Boletim Informativo da Biblioteca
Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” - Penedono Escola Básica Álvaro Coutinho,”O Magriço” – Serviços de Biblioteca Ano XIII– Nº 49– Mensal – dezembro 2013 Distribuição Gratuita
O Natal pelo Mundo Suécia Brasil
Japão
Na véspera de Natal sueca come-se smörgåsbrod (um tipo de pão), enchidos, pé de porco recheado, peixe (lutfisk - bacalhau seco em molho de natas) e pudim de arroz. É o final de um período de jejum. Depois da Ceia abrem-se as prendas ao lado da árvore. São trazidas pelo Julomten (um gnomo que vive no celeiro), que cuida da casa e dos animais No Dia de Natal, quando é possível, vai-se em corridas de trenó à Missa. Quem ganhar terá boas colheitas.
As tradições do Natal brasileiro são muito semelhantes às do Natal português. O Papai Noel é quem traz os presentes, e segundo se diz, vive na Gronelândia, mas quando chega ao Brasil põe roupa mais fresca, pois em dezembro é Verão no Brasil!
No Japão, o Natal não se celebra oficialmente, pois menos de 1% da população é cristã, mas esta festa respeita-se devido à influência ocidental que os japoneses tiveram ao longo da sua História. Por esta razão, e pela troca de prendas em sinal de paz e amizade, os japoneses integraram alguns destes costumes na sua cultura, incluindo a árvore de Natal e o peru.
Itália
Grécia Na véspera de natal as crianças vão de casa em casa cantando kalanda (cânticos de Natal) e dãolhes doces, frutos secos e prendas.
Na véspera de Natal, acendem-se velas e junta-se a família para a Ceia de Natal, que normalmente é peixe (que simboliza o jejum), mas podem ser de 10 a 20 pratos de peixe, todos diferentes! Em Roma, o prato tradicional do Natal é o capitone, que é enguia frita grelhada, assada ou frita.
Dinamarca Acendem-se milhares de velas por todo o lado e têm-se sempre bolinhos e doces prontos para os visitantes, para que o espírito do Natal (Yul) não se vá embora. Deixa-se uma taça do pudim de arroz à porta para o Julnisse (ou Nisse), um elfo malandreco que vive no sótão e prega partidas. Se lhe for dado o doce ele toma bem conta da casa o ano todo. Depois da Ceia abrem as prendas ao lado da árvore. São trazidas (diz a tradição) pelo Julnisse.
A ÁRVORE DE NATAL A tradição de ter em casa a Árvore de Natal decorada começou na Alemanha, no século XVI, e foi passando para outros países. As decorações são muito variadas como, por exemplo:
anjos, pavões, aves e estrelas, na Polónia; figuras de madeira pintada, de animais e crianças, na Suécia;
bandeirinhas, estrelas e sinos, flocos de neve e corações, na Dinamarca;
leques e lanternas de papel, no Japão;
gaiolas de palha (para haver boas colheitas), estrelas e formas geométricas, na Lituânia;
decorações de cascas de ovo pintadas, na República Checa e Eslováquia;
uma aranha e uma teia (para dar sorte), na Ucrânia;
doces, figuras e frutos, nos Estados Unidos da América. http://www.junior.te.pt/natal/home_natal/natal_mundo.html
1