Issuu on Google+

B

O

L

E

T

I

M

Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho JULHO E AGOSTO 2013

ANO XVII

NÚMERO 7 e 8

distribuição gratuita / a biblioteca on-line: www.bibliotecas.cm-arganil.pt


LEITURAS VOLUNTÁRIAS, À SOLTA EM ARGANIL Este projeto pretende através de diversas ações promover o livro e a leitura de forma lúdica e em ambiente biblioteca. Tendo como objetivo geral sensibilizar a comunidade para a leitura e o prazer de ler, atividades onde confluam a arte e a cultura, o entretenimento e o lazer, move-nos também a vontade de fomentar o espírito de partilha de leituras, livros e autores num ambiente acompanhado de música e conversas. Dirigido a vários públicos pretendemos pôr o enfoque nos adolescentes, jovens adultos e comunidade em geral através de conversas partilhadas, comunidades de leitores, espaços dinâmicos e informais onde os livros e a leitura em voz alta serão o mote das diversas iniciativas. Contamos neste trabalho com a indispensável parceria dos Professores Bibliotecários e o apoio da Coordenadora Interconcelhia, mas fundamentalmente com os voluntários que são neste momento:

ÁUREA VILA NOVA

MARIA DA GRAÇA MONIZ

Licenciada em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra, tem colaborado em várias iniciativas com crianças, nomeadamente em férias escolares. Tem participado em projetos na área do teatro com grupos de jovens onde além de representar, também participou na direção e encenação e muito na criatividade. Participou em atividades promovidas pelo Município de Arganil direcionadas para os jovens na área do teatro.

Foi professora do 1º ciclo do ensino básico entre 1977 e 2012, quando passou à situação de aposentada. Ao longo dos anos exerceu vários cargos como funções de coordenação e de direção nas Escolas onde lecionou e no Agrupamento de Escolas de Arganil. Foi Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Arganil. Fez ainda formação para formadores em Lingua Portuguesa". Tem participado ativamente em inúmeros cargos como cidadã, desde o de Deputada Municipal e Vereadora (sem pelouro) à Câmara Municipal de Arganil. Foi secretária e membro ativo da Tuna Popular de Arganil da qual é um dos sócios fundadores. Atualmente é secretária e membro ativo do Grupo Folclórico da Região de Arganil. Faz parte do grupo de leitores da Paróquia de Arganil. É membro do Lions Clube de Arganil, sendo no momento a sua Presidente e a nível nacional é Assessora do Ambiente na Governadoria do Lions Clube de Portugal. Faz voluntariado na Loja Social de Arganil e está a desenvolver um projeto de Alfabetização de Idosos, também em regime de voluntariado, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Arganil e com o apadrinhamento do LIONS CLUBE INTERNACIONAL, integrado numa campanha de combate à iliteracia.

ESPAÇO JOVEM É uma atividade para os jovens onde se pretende conciliar a leitura através da expressão dramática, e desta forma proporcionar novas experiências aos jovens. Através das leituras encenadas os próprios jovens poderão fazer pequenas apresentações para outros grupos em foco do projeto. Assim é possível criar uma sinergia entre todos os grupos, o que nos poderá trazer mais e melhores objetivos e conquistas com o voluntariado, não só para os jovens, que acabam por ser colocados "à prova" como para nós que estando no ativo também temos novas experiências.

PúblicoPúblico-alvo: alvo Jovens dos 12 aos 18 anos Data prevista das ações: ações 9 e 16, 23 e 30 de Julho das 15h00 às 17h00 Local: Auditório da Biblioteca Municipal

LEITURAS MUSICADAS Esta ação pretende sensibilizar a comunidade para a literatura, onde convergem a leitura em voz alta, os livros e a música. As sessões serão efetuadas com a colaboração de artistas locais que nas diversas sessões acompanharão a leitura em voz alta com músicas e poemas musicados.

MICHAEL GONÇALVES Filho de pais portugueses, nasceu no Canadá, mas com naturalidade portuguesa. Licenciado em comunicação social, estagiou no Jornal de Noticias, tendo recusado o convite para ingressar nos quadros do JN, regressou ao Sarzedo onde se tornou empresário na área da criação dos caprinos. Desde sempre é participante ativo nas associações juvenis, tanto ao nível universitário como na comunidade onde se integra. A escrita tem sido um dos seus desígnios, tendo, para além da colaboração em vários jornais, publicado “Castanheiro dos Portos – uma árvore de interesse público em 2000; “Canto ao Sarzedo” em 2007 em colaboração com outros autores e “Paisagens de Eduardo Macieira” em 2010. Amante da natureza e do seu concelho é um membro ativo na sociedade Arganilense.

PúblicoPúblico-alvo: alvo Jovens/adultos Data prevista das ações: ações 4 de Julho das 14h30 às 15h30 Local: Auditório da Biblioteca Municipal

MANUEL FERNANDES Professor aposentado tem participado ativamente em projetos de voluntariado em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em França.

A LEITURA NAS ONDAS DO MAR Esta atividade desenvolver-se-á na Colónia de Férias que decorrerá na Figueira da Foz de 5 a 13 de Julho. Todos os dias, em hora a combinar, será feito um espaço de leitura, para crianças e adolescentes, entre os 6 e os 14 anos.

CLUBE LEITURA: “Livros e Leituras” O clube de leitura pretende ser uma tertúlia, um espaço de conversa sobre livros e partilha de leituras. A primeira conversa e leituras de Julho será orientada em torno de: o Concelho de Arganil ou a Beira Serra nas palavras dos escritores e poetas locais. A segunda terá lugar em Agosto onde se abordará o tema das Viagens e Férias na literatura, ir de Férias com os escritores.

As histórias escolhidas são «CONTOS DE FAJÃO» do Padre Nunes Pereira, ilustradas pelo autor e também livros relacionados com o Mar, Rio e Serra, assim como a «Lenda do Rio Mondego».

PúblicoPúblico-alvo: alvo crianças / adolescentes Data prevista das ações: ações 5 a 13 de Julho Local: Figueira da Foz - instalações do antigo seminário

PúblicoPúblico-alvo: alvo Público em geral Data prevista das ações: ações 18 de Julho 21h30/16 de Agosto às 21h30 Local: Esplanada do Café Teatro 1


5ª EDIÇÃO DO CONCURSO “VIVER A LEITURA” Realizou-se no passado dia 4 de Junho a 5º edição do concurso Viver a Leitura, organizado pelas Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Arganil, Prof. Eulália Nunes e Prof. Maria João Cavaleiro. Estiveram presentes alunos da escola nº 2 de Arganil e alunos da Escola Mendes Ferrão em Coja. O concurso decorreu em 3 fases, as duas primeiras foram realizadas nas respetivas escolas e a final realizada no Auditório da Biblioteca Municipal. Foram finalistas 10 alunos e alunas que representavam as turmas do 5º, 6º,7º, 8º e 9º ano das escolas representadas. O concurso foi mais uma festa da leitura, proporcionando bons momentos de prazer ao ouvir ler textos e poemas com que os concorrentes deliciaram a assistência. Mas como é um concurso, o júri constituído pela Dra. Ana Cabral que representava a Rede de Bibliotecas escolares, o Dr. Kevin Barardo que representava a Associação de pais do agrupamento, a Dra. Leonor Simões que representava o Agrupamento de Escolas e a Dra. Rita Cunha técnica superior de animação da Biblioteca Municipal de Arganil, teve a difícil missão de escolher os vencedores. Estes foram: no 2º ciclo, o José Pedro Cerejeira em primeiro lugar (5º ano de Coja), em segundo lugar o João Pedro Dias (6º ano de Coja) e em terceiro lugar o António Macieira (5º ano de Arganil). Em primeiro lugar do 3º ciclo foi ganho pela Alexandra Martins (8º ano de Arganil), o segundo lugar foi atribuído ao Daniel Ricardo (7º ano de Arganil) e o terceiro lugar à Joana Silva (9º ano de Arganil).

TEATRO NA BIBLIOTECA ALBERTO MARTINS DE CARVALHO No passado dia 24 de Maio, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja e no âmbito do projeto “Bibliotecas com a Terceira Idade”, assistiu-se a um belo momento de expressão dramática, com a peça de teatro intitulada “O Casamento da Gata”, realizada pelos utentes do Centro Social e Paroquial de Coja, adaptada da obra com o mesmo título, da autoria de Luísa Ducla Soares. Teve como principal objetivo e de uma forma lúdica, apresentar um trabalho conjunto entre a BAMC e o CSPC, na pessoa da Dr.ª Telma Gama, onde a leitura, a expressão dramática e plástica, foi previamente desenvolvido em várias atividades com os idosos. Antes de se iniciar à representação da peça, a Exma. Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura, Dr.ª Paula Dinis, agradeceu a todos os presentes a visita à BAMC, assim como deixou palavras de incentivo para que, mais atividades como esta se repitam, de forma a que a Biblioteca seja sempre um espaço de cultura, encontro e contacto com outras gerações, promovendo igualmente a partilha de saberes. Estiveram presentes utentes dos Centros de Dia de Coja e Anseriz, assim como as Técnicas Responsáveis das IPSS, Dr.ª Dina Gonçalves e Dr.ª Joana Saraiva e a Animadora Dr.ª Telma Gama que foi a responsável pela encenação, ensaio e elaboração em conjunto com os utentes de todos os adereços utilizados nesta atividade. No final deste evento, os utentes do CSPC brindaram o público presente, com algumas canções populares. 2


LER + JOVEM Ler e partilhar, prazer a dobrar é o nome do projeto com que o Agrupamento de Escolas de Arganil se candidatou ao concurso nacional Ler + jovem que o Plano Nacional de Leitura organizou. A razão por que o Agrupamento de escolas de Arganil se candidatou a este projeto tem a ver com a dinâmica que há vários anos se desenvolve no concelho de Arganil à volta da leitura. 1- Realizamos desde há 6 anos concursos de leitura expressiva para o 1º, 2º e 3º ciclos, por isso, os jovens que hoje frequentam o ensino secundário tiveram já um percurso de leitura que tinha todo o interesse manter vivo e daí a importância deste projeto. Para além do público jovem, a Biblioteca Municipal já trabalha em projetos de leitura para públicos adulto e seniores, tendo protocolos estabelecidos com as várias instituições de Solidariedade Social existentes no Concelho e que por esse motivo são parceiros naturais neste projeto. 2- Um dos objetivos operacionais do Projeto Educativo do Agrupamento é a dinamização do Plano Nacional de Leitura e tem por opção o ensino e treino da leitura como prioridade, pela transversalidade a todo o currículo. Tem como estratégia a dinamização de sessões de leitura, com a colaboração da equipa das bibliotecas escolares e do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, oferecido pela Câmara Municipal.

O projeto apresenta 3 áreas de interesse, com atividades que se foram desenvolvendo ao longo do ano: Ler e Partilhar com a Rádio no Ar – programas de rádio em que a temática é a leitura / cultura Ler e Partilhar com as Redes Sociais – para o público em geral sobre temáticas culturais Ler e Partilhar com Solidariedade – Centros de dia / lares

Aproveitando o trabalho já desenvolvido pela Biblioteca Municipal no Centro de Dia de Sarzedo e Lares de Terceira Idade de Arganil e Folques, os jovens, acompanhados pelo técnico da Biblioteca Municipal e pela Prof.ª Bibliotecária Eulália Nunes desenvolveram com grupos de idosos (média de 12) atividades de promoção da leitura e da oralidade. - Levaram livros que, em parceria com a BP ou BE, ficaram em empréstimo domiciliário para que os idosos possam ler entre visitas. - Levaram um tema preparado do agrado dos idosos de acordo também com a época – vindimas, carnaval, santos populares, natal, etc.- que serviu de motivo para uma conversa levando os idosos a falar das suas vivências e gostos. Foram feitas recolhas de canções em suporte digital, contos, adivinhas e outros. - Os jovens aproveitaram estas temáticas para fazer diversas leituras e convidar os idosos a ler. 3


Um espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos! De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Através da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura voluntária! Ler e aprender por prazer! TEMA EM DESTAQUE:

FÉRIAS DE VERÃO LEITURAS E DIVERSÃO Durante as férias os momentos de descanso são aproveitados de todas as formas possíveis. Na praia, numa esplanada, à beira rio ou até em casa. É tempo de diversão e neste tempo há tempo para tudo. Escolhe um livro, uma revista e aproveita para pôr as leituras em dia: sem obrigações, sem pressas ou pressões. Lê apenas pelo prazer de ler! Aqui tens algumas sugestões de leitura, e se não te identificares com nenhuma podes sempre aceder ao Blog Leituras Cruzadas ou ao catálogo concelhio para escolher o livro que mais se adequa ao teu gosto e perfil! O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder O Mundo de Sofia, editado pela primeira vez em 1991 é um dos livros que continua a encantar todo o tipo de leitores. Quem és tu?, De onde vem o mundo?, Haverá uma vontade e um sentido por detrás daquilo que acontece? Estas são algumas das perguntas colocadas a Sofia durante aquilo que irá ser um verdadeiro curso de filosofia e em simultâneo um romance fascinante e surpreendente. Oliver Twist de Charles Dickens Obra maior de Charles Dickens, Oliver Twist destaca-se pelo seu realismo, retratando pela primeira vez a rudez dos gangs londrinos, até então descritos com glamour e romantismo. Ladrões, assassinos, mentes perversas, prostitutas, a dureza da vida na sarjeta num mundo sem esperança povoam o universo de Oliver Twist, o órfão que personifica a resistência ao sofrimento à corrupção e à luta pela vida que faz dele um verdadeiro sobrevivente. O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca de Ana Pessoa De acordo com a autora “O Caderno Vermelho é, antes de mais, um caderno de apontamentos. Não é um diário com um discurso intimista e angustiado. É um caderno, no qual a N, lutadora, explora a sua criatividade e se liberta. Escreve sobre o irmão, sobre o karaté, sobre as amigas, mas também sobre o método científico, sobre o próprio caderno e inventa histórias que não têm nada que ver com o seu dia-a-dia. É uma personagem forte e autoconfiante, não anda mal com o mundo. Mas questiona-se sobre ele”.

4

O recruta de Robert Muchamore Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais... mas não são. Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente. Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM. James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta. A aventura está a começar. Fonte: www.portoeditora.pt O rapaz do pijama às riscas de John Boyne Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. (…) certo dia (…)resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho (…) vestido com o pijama às riscas … Fonte: www.wook.pt O conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas A história de um homem bom a quem roubam a liberdade e o amor. Um homem que regressará coberto de riquezas, vingador impiedoso e infalível, para além de toda a lei humana ou divina. Edmond Dantés quer reaver a mulher que amara, vingar-se dos seus inimigos, desafiar o destino…

Boas férias e Boas Boas leituras! COMENTÁRIOS E SUGESTÕES: Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou critica, ou ainda colaborar com textos literários da tua autoria, podes fazê-lo enviando um e-mail para bibarganil@cm-arganil.pt


ESPAÇO INFANTIL Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho AS FÉRIAS DE VERÃO ESTÃO A COMEÇAR E NA BIBLIOTECA VAMOS ESTAR! Atividades a decorrer em julho, inscreve-te e participa! JOGOS E TORNEIOS ESTA ATIVIDADE PRETENDE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS EM JOGOS DE TABULEIRO OU JOGOS VIRTUAIS. FOMENTAR O ESPÍRITO DE GRUPO, DESENVOLVER A CONCENTRAÇÃO, A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE, FUNDAMENTALMENTE PRETENDE-SE A PARTILHA DE CONHECIMENTOS, ESTRATÉGIAS E SABERES. PARTICIPA INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO E TENTA A TUA SORTE! TORNEIO DE DAMAS, XADREZ, 8 BALL MULTIPLAYER (…) Às segundas-feiras: 1, 8, 15, 22 e 29 de julho

ORA CONTO EU ORA CONTAS TU… Os objetivos deste encontro com histórias, emoções e muitas peripécias são de despertar nas crianças o gosto pelo livro e o prazer de ler; estimular a sensibilidade, a criatividade e a imaginação; proporcionar o contacto com os diversos suportes de leitura e dar a conhecer a vida e obra de escritores portugueses e estrangeiros que escrevem para crianças. Às terças-feiras: 2, 9, 16, 23 e 30 de julho

“O MUNDO DAS HISTÓRIAS” Este será um espaço de partilha de leituras e de convívio com os livros. As histórias oferecem novas experiências e aventuras cujo enredo nos leva a uma viagem sobre a Saúde oral. Para ler e ouvir ler, viver e aprender, sonhar e saborear! Às quartas-feiras: 3, 10, 17 de julho

“ESTÓRIAS DE ENCANTAR E DENTES A BRILHAR!” Esta é uma oficina de escrita que pretende estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Através do jogo de cartas do Kit SOBE “Mostra o teu sorriso” os participantes serão convidados a inventar e caracterizar novas personagens, espaços, ações e aventuras, mistérios e magias com os nossos super-heróis. As cartas serão escolhidas de forma aleatória, num total de 8 cartas e servem de pistas lúdicas e dinâmicas para a elaboração de um novo conto criado pelo grupo! Estas cartas têm um mistério: uma espécie de magia que advém do facto de terem imagens sugestivas e palavras fortes e poderosas. Participa neste desafio criativo e divertido! Às quartas-feiras: 24 e 31 de julho

QUEM MAIS SABE, MAIS ACERTA… Para testar os conhecimentos de todos os interessados vamos levar a cabo um conjunto de jogos sobre cultura geral. Assim todas as semanas, os participantes devem inscrever-se e participar no concurso que se joga divididos em grupo. O animador faz perguntas alternadas aos concorrentes. A primeira fase contempla perguntas sem resposta e a segunda fase perguntas com três opções de resposta. Os participantes deverão responder ao maior número de perguntas de forma correcta. Quem obter maior pontuação vence o jogo. Ás quintas-feiras: 4, 11, 18, 25 de julho

Os teus Avós DIA 26 DE JULHO COMEMORA-SE O DIA DOS AVÓS E NESTE DIA TODAS AS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A BIBLIOTECA FAZEM UM CONVITE AOS SEUS AVÓS PARA IREM À BIBLIOTECA. FAR-SE-Á UMA VISITA GUIADA PARA OS AVÓS, ÀS DIFERENTES SALAS QUE COMPÕEM A BIBLIOTECA PARA QUE ESTES A CONHEÇAM E POSSAM USUFRUIR DE TUDO O QUE ELA OFERECE. OS NETOS CONTAM UMA HISTÓRIA, LÊEM UMA POESIA, UMA LENGALENGA OU UMA ADIVINHA AOS SEUS AVÓS. E OS AVÓS RETRIBUEM COMO UMA HISTÓRIA DO SEU TEMPO, UMA EXPERIÊNCIA, UMA AVENTURA. DE SEGUIDA, CONVIDARÃO OS AVÓS A INSCREVEREM-SE NA BIBLIOTECA E A ESCOLHEREM UM LIVRO PARA LEVAR PARA CASA. Biblioteca Municipal de Arganil e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho: 26 de Julho

CINEMA Esta actividade pretende proporcionar ao público infanto-juvenil, um ciclo de cinema composto por filmes de animação, de diferentes géneros e temas. Sessões que ofereçam ao utilizador momentos lúdicos, de entretenimento e prazer. Às sextas-feiras: 5, 12, 19 de julho As atividades decorrem em duas sessões: manhã às 10.30h e à tarde às 14.30h PARA TE INSCREVERES NAS ATIVIDADES DEVES DIRIGIR-TE AO BALCÃO DAS BIBLIOTECAS OU ATRAVÉS DOS CONTACTOS:

Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil: 235 200135 / e-mail: bib-arganil@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18.30h e sábados das 9.30h às 13h

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho (Coja): 235 729489 / e-mail: bibamc@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h 5


ESPAÇO INFANTIL Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

SUGESTÕES DE LEITURA QUEBRA-CABEÇAS SOBRE MATEMÁTICA um livro da autoria de Margaret C. Edmiston. Publicado pela editora Replicação em 2010 (3ª edição). Desafios com números, enigmas divertidos! Para decifrar durante as férias de verão. “Entre no mundo maravilhoso de Pim, uma terra onde precisará de ter aptidões matemáticas para sobreviver! Embora lá vivam gnomos, minotauros, reis e feiticeiros amigos, também encontrará assustadores duendes, temíveis dragões, gatos alados e outros monstros. O pior de tudo são os “glubos”, que adoram comer seres humanos. Que o Espírito dos Grandes Matadores de Dragões esteja consigo, pois encontra-se prestes a enfrentar perto de 80 diabólicos desafios com números - todos emocionantes e divertidos! -Tente calcular o peso do Alaranto, o dragão bebé que pesa 1000 quilos mais dois terços do seu próprio peso. -Conte o número de gatos alados e descubra o preço dos bombons. -Leia a história de uma competição de feiticeiros e faça os cálculos matemáticos por detrás de uma série de transformações mágicas. Se tiver dificuldades e precisar de ajuda, utilize as Pistas. Confira a sua resposta pelas soluções”. Fonte: contracapa do livro

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projectos relacionados com Temas Científicos nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

EXPRESSÕES COM HISTÓRIA Um livro de Alice Vieira com ilustrações de Ricardo Cabral, editado pela Texto Editores em 2012. “Na casa do Pedro há tantas histórias para contar como perguntas ele tem para fazer. No meio de conversas quotidianas, surgem expressões idiomáticas que o Pedro não consegue perceber e que dão azo a risota e a histórias que até metem Romanos e dinossáurios! Porque há sempre uma explicação para as frases que usamos mesmo sem saber porquê. E, como de pequenino é que se torce o pepino, o Pedro vai ficar a saber porque é que se exclama «Eureka!», se corre a «tirar o pai da forca», se dizem coisas «com sete pedras na mão» ou se «fazem ouvidos de mercador». Com a mestria das palavras de Alice Vieira e a magia das ilustrações de Ricardo Cabral, este livro explica-nos em pequenas histórias o significado e a origem destas e de tantas outras expressões, que tu, tal como o Pedro, certamente já ouviste.” Fonte: contracapa do livro

CURIOSIDADES…SABIAS QUE? Um dicionário (palavra que vem do latim “dictionarium”) é uma recolha, por ordem alfabética, das palavras de uma língua, com a sua explicação. Foi o italiano Ambrogio Calepino quem publicou, em 1502, o primeiro dicionário alfabético que se conhece. Mas logo em 1563 o português Jerónimo Cardoso publicava o “Dictionarium Latino-Lusitanum et viceversa Lusitanico-Latinum”. Os jesuítas portugueses elaboraram um “Vocabolário da lingoa de Japam” publicado em Nagasaki, Japão, em 1603. Fonte: “Abecedário dos inventos ou uma velha que tinha um gato” escrito por António Gomes de Almeida. Editado pela Bertrand em 1993.

VÊ LÁ SE SABES – PASSATEMPOS 1 – No dia 23 de julho de 1920 nasceu Amália Rodrigues. Em que atividades se destacou? - Fadista e atriz - Professora e ginasta 2 – Os primeiros a fazer o recenseamento das populações foram os chineses, 4 séculos antes de Cristo. - Verdadeiro - Falso 3 – Foi o alemão Wilhelm Roentgen quem descobriu, em 1895, os Raios-X, pelo que receberia o Prémio Nobel em: - 1901 - 1908 ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA bib-arganil@cm-arganil.pt E TERÁS UMA SURPRESA! 6


EXPOSIÇÃO “ANA FRÓIS DESENHOS” Esteve patente no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil a exposição “Ana Fróis Desenhos”. Composta por 39 desenhos sobre temas variados, a exposição revela uma sensibilidade apurada para os temas da natureza. Criados de forma singela mas cativante, num equilíbrio de cor e de forma, os desenhos resultam em arte que modifica o olhar de quem os admira. Para quem não pode visitar a exposição, os desenhos encontram-se à venda no sítio: http://society6.com/AnaFrois

DESTAQUES “AS CRIANÇAS E A ARTE NO CENTRO ESCOLAR DE S. MARTINHO” Átrio da Biblioteca Municipal de Arganil De 4 a 31 de Julho O projeto, relacionado com as artes, e em particular com a pintura, repartiu-se, ao longo dos três períodos escolares, com o propósito de, numa primeira fase, explorar a origem das cores e as variadas formas de as utilizar na pintura, e, sequentemente, tomar conhecimento de algumas manifestações desde a arte PréHistórica à arte Contemporânea. Neste sentido, os alunos realizaram pesquisas na internet e consultaram livros relacionados com a pintura, tendo, igualmente, visualizado e manifestada opinião crítica sobre algumas obras de pintores famosos. Após a exploração teórica do tema em estudo, os discentes realizaram, individualmente e em grupo, réplicas dos quadros de Van Gogh, Joan Miró e Pablo Picasso.

LIVRO DO MÊS CRÓNICA DOS BONS MALANDROS DE MÁRIO ZAMBUJAL Crónica dos Bons Malandros do jornalista e escritor português Mário Zambujal, editada em 1980 atingiu um grande êxito editorial e literário, tendo sido objeto de diversas reedições. O livro é uma divertida comédia repleta de humor e ironia e relata o quotidiano dos membros de uma quadrilha fora do comum, que recusava o uso de armas de qualquer espécie, tendo, simbolicamente, como chefe um homem com a alcunha de “pacifista”. O livro escrito numa linguagem simples, encontra-se dividido em nove capítulos que se estruturam do geral para o particular. A quadrilha composta por 7 membros - Renato, Marlene, Flávio, Silvino, Arnaldo, Pedro e Adelaide - planeia um assalto que "iria espantar o mundo" – o roubo de uma coleção de jóias de René Lalique da Fundação Calouste Gulbenkian… uma história rocambolesca que vale a pena ler. Crónica dos Bons Malandros foi adaptado ao cinema por Fernando Lopes em 1984 e subiu como musical aos palcos do teatro em 2011.

FICHA TÉCNICA EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil DIRECTOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves COORDENAÇÃO: Margarida Fróis TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita Cunha e Anabela Borges DESIGN: Alexandra Novais IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS NA BMMT e BAMC fotocópias; acesso gratuito à internet; utilização de computadores para trabalhos; impressão de documentos; ECDL - Centro de competências; centro virtual de informação nacional e europeia. Acesso gratuito à Internet sem fios digitalizações gratuitas

CONTACTOS: Biblioteca Municipal Miguel Torga Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil Tel.: 235200135 Fax: 235200136 www.bibliotecas.cm-arganil.pt bib-arganil@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h30 Sábados: 09h30 – 13h00 Biblioteca Alberto Martins de Carvalho R. Comendador Eduardo Francisco Filipe 3305-124 Coja Telefone: 235 729 489 bibamc.coja@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h00


Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil