Ed1107

Page 8

FESTA INVERNO As férias de julho têm uma tradicional opção de entretenimento e gastronomia em Santos, a Festa Inverno 2016, evento beneficente realizado no estacionamento externo do Ginásio Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 100, Vila Mathias), que ocorre de terça-feira a domingo, das 18h à 0h, até o dia 31 deste mês. O evento reúne 23 entidades beneficentes que administram 15 lanchonetes e oito restaurantes. Todos os dias contam com música de diversos artistas da cidade.

Boqnews - 2 a 8 de julho/2016 - 8 SANDRA IANNUZZI

sandra.iannuzzi@boqnews.com

Check-in

SERRA NEGRA Rota do vinho e da cachaça agitam turismo na cidade serrana

Roteiros religiosos O brasileiro é inegavelmente um povo de muita fé! Prova disso é que o país conta com 96 destinos religiosos para quem sai em busca de sua devoção ou simplesmente para conhecê-los de perto. Segundo dados do Ministério do Turismo, ao todo 344 municípios receberam até o ano passado (2015) entre 16 e 19 milhões de turistas que visitaram estas cidades por motivos sagrados. Roteiros tradicionais estão entre as escolhas desses viajantes, com destaque para Juazeiro do Norte, no Ceará; Jerusalém, em Pernambuco; Belém, no Pará, e Nova Trento, em Santa Catarina. A Basílica de São Pedro, em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, é um dos destinos turísticos religiosos, mais conhecidos e visitados do País. Aproximadamente, 10 milhões viajam rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, movidos pela fé. No trajeto até o templo mariano, promessas vão sendo pagas ou cumpridas das mais diversas maneiras pelos devotos que caminham ávidos ao encontro da padroeira. Conta a história, que a

imagem da santa teria sido encontrada por pescadores ao longo do Rio Paraíba, em outubro de 1717. O ponto alto dos visitantes acontece por ocasião da festa litúrgica, em homenagem à santa Aparecida, no dia 12 de outubro, considerado feriado nacional desde 1980. Uma programação extensa é oferecida aos fieis, que ainda podem aproveitar o dia na cidade, com direito a passeio de teleférico, shopping para os romeiros e um aquário municipal. Aparecida do Norte possui ainda uma extensa rede de hoteis e restaurantes para oferecer aos turistas, que preferirem passar um ou mais dias na cidade. Jubileu Para comemorar o jubileu de 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Núcleo de Eventos do Santuário organizará a Primeira Corrida da Padroeira, no próximo dia 23 de julho. Cerca de 3 mil participantes são esperados para percorrerem um trajeto de 7 quilômetros de corrida ou 4 quilômetros de corrida ou caminhada. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho a partir de R$ 75. O programa inclui a missa de envio, benção dos atletas e Oração da Largada. Informações e inscrições pelo site (www.a12.com/santuario-nacional).

DIVULGAÇÃO/PMS-SECOR

DIVULGAÇÃO

100 anos

Famíla Silotto trouxe sua ampla tradição italiana para Serra Negra. Na Adega Silotto funciona até mesmo o Museu do Vinho e da Cachaça.

História do vinho

Inverno e vinho: a combinação perfeita. E escolher um lugar serrano, com clima típico da estação e que também seja conhecido pela sua deliciosa gastronomia, é melhor ainda. Serra Negra, no interior de São Paulo, reúne essas características. A cidade é ideal para quem não quer ou não pode fazer viagens longas, pois fica a cerca de quatro horas de Santos. Serra Negra é uma das cidades mais visitadas do Estado de São Paulo. Além de ser marcado pelo clima rural, com ambientes cercados pela natureza, dando uma sensação de liberdade e bem-estar, o município tem como forte o turismo e apostado cada vez mais na rota dos vinhos e outras bebidas artesanais. Alguns lugares tradicionais,

como o Sítio Bom Retiro, oferecem harmonização de queijos e vinhos. Ao fazer o roteiro, o visitante conhecerá como é feita a deliciosa bebida, poderá degustá-la e também harmonizá-la com variados queijos. O turista terá também o prazer de conhecer a variedade de cachaças produzidas no local. Branca, destilada com flores de laranjeira, envelhecida e até a cachaça azul são alguns dos tipos. O melhor de tudo isso é que no local a pessoa já pode adquirir várias lembranças de viagem e, obviamente, aproveitar para renovar o estoque de vinhos em casa.

sigo inúmeras tradições do país da Europa, como a produção do vinho de forma tradicional. Com isso, foi aberta a Adega Silotto, um espaço que agrega história e gastronomia. Lá é onde está abrigado o Museu do Vinho e da Cachaça para quem quer descobrir todo o processo de produção de ambos. No Museu, estão expostas peças antigas, explicação sobre o armazenamento das bebidas e também todo o processo da pisa da uva (quando as pessoas pisavam nas uvas para esmagá-las). Além do vinho, há a produção de café, cachaças, grappa, vinagre de vinho, doces da região e queijos. Assim como no Sítio Bom Retiro, Em família na Adega Silotto, pode-se comprar Há cerca de 100 anos, a família vários produtos para degustar em Silotto veio da Itália e trouxe con- casa o ano todo. Delícias

Vinhos e queijos da rota do Sítio Bom Retiro. Além de conhecer a história, o turista experimenta as iguarias

DIVULGAÇÃ

O


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.