Bv internet

Page 1

Ano VII - Edição 392

Osório, 26 de fevereiro de 2015 Banca: R$ 2,00

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA REDE DALPIAZ DE SUPERMERCADOS

AS Celular completa 13 anos em Osório FOTOS: VANESSA PULS

Anelize Sampaio A indústria de telecomunicações está repleta de tecnologias prontas ou em desenvolvimento, que oferece ao cliente uma convergência de mídias, aplicativos e diversos serviços disponibilizados em uma única plataforma: O celular. A AS Celular está há 13 anos em Osório acompanhando esta evolução e trazendo as inovações para a comunidade. O ano de 2014 foi marcado por aparelhos celulares de telas maiores, com câmeras frontais, selfies e aplicativos que fazem parte de nosso dia a dia. As capas personalizadas, películas protetoras para celulares, case e bookover, fazem parte e uma linha de acessórios completa para celulares e tablets. Marcas como LG, Motorola, Nokia, Sansung e a Apple estão disponíveis na loja com modelos, desde os mais básicos até os mais sofisticados. Segundo o proprietário Alexandre Muniz, dentre as novidades está o iPhone 6 e iPhone 6 Plus. A empresa trabalha com assistência técnica. As condições de pagamentos são acessíveis, aceitando todos os tipos de cartões como o parcelamento em até 10 vezes. O endereço Rua Marechal Floriano, nº 1086 – Centro – Osório. Fone: (51) 3663. 2078.

Equipe de colaboradores da AS Celular em Osório


Editorial

O velho e bom Carnaval A cidade de Osório viveu um marco em termos de valorização de uma das culturas mais populares do país, o Carnaval. Nos últimos tempos, o Carnaval da cidade viveu momentos que parecia que iria morrer. No entanto, este ano, o Carnaval viveu duas etapas bem distintas. Uma foi o Carnaval de Atlântida Sul, onde virou atração aos veranistas fazendo um dos melhores eventos do Litoral. Outra, foi o desfile na avenida de Osório no último sábado, onde duas escolas de samba mostraram muita criatividade e samba no pé. Diante disso o Carnaval ressurge como atração turísticas na nossa querida praia, e como atração também para a comunidade que foi até a avenida em grande números de pessoas assistir o desfile das Escolas de Samba. O apoio de carnavalescos da grande Porto Alegre foi fundamental para o brilho do desfile de Osório. Por poucos décimos a campeã foi a Zona Leste, que deu um espetáculo e levou o troféu graças ao quesito alegoria, onde venceu a sua concorrente. Está de parabéns os Carnavalescos de Osório e a prefeitura municipal ao dar apoio a esta manifestação popular.

Expediente O jornal que faz a diferença www.jornalbonsventos.com.br jbonsventos@gmail.com CNPJ 06.071.836/0001-63 Rua Mario Santo Dani, 921 Centro - Osório/RS Fone: 3663.9511 Jornalista responsável: Antão Sampaio RMT 5514 Diagramação e arte: Romário Marques Projeto Gráfico: Renan Sampaio Jornalista: Anelize Sampaio RMT16899 Estagiária: Vanessa Puls Assinaturas/Publicidade: Sandra Moraes Administrativo: Laurine Sampaio Impressão: Soller Indústria Gráfica Assinatura Anual - R$ 180,00 Oficio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1, fls. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007

Projeto Verão Agas encerra programação em Atlântida Sul

Osório, 26 de fevereiro de 2015

l

ANELIZE SAMPAIO

FERNANDO CHEMALE fernandochemale@hotmail.com

Síndrome de Vira- Latas

Anelize Sampaio Depois de passar por seis balneários gaúchos com oficinas de culinária e programações infantis gratuitas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) encerrou o Projeto Verão Agas 2015 em Atlântida Sul. A carreta da entidade - que abriga um auditório

para até 50 pessoas ficou estacionada de 19 a 21 de fevereiro, com seis encontros na programação, totalmente gratuita. O veículo da Agas sediará cursos na Av. Saquarema, s/ nº, próximo à Praça Central. Na última quarta-feira (18), foi realizada uma oficina com frutas ornamentais com a marca Benassi.

É crescente o aumento na população de animais domésticos nos centros urbanos. Às vezes me dá a impressão que as pessoas se importam mais com eles do que com seus semelhantes. Não cabe a mim entrar no mérito se isto é certo ou errado, mas arrisco alguns palpites para o sucesso do fenômeno da “pet mania”: - Possuimos uma necessidade de ter alguém para tomar conta, cuidar. Creio que este seja um sentimento residual, um derivado, uma sobra do imensurável e abundante amor instintivo que a natureza nos concede para dedicarmos a nossas possíveis proles, assegurando assim a perpetuação da espécie. - Num mundo cada vez mais individualista, os solteirões amenizam sua carência com a companhia dos quadrúpides peludos. - O termo “dono” deixa claro que tratase de uma relação onde está determinado quem é que manda. - Há a possibilidade de decisões pragmáticas como a escolha de raças que podem facilitar a realidade prática do convívio, mas que me fazem lembrar a composição de Cazuza: “Pra quem não sabe amar, fica procurando alguém que caiba no seu sonho” e no seu apartamento ou pátio neste caso. - Animais de estimação comem, dormem, brincam e dão carinho. Não pedem roupa de grife, vídeo game de última geração nem precisam cursar faculdade. - Cachorros e gatos não falam, não reclamam durante a novela ou a transmissão da final do campeonato nacional de futebol e principalmente, não discutem a relação. - Ter filhos biológicos ou adotados é um gesto lindo, de grandeza imensurável, mas também imbuído de um comprometimento e responsabilidade de proporcional magnitude num mundo cada vez mais complexo e hostil. Você não pode de uma hora para outra desistir e repassar para um vizinho ou anunciar na Internet: “Doa-se criança de 4 anos com as vacinas em dia”.

- É saudável para as crianças a convivência com os bichos. Apredem a dar e receber carinho e a zelar pelo próximo. E, como eles geralmente tem um ciclo existencial mais curto, elas tem a oportunidade de vivenciar e aprender a lidar com uma das lições mais duras da vida, a perda de um ente querido. - A lealdade canina é lendária. Vinicius de Moraes dizia que “o melhor amigo do homem é o Whisky, ele é o cão engarrafado”. - Os cães principalmente, parecem ter suas caudas diretamente ligadas ao coração, tal a velocidade que as abanam de um lado paro outro de felicidade quando seus donos chegam do trabalho. Um dia distante é o suficiente para gerar uma saudade avassaladora, quase sofrendo um infarte de alegria no reencontro. Fico pensando porque as minhas namoradas nunca foram assim comigo. Seria tão mais legal ser recebido diariamente como se eu fosse um integrante dos Beatles. Diz o ditado que devemos ser capazes de cultivar uma planta desde a semente e depois criar animal antes de decidirmos ter alguém para amar e compartilhar nossa vida. Então tá explicado porque ainda não casei. Não tenho nem um periquito ou sequer uma samambaia. Se alguém pensa que este “textículo” foi uma crítica a quem ama os animais acima de tudo, está redondamente enganado. Amor é um sentimento muito nobre para ser julgado. Só para constar, nada contra os que detém pedigree, mas prefiro os jaguaras. Me identifico com eles. Sofro da síndrome do vira-latas, é só passar a mão em mim, num gesto mínimo de afeição, uma migalha de atenção, que já é o suficiente para eu seguir atrás, leal e fiel à nova amizade. Só não fico abanando meu rabo, já me adiantando a prováveis piadinhas infames. Só não simpatizo com o estrangeirismo do termo pet, por isso dei outro significado à ele: P -arceria de E-terna T-ernura.

CMYK

2


3

Acústicos e Valvulados realiza show de volta às aulas da Facos - CNEC

Osório, 26 de fevereiro de 2015

FOTOS: VANESSA PULS

Vanessa Puls A banda gaúcha Acústicos e Valvulados se apresentou no Largo dos Estudantes na última quarta-feira (18) às 21h. A banda, que marcou a volta às aulas da Facos com muito rock and roll, existe desde 1990 e é composta por seis integrantes, o vocalista Rafael Malenotti, Alexandre Móica (guitarra), Diego Lopes (baixo e teclado), Paulo James (bateria), Luciano Leães (teclado) e Daniel Mossmann (guitarra e baixo). Em entrevista com a banda, eles disseram já terem frequentado muito a cidade e já conheciam a CNEC por histórico. “Osório nos deixa uma boa impressão, é uma cidade histórica para quem veraneia ou passa pelo Litoral”, diz Rafael Malenotti. Segundo ele, o que os faz permanecerem atuantes é todo esse carinho e atenção do público que prestigia. O convite para participar do evento surgiu através de uma conversa com a professora Julia Darol Dall Alba. A apresentação lotou o Largo dos Estudantes, recebendo os alunos da Facos e atraindo também o público em geral. No intervalo anterior ao show foram sorteados alguns CDs da banda.

Intregantes do grupo musical Acústicos e Valvulados

INFORME PUBLICITÁRIO

Vereadora Belinha prestigiou aniversário de uma grande amiga Ieda Esteves e em ritmo de Carnaval, segundo relata Belinha estava muito bom, a folia, brincadeiras, muita descontração e principalmente o carisma que este casal tem juntamente com sua família. Mais uma vez parabéns Ieda e que possas comemorar muitos aniversários com esta alegria e a forma que recebe a todos. Visite o site da Vereadora: www.vereadorabelinhaosor. wix.com/belinha.

Maria Basilisa Ibáñez Solaz da Silva(apodo Marisa)

DIVULGAÇÃO

A Vereadora Belinha foi convidada para prestigiar, no dia 14 de fevereiro, o aniversário de Ieda Esteves, uma grande amiga que conheceu há um bom tempo. O aniversário de Ieda foi comemorado em sua residência nas Laranjeiras com uma vista privilegiada de frente para a Lagoa dos Barros. Apesar do tempo não ter colaborado muito, não tirou o ânimo da aniversariante para fazer a festa com seus convidados e amigos que vieram prestigiar. Ieda e seu esposo Claiton recepcionaram a todos com grande carisma e deixaram os convidados à vontade para comemorar o aniversário de sua esposa em ritmo de alegria e muita música. O aniversário foi aconchegante

Professora, Inspetora de Ensino, Pedagoga, Escritora e Poetisa

Vereadora Belinha, Ieda Esteves e Claiton

Practica...

Hoy, tienes algunas palabras para que puedas practicar tu lectura y memorizar, que todo lo escrito con “v” debemos leer como “b”. Lee las palabras con voz fuerte y no te olvides: se escribe con “v” y se pronuncia “b”. Se escribe así Veronica vuelo avión vuestro vivo volveré viento olvidar vacaciones viernes venir Silva

Se lee así Beronica buelo abión buestro bibo bolberé, biento olbidar bacaciones biernes benir Silba...

Adiós. Hasta la semana que viene.


4

CMYK

Os贸rio, 26 de fevereiro de 2015


5 Osório, 26 de fevereiro de 2015

Casamento de Edi e Gisa FOTOS: BELL FOTOGRAFIAS

Gisleine Fraga da Rosa, filha de Reni Andrade da Rosa e Marlene Conceição Fraga e Edimilson Oliveira dos Anjos, filho de Hermínio dos Anjos e Verene Eva Oliveira, disseram o SIM dia 24 de janeiro na Igreja Batista da rua Bento Gonçalves. Após a cerimônia os convidados foram recepcionados no restaurante Bem Feito.

NA BALADA JULIAN & JULIANO 26/02 - Baile de Rodeio Local: Tunel Verde 27/02 - Sexta Bandida Local: SAAS (Arroio do Sal) 28/02 - Baile Local: Harmonia 01/03 - Domingueira Local: Celebraite SA (Santo Amaro SC)

MAKAHA Reabre em meados de março GAO Marshmallow Sábado 9 de maio ENZO MUNARI Não enviou programação


6 Osório, 26 de fevereiro de 2015

Rede de Supermercados Dalpiaz

Mal. Floriano Costa Gama Júlio de Castilhos João Samento TEXTO E FOTOS: ANELIZE SAMPAIO

Ganhadores dos prêmios do Dalpiaz Na última semana, foi realizado o sorteio de diversos prêmios dos Supermercados Dalpiaz. Veja os ganhadores:

Promoção Elma Chips: Andressa Rocha dos Santos foi a ganhadora de um cooler

Economia todo dia! Loja 1: Rua Marechal Floriano, nº1139 - (51) 3663.6691 - Loja 2: Rua Costa Gama, nº770 - (51) 3663.1961 Loja 3: Rua Júlio de Castilhos, nº 804 - (51) 3663.1552 - Loja 4: Rua João Sarmento, nº1037 - (51) 3601.0304

Promoção Refresco Trink: Bruna Fernandes Coelho foi a ganhadora de uma bike

CMYK

Promoção Schin: Enizaldo Gamba foi o ganhador de um Kit praia


Abertas inscrições para artística do Rodeio de Osório 7

Osório, 26 de fevereiro de 2015

A comissão responsável pela artística do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Osório, abriu o período de inscrições na segundafeira, 23 de fevereiro. Os interessados em participar do evento tradicionalista, devem fazer inscrição através do site www.rodeiodeosorio.com.br, no link inscrições, sendo que a ficha deve ser enviada até o dia 15 de maio de 2015. Informações sobre o regulamento e a ficha de inscrição são encontradas no site: www.rodeiodeosorio. com.br, através do telefone da Secretaria: 3663-8237, na Central de Inscrições da categoria artística, situada na Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, no 3º andar do prédio da Prefeitura de Osório, de segunda-feira a sextafeira, entre 13h30min e 16 horas. Outras informações

podem ser obtidas através do telefone: 9800-9410. A artística do rodeio de Osório atrai público de cidades do Rio Grande do Sul e demais Estados do país. O destaque fica com apresentações de declamação, pajadas, gaitas, conjunto e intérprete vocal, chula, invernadas de dança, trovas e truco. Através das modalidades mirim, juvenil, adulto e veterano, o rodeio mostra os talentos dos muitos artistas que mantém viva esta tradição gauchesca. Cada participante, das disputas individuais ou coletivas mostram o que sabem, sempre com o objetivo de conquistar o primeiro lugar. Nos palcos, os passos precisos e a sincronia entre peões e prendas despertam a atenção do público, que aplaude e revive a tradição dos gaúchos. É um verdadeiro espetáculo.

Inscrições para artística do rodeio já podem ser feitas

Comunicado

Honestidade A face mais destacada do mundo contemporâneo é a excessiva materialidade. Nunca o material entrou tanto pelos poros e expulsou tanto a moral. Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, ainda que seja óbvia a sua necessidade social, a honestidade tem ares de tolice. Desonestos são legalmente punidos e, mesmo assim, alguns não perdem a sua multidão de admiradores em sinal de que, embora isso, continuam poderosos. Cometem crimes, são condenados (e certamente a Justiça baseia-se em provas suficientes), mas deles não se desgrudam seus núcleos de adeptos. Que explicação nós temos para a idolatria à desonestidade sentenciada? O que leva alguns a idolatrar os desonestos? Que valor terá a honestidade nesse caso? Pressupor o risco de erro do Judiciário é aceitável, mas simplesmente negar a correção da Justiça, com alardeada idolatria aos formalmente condenados, é, no mínimo, não coerente com o “status” de homens públicos. A honestidade não pode ser um comportamento de ocasião, de “foro íntimo”, mas um bem social de face pública, visível, escancarada. É a honestidade que se deve idolatrar. Estamos necessitando, seriamente, redefinir categorias e classe sociais. Algumas como essas de “assalariados e burgueses”, além de gastas pelas intempéries da história, têm outras pernas e outras mãos. E outras faces. Raposas não têm ideologias. Elas ocupam tocas alheias para disfarçar.

Com esse tipo de comportamento, muitas lutas de classes se justificam apenas pela necessidade de ascender. Não importam os fundamentos nem a escolha do processo. Não importam os meios. Veste-se roupa alheia ou alugada para participar da festa da elite, que aceita penetras por interesse, se não porque seus adventícios são da mesma estirpe. No mundo social, contrariamente ao mundo físico, os semelhantes se atraem. Cada vez mais, precisamos separar administração pública de politiquice. Aquela serve ao povo, esta para ocupar espaços de poder social e financeiro. Para servir a si mesma, a política pela política. As exceções certamente existem e, claro, há políticos bons e honestos. Não podemos duvidar totalmente da condição humana. Porém, a verdade é que, embora alguns maus políticos tentem nos iludir, com argumentos falaciosos e cínicos, politiquice e boa administração pública são inimigas figadais, mas se confundem nos sofismas dos discursos eleitoreiros. Infelizmente, desde velhos tempos, os sorrateiros aprenderam a iludir a plebe com argumentos vazios, às vezes ilógicos, disfarçados, de “Estado democrático”, etc. Povo inculto serve às manobras dos desonestos. É preciso muito cuidado com aqueles que propõem soluções acima do possível. Lobos com peles de cordeiros vivem à porta dos órgãos públicos, e dentro, à espera de dar o bote em postos de comando. Há meio mais fácil de ganhar dinheiro neste país?

Venho através de este comunicar à perda de minha carteira com todos os documentos como carteira de motorista, carteira de identidade, CPF, titulo de eleitor cartões de créditos, cartão saúde, dentre outros. Solicito quem encontrar devolver para Sirlei Santos Barcellos contato, Rua Av. Getulio Vargas, ao lado da Clic veículos Osório RS gratifica-se Fone 99925181.

ELIANA IZAIAS

Eliana Izaias


8

CMYK

Os贸rio, 26 de fevereiro de 2015


9 Os贸rio, 26 de fevereiro de 2015

Os贸rio 3663.4500


10 Osório, 26 de fevereiro de 2015

O Osoriense

E-mail: oosoriense@gmail.com Facebook: facebook.com/oosoriense

Esta página tem por objetivo fazer humor, com um olhar sarcástico e irônico da nossa querida cidade de Osório. Aqui você encontrará notícias fictícias sobre os temas mais atuais que acontecem por aqui...

“Cliente chora emocionada ao pegar carrinho de compras que anda reto”

amigos curtirem a foto, é uma estratégia. Uma vez transei com um cara porque ele disse que poderia fazer um bug para acrescentar 200 curtidas em cada foto que eu publicasse e por incrível que pareça minhas fotos sempre chegam a 210, 220 a 230 curtidas!”. A terceira etapa do estudo vai analisar se homens que tiram foto em academia e postam, usam camisa pólo genérica por preço absurdo.

conseguiu segurá-lo e bateu na prateleira de fio dental, fazendo com que um deles enrolasse na roda dianteira esquerda. “Tudo aconteceu

muito rápido, mas estou feliz que ainda há esperanças de um dia eu não acertar por acidente o calcanhar de alguém na fila”, disse Tania.

Nesta última terça feira, dia 24/02, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre, o Sintaxi, Luís Nozari, se apresentou para uma coletiva a imprensa para falar a respeito da onda de terror que tem amedrontado os taxistas na capital Gaúcha. Após inúmeros questionamentos para a solução do problema, Nozari afirmou que já tem solução para este caso. A solução apresentada pelo presidente e apoiada pela massa de taxistas, foi a proposta de levar o taxista Grabowski, experiente trabalhador do município de Osório, para administrar as praças de táxi de Porto Alegre. O Sr. Grabowski, famoso por nunca ter sido assaltado, afirma que será um prazer ajudar os colegas de Porto Alegre, e que já tem a ideia de levar seu irmão Luigi, para ensinar defesas pessoais

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Um estudo encabeçado pela Faculdade Cenecista de Osório, a FACOS, comprovou que todos os ex-usuários do orkut curtem as próprias fotos e fazem comentários criativos nas fotos alheias, como: “linda (o)”, “diva (o)”, “top”. A segunda fase do estudo comprovou que 90% dessas mesmas pessoas diariamente postam fotos com legendas inspiradas nas obras de Augusto Cury e Zibia Gaspareto. O susto mesmo foi perceber que 99% delas só curtem as publicações de quem curte as delas. A estudante Selfiana Narcisia, 17, disse: “se não posto nenhuma foto durante o dia, tenho convulsões durante o sono”. Maria Laiqueira, 20, confessou: “Às vezes também mando o link para todos os meus

O segredo para um relacionamento dar certo é não deixar a outra pessoa saber o quanto você é esquisito até que seja tarde demais para ela”.

Homem que acha calcinha bege broxante é porque no fundo queria estar usando ela”.

“Sintaxi toma atitude e contrata grabowski”

“Estudo comprova que quem curte as próprias fotos também comenta “linda”, “diva”, “top” nas fotos das amigas no facebook”

Viver é como andar de bicicleta. Eu não sei andar de bicicleta”.

e ajudar a garantir a segurança de todos durante as corridas na madrugada. Para Luís Nozari, essa contratação será mais do que um trunfo, pois assim conseguirá, além de trazer a segurança para seus sindicalizados, aproveitará a experiência de direção de Grabowski, que teve sua carteira de motorista obtida em Osório, e tem o costume de direção deste município, ajudando os portoalegrenses a dirigir melhor e com mais segurança.

Ah você me odeia sem motivo? Relaxa que eu vou te dar um monte de motivo de verdade para você me odiar”.

Num universo paralelo, é a matemática que tenta resolver nossos problemas”.

Voltar com ex é como estar andando na calçada, ver uma casca de banana na sua frente e em vez de desviar, pensar “Droga, vou levar um tombo”.

CMYK

carrinho. Naquele momento ela havia notado que seu carrinho não só estava com suas rodas em perfeito estado, como também estava limpo e não emitia nenhum som irritante. Alguns funcionários se surpreenderam não com o choro não contido da cliente, mas com a poça de água que havia se formado debaixo dos pés dela. Após chegar com uma placa de “cuidado – piso molhado”, eles se deram conta que era na verdade por conta do gelo derretido da peixaria e removeram o aviso. A cliente seguia contente para o caixa rápido – afinal seu carrinho era o mais veloz dali – quando, ao tentar tirar uma selfie com seu carrinho perfeito na seção de artigos de higiene, não

DIVULGAÇÃO

Tania Chaves, 52 anos, cliente de uma grande rede de supermercados de Osório foi positivamente surpreendida durante sua manhã de compras neste domingo, 21. Acostumada a pegar o carrinho que encontra ocupando sua vaga no estacionamento do supermercado, Tania seguiu sua rotina. O que ela não esperava era que aquele carrinho traria tamanha felicidade ao seu fim de semana. O carrinho de compras seguia todas as direções que a cliente direcionava. Quando finalmente se deu conta que as garrafas de refrigerante estavam de pé juntos às outras compras, a senhora debulhouse em lágrimas perante seu

FRASES DA SEMANA:

O bocejo é o grito silencioso de quem está morrendo de tédio”.

NOTA DO EDITOR: Não fique me julgando por causa de um único erro, ainda vou cometer muitos outros neste fim de semana.


Romildo

Osório, 26 de fevereiro de 2015

11 ANTÃO SAMPAIO

Renda e Binho ANTÃO SAMPAIO

O prefeito em exercício Eduardo Renda, recebeu a visita do representante do PC do B, Flávio Alves da Silveira, o Binho, que comunicou ao prefeito a ação do deputado federal João Derli que entrou com emenda no orçamento da União destinando verba de 150 mil reais a cidade de Osório, para ser aplicada na Saúde do município. O dinheiro deverá ser aplicado na UPA de Osório.

Romildo Bolzan Junior, o grande homenageado da escola Bons Ventos. Aliás, homenagem merecida ao presidente do Grêmio.

Trabalho

ANTÃO SAMPAIO

ANTÃO SAMPAIO

Jorginho O grande mestre Jorginho, da Zona Leste, agora sim, campeão do Carnaval de Osório

As atendentes da Cafeteria do Leco, no centro da cidade, trabalharam até de madrugada sempre com um sorriso no rosto e o bom atendimento aos foliões.

Zona Leste

ANTÃO SAMPAIO

ANTÃO SAMPAIO

Saúde O Bloco Unidos da Saúde, abriu o Carnaval de Osório. Parabéns ao secretário Emerson pela bela iniciativa.

A grande bandeira da Zona Leste na festa de comemoração ao primeiro título de campeã.


12

Giro das praias

Osório, 26 de fevereiro de 2015

Arroio do Sal

Arroio do Sal elege últimas finalistas do Garota Verão 2015 A melhor torcida foi de Nova Tramandaí garantindo sua candidata a uma das vagas da eliminatória. O evento regional acontece em Arroio do Sal pelo terceiro ano consecutivo. O prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto e o secretário municipal de Turismo, Esporte, Indústria e Comércio, Mateus Coelho, acompanharam a promoção e participaram da premiação das candidatas vencedoras. Ao total foram 13 etapas regionais do Garota Verão 2015 para a seleção de 40 finalistas ao tradicional concurso de verão da RBS TV.

Balneário Pinhal

Litoral

Balneário Pinhal inaugura Balcão Sesc/ Senac

Novos diretores regionais da Uergs tomarão posse

As ações de bem-estar e educação desenvolvidas pelo Sistema FecomércioRS no Litoral Norte do RS serão reforçadas, a partir desta semana, com a inauguração do Balcão Sesc/ Senac no Balneário Pinhal. Localizada na Av. General Osório, nº 1030, a estrutura de 184m² contempla recepção, laboratório de informática, sala de aula e cozinha. A solenidade de inauguração ocorreu na última terça-feira (24), em evento voltado a autoridades e convidados. Já os atendimentos ao público em geral iniciam na manhã de quarta-feira (25/02). Na área da educação e capacitação, os interessados poderão

Os novos diretores dos sete Campi Regionais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) tomam posse na útima terça-feira, 24 de fevereiro. A cerimônia ocorreu no Campus Central, em Porto Alegre. A Uergs está organizada em 24 Unidades e sete Campi - que agregam as Unidades, em cada região do Estado. Os diretores regionais foram escolhidos pela comunidade acadêmica, num processo eleitoral encerrado em dezembro de 2014. O mandato tem duração de quatro anos. Entre as atribuições do diretor regional estão o encaminhamento da demanda orçamentária do Campus, propor aos Conselhos Superiores as diretrizes de ação

buscar qualificação nas áreas de Informática, Gestão e Idiomas. Também serão intensificadas as ações relacionadas ao bemestar dos comerciários e comunidade, através de atividades culturais, como apresentações musicais e teatrais e exposições, eventos esportivos e recreativos e acesso aos serviços do Turismo Social, como os pacotes turísticos e Temporada de Férias Sesc. Anualmente, a cidade recebe ações do Dia do Desafio e do Verão Sesc, assim como as etapas municipais do Circuito Verão Sesc de Esportes e dos Jogos Comerciários. A comunidade também tem acesso a Feiras de Livros, palestras, cursos e Programa Sesc Sorrindo para o Futuro.

regional e as demandas estruturais e de atividades de ensino, pesquisa e extensão e coordenar e administrar as políticas de pessoal e orçamentárias. Conheça os nomes dos novos diretores de Campus Regional da Uergs: Campus Região I - Prof. Me. Vinicius Leônidas Curcio Campus Região II Prof. Me. Rodrigo Koch Campus Regional III – Prof. Me. Fabrício Soares Campus Região IV - Prof. Dr. Mastrângello Enivar Lanzanova Campus Região V - Prof. Dr. Benjamin Dias Osório Filho Campus Regional VI - Prof. Me. Anor Aluízio Menine Guedes Campus Região VII – Profa. Me. Taís Pegoraro Scaglioni.

Torres

Reajuste dos servidores está em pauta em Torres A revisão geral anual sobre os vencimentos dos servidores do Poder Executivo de Torres, a partir de 1º de fevereiro de 2015, deverá ser de 3,96%, seguindo o IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, medido pela Fundação Getúlio Vargas, acumulado nos últimos doze meses, referente ao período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015 mais a parcela da URV de 7,27%. Em 2012 houve uma reposição de 4,53%. Em fevereiro de 2013, quando a atual administração assumiu, foi dado um reajuste de 10% mais o aumento do Auxílio Alimentação de R$200 reais. Em janeiro de 2014, todos os servidores receberam

9% da URV e em fevereiro deste ano 5,67% de reajuste. Em janeiro de 2015, como combinado anteriormente, será paga a segunda parcela de 7,27% da URV e concedido 3,96% de reajuste em fevereiro deste ano. Totalizando um reajuste em 2015 de 11,23%. Segundo a Secretaria da Fazenda, Fátima Cechin, todos os cálculos foram feitos por técnicos habilitados e sempre buscando o melhor para os servidores. “Os reajustes que foram dados estão dentro do cálculo previsto frente a receita corrente líquida, fizemos uma reposição significativa nestes dois anos de governo”, afirmou.

CMYK

Na manhã do dia 17 de fevereiro, 33 candidatas da região do Litoral Norte subiram na passarela da Praça do Mar, beira-mar central de Arroio do Sal, em busca das últimas quatro vagas para a final do dia 28 de fevereiro, em Capão da Canoa. As eleitas foram Vitória Strada, 18 anos, representante de Salinas, Ana Coelho, 17 anos, de Tramandaí Sul, Gabrielle Martins Rosa, 15 anos de Torres e Laura Freitas Vitório, 17 anos, de Nova Tramandaí.

DIVULGAÇÃO

Marcos Lewis


13 Osório, 26 de fevereiro de 2015

Somos co-responsáveis pelos destinos da Nação Fraternidade: Igreja e Sociedade Este é o tema da Campanha da fraternidade 2015, sempre realizada no período da Quaresma. Este tema tem como centro de referência a mensagem de Jesus de Nazaré: Eu vim para servir. Esta mensagem está presente no Evangelho que gera o novo. Ela contém os valores fundamentais da vida de cada cidadão do seu país e da sociedade, que são os valores do bem comum, da ética, da honestidade, da solidariedade, esperança, justiça e paz. São os valores do Reino de Deus que está presente em nós, Povo de Deus, aqui e agora com o compromisso de construí-lo. A Campanha da Fraternidade é promovida pela CNBB à 51 anos, ela recorda o sofrimento de Jesus na sua caminhada para a cruz. É um chamado à reflexão para que voltemos nosso olhar ao autor da salvação, o Cristo crucificado pelo povo e ressuscitado para a salvação do Povo porque veio para servir e salvar. O Concílio Ecumênico Vaticano II, realizado de 1962 a 1965, está completando este ano 50 anos do seu encerramento. Infelizmente sua mensagem Povo de Deus, não foi levada a sério como deveria ser, também pela própria igreja que o Papa Francisco está tentando resgatá-la na prática. É muito importante entendermos que todos somos igreja, uma comunidade Povo de Deus em marcha. Infelizmente muitos ainda pensam que igreja é casa, a nossa Catedral, por exemplo. Ela é importante sim para que os cristãos se encontrem e se reúnam como irmãos na fé, pela justiça e pela paz. Os primeiros cristãos se reuniam nas catacumbas de Roma, também porque eram perseguidos. É preciso tomarmos consciência que somos todos co-responsáveis na construção do nosso país. É por isto que a CNBB, vem promovendo e trabalhando temas urgentes em favor do povo brasileiro. Sua história, acompanha todo o processo histórico da trajetória do nosso país, desde a questão indígena, negra, a questão da terra, da política, da cidadania e do meio ambiente e ultimamente, temas como a ficha limpa, cujo abaixo assinado foi aprovado pelo Congresso Nacional. Agora estamos com a importante tarefa da reforma política, cujo abaixo assinado desde 2013, já está com mais de 9 milhões de assinaturas. Já assinaste a tua? Ainda há tempo. Vivemos num sistema capitalista neoliberal prepotente e excludente que manipula e explora, sempre em favor do lucro, do dinheiro e do mercado. Temos que lutar juntos contra este sistema, para construir a sociedade que sonhamos. Uma sociedade nova, necessita uma nova consciência coletiva na prática de uma militância voltada para o bem comum. As profundas transformações de um sistema capitalista, já foram testados e interrompidos desmontando o processo de conscientização resultando num marasmo alienante na nossa sociedade. Temos muito o que fazer e lutar juntos, dando-nos as mãos para conquistarmos outra sociedade e outro Brasil possível.

Estamos vivendo um mundo em crise em todos os sentidos, não só econômica mas principalmente pela falta de ética, falta de honestidade de uma moral mentirosa, corrupta e assassina que vem de longe no nosso país. São 515 anos de um Brasil belo e rico em todos os sentidos e ao mesmo tempo um Brasil corrupto desde a sua descoberta por Portugal. Os primeiros habitantes portugueses, que aqui chegaram eram os presos das cadeias de Lisboa. As vitimas? Os indígenas, os escravos, os pobres e oprimidos, dominados pelos sistemas dominadores, anti-democráticos e corruptos. Também chegaram missionários, mas de uma cristandade patronal da época, entre eles franciscanos, dominicanos e jesuítas. Os jesuítas foram os que mais marcaram presença, como Antonio Vieira no Norte, célebre pelos seus sermões. Anchieta, no Sul que aprendeu com os índios a língua Tupi, fundador da cidade de São Paulo e canonizado pelo Papa Francisco. Os Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul perseguidos e expulsos por Portugal. Somos uma nação de todos os povos do mundo de diferentes raças, costumes credos e culturas. Somos um liquidificador de diferentes sangues uma riqueza extraordinária, dom de Deus. Por que tanta ganância pelo dinheiro? Tanto roubo? Tantas injustiças? É certo que o corruptor já cresceu na prática da corrupção. As causas? São tantas! Por outro lado, temos experiências extraordinárias que, infelizmente não são divulgadas, principalmente pelos meios de comunicação. Sabemos que o ser humano tem uma tendência tanto para o bem quanto para o mal e isto o leva a preferir o corrupto, a ficha suja. Podemos comparar esta realidade, desde a condenação de Jesus. Recordemos a atitude de Pilatos, imperador de Roma e governador da Judéia. O costume da Páscoa Judaica era soltar um preso da cadeia. Pilatos perguntou ao povo: Quem vocês querem que eu solte? Barrabás ou Jesus? E o povo respondeu: Solte Barrabás (que era um assassino) E o que faço com Jesus que se chama o justo, perguntou Pilatos! E o povo respondeu: Crucifica-o Crucifica-o. Eu acredito que estamos vivendo um momento histórico muito importante para a verdadeira transformação da nossa sociedade. Uma crise sempre leva a transformações positivas, ela passa por uma verdadeira metamorfose (transformação profunda como nas borboletas). O momento democrático que estamos vivendo no nosso país, nos tem ajudado na descoberta das bandidagens dos corruptos. Por isso, a importância da reforma política que todos temos que apoiar, apoiando a Polícia Federal que deveria estar atuando já a muitos anos atrás, em todas as áreas, nas descobertas das corrupções da nossa história. Temos que dar um basta à lógica da mentira. Tomemos como lema das nossas lutas a mensagem desta campanha: EU VIM PARA SERVIR. Este é o tempo favorável. Abracemos a Páscoa da Ressurreição.

Dr. Douglas Severo Fraga CIRURGIÃO PLÁSTICO CREMERS32555

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Pedro Lessa Cirne, 460 - CEP 95520-000 Osório - RS - Tel 51 3601.1812 - 9735.1685 www.douglasfraga.com.br

Um menino feliz O palmito é resistente, mas, ao mesmo tempo, é leve. Cede a uma mordida dos dentes de Leonel. O milho é doce. O pepino, que não gosta muito, até que faz um bom papel. A maionese dá o tom cremoso. E o pão é leve. Um pedaço de torta fria é o que lhe restou. Morde um naco e de sua boca sai um som estranho. Sua filha mais nova, se ali estivesse, reclamaria do som da resistência do palmito. Coisa feia mesmo. Mas, ninguém notou. Ou, se notou, não deu grande importância. É sábado pela manhã. Leonel escolheu sentar numa das mesas do fundo. Pela porta vê centenas de pessoas que passam e não enxergam quem está dentro. “Por uns minutos me tornei invisível. Não fossem os olhos de um ou outro que tomam seu café ou água mineral, além das moças que atendem com dedicação e zelo, poderia estar nu. Do lado de fora ninguém notaria”, pensa. Ri da idiotia que o assola, enquanto nota que a taça de café com leite e a porção de torta fria vão sendo consumidas sem que perceba. Parece que evaporam da sua frente. O Centro da cidade está cheio. As pessoas correm para lá e para cá. Parecem sem rumo. Moças carregando sacolas de lojas. Levam vestidos, sutiãs ou perfumes. Senhoras levam legumes e frutas que compraram na feira. Se ajudam umas as outras num destes raros momentos de cumplicidade. Os maridos impacientes arrastam as crianças pela mão. O verde das sacolas não é suficiente para esconder as folhas de alface e de rúcula que apenas se insinuam. Ontem, no curso de aperfeiçoamento, Leonel ouviu o alerta de que rúcula é fundamental pa-ra-a-vi-da. Pensou sorrindo: dependesse disso e teria vida eterna. Pagou a continha e saiu para a rua. Caminhava a esmo. Na lojinha de CD, o Roupa Nova deprime “o meu coração pirata, toma tudo pela frente, mas a alma adivinha, o preço que cobram da gente”. Caminha e vai se afastando dali. E outros sons vão se misturando com seus pensamentos. “Penso, logo existo! Penso muito e isto me consome”, exercita-se Leonel, às vezes dado a filosofar enquanto caminha pelas ruas da cidade. Passa um rapaz com a camisa do colorado, certamente feliz com seu time e com sua vida. Os cães latem na praça. Alguns como se chorassem. Lamentam a sorte. São sofridos, abandonados ou violentados. Jovens abnegados e senhoras bem intencionadas tentam achar um larzinho para os bichinhos. Leonel se permite um pensamento positivo para que tenham sucesso. Mas, não interrompe a caminhada. E segue, já sem pensar. Sonha. É um menino. E está só. Saiu por aí e se perdeu. Mas, isto dura muito pouco. E logo nota sua figura na grande vitrine espelhada de uma loja. Brinca consigo mesmo: o menino que acha que aqui está foi corrompido pelos cabelos brancos que não se escondem. E seu corpo, já não leve e solto como antes, chama para a realidade. “Meus ombros doem. Meu corpo dói. E reclamo comigo mesmo”. Não estivesse só e teria bons motivos para uma prosa. Não falaria das dores. Talvez até mentisse que tudo estava bem. E, talvez, tudo estivesse muito bem, mesmo! Talvez voltasse para a mesma mesa da confeitaria que o tornaria novamente invisível. E pediria uma água mineral com gás. E aí suas mãos ganhariam vida novamente e, como serpentes, se moveriam para lá e para cá. Nervosamente, sem rumo. Perdidas. E se sentiria um menino louquinho de novo. Não mais perdido. Não mais pensante. Um menino irresponsável. Um menino feliz.


14

CMYK

Os贸rio, 26 de fevereiro de 2015


15 Osório, 26 de fevereiro de 2015

Torres recebe as finais do Circuito SESC de Esportes JOSÉ VALDINEI HILÁRIO

muito disputadas, até nas cidades com menos tradição ou com menos praticantes da modalidade. Obs.: este que vos fala, estará representando Porto Alegre no Basketbeach Masculino, com a equipe do Elabrowns (mas só eu que sou importado, o resto é tudo da capital). Transadores e Elabrowns fizeram a final da modalidade em Atlântida Sul, com vitória osoriense e fará sua estreia nas finais em Torres. Elabrowns fará sua 9ª participação, onde já venceu em 2013. Além dos diversos jogos dos variados esportes, na noite de sábado, haverá o show do Skank, gratuito, para toda a comunidade (o SESC sempre traz grandes músicos para tocarem nas finais do Circuito). No ano passado, por exemplo, quem tocou foi o Jota Quest.

A equipe da AESO vai como grande favorita ao título em Torres

FACEBOOK

ARQUIVO PESSOAL

Neste sábado e domingo, dias 28/2 e 1º/3, a praia de Torres será a sede das finais estaduais do “Circuito Verão SESC de Esportes”. O circuito reúne os vencedores das cerca de 100 cidades participantes de todo o Estado, nas modalidades de futebol de areia, vôlei de duplas, futevôlei, handbeach e basketbeach. São esperados 2.500 atletas nas diversas quadras montadas na beira da Praia Grande. Osório também terá representantes na areia. Nas areias de Atlântida Sul, o SESC fez suas eliminatórias que garantiram Chipa e Júnior no Futevôlei, AESO no Handbeach Feminino e Transadores no Basketbeach Masculino. Qualquer equipe pode disputar a eliminatória de uma cidade, não precisa ser nascido, nem residente, o que deixa as eliminatórias

Os campeões de Atlântida Sul, Chipa e Júnior, já têm muita experiência em competições pelo Estado

Os Transadores participam pela primeira vez da competição, já os Elabrowns (de preto), participarão pela 9ª vez

Último minuto l Inter tenta se reabilitar após derrota para o The Strongest, com jogo em Porto Alegre, contra Universidad Católica. l Grêmio empatou com o Juventude e agora tem o GreNal para tentar reabilitação.

l

As finais estaduais do

Circuito Verão SESC de Esportes são imperdíveis! Lá você vai assistir jogos emocionantes, pois o evento conta só com os melhores das suas cidades. l Se você não vai jogar, já tem um bom motivo para visitar Torres neste final de semana! Showzinho do Skank!


16

Projeto Lagoas Costeiras III é destaque no Fórum Municipal de Educação Osório, 26 de fevereiro de 2015

Projeto conta com a parceria das escolas municipais para atividades de educação ambiental

Público no Fórum Municipal da Educação em Osório pais trabalhavam no período de verão e não tinham com quem deixar seus filhos. O nosso muito obrigado pela dedicação”, disse Rejane que destacou que no Ensino Fundamental foram 130 crianças atendidas.

Durante a tarde de quinta-feira, as merendeiras, juntamente com a nutricionista da Secretaria, Sabine Endress, participaram de uma atividade de campo. “Vamos visitar a localidade de Arroio Grande para conhecer uma produção

de agricultura familiar. Uma atividade que vai aliar passeio com informação”, convidou Sabine durante o evento. O Fórum Municipal de Educação em Osório encerrou na sexta-feira com atividades distintas em cada escola.

CMYK

Na última quinta-feira, dia 19, ocorreu o segundo dia da programação do Fórum Municipal de Educação em Osório. As atividades se concentraram no Grêmio Esportivo Sulbrasileiro no turno da manhã e à tarde nas escolas. No Hall de entrada, os participantes puderam conferir a exposição do projeto Lagoas Costeiras III da Universidade de Caxias do Sul – UCS tema da palestra ocorrida pela manhã. O projeto realizado desde 2014 em Osório, conta com a parceria das escolas municipais para atividades de educação ambiental e saídas de campo. Na palestra do coordenador Alois Eduard Schefer, biogeógrafo e da vice-coordenadora, a bióloga Rosane Lanzer das Lagoas Costeiras III eles apresentaram a todos os presentes os

estudos que estão sendo realizados. “São dois anos de pesquisa sobre a flora, fauna e diversos aspectos das lagoas de Osório. Todo o estudo será publicado e o material distribuído às escolas, que poderão trabalhar esse conteúdo em sala de aula, valorizando esse sistema lacunar”, disse Rosane. Os participantes do Fórum ainda receberam brindes sorteados pela equipe da UCS que desenvolve o projeto. Na ocasião, a secretaria municipal de Educação, por meio da coordenadora do Turno Integral Rejane Schoereder e da coordenadora da Educação Infantil Scheila Espíndula homenagearam as professoras que integraram o Projeto de Verão da secretaria. “Vocês foram incansáveis na realização das atividades e proporcionaram o bem-estar dos nossos alunos cujos

GABRIELA PACHECO

Gabriela Pacheco

Informe sua família


Chuva de Sementes de Juçara em voo livre já tem nova data Ano XXVI - Edição 1339 Osório, 26 de fevereiro de 2015

DIVULGAÇÃO

Em consequência da previsão de tempestade e dos ventos contrários no início do ano, a Chuva de Sementes de Juçara em Voo Livre foi cancelada e a nova data agendada para 28 de fevereiro, no mesmo local: rampa Nordeste da APA (Área de Proteção Ambiental) Morro da Borússia, em Osório – RS. O evento deve reunir esportistas, açaícultores e interessados em belas imagens e em aventurar-se, aproveitando os ventos para dispersar sementes da palmeira juçara (Euterpe edulis) e aumentar as possibilidades desta espécie na remanescente de Mata Atlântica. Na ocasião, também será comemorado os 30 anos do Anhangava Club de Voo Livre, parceiro da ação. A Chuva de Sementes é uma proposta do Projeto Taramandahy – Fase II, desenvolvido pela Anama e visa chamar a atenção para a questão da palmeira, importante espécie para a

preservação do bioma, porém, em processo de extinção. Geralmente, a extração do palmito da juçara no Rio Grande do Sul – na qual a árvore é cortada - se constitui em uma prática devastadora, já que é feito sem manejo sustentável. Nesse contexto, a parceria entre o Taramandahy – Fase II, a Rede Juçara e a Associação Içara de Maquiné dá ênfase a uma alternativa para seu uso, por meio do aproveitamento dos frutos, cuja despolpa gera o açaí, que pode ser consumido in natura, ou processado em sucos, pães, sorvetes e molhos. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que dessa forma, colabora com a educação e sensibilização ambiental e com a conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, por meio de ações de recuperação de biomas e de seu uso sustentável.

Classificados

Vendo filhotes de labradores chocolates Contato: (51) 9791 4501 Edson


2 Osório, 26 de fevereiro de 2015

DOM JAIME PEDRO KOHL

Quaresma e Campanha da Fraternidade Com a celebração das cinzas iniciamos a Quaresma, tempo para preparar nosso espírito à celebração da Páscoa da Ressurreição. Um tempo de conversão, de debulhar nossas vidas diante do Senhor e limpar a eira para o grande encontro com o Ressuscitado. No Brasil, já nos acostumamos com a realização da Campanha da Fraternidade que acontece neste período quaresmal. É lindo ver de Sul a Norte, de Leste a Oeste, essa grande rede de comunidades, nas escolas, na catequese, nos grupos de famílias, nos círculos bíblicos, no ensino religioso, nos grupos de jovens, todos refletindo os mesmos assuntos, cantando os mesmos cantos e sonhando os mesmos sonhos: uma sociedade mais justa, fraterna e solidaria. Tanto o tema da CF 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” como o lema: “Eu vim para servir”, nos introduzem no espírito da campanha, que é conscientizar sobre a importância da participação dos cristãos na humanização das relações e estruturas. A Igreja sabe que pode e quer ajudar a sociedade na construção do seu destino. Isto está presente no objetivo geral: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a igreja e a sociedade, como serviço ao povo brasileiro, para a

edificação do Reino de Deus”. Explicitado nos objetivos específicos: “a campanha pretende auxiliar os cristãos a compreender a situação atual entre igreja e sociedade; discernir as questões que desafiam a evangelização no serviço eclesial à sociedade; fazer memória do caminho percorrido pela igreja em diálogo e colaboração com a sociedade, a serviço da vida e do bem do povo brasileiro; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação e da cultura da paz, em espírito ecumênico e diálogo inter-religioso. Visa incentivar as pessoas e as comunidades a exercerem seu protagonismo no contexto social em que vivem; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e para a construção de uma sociedade justa e solidária; identificar os fatores que constroem a paz e o bem comum, para superar as relações desumanas e violentas”. Terminado o Carnaval e depostas as mascaras da ilusão, precisamos voltar à realidade e encarar a vida com objetividade e determinação. A Oração, o Jejum e a Esmola, sugeridos pelo Evangelho, são jeitos, caminhos de renovação. Aproveitemos esse tempo favorável, para aproximar-nos mais de Deus e dos irmãos.

Superação – Campanha para a coleta de lixo eletrônico A geração de lixo eletrônico é atualmente uma das grandes preocupações nos centros urbanos, onde aparelhos e equipamentos sem uso são descartados de forma equivocada na coleta de resíduos convencional ou pior, sendo jogados em terrenos baldios, assim aumentando os riscos de contaminação ao meio ambiente. Esta demanda é gerada à partir da aquisição de um novo equipamento, pois resulta no encerramento de vida útil do antigo, o qual este se torna um problema quanto a sua correta destinação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem acompanhado e verificando a dificuldade que a comunidade possui em realizar o descarte destes equipamentos em locais adequados, com isto promoverá a 1ª Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos de 2015 com apoio da Brigada Militar e parceria da

empresa de reciclagem de lixo tecnológico JG a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro nas dependências do pátio do Quartel da Brigada Militar. No local serão recolhidos os seguintes resíduos elétricos e eletrônicos como: Impressoras, MP3, microondas, notebooks, televisões, monitores, CPUs, videocassetes, geladeiras, aparelhos de DVD e CD, Câmeras digitais, aparelhos celulares, periféricos, ar condicionados, rádios, e demais eletrônicos que chegaram ao final de sua vida útil. Venha participar conosco e ajude a construir uma Tramandaí mais limpa! O que: SuperAÇÃO; Local: Av. Emancipação 1945, Bairro Centro; Quando: dias 25, 26 e 27 de fevereiro; Informações na Smam pelo telefone: 36849080/ 36849034.

CMYK

DIVERSÃO


3 Osório, 26 de fevereiro de 2015

O festival Salina da Canção começa amanhã no Túnel Verde Águas do Rio Angá de Gujo Teixeira e Cristiano Quevedo representando Lavras do Sul e Piratini; À Toa de João Stimamilio Santos e André Gonçalves de Porto Alegre com Jader Leal e Leonardo Medeiros; Completude com Flávio Hanssen e No Campo das Mão com letras de Rodrigo Duarte e músicas de Mateus Neves da Fontoura das cidades de Cachoeira do Sul e Porto Alegre; Viva o Litoral Gaúcho de Nenito Sarturida cidade de Santiago. O festival Salina já nasceu grande, tanto pela qualidade de suas músicas como pela ótima organização e participação de público e classe artística. Já está agora em sua segunda edição com o CD já gravado e disponível para o público no momento do evento. A Prefeitura do Balneário Pinhal criou um evento para se destacar muito em breve como um dos principais do estado no gênero.

DIVULGAÇÃO

A II Salina da Canção do Balneário Pinhal estará apresentando as 12 concorrentes amanhã e sábado, dias 27 e 28 de fevereiro, no Parque do Túnel Verde. O festival é dividido em três linhas: Tema Balneário Pinhal - Canto de Mel e Sal Letra de Thiago Suman, Guilherme Suman e Rodrigo Monteiro de Porto Alegre e Pelotas; Na Paisagem do Pinhal de Érlon Péricles de Porto Alegre. O Tema Litorâneo tem Feitiço da Lua de Anderson Rolin e Jociel Lima, representando Cidreira RS e Florianópolis/SC com Flávio Jr; Fraco das Ideias de Tulio Souza e Piero Ereno de Uruguaiana e Santa Maria; Flor Negra de Thiago Suman, Guilherme Suman e Germano Reis de Porto Alegre; Tambores de Ivan Therra de Cidreira; Tambores do Litoral de Mario Amaral e Carlos Catuípe com Catuípe Júnior representando Capão da Canoa. Já, no Tema Campeiro concorrem - As

Projeto Verão Divertido do Balneário Pinhal encerra com show do Cordas&Rimas Gessinger, Paz e Novidade de Zé Caradípia, Capaz de Kleiton e Kledir Ramil, Morena Praieira de Anddré Sallazar e ainda À Volta e Filho de boto de Ivan Terra e dos irmãos pinhalenses Daniel Maiba e Marcelo Maresia, Azul da cor do mar de Tim Maia, Ovelha Negra de Rita Lee e Luis Sérgio Carlini, Ando meio desligado de Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista e Romaria de Renato Teixeira que será uma das canções interpretadas pela cantora convida Sofhia Raupp. O Projeto Verão Divertido da Secretaria de Turismo e Lazer do Balneário Pinhal - que tem como titular Mari Luce Padilha dos Santos - encerra deixando um saldo positivo junto à população e aos turistas que já esperam a sua reedição no próximo veraneio.

DIVULGAÇÃO

Depois muitas promoções e shows como os de Elton Saldanha, Luiz Marenco, Produto Nacional, Wilson Paim, Danadões e Chimarruts, o Projeto Verão Divertido do Balneário Pinhal está encerrando neste final de semana com o show do Grupo Cordas&Rimas na Praia de Magistério. Neste sábado, dia 28, a partir das 23h, no palco central, Cattulo de Campos (violão e voz) e a cantora Brenda Netto acompanhados por Patrick Hertzog no teclado, Yuri Corrêa na guitarra, Tchago Camini na bateria e Vinícius Lessa no contrabaixo, mostram um repertório com obras do CD, que será lançado em breve, e clássicos do pop rock e MPB: O que é Música? do Cattulo, Cristian Sperandir e Rodrigo Prates, Pose e Terra de gigantes de Humberto


Formatura de Giana Santos 4

Osório, 26 de fevereiro de 2015

FOTOS: ANELIZE SAMPAIO

Anelize Sampaio

CMYK

Giana Santos colou grau em Administração de Empresas na Facos. A solenidade foi realizada no último sábado (21), no Grêmio Esportivo Sulbrasileiro. Após, os convidados foram recepcionados em um jantar no Restaurante Estrada do Mar. Felicidades nesta nova etapa Giana!


Zona Leste é campeã Osório, 26 de fevereiro de 2015

Eliana Izaias Nem a chuva atrapalhou a festa de Carnaval de Osório, na noite de sábado, 21/02, na Marechal Floriano Peixoto. O empenho do Bloco da Secretaria da Saúde, da Escola de Samba Bons Ventos e da Academia de Samba Estado Maior da Zona Leste, evidenciou que os carnavalescos e a prefeitura, estão com otimismo e empenhados para resgatar os áureos tempos da festa popular que já foi motivo de orgulho, pelo seu glamour e sucesso na Terra de General Osório. A festa iniciou com a

corte do Carnaval desfilando na avenida, o Rei momo, Flávio Paródia (o Flávião); Rainha, Luciana Saraiva Fagundes; Princesa, Bárbara Hohana da Silva e a Simpatia, Patrícia de Oliveira, ocasião em que o Rei Momo recebeu a chave da cidade do prefeito em exercício, Eduardo Renda. Em seguida, o Bloco Unidos da Saúde, com 120 integrantes, passou pela avenida imbuído da ideia de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da prevenção, evitando assim as doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, Sífilis, Hepatite e HPV. Os

integrantes entregavam aos foliões, preservativos masculinos, femininos e material informativo. A Escola de Samba Bons Ventos, com as cores azul e branco, apresentouse tendo como enredo: Osório Terra dos Bons Ventos - Evolução da cidade. Presidida por João Batista da Silveira, a escola mostrou a evolução da cidade, com ênfase aos Parques Eólicos, infraestrutura da cidade, maravilhas como o Morro da Borússia e Lagoa do Marcelino, chegando ao orgulho de ter o cidadão osoriense Romildo Bolzan Jr, como presidente do Grêmio.

Já, a Academia de Samba Estado Maior da Zona Leste, que entrou na avenida com as cores: vermelho e preto teve como tema: Xô preconceito e enredo: Igualdade, dignidade, sem adversidade no país da miscigenação. Com a presidência de Priscila Ferreira, através das alegorias e alas, mostrou que neste mundo, somo todos iguais, instigando o público a pular e se divertir. As duas escolas demonstraram amor pelo Carnaval e fizeram bonito na avenida. Na avaliação dos jurados, com uma pequena diferença, a

O que era BOM ficou ainda MELHOR BAR DO LARGO com novidades

Academia de Samba Estado Maior da Zona Leste ficou com o troféu de 1º lugar e a Escola Bons Ventos, com o 2º lugar. Após divulgação do resultado, o público se divertiu na Muamba realizada no Largo dos Estudantes com animação de Paulinho Di Casa e Banda. O Carnaval de Osório promovido pela Prefeitura de Osório em parceria com a Associação de Entidades Carnavalescas de Osório (ACOS), contou com a segurança da Brigada Militar e presença de ambulâncias, contribuindo assim com a grandeza da festa.

CARDÁPIO

l À LA MINUTA l PRATO FEITO l TABUÃO l XIS ASSADO

l COMIDA CASEIRA SERVIDA NO FOGÃO CAMPEIRO

R. Marechal Floriano Peixoto, nº 960 - Largo dos Estudantes - Centro - Osório/RS

CARDÁPIO A NOITE l PIZZAS l MASSAS E FILÉS l PEIXES l CAMARÃO l PICANHA

FOTOS: ANTÃO SAMPAIO

Carnaval com sucesso resgata áureos tempos da festa popular em Osório


Melhores momentos do 2

Osテウrio, 26 de fevereiro de 2015

Desfile com a Escola de Samba Bons Ventos e Academia de Samba Estado Mai

CMYK

FOTOS: ANTテグ SAMPAIO


Carnaval 2015 de Osテウrio 3

Osテウrio, 26 de fevereiro de 2015

or da Zona Leste foi realizado no dia 21 de fevereiro na Avenida Marechal Floriano

FOTOS: ANTテグ SAMPAIO


4

Não falem mal do Carnaval de Osório perto de mim Osório, 26 de fevereiro de 2015

Opinião

E não falem mal do Carnaval de Osório perto de mim, porque eu sou Bons Ventos, eu sou Zona Leste, com muito orgulho e alegria no coração

CMYK

Confesso que no dia de ontem fiquei até irritado com as especulações sobre o Carnaval de Osório nas redes sociais. Eu sabia que o Carnaval de Osório iria ser o melhor dos últimos tempos, pois já havia sido dada uma amostra na Muamba. No entanto, alguns mal informados e até maldosos detonaram o nosso querido Carnaval, e até especulação que não sairia mais no sábado. Uma moça chegou ao ponto de misturar política com Carnaval e dizer que estava se mudando para Tramandaí, porque lá seria melhor de se viver. Outro argumentou apenas com uma frase: “Pobre Carnaval de Osório”. Para contestar os urubus do Carnaval de Osório somente eu e o Maninho Monni defendendo o que já sabíamos que iria acontecer à noite, com chuva ou sem chuva, ou seja, um espetáculo magnífico. Eu sabia do esforço do governo municipal para fazer o melhor Carnaval do Litoral aqui na nossa cidade. Já havia sido assim em Atlântida Sul e seria melhor ainda em Osório. Um cidadão chamado Antônio Marculan não medira esforços para a grande festa, desta terra que amamos tanto. O prefeito Eduardo Abrahão, em férias, deixou a recomendação para nós, os seus assessores, que o Carnaval de Osório fosse o melhor. O prefeito em exercício Eduardo Renda também tinha certeza do sucesso, pois confiava na sua gente, e na sua equipe de trabalho. Nas escolas os esforços foram enormes. Como é normal, sempre falta alguma coisa, e a busca por patrocínio vai até o último minuto. Um Carnaval de luxo, custa muito mais do que

a ajuda financeira do poder público. Então por mais simples que seja o carnavalesco ele enfia a mão no bolso e gasta o que não pode para levar à avenida a alegria para sua comunidade. A Escola Bons Ventos, sob a batuta do João, não trouxe de volta o Carnaval de Osório. Foi mais longe, começou um novo Carnaval deixando o passado apenas na história. Iniciou com a sua marca um Carnaval extraordinário com muita criatividade e samba no pé. Saudade do Patrocínio, que sempre ouço nos Carnavais de Osório, não ouvi este ano. Não ouvi porque a Escola Bons Ventos implantou um novo estilo de fazer Carnaval com muita alegria e criatividade. Na campeã Zona Leste, o mestre Jorginho e a presidente Priscila Ferreira surpreenderam com muita qualidade e luxo na avenida. Passistas lindas levaram para avenida samba no pé, graça e beleza. Acompanhei o Jorginho preparando a sua escola, batendo de porta em porta em busca de alguma ajuda para que ela fosse campeã. Não foi fácil convencer as pessoas acreditarem no Carnaval de Osório. E o Jorginho fez isso com maestria. Ganhou por poucos décimos o quesito alegoria e por isso foi campeão. Também vai fazer parte de um novo Carnaval de Osório, muito mais forte, muito mais Carnaval com muito mais profissionalismo. Muito mais bonito do que o inesquecível José do Patrocínio. Por tudo isso, respeitem os carnavalescos de Osório que levaram à avenida um Carnaval magnífico. E não falem mal do Carnaval de Osório perto de mim, porque eu sou Bons Ventos, eu sou Zona Leste, com muito orgulho e alegria no coração.

FOTOS: ANTÃO SAMPAIO

Antão Sampaio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.