Boqnews - 11 a 17 de junho/2016 - 9
EUROPA História e gastronomia são características marcantes de Portugal DIVULGAÇÃO
1
2
3
Rica história
Escolher Portugal para curtir as férias de julho é uma excelente opção. O país é apaixonante. História e gastronomia caminham juntas, afinal quem nunca ouviu falar no pastel de Belém? Quem já foi a Portugal diz que existe um lugar exato para degustar a tradicional iguaria: a confeitaria Pastéis de Belém, que fica bem perto do Palácio de Belém, e do Padrão dos Descobrimentos, dois pontos históricos e turísticos de Lisboa. Outro lugar próximo é a belíssima Torre de Belém, o maior símbolo de Portugal. Considerada uma jóia arquitetônica, ela fica na margem do rio Tejo. O local é aberto a visitações e até setembro funciona das 10 às 18h30 (com última entrada às 17 horas). Todas as informações sobre valores, formas de chegar e funcionamento estão no site www.torrebelem.pt.
DIVULGAÇÃO/PMB
FESTEJO JUNINO Até o dia 26 deste mês acontece o Festejo Junino São João Batista, na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João, em Bertioga. A festa conta com 12 barracas exploradas por entidades beneficentes, além de muita música. No sábado (11) a atração será o Trio Vish Maria, no dia 18, Anaí Rosa e Banda, e no dia 25, a Banda da Feira. O evento acontece sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 18 horas.
Beleza especial Há quem diga que a Costa Vicentina é um dos lugares mais belos do mundo. As fotos na internet, até mesmo de fotógrafos amadores, não negam tamanha beleza. Em meados de julho, o calor é intenso, portanto dá para arrumar uma mala com roupas bem leves e curtir bastante esta paisagem da melhor forma. As águas são extremamente geladas, entretanto isto não é motivo para deixar de dar um mergulho. Porto Escolher apenas um ou dois passeios pelo Porto é desperdício de viagem. Este é o local ideal para degustar o do mais popular vinho do mundo admirando os belos monumentos históricos. Como vários cantos deste País histórico, o Porto também reúne gastronomia e cultura — duas coisas dignas de atenção do bom turista. A região da Ribeira, por exemplo, foi classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Suas ca-
1. Torre de Belém, o símbolo de Portugal.
2. Região da Ribeira, no Porto. 3. Costa Vicentina, muito visitada no verão europeu
sas são coloridas e tem a arquitetura preservada. Durante o dia, uma dica é conhecer pelas lojas de artesanato. Este pode ser o momento ideal para garantir as lembranças aos amigos e familiares. Mas a principal atração é a Caves do Vinho do Porto. O interessante deste passeio é conhecer um pouco mais a variedade e os sabores do vinho português. Sugestões da rota no site cavesvinhodoporto.com.
SANDRA IANNUZZI
sandra.iannuzzi@boqnews.com
Check-in
Passeio nas montanhas Com a chegada do outono/ inverno, onde o clima é mais ameno e agradável, o Turismo de Montanha acaba sendo uma ótima opção tanto para os aventureiros, quanto para os românticos de plantão. No Brasil, graças ao nosso clima e vegetação privilegiados, o viajante pode desfrutar de uma ampla variedade de roteiros, de norte a sul do País. Para quem prefere aventura, a dica fica por conta da prática de inúmeros esportes típicos das montanhas, como escalada, trekking, arborismo, rapel, tirolesa e o próprio montanhismo. Já para aqueles que optam pelos roteiros românticos e mais tranquilos, o conforto dos hotéis, pousadas e chalés, com toda infraestrutura a que se tem direito, é uma boa pedida. As instalações oferecem desde o calor simples e típico das lareiras até o aquecimento mais sofisticado à gás, além de pisos térmicos, bem como pratos da culinária internacional e as bebidas de marcas de renome mundial – tudo aliado ao clima das alturas. O ar puro, as belas paisagens, algumas enfeitadas pela neve, a luz de vela nos restaurantes e as opções de lazer, como as pistas de patinação no gelo e a montaria, complementam este tipo de turismo nesta época do ano. Campos Campos de Jordão, o mais alto município brasileiro, localizado a 1628 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, possui todas essas atrações e muitas outras, como o passeio no bondinho pela antiga
estrada de ferro, o teleférico, a fábrica da cervejaria Baden Baden, além do próprio bar, que fica no centro de Campos, e é um dos principais pontos de encontro dos visitantes. No Centro de Lazer Tarundú é possível exercitar o turismo de aventura, como bikelooping, o bunggy trampolim, o thunder, as trilhas, a hípica, e diversas outras atividades. Como em toda Campos, tudo é cobrado à parte, e nada é tão em conta por lá. No entanto, o lugar é perfeito para se passar o dia. A cidade que fica literalmente lotada na alta temporada, entre junho e julho, recebe pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior, que desejam conhecer de perto a chamada “Suíça brasileira”. O destino, porém, é uma ótima opção não apenas durante esse período do ano. A cidade, na baixa temporada, ou seja, entre os meses de março e abril e de setembro e novembro, para quem quer fugir do “burburinho” e das badalações, é uma excelente escolha, já que acaba ficando mais vazia, e pode-se circular melhor pelas lojas e bares, além do frio não ser tão intenso. Renda-se aos encantos de Campos, e aproveite de sobra, o Dia dos Namorados, com todo glamour e romantismo, oferecidos pelo lugar!