Processos de Negócios por meio do CFGP, curso já consolidado pelos fundadores da ABPMP Brasil e que, a partir de então, ficaria sob a responsabilidades dos PTC’s. Todo este processo, além de muito me honrar, também me sensibilizou para contribuir de forma sistemática a disseminar e irradiar o tema BPM (Gestão por Processos) como meio relevante de melhoria do Brasil e do desempenho das organizações em geral. Na condição de Gestor Regional da ABPMP Brasil, nosso primeiro grande desafio foi realizar em São Paulo um evento de grande porte para que pudéssemos apresentar cases de sucesso na implementação da Gestão por Processo. O primeiro modelo que adotamos em SP foi em 2010 por meio do que a ABPMP Brasil denominou de BPM DAY. Vários estados já tomavam a iniciativa de realizar o BPM DAY e São Paulo teve sua iniciação por meio de um evento pago onde estiverem presentes cerca de 70 pessoas. O que desejava ser um evento de grande porte, caracterizou-se com um evento tímido, mas com cases importantes (NATURA, RHODIA, etc.).

Em 2011 realizamos a segunda iniciativa do BPM DAY SP, agora num modelo diferenciado, ou seja,

4

Orlando Pavani Junior

num local de mais fácil acesso (Av. Paulista – Club Hom’s) e com gratuidade aos participantes e tendo empresas patrocinadoras para bancar as despesas do evento. Nesta iniciativa, tivemos um pequeno acréscimo de plateia, cerca de 130 pessoas. Não compreendíamos porque São Paulo, reconhecidamente um grande polo de engajamento ao BPM, não acompanhava os demais estados que quando realizavam seus BPM DAY’s traziam muito mais plateia que nós! Embora havidos por realizar um evento com o porte que o estado de SP merecia, fiquei desanimado (confesso)! Mas algo me dizia que estávamos hibernando apenas, pois os feedbacks de todos eram muito bons quando se referiam aos cases apresentados. Foi em 2012 que apostamos tudo realizando parceria entre eu, Leandro Jesus e Marcelo Raducziner que organizariam a partir de então os eventos do eixo RJ, SP e DF em conjunto. O Terceiro BPM DAY SP aconteceu então num espaço maior do Club Hom’s que foi capaz de trazer mais de 500 participantes contando com patrocinadores de peso. Tudo isto nos deu experiência e abriu caminho para que em 2013 realizássemos o maior evento de BPM do mundo (segundo algumas sondagens que fizemos) trazendo mais de 1.200 pessoas que transitaram no Salão Nobre do Club Hom’s, um espaço grandioso com o gabarito que os palestrantes e patrocinadores de altíssimo nível mereciam. Repetimos em 2014 o BPM DAY SP em nossa quinta edição, trazendo novamente mais de 850 pessoas. Realizamos ainda, no segundo semestre de 2014, um outro evento específico denominado BPMS SHOW CASE SP que trouxe um público mais específico (cerca de 350 pessoas) com interesses na apresentação de cases de automação em BPM.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.