Sócio é Fogo - 11

Page 1

O INFORMATIVO MENSAL DE GENERAL SEVERIANO Rio de Janeiro, Janeiro 2013 | ANO 2 | NÚMERO 11

www.botafogo.com.br

marketing@botafogo.com.br

2013 O ANO DO NOSSO REMO SÓCIO É FOGO | WWW.BOTAFOGO.COM.BR

@BOTAFOGOOFICIAL FACEBOOK.COM/BOTAFOGOOFICIAL


REMO ESPECIAL

MOTIVOS PARA COMEMORAR Ano novo no Botafogo é sinônimo de esperanças renovadas e muito trabalho pela frente. O principal indício de que 2013 é nosso, porém, veio em 2012, com o tricampeonato estadual sênior, o título geral masculino e as conquistas das categorias júnior b, aspirante, peso leve e geral masculino.

Não há como não lembrar da especial conquista da 5ª Regata do Estadual de Remo, vencida no dia 14 de outubro. Depois de quase 10 anos sem vencer uma etapa da competição, o Botafogo sagrou-se campeão em uma disputa emocionante. De quebra, interrompeu uma sequência de 16 vitórias consecutivas do Flamengo. Nesta Regata, o clube faturou 92 pontos, contra 86 do Flamengo e 25 do Vasco. "O que aconteceu foi resultado de um trabalho em equipe. Os grandes campeões de sênior viram os atletas se esforçarem, lutarem até o final. Mostramos que temos o melhor remo, o mais completo.

Fomos campões das categorias de formação e elite. Fizemos a diferença hoje com os atletas das categorias de base", vibrou após a vitória Alexandre Xoxô, Coordenador Técnico da equipe.

A prova de que o Botafogo está no caminho certo é o constante investimento em estrutura e técnica, como você verá nas páginas a seguir. Para se ter uma ideia, Alan Campbell, um dos melhores remadores do mundo, está ministrando uma clínica para os atletas alvinegros na sede de Sacopã, juntamente com o seu técnico Bill Barry. Na última passagem de Bill no clube, pouco depois os atletas arrebentaram na Seletiva Nacional e o Botafogo dominou as convocações para a seleção brasileira. As páginas a seguir vêm orgulhosamente mostrar que, com tudo o que o remo do Botafogo mostrou neste ano, fica fácil acreditar que 2013 será nosso.

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

ORIGEM COMO TUDO COMEÇOU

No dia 1º de julho de 1894, nascia na praia de Botafogo o CLUB DE REGATAS BOTAFOGO. O clube ganhou esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competiam os seus barcos. A sede era em um casarão, demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a Avenida Pasteur. Em 1889, surgiu uma lenda nas águas da Baía de Guanabara, a embarcação botafoguense Diva, que venceu todas as 22 regatas que disputou, sagrando-se campeã carioca.

Os fundadores do Club de Regatas Botafogo: Alberto Lisboa da Cunha, Arnaldo Pereira Braga, Arthur Galvão, Augusto Martins, Carlos de Souza Freire, Eduardo Fonseca, Frederico Lorena, Henrique Jacutinga, João Penaforte, João Teixeira, José Maria Dias Braga, Julio Kreisler, Julio Ribas Junior, Luís Fonseca Quintanilha Jordão, Oscar Lisboa da Cunha e Paulo Ernesto de Azevedo.

O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de alguma modalidade esportiva: de remo, em campeonato realizado no Rio de Janeiro em outubro de 1902, com a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro, que anos mais tarde viria a se tornar presidente do clube.

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

ESTRUTURA INVESTIR PARA CRESCER

O bom momento vivido pelo remo alvinegro não é por acaso. Além de um competente corpo técnico comandado por Alexandre Xoxô, os atletas dispõe de uma ótima estrutura na sede de Sacopã. Para continuar na constante evolução e faturar os principais títulos neste ano, o clube captou recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte, que permitiu adquirir 12 novos barcos. O "Projeto Remo Olimpico - Federal" rendeu para o clube 3 barcos "Double Skiffs" reversíveis para "Dois Sem" e 6 barcos "Single Skiffs". Já o "Projeto Remo Olimpico - Estadual" trouxe ao clube um barco "Single Skiff" e mais 3 "Doubles Skiffs", também reversíveis.

As novas embarcações foram importadas da China e já receberam os seus nomes de acordo com a tradição alvinegra: todos os barcos do clube sempre tiveram nomes da estrelas ou constelações. Na sala de musculação, há 21 remo ergômetros, adquiridos através de patrocínio captado pelo clube. Há também alojamento para 20 pessoas e estão sendo construídos mais 3 quartos. O planejamento do clube é tanto que foge do ciclo de treinamentos. Boa parte dos atletas tem bolsa em colégios e faculdades, além de terem alimentação completa, fisioterapia e nutricionista.

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

DESTAQUES NOSSOS MULTICAMPEÕES Ailson Eráclito

Ailson Eraclito da Silva nasceu no coração da Amazônia, em Manaus. Teve acesso ao remo por iniciativa de um projeto social e, desde o princípio, mostrou vocação para o esporte. Suas boas exibições atraíram a atenção do Botafogo, que não hesitou em trazê-lo para o Rio de Janeiro. Com todo o suporte técnico e estrturual oferecido pelo clube, não demorou para Ailson estourar e despontar com o seu enorme talento. Atualmente, Ailson é um dos principais remadores do mundo e símbolo do processo de regaste das tradições do Botafogo. Por questão estatutária, todos as embarcações alvinegras precisam ser nomeadas com um tipo de estrela. Ailson, contudo, é o único cuja embarcação utilizada leva o seu nome. Licença válida para a nossa maior estrela. E com luz propria.

Anderson Nocetti

Anderson Nocetti é catarinense de Florianópolis, passou a remar ainda adolescente por influência do irmão mais velho. Era o início de um dos grandes remadores do Brasil na atualidade: quatro Olimpíadas no currículo, 29 títulos de campeão brasileiro, 11 de campeão sul-americano, 2 medalhas em Copa do Mundo, 4 medalhas em Jogos PanAmericanos e diveras vitórias em Regatas intenacionais. É o maior recordista olímpico da história do remo brasileiro. Em 2010, Nocetti passou a vestir a camisa alvinegra, clube que defende com orgulho. Por antecipação, sagrou-se tricampeão brasileiro sênior 2010/11/12. Foi com a experiência dele que o clube encerrou um jejum de quase 50 anos no Oito Com, uma das provas mais tradicionais da modalidade.

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

DESTAQUES CRIANDO UM LEGADO Diego Nazário e Emanuel Borges

Se Ailson e Nocetti são realidade e se destacam no sênior, dois garotos, oriundos de cidades nos extremos do país, mostram que o trabalho do clube será de longo prazo. Antes promessas, hoje realidades. Diego Nazário, de Florianópolis, e Emanuel Borges, de Natal, estão se destacando no Double Skiff Peso Leve.

Já são figuras carimbadas na Seleção Brasileira e por muito pouco não conquistaram vaga para as Olimpíadas de Londres. Em fase de crescimento profissional, são certeza de pódio nas Regatas. Atletas que o clube formou e que cujos frutos ainda serão colhidos por muito tempo.

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

REFERÊNCIA BOTAFOGO INTERNACIONAL

Subir ao topo do pódio é um forte indício de que o trabalho vai bem. É por trás das remadas e medalhas, porém, que está o principal reconhecimento. Atletas de outros clubes, de nível internacional, têm demonstrado com frequência a vontade de fazer parte do grupo campeão do Botafogo. A argentina Milka Kraljev, campeã da 5ª Regata, está no clube após ter demonstrado o interesse ao Coordenador Técnico Alexandre Xoxô.

Hoje é treinador de Alan Campbell, um dos mais famosos skiffistas do mundo, campeão mundial em 2010. Referência internacional, Bill aceitou o convite do Botafogo e, em dezembro de 2011, ministrou clínicas, treinou as feras alvinegras e se mostrou encantado com tudo o que viu. Neste ano, voltou para dar continuidade aos trabalhos. Para Barry, o espírito de campeão dos nossos atletas é de chamar a atenção.

"Estamos cada vez mais internacional. Grandes atletas estão nos procurando. Criaram laços de amizade. O nome do Botafogo já é comentado nas grandes garagens. Crescemos muito no mandato do Mauricio Assumpção, somos um clube mais organizado, estruturado. Tudo aqui foi feito com mutia disciplina, gastamos menos e fazemos mais", comentou Xoxô.

"O Botafogo tem um grande espírito. Atletas, treinadores, funcionários, estão todos muito motivados e respondem bem às sugestões técnicas. Gostei muito dessa semana que passei aqui no clube, espero que os programas de treinamento que passei dêem certo. Quero muito que o Botafogo seja campeão carioca de remo, desmbancando Flamengo e Vasco", explicou.

A imagem do clube no exterior só melhora com as ações proativas de investimento técnico. Como o convite de trazer, por exemplo, Bill Barry para ministrar clínicas em Sacopã. Como atleta, ele esteve entre os melhores do mundo durante toda a carreira. Mesmo aposentado, não abandonou a sua grande paixão.

Barry acompanhou de perto todas as etapas do treinamento, fez avaliações coletivas e individuais. Observou os atletas em ação e deu dicas de melhor aproveitamento das pernas, dos braços e destacou a importância da harmonia com as demais partes do corpo, entre outros.

SÓCIO É FOGO | BFR - W W W . B O T A F O G O . C O M . B R


ESPECIAL

CONHEÇA SACOPÃ E O REMO ALVINEGRO

A sede náutica do Botafogo fica em um local privilegiado do Rio de Janeiro: a Lagoa Rodrigo de Freitas. Além de toda a estrutura para os atletas disputarem as principais competições, o espaço é dividido com as escolinhas de esporte para todas as idades. A sede também pode ser usada para locação. Uma exuberante vista é também o pano de fundo de um espaço próprio para a realização de eventos. Coquetéis, churrascos e brunchs para até 150 pessoas, no coração da Zona Sul, em um lugar com muita história e vista inigualável. Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 1.561. Lagoa, Rio de Janeiro. Telefone: 2226 - 6672 Horário de Funcionamento: Secretaria: Segunda à Sexta de 6h30 às 11h30; no período da tarde é de 14h30 às 20hs. Sábado de 7h30 às 10hs. No domingo a secretaria não funciona. Escolinhas: Segunda à Sexta das 5h30 às 10h30. No período da tarde de 15hs às 20hs. Sábado o horário é de 7h30 às 10hs. No domingo as escolinhas não funcionam. Atletas: Terça a Sábado, de 5hs às 10hs e 15hs às 20hs. Domingo de 6hs às 10hs.

Diretor de Remo e Financeiro Marcelo Murad

Presidente Mauricio Assumpção VP Geral Paulo Mendes

VP Patrimônio Marco Antônio Tristão

VP Finanças Caio Calumby

VP Social e de Comunicação Carlos Thiago Cesario Alvim

VP Jurídico José Mauro Couto de Assis

VP de Remo Daniel Cohen

VP de Futebol Francisco José S. Fonseca Filho

VP Esportes Gerais Haydeu Queiroz

VP Administrativo Daniel Pereira Jr.

Diretor de Marketing Marcelo Guimarães Diretora Social Cristina Aranha Gerente de Comunicação Carlo Carrion Designer Pedro Padilha e Gabriel Assis Edição Danilo Santos e Júlio Gracco

Conteúdo Danilo Santos e Júlio Gracco Fotos AGIF


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.