2.cidade
Área do Parque do Areão será recuperada com plantio de 240 mudas de árvores da Mata Atlântica
FÓRUM DAS ÁGUAS
Neste sábado (3), a partir das 8h, a Secretaria Mu nicipal de Meio Ambiente promove ação ambiental de reflorestamento no Par que do Areão. Na ocasião serão plantadas 240 mudas nativas da Mata Atlântica de várias espécies que in cluem Ingá, Ipê-branco, Angico, Jequitibá, Gara pa, Sapucaia, Jambinho da Mata, Canafístula, Palmeira Jerivá, Mulungú entre outras.
O secretário de Meio Am biente, Samuel Domin gos, explica que as espé cies serão plantadas onde hoje há predominância de vegetação rasteira. “Esta mos recuperando o local com o plantio de espécies
da Mata Atlântica que são específicas para áreas de gradadas. As novas árvo res contribuem também para a fauna do local, por que muitas delas produ zem frutos. É um trabalho a longo prazo. Além dis so, as novas espécies vão ajudar na conservação do solo, na drenagem e re cuperação de nascentes”, falou Samuel.
Toda a comunidade pode participar do plantio das árvores. Recomenda-se, para o dia, a utilização de calça, bota, protetor solar e repelente. É importan te também levar garrafa com água para hidrata ção. Em caso de chuva, o evento será remarcado.
Humildemente, gostaria de sugerir as autoridades, instituições da região, como a AMEPI que vem sendo mais participativa e indutora de desenvolvi mento, as CDLs, câmaras dos vereadores, prefeituras, empresas instaladas, universidades, que se debrucem sobre a questão das enchentes que vem se abatendo sobre a região e sobre o clima. Sugiro a criação de um forum, uma conferência, com a presença de engenheiros ambientais, professores, agrimensores, ambientalistas, metereologistas, enfim, de especialistas que possam gerar conhecimento, projetos para que as cidades possam minorar os problemas decorrentes das mudanças climáticas e do processo de urba nização. Sugiro também uma união das mídias, jornais, rádios, sites, pra di vulgar os conteúdos e se integrar no esforço. Imprescindíveis pessoas como o Dindão, Eduardo Quaresma, Luiz Valente, Erivelton Braz. Muitas cidades foram construídas à margem dos rios. Então não adianta reclamar com São Pedro. Rio Piracicaba, Nova Era, João Monlevade, Barão de Cocais e até Alvinópolis e Ponte Nova, a vida inteira conviveram com enchentes. Há re latos de enchentes no passado que causaram muitas mortes e miséria. Quer dizer que não é apenas por causa das queimadas ou ocupação do solo, lotea mentos, asfalto. O planeta tem seus humores. De vez em quando vem frentes frias, chuvas e tempestades fora da normalidade. Há quem afirme, que com o desmatamento, poluição e despejo de substancias tóxicas no ar e nos rios, tudo se agrava e o regime de chuvas sofre anomalias, como as que estamos presenciando. Penso que existe muita parcimônia também por parte da so ciedade como um todo. Quando os rios invadem as ruas e avenidas, há uma comoção, preocupação com prejuízos, gente limpando barro nas paredes, carros empilhados. Mas 3 dias depois vem o esquecimento até a próxima en chente. Essa mentalidade de normalizar a miséria é que precisa mudar. Exis tem técnicas e tecnologia para lidar com as situações. Ironicamente, talvez meu texto seja chover no molhado. Mas ainda assim eu insisto: se pessoas resolverem sair da inércia e assumirem seus papéis de cidadãos, criando co nhecimento e agindo no cotidiano, podemos mudar o mundo. Vamos tentar?
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Mu nicipal Crê-Ser, realiza o processo seletivo para contratar mo nitor de atividades e auxiliar de serviços gerais para atuarem nos núcleos da instituição. As inscrições para monitor de ati vidades vão até a próxima quarta-feira (7), até as 16h59. Se gundo o edital, são duas vagas disponíveis e uma de cadastro de reserva. É preciso ter formação no curso de magistério ou Normal nível médio. Os profissionais admitidos vão desem penhar funções com carga horária de 40 horas semanais. A remuneração é de R$ 2.108,86 e o edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura pelo link https://pmjm.mg.gov. br/concursoView/?id=1287. Para auxiliar de serviços gerais, as inscrições vão de 7 a 12 de dezembro. De acordo com o edi tal, são duas vagas disponíveis e cadastro de reserva. A remu neração é de R$ 1.357,44 para 40 horas semanais. A formação exigida é o ensino fundamental incompleto.
Fundação Crê-Ser abre processo seletivo para monitor de atividades e auxiliar de serviços gerais
3.política
Medalha Mérito Cultural “Leonardo Diniz”
é entregue na Câmara de João Monlevade
João Monlevade - A Câ mara Municipal de João Monlevade entregou na noite dessa terça-feira, a “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonar do Diniz Dias”. Os agra ciados deste ano foram o jornalista Anselmo de Oliveira, o colunista Márcio Naoto Suzuki e o professor e regente, Vicente Soares.
Os homenageados fo ram escolhidos por uma comissão formada pe los vereadores Doró da Saúde (PSD) e Vander lei Miranda (PL), pelo jornalista e professor, Breno Eustáquio, pelo jornalista José Carlos Rolla, e pelo Professor, Geraldo Eustáquio Fer reira (Dadinho).
O primeiro a receber a medalha foi o senhor Vicente Soares. Ele é formado em Letras e pe dagogia e pós-graduado em Metodologia do En sino Superior pela PUC Minas. Foi diretor da Es cola Estadual até o ano de 1984. Atuou também como professor de lín gua portuguesa e litera tura brasileira. No campo das artes, Vicente Soares, sempre militou no setor musical, sendo compo sitor e arranjador de mú sica coral, entre outras. Recriou, com o saudoso José de Alencar Rocha, o Coral Monlevade, sendo seu regente titular, de 1966 a 1973. Foi regente do Co ral Cantata Renascentista, e é co-fundador e regente do Coral “Arte das Artes”, criado pela FUNCEC. Hoje, este coral é autô nomo e o senhor Vicente continua como regente. Por motivos pessoais, ele
não pode comparecer à solenidade e por isso, re cebeu a Medalha em sua casa. Na oportunidade, senhor Vicente falou da satisfação em ser home nageado. “Me sinto agra decido por ter sido lem brado para receber esta medalha. Sou apenas um tijolinho que contribuiu para o cenário cultural da nossa cidade.”
Também recebeu a ho menagem, o jornalista Anselmo de Oliveira. Ele iniciou sua carreira na imprensa em 1992 como colunista social no extin to jornal Folha da Região e posteriormente atuou em vários veículos de comunicação na cidade. Em 2000, teve uma co luna no extinto jornal, “O Mistifório”, e no Gazeta Regional, onde criou o evento Miss Afro Mon levade, que foi realizado pela primeira vez, em 12 de maio de 2000, no Ide al Cube e contou com 68 inscrições, resultando 14 participantes, sendo ven cedora Simone Venâncio. O evento está em sua 19ª edição e contou com
mais de 400 participa ções. Anselmo também é proprietário do site Baba dos e Badalos. Emocionado, Anselmo relatou a alegria em rece ber a Medalha. Ele lem brou da primeira edição do “Miss Afro”, quando, segundo ele, muitos de sacreditaram o projeto e o chamaram de sonhador.
“O evento Miss Afro não é mais um sonho. É uma realidade de 19 anos. Tornamos respeitados e reconhecidos por todos, realizando o maior e mais tradicional evento de concurso de beleza do Médio Piracicaba”.
Por fim, Marcio Suzuki também foi condecora do com a medalha. Ele foi servidor público con cursado na prefeitura de Monlevade, na gestão do saudoso ex-prefeito Leo nardo Diniz Dias. Traba lhou na Fundação Casa de Cultura, e também participou do Conselho Curador da fundação.
Na época em que atuou no órgão, foi implanta da a escola de música e os festivais, entre eles o
da canção e o de inver no. Ainda no Executivo, atuou nas secretarias de planejamento, comuni cação, educação e escri tório de qualidade total. Na área da Comunicação Social, foi colunista do Jornal Hora H (de Itabi ra), de outros jornais e revistas locais, além de ser o colunista do Jor nal Bom Dia, onde está desde sua fundação, no ano de 1998. Colunismo social, fotografia, design gráfico, editoração e ou tras tantas funções neste período se somam a seu currículo. Além disso, Márcio foi proprietário do restaurante Tókio, com foco na culinária ja ponesa, que atualmente atende exclusivamente pelo serviço de delivery. Por sua vez, Márcio se mostrou agradecido com a comenda. “Estou mui to feliz e honrado em re ceber essa tão importan te homenagem. Dedico esta Medalha à minha família, em especial à minha mãe e aos amigos sempre presentes”.
Os vereadores Vanderlei
Miranda (PL), Belmar Diniz (PT) e a diretora da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, parabenizaram os indi cados pela homenagem e destacaram a impor tância da Medalha que valoriza o setor cultural do município. Além de destacar a atua ção dos homenageados, o presidente da Casa, Gus tavo Maciel, ressaltou que “o município tem vi vido um momento favo rável à cultura e às artes” e que as ações desenvol vidas, tanto pelo Executi vo quanto o Legislativo, contribuem para fomen tar e enaltecer a cultura no município. A solenidade foi encer rada com a apresentação do Coral Monlevade. Também como parte do
evento, trabalhos dos ar tesãos membros da Soli dariArte foram expostos no prédio da Câmara, onde permanecerão até sexta-feira.
Sobre a Medalha Mérito Cultural
A “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Le onardo Diniz Dias” foi criada por meio da Reso lução 464, de agosto de 2008, com o intuito de reconhecer o trabalho de pessoas ou grupos que tenham atuação de des taque na área cultural. A medalha leva o nome do saudoso Leonardo Diniz Dias, ex-vereador e ex -prefeito do município, por sua relevante con tribuição para a cultura monlevadense.
4.cultura
Nove pontos ganham iluminação e decoração especial de Natal em João Monlevade
João Monlevade - A ma gia e as cores do Natal estão chegando a João Monlevade. Nesta sema na nove pontos do mu nicípio começaram a ga nhar cor, luz e decoração natalina. A novidade do Natal Luz desse ano é a Vila do Papai Noel. Um cenário totalmente lúdico e cheio de detalhes que será montado na Praça do Povo. Diferente de tudo já feito na cidade, a Vila do Noel terá a casa
do bom velhinho, com direito a portal de entra da, cenário de duendes, fábrica de brinquedos, trenó e muito mais. Além disso, também serão ins talados na Praça do Povo letreiros luminosos com as palavras amor, Natal, paz, família e união. O palco do local vai ganhar ainda decoração com es trelas iluminadas e cente nas de luzes de LED for marão um teto luminoso na praça.
M IRANTE
Ainda no bairro Car neirinhos, a Praça Sete terá uma árvore de pisca projetada de três metros, pinheiros de Natal, cas cata de LED e ilumina ção dos coqueiros. Já na Praça da igreja Nossa Senhora da Conceição será instalado um túnel luminoso e as árvores serão iluminadas, as sim como as espécies do Lindinho e da praça Onofre Newton Ambró sio (Castelo Branco).
Um presépio em tama nho real será montado em frente à igreja São José Operário, no bairro Cen tro Industrial. No local, as árvores também ganharão iluminação especial. Outra novidade neste ano é a instalação de uma grande árvore de dez me tros de altura no trevo do bairro Cruzeiro Celeste. Totalmente iluminada com luzes de pisca, a decoração promete cha mar a atenção de todos
que passarem pelo local. No bairro Teresópolis, na praça Rodrigo Cota Bastieri, os postes serão revestidos com luz de LED e será instalada ár vore de arabesco de mais de dois metros de altura e um Papai Noel de 1,80m. A praça do bairro Planal to também receberá, pela primeira vez, decoração natalina com árvores de arabesco, com quatro metros, toda iluminada em LED.
“ENTREIVSTA COM NADJA LÍTRIO - DIRETORA DA CASA DE CULTURA - O QUE PDEMOS ESPERARA PARA 2023?
O Festival Baobá foi sus penso por hora, mas quais as perspectivas para o ano de 2023? Os projetos dos editais de credenciamen to serão aproveitados na nova programação?
O Festival Baobá foi so nhado por todos nós e seu adiamento é apenas isso, um retardo para que possa ser feito em segurança e com o prota gonismo que ele merece. Ele acontecerá integral mente e a gora com ain da mais prestígio, no pri meiro semestre de 2023. Todos os credenciamen tos que abrimos em 2022 tem a vigência de um ano, e aproveitaremos o máximo de propostas.
Quais os desafios e con quistas alcançados até agora?
É difícil listar tudo, gra ças a Deus e ao apoio do governo, são muitos. Superamos muitos recor
des na história de muni cípio. Nossa pontuação de ICMS Cultural; ações de educação patrimonial; contratações de artistas locais; abrangência de gêneros artísticos; ver bas repassadas a entida des culturais ; eventos realizados com sucesso; ações na periferia e no centro; empreendedores beneficiados de ramos di versos, enfim, todos esses números são recordistas e podem ser verificados por qualquer cidadão. Nunca a cidade investiu tanto na cultura local. Uma nova sala de dança espelha da e uma sala de bateria com isolamento acústico e ar condicionado serão inauguradas no próximo semestre quanto teremos pelo menos 10 cursos gratuitos a população. Esse número de cursos também é um recorde. A Casa de Cultura passou pela primeira fase de
reforma com substitui ção total da cobertura, aumento da iluminação natural e reparos estru turais vários. Mas ainda há muito, muito o que fazer. Ainda somos uma cidade carente de espa ços culturais apropria dos o que causa muitos problemas ao desenvol vimento da economia criativa na cidade.
O que falta em relação ao público monlevan dense , na sua opinião técnica de gestora, para que possam valo rizar mais a nossa cul tura e as programações até então ofertadas? Falta reconhecimento das oportunidades. Mui ta gente reclama do que não há sem jamais ter participado do que ofe recemos. Além dos gran des eventos, realizamos muitas ações como ofici nas e atividades que não
são aproveitadas como deviam. Muitos não per cebem que, apesar de ser nosso dever construir a ponte, a pessoa deve ter iniciativa para cruzar a ponte, conhecer a oferta, aproveitar as atividades. Há necessidade de valo rizar o que há, em vez de apenas reclamar ou pen sar no que poderia ser.
Quais as expectativas dessa Casa para 2023? Muito trabalho, lindos eventos, vivências cul turais cada vez melho res, aumentar nossa presença na periferia, continuar lutando pela construção de um centro cultural. Realizaremos o Festival Baobá, a segun da edição do Festival Gastronômico, a volta do Festival Pedro Alcân tara, o Festival de inver no, os Rocks na Rua... vem muita coisa por aí. E vem aí, ainda esse
ano, uma conquista mui to grande que depende da aprovação da câma ra para se concretizar: a criação dos cargos técnicos da Fundação Casa de Cultura que há mais de 40 anos existe
sem corpo técnico. Isso é essencial para que essa Fundação cumpra com seu propósito e precisa mos da mobilização de todos que se importam com a cultura para que isso seja alcançado.
5.educação
Educadores da rede municipal vão receber formação pelo método Steam
João Monlevade - A ini ciativa da Fundação Ar celorMittal vai promover a formação dos professo res da rede municipal de Educação a partir de fe vereiro de 2023 No próximo ano letivo os professores da rede municipal de Educação de João Monlevade se rão beneficiados com a formação pelo método Steam. A iniciativa da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional, conta com um extenso programa de formação para professo res do país inteiro que prevê a integração de conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, en genharia e matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho. O projeto foi recebido com grande alegria pelo prefeito de João Monle
Escola
vade, Dr. Laércio Ribei ro (PT), e pela secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Co ração Rodrigues. Eles participaram da forma lização do projeto que ocorreu no evento Co nexão Liga Steam, no dia 21 de novembro. O professor de matemática da Escola Municipal Go vernador Israel Pinheiro (Emip) Haillisson Ferrei
ra também esteve no lo cal. Ele é um dos 50 pro fessores que já passaram pela formação por conta do projeto de robótica, idealizado por ele. Dr. Laércio Ribeiro des tacou que a cidade foi uma das quatro escolhi das para o projeto em 2023. “O belo trabalho desenvolvido pela Se cretaria Municipal de Educação de nossa cida
de garantiu ao município uma das vagas e isso de monstra a qualidade de ensino de nossa rede”, ressaltou o prefeito. Para Maria do Sagrado, esse é um ganho para o município e a valorização da educação. “Nossa cida de foi escolhida por conta dos indicadores de apren dizagem de nossos alunos e da nossa relação com a Arcelor”, comentou. Além de João Monleva de foram escolhidas as cidades de Itaúna (MG), Rezende (RJ) e São Francisco do Sul (SC) para receberem os ensi namentos em Stem.
Projeto
O objetivo do projeto é investir na formação do professor para que possa estimular o aluno em sala de aula a desenvolver um pensamento crítico, a criatividade e a respon
sabilidade, fortalecendo a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa socie dade. “Queremos que os selecionados sejam mul tiplicadores da aborda gem na sua comunidade escolar, para contribuir mos cada vez mais com a educação no país”, diz Herik Marques, Dire tor Superintendente da Fundação ArcelorMittal. Ele explica que o proje to vai acontecer de for ma online, com alguns encontros presenciais, e é fruto de uma parceria com a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a aborda gem de educação Steam tem gerado bons resul tados quando o assunto
é valorização do prota gonismo dos estudantes e a aplicação de conhe cimentos integrando ha bilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, a abordagem Ste am busca formar estu dantes para resolução de desafios reais e que cons truam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa. “Existe uma aderência muito grande da aborda gem Steam com as bases curriculares oficiais do Brasil. Portanto, uma im plementação articulada com o que os educadores precisam implementar na sala de aula tornaria ainda mais significativa a apren dizagem dos estudantes, valorizando o cenário da educação no país”, diz Lilian Bacich, diretora da Triade Educacional, par ceira da Fundação Arce lorMittal no projeto.
comemora 30 anos de atividades
João Monlevade - No último sábado (26), a Es cola Municipal Promo rar comemorou 30 anos de atividades e homena geou as antigas servido ras Rúmia Lourdes de Sousa Castro, Alda Fer reira, Margareth Zun zarrem e Silvânia Lima.
O ex-prefeito Leonardo Diniz Dias, representa do pelo filho e vereador Belmar Diniz, também foi homenageado.
A diretora Luiza Helena de Souza Oliveira disse que é uma honra traba lhar na escola. “Eu te nho orgulho de dizer que
gado”, destacou. Emocionado, o vereador Belmar Diniz agradeceu
a homenagem e disse que seu pai era um grande vi sionário. “Sinto-me hon rado e feliz em represen
tar o meu pai. Ele plantou a semente há 30 anos, ela cresceu, floresceu e hoje estamos colhendo os fru tos da Educação. Meu pai marcou a história dele fazendo coisas boas para a população de João Monlevade”, disse Bel mar lembrando da ges tão de seu pai no período em que foi prefeito da cidade entre os anos de 1989 e 1992.
Durante o evento estive ram presentes o chefe de Gabinete do Executivo, Geraldo Giovani Silva, a secretária municipal de Educação, Maria do
Sagrado Coração Rodri gues, bem como a comu nidade escolar formada por pais, responsáveis, alunos e professores.
Escola
Criada na gestão de Le onardo Diniz, em 1992, por meio do Orçamento Participativo (OP), a es cola contou com a força de movimentos e asso ciações que reivindica ram uma unidade escolar para atender as crianças do bairro. Atualmente, a escola atende 360 alunos do 1º ao 5º ano.
6.cidade
Com casa cheia, Câmara concede título de Cidadão Honorário ao médico Meirelles
desafios que ele precisou enfrentar para se tornar médico e hoje é uma re ferência na nossa região”. Ainda em sua fala, Leles concedeu espaço para que o músico Ricardo Costa apresentasse uma canção em homenagem a Meirelles. Ricardo cantou a música com o título “O sonhador”, que segundo ele, ilustra a história do médico.
João Monlevade - De iniciativa do vereador Leles Pontes (PR), e com aprovação de todos os parlamentares, a Câmara Municipal de João Mon levade concedeu na noite dessa quarta-feira, 30, o título de Cidadão Ho norário ao médico Mei relles Pereira Júnior. De acordo com o autor da matéria, a homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense pela relevante atuação do Dr. Meirelles na área da me dicina, buscando inova ção e trabalhando com dedicação para oferecer um atendimento de quali dade e digno à população. Meirelles é natural da cidade de Coronel Fa briciano e passou sua infância e adolescência na cidade de Belo Orien te, mais precisamente no distrito de Cachoeira Es cura. Após se formar em medicina no ano de 2011, veio para João Monleva de trabalhar como plan tonista no antigo Pronto Atendimento Municipal, além de assumir plantões no Hospital Margarida, por onde permaneceu por
3 anos. Durante esse pe ríodo, se especializou em neurologia pela Faculda de de Ciências Médicas em Belo Horizonte.
Em discurso, o vereador Leles Pontes se mostrou bastante emocionado e falou da alegria em ser o autor da homenagem.
“O Meirelles além de ser um excelente profissio nal é uma pessoa com o coração enorme. Sei dos
O presidente da Casa, Gus tavo Maciel (Podemos), parabenizou o homenage ado e destacou o compro misso de Meirelles com a cidade. “Ele é um homem comprometido com a saú de e com o bem-estar da população de nossa cidade.
Pela sua história de vida e por tantos outros motivos ele é merecedor desta ho menagem que, na realida de, é o reconhecimento de uma cidadania construída por ele mesmo”.
Por sua vez, Meirelles agradeceu a honraria re cebida, enfatizou o apoio
da família para a concre tização do sonho em ser médico e falou da emo ção em ser reconhecido como cidadão honorá rio de João Monlevade. “Dos títulos que venho acumulando ao longo da minha vida e minha car reira, certamente a hon raria dessa noite estará encabeçando como uma das mais relevantes”. Na oportunidade, Mei relles anunciou que, na tarde dessa quarta feira, foi divulgada a lista dos novos integrantes para a Academia Brasileira de Neurologia, a qual o seu nome figurava entre os três brasileiros com for mação Lato Sensu que conseguiram uma vaga na Academia.
Histórico do homenageado
Meirelles é natural da ci dade de Coronel Fabricia no no vale do Aço. Filho de Zélia Lúcia Pereira e
Joaquim Meirelles da Sil va. Passou a sua infância e adolescência na cida de de Belo Oriente, mais precisamente no Distrito de Cachoeira Escura. No ano de 2005, foi apro vado para o curso de me dicina na Faculdade de Medicina do Vale do Aço. Meirelles conta que a no tícia da aprovação veio repleta de várias dúvidas, entre elas em como arcar com os custos da facul dade. Com o apoio da família e do seu pai, que vendeu vários bens para mantê-lo na faculdade, Meirelles conseguiu se formar no ano de 2011.
Ele começou a traba lhar em João Monlevade como plantonista no an tigo Pronto Atendimento Municipal e plantões no Hospital Margarida, por onde permaneceu por 3 anos. Durante esse perí odo, se especializou em neurologia pela Faculda de de Ciências Médicas em Belo Horizonte.
Foi líder de turma por todo o curso de neurolo gia, onde deixou vários amigos. Frutos colhidos hoje, através de encami nhamentos gratuitos para avaliações subespeciali zadas com profissionais médicos na área de neu rologia, alguns com for mações acadêmicas do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo. Meirelles vem conseguin do parcerias para nossos pacientes que precisam de neurocirurgias, profissio nal que não estão dispo níveis no município. Ele encaminha os pacientes para as cidades de Ipatinga e para o Hospital das Clí nicas de Belo Horizonte, sendo todos pacientes con templados com cirurgias realizados pelo SUS atra vés de seu contato com as instituições. Além disso, Meirelles dedica um dia da semana ao atendimen to da CISMEPI, onde não mede esforços para estar ajudando seus pacientes.
7.são gonçalo
São Gonçalo recebe três policiais militares para reforçar efetivo do município
para São Gonçalo do Rio Abaixo.
São Gonçalo do Rio Abaixo - São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu, nesta quarta-feira (30), mais três policiais mi litares para o efetivo do município. Dois solda dos 1ª classe e um 3º sar gento já estão em servi ço e foram apresentados. O reforço policial rece bido foi fruto de uma gestão conjunta entre as autoridades militares, municipais e comunida de civil organizada local, através de reuniões e en contro com outras autori dades estaduais, demons trando a necessidade e importância deste reforço
Diante dos inúmeros pedidos de aumento do efetivo são-gonçalense, o município foi contem plado com os militares para reforçar o 4º Pelo tão de São Gonçalo: 3º Sargento PM, Jayson Almeida Viana, Soldado PM Samuel Carlos Ra mos de Freitas e Soldado
PM Vinícius Henrique Mendes Melo.
De acordo com o co mandante do Pelotão
PM em São Gonçalo do Rio Abaixo, 1º Tenente Winder Luiz Cassimiro, os recém formados Po liciais Militares reforça rão o efetivo existente na cidade contribuindo para o combate à criminalida
de violenta, prevenção de crimes e resolução de problemas numa ótica de interação “Polícia e Co munidade”, em busca da Paz Social, durante 24 horas por dia, com foco no aumento da sensação de segurança objetiva e subjetiva da população.
Vale lembrar que o exe cutivo municipal tem incansavelmente traba lhado para oferecer me lhor suporte à segurança pública no município.
Já foi inaugurada a sede do Corpo de Bombeiros (CBMG) e o prefeito já enviou para a Câmara o projeto de lei para a cria ção da Guarda Municipal que vai dar suporte à atu ação das polícias em São Gonçalo do Rio Abaixo.
Aluna de São Gonçalo recebe medalha da Obmep
ria do Cesgra, a Olimpía da é de muita importância para a vida escolar dos estudantes, pois, estimula o interesse pela matemá tica e ciências, desperta nos alunos interesses pelos desafios matemá ticos e pelas resoluções das situações problemas e identifica jovens ta lentos, incentivando seu ingresso em universida des, nas áreas científicas e tecnológicas.
São Gonçalo do Rio Abaixo - A Secretaria de Educação comemo ra mais um destaque na educação são-gonça lense. A aluna do Cen tro Educacional de São Gonçalo (Cesgra), Lu mara Joana Leite Alves,
do 8º Ano recebeu a medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2021. O evento de entre ga do certificado e me dalha foi em Nova Era. De acordo com a direto
Também o estudante são -gonçalense, João Lucas Teixeira Moreira, atu almente no 1º Ano da Escola Estadual Desem bargador Moreira dos Santos ganhou a medalha de Bronze, mas não pode ir ao evento.
Os estudantes aguardam agora o resultado da edi ção 2022 da competição nacional.
MÁRCIO SUZUKI UPSTREET
Comemorando com Elizete Vidal
E não teve jeito mesmo. Nada programado, nada pla nejado mas os amigos não deixaram a data passar em branco. Resultado: em cima da hora, familiares e alguns amigos reunidos para festejar o aniversario da Elizete Vidal. E como tem rock no sangue, esca lou a sua banda do coração, a Acadêmicos do Rock, que atendeu o pedido e veio animar a festa. Teve ate a aniversariante dando show junto a banda e depois na pista de dança, ao som do amigo Bruno Caipira que também veio prestigiar a aniversariante. Almoço sabo roso do Barenze, com excelente churrasco e o toque es pecial com a mesa oriental do Tokyo Delivery & Buffet. Em momento especial, Elizete convidou os amigos a fa zer uma oração em agradecimento e celebração à vida!
Medalha Leonardo Diniz Dias
The Look of The Year
Foi com muita alegria
na Câmara
de João Monlevade a Medalha de Honra ao Mérito Cultural
à comissão instituída para eleger os ho menageados: o professor e jornalista
(professor Dadinho), jornalista
e Doró da Saúde, a diretora Letícia Mafra e o jornalista Flávio Lial. Também receberam a honraria o professor Vicente Soares e o colega de jornalismo Anselmo de Oliveira. Foi uma noite importante para mim. E para parte da família e os amigos que estiveram presentes foi também especial. Também agradeço a muitas manifestações recebidas pelas redes sociais. A todos vocês, muito obrigado! Ao amigo Breno Eustáquio, um agradecimento especial pela beleza de seu discurso em nome da comissão, brindando aos homenageados, e que reproduzo aqui a parte que me foi direcionada: “Não podemos deixar de destacar o trabalho primoroso às cenas cultural e gastronômica de João Monle vade empreendido pelo amigo Márcio Suzuki à frente de sua coluna social no Jornal Bom dia, além de sua atuação na organização de festivais, desfiles, concursos entre outas atividades durante sua passagem pela Fundação Casa de Cultura. Querido e adorado por onde passa, homenagear Marcio Suzuki é estender a honraria à família, à nossa querida Cida do Tokyo, à Cristina eo ao Marcelo Torres, ao Aroldo, assim como aos demais irmãos, sobrinhos e demais familiares de nosso homenageado, integrante dessa numerosa e exemplar família formada inicialmente em Ipatinga, mas que adotou Monlevade como lugar de trabalho e progresso. E que sorte tivemos em ter os Suzuki conosco! Faltam-me palavras para descrever a gentileza, o carinho e a presteza dessa família. Só quem teve a sorte de conviver ou de se sentar à mesa e ser servido pelos Suzuki entenderá minhas palavras. Márcio Suzuki, sua grandiosidade está eternizada nos anais da história dessa Casa e também deste município. Por fim, agradeço À Câmara Municipal de Jo]ao Monlevade pela iniciativa da cessão da Medalha de Hon ra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias, nosso saudoso ex-prefeito e vereador que tanto nos orgulha com suas memórias. Disse Carlos Drummond de Andrade: “Eternamente não é o que dura para sempre, mas sim o que dura um segundo e é capaz de marcar tão fundo, que se faz impossível de esquecer”. Vocês, nossos homenageados, são impossíveis de serem esquecidos.”
levadense que
of