PLATAFORMAS Conferências A plataforma de conferências, conversas e painéis teve papel fundamental entre os componentes da 28ª Bienal: a proposta foi alimentar o Arquivo Histórico Wanda Svevo com uma reflexão sistematizada sobre as questões propostas pelo projeto em relação à história e ao papel da Bienal de São Paulo hoje, assim como ao modelo de exposição que se multiplicou por toda parte. Índice #1, p. 7; #3, p. 8; #6, pp. 3, 4, 5, 6, 7, 8; #8, pp. 6, 24.
Video Lounge Organizado pelo curador Wagner Morales, com a colaboração de Maarten Bertheux e Isabel García, o Video Lounge fez a conexão dos acontecimentos da Praça com o campo da reflexão e da pesquisa do 3º andar. Estava composto de vídeos históricos sobre performances de artistas que se apresentaram no Térreo, de todos os registros feitos durante a 28ª Bienal (conferências, performances, workshops), assim como de uma programação temática desenvolvida a partir de um olhar sobre o trabalho dos artistas participantes. O Video lounge pôs em movimento a noção de história, ao reunir material de diferentes naturezas (documentos existentes e vídeos produzidos diariamente durante a mostra), formando um grande arquivo de vídeos, apresentado ao público em três formatos: os nichos do Video lounge, no 1º andar, juntamente com os serviços da 28ª Bienal (monitoria, informações, guarda-volume), a programação de filmes e vídeos apresentados no auditório e a videoteca, ambos no 3º andar. Índice #1, p. 7; #2, pp. 3, 8, 9, 10; #3, p. 10.
Educativo
Os serviços educativos da 28ª Bienal se caracterizaram por ações pontuais (Programa Ambulante, Formação de Professores, Educadores em Sala), envolvendo a memória e a experiência não apenas de uma mostra de arte contemporânea, mas oferecendo a possibilidade de um conhecimento aprofundado do lugar onde ela ocorre, do sistema cultural em que ela se inscreve e dos conceitos com que trabalha. A orientação pedagógica foi desenhada por artistas e educadores envolvidos com o ensino da arte e com o desenvolvimento e a difusão da experiência artística. Índice #8, pp. 6, 7, 24.
PLANTA LIVRE Índice #1, pp. 6, 7; #3, pp. 10, 18, 19; #8, p. 10.
As fotos dos detalhes das obras reproduzidas nestas páginas são de Amilcar Packer, Rogério Canella, Autumn Sonichsen, Maurício Reugenberg, Patrícia Stavis
28b --------9 sexta-feira 19.12.2008
19