v36n6a13

Page 1

1794

Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro et al.

DIVISÃO 3 - USO E MANEJO DO SOLO Comissão 3.1 - Fertilidade do solo e nutrição de plantas

ATRIBUTOS BIOQUÍMICOS E QUÍMICOS DO SOLO RIZOSFÉRICO E NÃO RIZOSFÉRICO DE CULTURAS EM ROTAÇÃO NO SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA(1) Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro(2), José Eduardo Corá(3) & Ely Nahas(4)

RESUMO Sistemas autossustentáveis favorecem as populações microbianas devido à conservação e ao aumento da matéria orgânica no solo. Além disso, as plantas que fazem parte desses sistemas promovem o efeito rizosférico, por meio da zona de influência das raízes, que resulta no aumento da atividade e na modificação da população microbiana. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da rotação de culturas de inverno sobre sequências de verão, em sistema de semeadura direta, nos atributos bioquímicos (amilase, urease, celulase e protease) e químicos (carbono orgânico total - COT, carboidratos totais e proteínas totais) em solo rizosférico (SR) e não rizosférico (SNR). Este estudo foi constituído de três culturas de inverno: milho (Zea mays L.), girassol (Helianthus anuus L.) e guandu (Cajanus cajan (L.) Millsp), que estavam em rotação sobre três sequências de verão: soja/soja (Glycine max L.), milho/milho e soja/milho, e duas posições no solo: solo aderido às raízes das plantas (SR) e solo da entrelinha de plantio (SNR). As atividades da amilase, celulase, protease e urease no SR foram 16, 85, 62 e 100 % maiores do que no SNR; para COT e proteínas totais a diferença foi de 21 %. Das culturas de inverno, o milho foi a que mais estimulou as atividades das enzimas amilase, celulase, urease e protease no SR, bem como a atividade das enzimas amilase, urease e protease no SNR. De modo geral, os teores de proteínas totais não foram influenciados pelas culturas de inverno e pelas sequências de verão; os carboidratos totais foram influenciados pelas culturas de inverno milho e girassol. Para o COT houve influência apenas da sequência de verão milho/milho. Os atributos bioquímicos e químicos avaliados neste estudo podem ser utilizados como indicadores das alterações no solo promovidas pelas culturas de inverno e pelas sequências de verão. Termos de indexação: enzimas do solo, efeito rizosférico, atividade microbiana.

(1)

(2)

(3) (4)

Trabalho extraído da Tese de Doutorado da primeira autora. Recebido para publicação em 24 de novembro de 2011 e aprovado em 02 de outubro de 2012. Doutora em Agronomia (Ciência do Solo). Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias UNESP/FCAV - Campus de Jaboticabal. Rodovia Paulo Donato Castellane, s/n. CEP 14883-260 Jaboticabal (SP). E-mail: meiresilves@yahoo.com.br Professor Adjunto do Departamento de Solos e Adubos, UNESP/FCAV. E-mail: cora@fcav.unesp.br Professor Titular do Departamento de Produção Vegetal, UNESP/FCAV. E-mail: enahas@fcav.unesp.br

R. Bras. Ci. Solo, 36:1794-1803


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.