Issuu on Google+

B

O

L

E

T

I

M

Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho FEVEREIRO 2014

ANO XVIII

NÚMERO 2

distribuição gratuita / a biblioteca on-line: www.bibliotecas.cm-arganil.pt


VERGILIO FERREIRA: entre a Ficção e a Filosofia Vergílio Ferreira, filho de António Augusto Ferreira e de Josefa de Oliveira, nasceu a 28 de Janeiro de 1916, em Melo, uma pequena aldeia do Concelho de Gouveia. Em 1926, com 10 anos, entra no Seminário do Fundão, onde esteve durante 6 anos. Experiência que lhe deixou marcas profundas e que ficcionou mais tarde em Manhã Submersa (1954). Depois de deixar o Seminário, termina os estudos liceais na Guarda em 1935, e no ano seguinte ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Filologia Clássica, concluindo a sua licenciatura em 1940. Em 1942 termina o estágio no Liceu D. João III, em Coimbra, e começa a leccionar em Faro, passa depois pelo Liceu de Bragança, e em 1945 ingressa como professor no Liceu de Évora, onde permanece durante 14 anos. Évora deixou profundas marcas em vários dos seus romances, com destaque para “Aparição”. Em 1946 casa com Regina Kasprzykowsky, professora polaca que se encontrava refugiada em Portugal e, com quem Vergílio ficaria até à sua morte. Durante os anos que viveu e leccionou em Évora, Vergílio Ferreira publicou diversos livros: Vagão J. (1946); Mudança (1948); A face sangrenta (1953); Manhã submersa (1954); Cântico Final (1956), entre outros. Autor de uma vasta obra no campo da ficção e ensaios, Vergílio Ferreira foi um autodidacta na escrita. Inicialmente ligado ao Neo-realismo, acabou por se desligar desse movimento literário, evoluindo a sua obra ficcional no sentido de uma temática existencialista e de um humanismo trágico. No campo do ensaio os textos de Vergílio Ferreira traduzem para além da interrogação filosófica sobre o destino do homem, uma reflexão sobre os problemas da arte e da civilização europeias. Na década de 1970 alguns dos seus romances são adaptados ao cinema: em 1974 Manuel Guimarães realiza um filme a partir de Cântico Final; em 1978 António de Macedo faz um filme do conto “Encontro” e em 1979 Lauro António adapta Manhã Submersa ao cinema, com a participação do próprio Vergílio Ferreira como reitor.

“Céu baixo, grosso, cinzento e uma luz vaga pelo ar chama-me ao gosto de estar reduzido ao fermento do que em mim a levedar é este estranho tormento de me estar tudo a contento, em todo o meu pensamento ser pensar a dormitar. Mas que há para lá do sonhar?” In: Conta Corrente 1

“Devo ter tido muitas obsessões. (…) Mas esta é fundamental: o problema de me interrogar sobre o meu destino, de dar significado a tudo o que me ocorre, ao mundo como ele me é. A vida tem a sua significação máxima nela própria e em nada do que a excede. A vida é um valor maior. É um absoluto. Foi esta a minha principal obsessão, aquela de que fui colhendo outras obsessões secundárias. Vergílio Ferreira, Ler, 08.09.1988

1


CONCURSO DE LEITURA Vai realizar-se a 8ª edição do concurso de leitura “Lê melhor quem Lê mais”. Este concurso, dirigido às crianças que frequentam o 4º ano nas Escolas do concelho, pretende ser um estímulo para o desenvolvimento de hábitos de leitura e um incentivo para o aprofundamento do prazer de ler.

Concurso de Leitura Lê melhor quem Lê mais 2014

b) - Segunda eliminatória será feita na Biblioteca da Escola. Será constituído um júri com três elementos em que dois são técnicos das Bibliotecas Públicas e um nomeado pelo Professor responsável da Biblioteca da Escola que os candidatos frequentam. Passará à final o melhor classificado de cada turma. c) - A Final decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, no dia 2 de Abril. O Júri será constituído por cinco elementos nomeados pelo Senhor Presidente da Câmara ou quem ele designar.

Norma para o concurso Artigo 1 Entidade promotora O concurso de Leitura “Lê melhor quem Lê mais” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Miguel Torga, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil e a Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura e a prática da leitura em voz alta nas crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade.

Artigo 5 Provas de seleção 1 - O concorrente apresentar-se-á a concurso com um texto da sua escolha do qual fará uma leitura em voz alta. 2 - Em seguida fará a leitura, em voz alta, de um texto que lhe será entregue no momento. A seleção do livro/texto é da responsabilidade da entidade promotora do concurso.

Artigo 2 Condições de participação 1 - Serão admitidas a concurso todas as crianças que frequentem o 4º ano de escolaridade nas Escolas do Concelho de Arganil. 2 – As inscrições decorrem até 7 de fevereiro de 2014. a) - As inscrições deverão apresentar o nome completo dos alunos e respetivas turmas/escolas e enviadas para o seguinte endereço de e-mail: rita.cunha@cm-arganil.pt.

Artigo 6 Pontuação 1 – A pontuação atribuída por cada membro do júri será feita logo após cada uma das leituras. 2 – A pontuação atribuída será de 1 a 5 pontos. 3 – O vencedor será aquele que obtiver maior número de pontos nas duas leituras.

Artigo 3 Critérios de seleção As provas a efetuar pelos concorrentes serão avaliadas segundo os seguintes critérios: - Leitura sem “atropelos”, em que se nota que a criança conhece e lê de forma natural as palavras. - Boa dicção, a criança para além de ler bem, pronuncia bem as palavras, demonstra que conhece perfeitamente os sons. - Tornar a leitura um prazer para quem ouve, a leitura é expressiva e há harmonia entre as palavras, os sons e os significados. - Grau de dificuldade do texto escolhido, as palavras que constituem o texto são de difícil articulação e o texto é complexo. - A qualidade do texto escolhido, qualidade literária, as palavras e os sentidos.

Artigo 6.1 Empate 1 - Neste caso os concorrentes farão a leitura de um novo texto que lhe será entregue no momento. A leitura será feita individualmente sem a presença dos outros concorrentes empatados. No final das leituras, o júri fará apreciação das mesmas e determinará o vencedor.

Artigo 7 Prémios 1 – Serão atribuídos prémios ao 1º, 2º e 3º classificados. 2 - Os prémios serão constituídos por livros. 3 – Os prémios serão entregues no final do concurso.

Artigo 4 Eliminatórias e Final 1 – O concurso decorre em duas eliminatórias e uma final: a) - Primeira eliminatória será feita em sala de aula e é da responsabilidade dos professores da turma. Passarão à eliminatória seguinte os três melhor classificados de cada turma.

Artigo 8 Calendário 1 - A primeira eliminatória decorre até 21 de fevereiro de 2014 2 - A segunda eliminatória decorre até 14 de março de 2014. 3 - A final realizar-se-á no dia 2 de abril de 2014.

2


DIA DA INTERNET MAIS SEGURA 2014 “Juntos Vamos Criar uma Internet melhor” 10 a 28 de fevereiro Comemora-se no dia 11 de Fevereiro de 2014 o Dia da Internet mais Segura, evento organizado pela REDE INSAFE e dinamizado em Portugal pelo CENTRO INTERNET SEGURA a que a Câmara Municipal de Arganil se quis associar com várias atividades que vão decorrer de 10 a 28 de Fevereiro na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, no Centro de Atividades Juvenil. O programa estender-se-á às Bibliotecas Escolares através do Grupo de Trabalho concelhio. Programa - Workshop “Utilizar segura(mente) a Internet” Destinado a alunos do 1º ciclo – 2 turmas no dia 14 de Fevereiro: 9h15 – 10h15 e 11h00-11h45 (a realizar na Biblioteca Municipal) Usar a Internet com segurança no dia a dia - Todos os computadores das BP, CAJ e BE terão no ecrã um post com informação sobre como utilizar em segurança a Internet. e-mail, um meio seguro de utilizar a internet - Por e-mail será enviada informação dirigida às crianças, jovens e aos pais sobre cuidados a ter com o uso da Internet (da responsabilidade da Biblioteca Municipal) A segurança projetada - De 10 a 28 de Fevereiro, no átrio da entrada das Bibliotecas Públicas e do CAJ será projetada informação sobre a temática. Serviço de Referência sobre Internet mais Segura - Neste período na Biblioteca Municipal e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja, entre as 10h00 e as 11h00 e as 15h00 e as 16h00 serão dados apoio e esclarecimentos a quem o solicitar. Aprender ao longo da vida - A Internet mais Segura na Terceira Idade - sessão com os idosos da Santa Casa e Centro Paroquial de Coja que venham às Bibliotecas Públicas tomar contacto com a Internet e ao mesmo tempo serem elucidados sobre a temática. (a realizar na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho - Coja) Divulgar práticas seguras na utilização da Internet - Será publicada uma notícia no Portal das Bibliotecas com ligações a vários sites de Internet Segura. Esta notícia será também partilhada através da página do Facebook da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares. Internet mais segura em papel - Espalhar nas mesas das BP, CAJ e BE tiras em banda desenhada, disponíveis no site do segura net. (atividade da responsabilidade da Biblioteca Municipal)

As atividades desenvolvidas terão por base a informação disponível no sitio da Internet Segura em http://www.seguranet.pt/semana2014 3


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Fase Concelhia O Agrupamento de Escolas de Arganil concorre pela 1ª vez a este grande evento que é o Concurso Nacional de Leitura com 3 escolas: Escola secundária de Arganil; Escola Básica nº 2 de Arganil e Escola Básica Prof. Mendes ferrão de Coja. A primeira fase já se realizou e estão escolhidos os alunos que vão participar na fase distrital e que são: Alunos selecionados na Escola Básica n.º 2 de Arganil Francisco Abreu Mateus Francisco Rafael Gonçalves Afonso Joana Sofia Figueiredo Costa

Alunos selecionados na Escola Professor Mendes Ferrão de Coja Joana Andreia Castanheira Moreira Bárbara Inês Santos Silva Lindsey Millie Louise Salter

Alunos selecionados na Escola Secundária de Arganil Maria Gabriela Costa Sandra Almeida Beatriz Pimentel

De referir que todos ou quase todos estes alunos passaram já pelos dois concursos de leitura que se realizam no concelho: “Lê melhor quem Lê mais” dirigido aos alunos do 4º ano que vai na 8ª edição; “Viver a Leitura” dirigido aos alunos que frequentam o 2º e 3º ciclo e que realiza este ano a sua 6ª edição.

“BIBLIOTECAS COM A TERCEIRA IDADE” e “LER E PARTILHAR COM SOLIDARIEDADE” Decorreu no dia 30 de Janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil o encontro anual dos idosos dos Centros de Dia e Lares de Idosos que participam no projeto da Biblioteca Municipal “Bibliotecas com a Terceira Idade” e com o Agrupamento de Escolas de Arganil no projeto “Ler e Partilhar Prazer a Dobrar”. Foi uma tarde divertidíssima para todos os que assistiram. Os jovens alunos da Escola Secundária de Arganil leram poemas e contos, dançaram, cantaram e tocaram. Participaram 3 turmas: 11.º C - Leitura do poema “Meu querido, meu velho, meu amigo”, Roberto Carlos - “Poema da Autoestrada”, António Gedeão - “Poema ao Idoso”, Esmeralda Santos

11.º B - “Poema ao Idoso”, Esmeralda Santos versão Instrumental e Ballet - “Mensagem à terceira idade”, Manuela Mourisca Martins - Versão Instrumental e Ballet - Dois contos tradicionais

10 D Profissional Animação Sociocultural/Turismo - Uma peça de teatro - Romeu e Julieta" na atualidade; - Um poema - 2 Músicas com acordeão.

Os idosos responderam da mesma maneira com músicas e canções, histórias e poemas. Estiveram presentes idosos que frequentam os Lares da Santa Casa de Arganil e da Assistência Folquense e os Centros de Dia de Sarzedo, Cepos e Secarias. No final os mais novos e os mais velhos dançaram numa alegria esfusiante que só a juventude de uns e de outros proporciona. Para terminar houve um grande lanche partilhado por todos, de fazer crescer água na boca. 4


Um espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos! De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Através da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura voluntária! Ler e aprender por prazer!

TEMA EM DESTAQUE:

DIA DE S. VALENTIM OU DOS NAMORADOS No dia mais romântico do ano aproveita para celebrar o amor! Aproveita a ocasião e surpreende as pessoas de quem gostas com pequenos gestos: um postal, um poema ou um abraço!

TEMPO PARA A POESIA: Para não Deixar de Amar-te Nunca Saberás que não te amo e que te amo pois que de dois modos é a vida, a palavra é uma asa do silêncio, o fogo tem a sua metade de frio.

O dia da Internet Segura comemora-se a 11 de Fevereiro com o objetivo de promover uma utilização mais segura e mais responsável da tecnologia on-line e dos telemóveis, principalmente entre as crianças e os jovens. Este ano o mote para assinalar a data é:

Amo-te para começar a amar-te, para recomeçar o infinito e para não deixar de amar-te nunca: por isso não te amo ainda.

“Juntos vamos criar uma Internet melhor”

Amo-te e não te amo como se tivesse nas minhas mãos a chave da felicidade e um incerto destino infeliz.

ALGUMAS DICAS PARA UMA UTILIZAÇÃO SEGURA DA INTERNET

O meu amor tem duas vidas para amar-te. Por isso te amo quando não te amo e por isso te amo quando te amo.

 Não abrir mensagens de remetentes desconhecidos;  Desconfiar de tudo o que vem por e-mail;  Nunca fornecer informações pessoais ou financeiras por e-mail ou por meio de formulários aos quais chegou clicando em links recebidos por e-mail;  Nunca clicar em links recebidos por e-mail. Digitar sempre o endereço no navegador;  Conferir o certificado de segurança. Páginas que permitem a troca de informações sigilosas devem assegurar que os dados fornecidos sejam criptografados.  Cuidado ao abrir qualquer arquivo anexo aos emails, independentemente de quem o enviou;  Cuidado com arquivos executáveis. Muitos atrativos disponibilizados na internet, como música, filmes, etc., podem ocultar tentativas de ataques.  Desconfie sempre das ofertas boas demais para serem verdade;  Mantenha-se a par dos golpes e ataques praticados na Internet;  Utilize o bom senso.

Pablo Neruda, in "Cem Sonetos de Amor" Nota biográfica: Pablo Neruda: Nome literário do poeta, diplomata e marxista chileno Neftalí Ricardo Reyes Basoalto. Nasceu a 12 de Julho de 1904 em Parral, no Chile, e morreu a 23 de Setembro de 1973, em Santiago. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1971.

SUGESTÕES DE LEITURA: DYSON, Esther - Comportamento e Ética na Internet. Lisboa : Circulo de Leitores, 1998. 333 p. ISBN 972-42-1783-3 PONS, Michèle Mira - A Internet passo a passo. [1ª ed.]. Lisboa : Miosótis, 2005. 47, [1] p. ISBN 972-8779-40-2 FERRO, Rita ; GAUTIER, Marta - Desculpe lá, mãe : cartas na mesa. 7ª ed. Lisboa : Contexto, 1999. 262 p. ISBN 972-575235-X NERUDA, Pablo, pseud. - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada. 7ª ed. Lisboa : Dom Quixote, 1977. 111 p.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES: Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou critica, ou ainda colaborar com textos literários da tua autoria, podes fazê-lo enviando um e-mail para bib-arganil@cm-arganil.pt

5


ESPAÇO INFANTIL Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

SUGESTÕES DE LEITURA No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet mais Segura. Para sensibilizar as crianças e jovens para a temática da Internet Segura apresentamos sugestões de leitura que nos permitem compreender melhor a forma como devemos utilizar esta ferramenta, os cuidados a ter e como funciona.

“A INTERNET PASSO A PASSO” “Correio electrónico, fornecedor de acesso, motor de busca, fórum de discussão ou chat, o vocabulário da Internet já te parece familiar. Esta fantástica ferramenta de comunicação com o mundo inteiro não é, no entanto, mágica. Este livro far-te-á descobrir a sua origem e a sua história, dar-te-á conselhos para teres acesso à rede, navegares e melhor encontrares o que procuras. Permitir-te-á apreciar as suas qualidades e também medir os respectivos limites e riscos”.

“A Internet passo a passo” Textos de Michèle Mira Pons e ilustrações de Henri Fellner. Editado pela Miosótis em 2005.

World Wide Web A World Wide Web é como um grande livro com milhões de páginas. Muitas destas páginas têm cor, som e imagens que se movem. As páginas chamam-se websites ou apenas sites. Qualquer um pode ter uma website e nela colocar informações sobre si próprio. As empresas têm websites que informam as pessoas sobre os produtos que fabricam. Todos aqueles que têm um website têm um endereço.

Fonte: contracapa do livro

“A Internet: Aprende com o Rato”

Texto de Chris Ward-Johnson Editado pela Texto Editora em 1999

“Este guia dá-te a conhecer tudo o que precisas de saber sobre a Net. Juntamente com a ajuda do rato, podes aprender as técnicas básicas para navegar na Internet. Inclui ainda um glossário com termos sobre a Internet.”

Fonte: contracapa do livro

Fonte: contracapa do livro

Internet para Jovens! Guia básico para navegar na Internet Um livro que reúne informação acerca das histórias da Internet, a vida na Internet, como ficar online e o que fazer e como circular no Ciberespaço. Estes são alguns dos temas abordados para além desta obra incluir um guia para pais e professores. Navega nesta aventura e descobre como tudo funciona… Fonte: contracapa do livro Ted Pedersen & Francis Moss. Tradução e adaptação de Graça Simões. Editado pela Veja em 1997

Visita a Sala Infantil e juvenil da Biblioteca Municipal e descobre as várias sugestões de leitura que temos para ti relacionadas com a Internet. Uma exposição intitulada “Navega em segurança!” estará patente até ao final do mês de fevereiro. Clarifica as tuas dúvidas, descobre novos instrumentos, desfruta da Internet e navega em segurança!

VÊ LÁ SE SABES – PASSATEMPOS 1 – Pesava 13 toneladas e nem sequer tinha ecrã. Estas eram algumas das características do primeiro computador comercial da história. Qual era o seu nome? - UNIVAC 1 - CAVIN 11 2 – Na linguagem informática, o que significa PC? - Personal computer (em inglês, significa computador pessoal) - Pessoa coletiva ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA bib-arganil@cm-arganil.pt E TERÁS UMA SURPRESA! 6


DESTAQUES Virgilio Ferreira: entre a Ficção e a Filosofia Vai estar patente de 3 a 20 de Fevereiro, no Átrio da Biblioteca Municipal uma exposição sobre a vida e obra de Virgílio Ferreira. Esta exposição da autoria da Biblioteca Municipal de Arganil estende-se por 7 cartazes e pretende lembrar o autor de manhã submersa comemorando o seu nascimento que se comemora a 28 de Janeiro. Esta exposição passou durante o mês de Janeiro pela Biblioteca Escolar da Escola Básica nº 2 de Arganil, Escola Básica Prof. Mendes Ferrão em Coja e Escola Secundária de Arganil.

Dia Internacional da Língua Materna A Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil vai comemorar o Dia da Língua Materna no dia 21 de Fevereiro com uma exposição no Átrio da Biblioteca Municipal onde estarão patentes vários documentos que atestam a evolução da língua ao longo dos séculos. Realizar-se-á também uma palestra proferida pelo Prof. José Ramos Mendes sobre a “Evolução da Língua Portuguesa através dos Tempos” que se realizará na Sala Multimédia da Escola Secundária, pelas 10.30. REGINA SANTOS

SEPULCRO

Lançamento do livro No próximo dia 22 de Fevereiro vai realizar-se, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, pelas 16h00, o lançamento do livro “Sepulcro” de Regina Santos.

Voluntários da leitura Dia 8 de Fevereiro na Sala da Hora do Conto vai realizar-se mais uma sessão dos “Companheiros da leitura” com a Voluntária Anabela Seco. Não se esqueça de vir à biblioteca e trazer os seus filhos para mais uns momentos mágicos de leitura.

Nascer a Ler Sessões na Biblioteca Municipal e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho dirigidas aos Bebés e aos seus pais. 6 e 20 de fevereiro – Coja e 13 e 27 fevereiro – Arganil

Biblioteca com a Terceira Idade Durante o mês de Fevereiro vão realizar-se encontros de leitura com os idosos nos centros de dia e lares de: dia 5, Santa Casa da Misericórdia dia 7, Centro de Dia do Barril de Alva dia 11,Centro Social Paroquial do Sarzedo dia 14, Centro de Dia da Benfeita dia 13, Assistência Folquense dia 21, Centro de Dia da Cerdeira dia 19, Centro Social de Cepos dia 27, Centro de Dia de Coja e Lar de Coja dia 27, Centro Dia Vila Cova de Alva dia 28, Centro de Dia de Anseriz

Pais e filhos Livros e ternura Este projeto que está a alcançar grande êxito junto das famílias de todo o concelho vai continuar a realizar-se de quinze em quinze dias nas BE das Escolas do 1º ciclo e pré-escolar de Arganil, Coja, Pomares, S. Martinho da Cortiça, Sarzedo e Pombeiro da Beira. FICHA TÉCNICA EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil DIRECTOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves COORDENAÇÃO: Margarida Fróis TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita Cunha e Anabela Borges DESIGN: Alexandra Novais IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS NA BMMT e BAMC fotocópias; acesso gratuito à internet; utilização de computadores para trabalhos; impressão de documentos; ECDL - Centro de competências; centro virtual de informação nacional e europeia. Acesso gratuito à Internet sem fios digitalizações gratuitas

CONTACTOS: Biblioteca Municipal Miguel Torga Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil Tel.: 235200135 Fax: 235200136 www.bibliotecas.cm-arganil.pt bib-arganil@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h30 Sábados: 09h30 – 13h00 Biblioteca Alberto Martins de Carvalho R. Comendador Eduardo Francisco Filipe 3305-124 Coja Telefone: 235 729 489 bibamc.coja@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª: 9h00 – 18h00


Boletim das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil