EFEITO ANTIEMÉTICO DA METOCLOPRAMIDA, AQUAPUNTURA E FARMACOPUNTURA COM METOCLOPRAMIDA EM CÃES PRÉ-MEDICADOS COM MORFINA RESULTADOS PARCIAIS Alice R. de Oliveira1; Maíra Belli2; Natalia Celeita-Rodriguez2; Maria Luisa B. de Cápua3; Mariana W. Fonseca2; Stelio P. L. Luna1 1. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, SP, Brasil. 2. Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, SP, Brasil. 3. Instituito Bioethicus, Botucatu, SP, Brasil. aliceoliveira.br@gmail.com
Introdução
Resultados
Atualmente mais difundida no mundo ocidental, a medicina veterinária tradicional chinesa (MVTC) tem sido incorporada e adaptada a outras culturas e avanços tecnológicos. A estimulação de diferentes pontos em diferentes meridianos atuam e estimulam reações orgânicas, tendendo ao equilíbrio das funções do corpo.
Não foram encontrados diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para a redução de vômitos em cães pré-medicados com morfina. Apresentaram vômitos 37,5% dos animais no GM, 50% no GF e 83,3% no GA.
Conclusão
O objetivo deste trabalho foi comparar a eficácia do efeito antiemético da metoclopramida via SC, da aquapuntura e da farmacopuntura no Pc6.
Mais animais são necessários para confirmação de que a farmacopuntura com metoclopramida não apresenta efeitos sinérgicos para redução do vômito, assim como para a aquapuntura. A metoclopramida reduz efeitos antieméticos em cães pré-medicados com morfina via IM.
Material e métodos
Protocolo CEUA
Objetivo
Um estudo aleatório e prospectivo foi realizado utilizando-se 22 animais distribuídos entre três grupos experimentais: grupo farmacopuntura (GF) (n=8) 0,05 mg/kg de metoclopramida diluído a 0,5ml e distribuído bilateralmente nos acupuntos Pc6; grupo aquapuntura (GA) (n=6) utilizando solução salina NaCl 0,9% em volume correspondente a 0,5ml distribuído bilateralmente nos acupuntos Pc6; e grupo metoclopramida (GM) (n=8) 0,5 mg/kg de metoclopramida aplicada pela via convencional, subcutânea no dorso do animal. Após 30 minutos os animais receberam 0,5 mg/kg de morfina por via IM e foram avaliados por 15 minutos para incidência de vômitos e náusea.
Estudo aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais, UNESP (FMVZ) Botucatu - 0213/2018.
Farmacopuntura em Pc6