Boletim Maio 2018

Page 1

Informativo: maio de 2018

Luz no Lar O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz. Salmo 118.27

Emoção, Fé e Razão: Um Conto de Família O grande mal que pode se abater sobre uma família é a desunião. Nenhum mal é tão prejudicial quanto esse. Infelizmente, foi o que ocorreu com uma família simples do interior. Emoção, Fé e Razão eram três filhas de um casal de lavradores. A mãe se ocupava em dar às três instrução em todos os ofícios domésticos ao passo que desejava que tivessem uma educação mais aprimorada, algo não disponível em seu vilarejo. O pai compartilhava da mesma intenção, mas não queria vê-las longe de casa, estudando na cidade. Já que as três cresceram rapidamente e despontavam na juventude, resolveram em consenso que o melhor seria contratar uma professora particular que anunciava seus serviços pelo jornal. Foi o início do fim. Bem diferente dos tempos da inocência, quando as três brincavam juntas e projetavam um futuro de alegria e prosperidade. A recém chegada professora dizia que a pedagogia exigia profissionais prontos ao sacrifício de levar o conhecimento a todos os cantos. No entanto, suas intenções era fazer laboratório entre os mais simples e difundir uma forma de pensar competitiva e gananciosa. O que a descredenciava em várias escolas que perceberam os prejuízos de seus serviços. Poucas vezes as aulas reuniam as três irmãs que já não mais se viam com tanta frequência. Era exigido reflexões e trabalhos isolados. Até nos costumeiros serviços da casa, as três ficavam separadas uma das outras. Pois, segunda a mestra, cada uma deveria despontar-se independente. O que se sabe é que a professora se pôs a

ensinar à Emoção como se destacar e assumir uma vaidade que lhe fosse quase natural. Um estilo mais espontâneo de falar e andar, e saber exigir os primeiros lugares. Por conta disso, tempos depois, ela chegou a frequentar as festas mais badaladas, requisitada na maioria dos grandes eventos. Claro que a filha mais nova, a Razão, que até então recebia os mimos mais caros entre todas, viu-se em desamparo. Ela esperniou, gritou, saiu do sério... algo nunca visto, nunca esperado. Por este descontrole, a professora lhe foi mais severa. Razão adquiriu uma aspereza e irritabilidade indescritíveis. Hoje em dia, muito raramente falam dela, tornou-se fria e até incomunicável. Já a filha do meio, Fé, a mais apegada de todas, não sabia divertir-se sozinha. Buscava preencher seu vazio com todo o tipo que encontrava pelo caminho. Depois de adulta, chegou até trabalhar na política ajudando a eleger um conceituado candidato chamado Promessas. Ainda é vista se divertindo com os filhos da família Amuleto. Por fim, casou-se com Dinheiro, diziam que era o moço mais cobiçado, o melhor partido da região. A desunião fora inevitável. Depois de tudo, os pais ainda tentam se consolar sabendo que as filhas são “estudadas”. Mas o consolo veio mesmo quando da chegada de mais uma filha, a Esperança, que com jeito desinteressado de criança, por alguns momentos, consegue reunir todas em casa como uma família, como era para ser... Deus te abençoe, Pr Juliano.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.