Automação de Sistemas e Robótica - Fernando Pazos

Page 126

Também são utilizados, com o mesmo princípio, acelerômetros que utilizam como sensor de distância um sensor capacitivo ou um cristal piezoelétrico. Também existem os baseados na medição de força com strain gauges.

4.13) Sensores de gases Toda indústria que trabalha com qualquer tipo de gás tem interesse em medir a quantidade deste na atmosfera ou em recintos fechados, para o caso de vazamento, fato que sempre ocorre em pequena escala. O princípio destes sensores está baseado na combustão do gás num pequeno recinto, dentro de um dispositivo em comunicação com o ambiente. O gás no ambiente penetra neste dispositivo, partindo da suposição que a concentração dentro dele será a mesma do que fora. Esse recinto está preenchido por um volume poroso de óxido de alumínio cristalizado (Al2 O3), que, esticado, conforma uma superfície de centenas de metros quadrados. Esse material é fundido em torno de um filamento. No interior, isto é, na superfície interna dessa esponja, é depositado um elemento catalisador por meio de um processo químico. Assim, ao aquecer o filamento por meio da circulação de uma corrente elétrica, existirá uma grande superfície do catalisador numa temperatura que propicia a reação do gás com o ar. Ele entra em combustão e aquece o ambiente, e a temperatura é medida por um filamento de platina (ver sensores de temperatura). A temperatura do filamento de platina será proporcional à concentração de gás no ambiente.

Figura 4.23: Diagrama esquemático de um sensor de gás combustível

4.14) Outros tipos de sensores Serão mencionados a continuação outros tipos de sensores menos utilizados nas indústrias automatizadas, em geral, por detectarem grandezas físicas atípicas ou por não terem simplesmente uma aplicação industrial específica.

117


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.