Ed1117

Page 8

FESTA DO MORANGO Neste final de semana, e nos dias 16, 17 e 18 (sexta-feira, sábado e domingo) ocorre a 2ª Festa do Morango de Praia Grande. Ao público, são oferecidas muitas delícias que incluem o morango como ingrediente principal, mas também há opções de comidas salgadas, como churrasco. A festa acontece das 16 às 23 horas (sexta-feira) e das 13 às 23 horas (sábados e domingos), no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues (Rua Saverio Fitipaldi, no Jardim Quietude).

Boqnews - 10 a 16 de setembro/2016 - 8 SANDRA IANNUZZI

sandra.iannuzzi@boqnews.com

Check-in

EGITO País surpreende turistas pela sua história de faraós, múmias e pirâmides

Turismo acessível Convenções do Anhembi, recebeu o Selo de Acessibilidade concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade. A certificação é concedida a qualquer edificação que garanta condições de acessibilidade. A reforma, que estava sendo realizada desde 2003, inclui plataformas elevatórias, que dão acesso a todos os setores da casa, rampas, piso tátil, corrimãos e banheiros adaptados, além de sinalizações visual e em braile, assentos voltados para pessoas com mobilidade reduzida e espaço reservado para pessoas com cadeiras de rodas e acompanhantes. Turismo Acessível II No Turismo de Aventura, a acessibilidade está cada vez mais presente para que ninguém fique de fora. Na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foram elaboradas trilhas para deficientes visuais, com cordões e sinalização tátil no Espaço Turístico Chapada Aventura. Em Brotas, no interior de São Paulo, os visitantes podem participar das modalidades rafting, arvorismo e tirolesa, assistidos por monitores treinados para conduzir os turistas. Já o MTur produziu um Manual de Recepção e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência a Empreendimentos e Equipamentos Turísticos, publicado pela Embratur em 2001, em www.acessibilidade. org.br/manual_acessibilidade.

DIVULGAÇÃO

Vale dos Reis

O local abriga mais de 63 tumbas de faraós do Egito Antigo. Antes de visitar, é importante planejar-se, pois a temperatura costuma passar dos 40º C.

MARCELLO CASAL/ AGÊNCIA BRASIL

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no país cerca de 45 milhões de brasileiros portadores de alguma deficiência. Por conta disso, diante deste cenário, o setor turístico pensa em investir cada vez mais nesta parcela da população para que a diversidade seja tratada como regra e não como exceção. Para tanto, o Ministério do Turismo pretende promover em caráter de igualdade social a acessibilidade deste grupo. O governo trabalha para que a maioria das barreiras físicas e sociais sejam eliminadas. Algumas cidades brasileiras, como Maceió, estão à frente neste quesito, e já contam com hotéis adaptados, com quartos e banheiros construídos para pessoas com mobilidade reduzida, restaurantes com cardápios em braile e transporte para cadeirantes. O município de Socorro, no interior paulista, possui, inclusive, uma estância hidromineral adaptada para cadeirantes. No Rio, existem elevadores-plataforma, que garantem acesso às bilheterias e à área de embarque no Pão de Açúcar. Em São Paulo, os museus encontram-se preparados para receber este perfil de visitantes, como o Masp, a Pinacoteca do Estado, e os museus do Futebol e da Língua Portuguesa, com catálogos em braile e audioguias. Inclusive, o Palácio das

DIVULGAÇÃO

Necrópole de Gizé

Além de observar as pirâmides, turistas podem visitar seu interior

Viagem exótica

Para quem está planejando férias, que tal buscar algo completamente diferente? O Egito pode ser o destino. As atrações turísticas não são convencionais, mas exuberantes e inesquecíveis. Pirâmides, múmias e faraós fazem parte do contexto histórico do Egito e é isto que atrai turistas do mundo inteiro. Cairo, a capital, é o destino mais emblemático para o turismo egípcio. Afinal, as grandes atrações estão concentradas no local, a começar pelo Museu Egípcio, com mais de 120 mil antiguidades como múmias, sarcófagos e outras preciosidades. Muitos dos tesouros de Tutankhamon — também chamado de Faraó Menino, que nasceu em 1336 a.C e morreu em 1327 a.C —, encontrados pelo arqueólogo Howard Carter, em 1922, estão neste museu. Entretanto, a múmia de Tutankhamon está em sua tumba no Vale dos Reis.

Vale dos Reis

Na cidade de Luxor, lado oeste do Rio Nilo, fica o Vale dos Reis um local que foi construído para os faraós e nobres do Império Novo, do Egito Antigo. Sobre uma imensa montanha ficam 63 tumbas - número que pode variar com o passar do tempo conforme novas descobertas dos arqueólogos. Nem todas estão abertas para a visitação, porém a de Tutankhamon não faz parte desta lista. O ingresso só dá direito a visitação de três tumbas, por isso recomenda-se o uso de guias turísticos para informar as que não podem deixar de ser visitadas. Como o local é bastante árido, sem sombras, extremamente quente e abafado, o ideal é se planejar antes de encarar a aventura e não esquecer de levar algumas garrafas de água. Segundo informações, desde as primeiras horas do dia os termômetros passam de 40 ºC, podendo aumentar no período da tarde.

Necrópole de Gizé

Nos arredores do Cairo está a Necrópole de Gizé, também chamada por Pirâmides de Gizé. Este sítio arqueológico inclui os três complexos de pirâmides conhecidas como as Grandes Pirâmides e a Grande Esfinge, vários cemitérios, uma vila operária e um complexo industrial. A Quéops - uma das Grandes Pirâmides - é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Já a Grande Esfinge de Gizé - cabeça de faraó e corpo de leão - deixa os visitantes surpresos com sua grandiosidade, pois o monumento tem mais de 20 metros de altura e 73 metros de comprimento. O passeio não se limita apenas a observá-las, é possível conhecer o seu interior acompanhado de um guia turístico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.