Entrevista da Biblioteca IPAM com João Miguel Lopes

Page 1

E N T R E V I S TA Fevereiro, 2015

João Miguel Lopes

Docente de Digital Branding e E-content na PG de Marketing Digital do IPAM e IADE, coordenador do CTSP em Marketing Digital de Aveiro, é também docente de Marketing Digital na licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade Portucalense. É diretor da Brandtellers Studio, agência especializada na ativação de marcas no meio digital através de estratégias de transmedia storytelling. Licenciado pelo IPAM, iniciou o percurso profissional na área dos media, nomeadamente, a vertente de rádio. Com experiência na área de multimédia (nas vertentes Web e Vídeo), a sua atividade profissional tem dividido o seu tempo entre a docência, o trabalho de planeamento estratégico para marcas no meio online, a criação de narrativas e conteúdos, desenvolvendo em Portugal a temática de Transmedia Storytelling.


Entrevista | Fevereiro, 2015

Biblioteca IPAM (BIPAM): Assumidamente apaixonado pela área do Marketing Digital, quais os fatores que foram cruciais para este interesse? João Miguel Lopes (J.M.L.): Em primeiro lugar, e fundamental gostarmos daquilo que fazemos, colocarmos uma energia diaria e entusiasmo em cada projeto que abraçamos, como se se tratasse sempre de um projeto novo, diferente. No que respeita a area do marketing digital, enquanto profissional, estive sempre ligado a areas como a comunicaçao e a publicidade. Com o desenvolvimento da tecnologia e da web como as conhecemos, foi possível aceder a novas formas de comunicaçao e de implementar estrategias de marketing atraves de ferramentas emergentes no meio online. Alem disso, o facto de trabalhar em marketing e estar proximo da tecnologia, foi essencial para ligar estrategicamente estes dois mundos. Ao longo do tempo dediquei-me a area, de uma forma crescente. Senti e sinto que e uma aprendizagem constante perceber como as pessoas interagem em termos individuais e em termos sociais. Senti que o marketing e, em concreto, o digital me ajuda em termos profissionais e pessoais a entender e a interagir de uma forma mais eficaz este/neste nosso mundo.

2


BIPAM: Não há fórmulas secretas para atingir o sucesso, no entanto as aptidões são individuais uma vez que temos mais perfil para realizar mais umas tarefas do que outras. Em que sentido o Marketing Digital poderá ajudar a complementar esta execução? J.M.L.: O marketing digital e apenas mais uma variavel do marketing, embora cada vez mais tenha um papel preponderante no sucesso de uma instituiçao ou pessoa. Mas como diz, e muito bem, o sucesso esta diretamente ligado a uma atitude pessoal face aos desafios que encontramos diariamente. A forma como interpretamos os sinais sociais, a dinamica das economias, entre outros fatores que nos rodeiam, e as açoes que despoletamos enquanto profissionais ou apenas indivíduos inseridos num qualquer meio social, definem a nossa capacidade e sucesso para nos defirenciarmos. O marketing, tendo em consideraçao todas as estrategias que este nos disponibiliza ao nível mais tradicional e ao nível digital, quando complementadas, dao, a qualquer um, o poder de se evidenciar na sociedade e deixar de ser uma mera estatística, para se afirmar com um posicionamento pretendido. Atraves de plataformas digitais e da criaçao de conteudo diferenciador, somos capazes de construir uma marca pessoal atraindo seguidores que nos poderao transformar em individualidades a escala planetaria. Quantas historias ouvimos de pessoas que lançaram projetos pessoais nas mais diversas areas e se transformaram em verdadeiras referencias mundiais? Qual foi o papel das redes sociais, dos seus websites, dos canais de media digitais por eles usados para que isso fosse possível? Eu diria que foi fundamental existir o meio digital e uma boa estrategia de marketing adaptada a esse meio. Mesmo que em muitos casos essa estrategia, inicialmente, tivesse sido desenvolvida de forma inconsciente.

3


Entrevista | Fevereiro, 2015

BIPAM: Na ótica do Marketing Digital qual é que poderá ser o melhor cartãode-visita a utilizar pelas empresas para concretizar bons negócios? J.M.L.: Primeiro, sinto que e fundamental as empresas inteirarem-se mais acerca desta area. Existe ainda muita iliteracia no mundo empresarial relativamente ao marketing digital. Nota-se, de facto, que o termo esta na moda, todas as empresas querem trabalhar com o digital nas suas estrategias. No entanto, existe um grande desconhecimento da area e, consequentemente, uma ausencia de pensamente estrategico por parte das organizaçoes neste meio. Acho, assim, fundamental existir nas organizaçoes uma política de formaçao, nao so de novos quadros que entram para a organizaçao para a area do marketing e marketing digital, como dos quadros com mais anos de atividade. Qualquer colaborador com conhecimento ao nível das ferramentas digitais, nao so consegue otimizar processos de gestao, como e tambem um potencial comunicador da marca nestes meios. Verifica-se, no entanto, que ainda se pratica mais a estrategia da opressao em relaçao ao uso das tecnologias no local de trabalho, nomeadamente, as que permitem relaçoes de social media, em detrimento de uma estrategia de formaçao e sensibilizaçao para o uso das mesmas na promoçao das organizaçoes. Sob o ponto de vista mais pratico, de facto, as organizaçoes tem agora ao dispor ferramentas, informaçao e acesso facil a formaçao para poderem atingir os consumidores de uma forma mais ampla, rapida e eficaz. A tecnologia tornou-se acessível sob o ponto de vista economico e pratico. Desde os websites institucionais ou de produto, o e-commerce, o mail marketing, passando pela publicidade online ao mobile marketing, as redes sociais ou de broadcast, entre outras, qualquer organizaçao pode aceder a ferramentas capazes de potenciar os seus produtos ou a sua imagem de marca. (cont.)

4


E fundamental que haja tambem uma integraçao entre estes meios e as açoes que a empresa pratica ao nível offline. Eleger uma ferramenta em funçao de outra como o melhor cartao de visita para a organizaçao, torna-se algo complicado. Diria que dependendo do target que pretendemos atingir, do posicionamento da marca e da mensagem que pretendemos transmitir, existem diferentes ferramentas digitais como opçao primaria.

BIPAM: O Marketing Digital é um ramo do Marketing, no entanto os investidores ainda não estão a optar muito por este campo, contudo hoje em dia fala-se cada vez mais sobre esta vertente. Considera que o Marketing Digital é fundamental para qualquer pessoa, negócio ou empresa? Porquê? J.M.L.: Nao tenho qualquer duvida que o marketing digital e essencial em qualquer negocio, ate mesmo nos mais tradicionais. Se na qualidade de consumidores percebermos o que fazemos diariamente no meio online, se e procura de informaçao, divertimento ou criar relaçoes, entendemos facilmente por que qualquer negocio deve estar neste meio. Ou seja, uns mais do que outros, interagimos de forma diaria e somos completamente influenciados. Isto so vem mostrar que nao podemos ignorar mais o meio online e a necessidade de trabalhar bem estrategias de marketing digital.

5


Entrevista | Fevereiro, 2015

BIPAM: A realidade atual é diferente de empresa para empresa. De acordo com a sua experiência, quais são aqueles fatores que a maioria dos empresários não está a fazer, por exemplo ao nível da Internet, redes sociais? J.M.L.: Tem-se verificado um crescente aumento do numero de empresas a entrar no meio digital, na maioria das vezes, apostando no social media. Uma das lacunas que se verifica em muitas empersas nesta area e a ausencia de uma estrategia e de objetivos no ambito do social media. As empresas acham que pelo facto de o acesso as redes sociais ser gratuito, confere-lhes a capacidade de estarem presentes nas mesmas. Isso e um erro crasso. E importante haver uma estrategia de digital, nomeadamente, de social media, tal como existe uma estrategia de vendas ou de gestao de recursos humanos. Esta situaçao resulta, quase sempre, em investimentos mal feitos, produzindo em muitos casos resultados negativos ao nível da comunicaçao nas redes e gerando problemas no posicionamento da organizaçao. Outra realidade a que se assiste ao nível da comunicaçao no social media tem que ver com o facto de as marcas e empresas comunicarem de igual forma de rede para rede, ou seja, os conteudos que colocam numa plataforma como o Instagram sao replicados, sem alteraçoes, no Facebook ou numa newsletter. As marcas nao potenciam o melhor de cada plataforma para passar a sua mensagem, fazem uma especie de copy paste entre plataformas. Por fim, na minha opiniao, a maior dificuldade que as empresas tem atualmente relaciona-se com a capacidade de criaçao de conteudo da marca. E muito difícil para as empresas ou marcas desenvolverem conteudo diferenciado que lhes permita, diariamente, atingir os seus publicos com informaçoes de valor acrescentado para o target em questao. As empresas (cont.)

6


caem, na maioria das vezes, no erro de comunicarem so marca e produto enquanto que os consumidores querem uma experiencia diferente com elas. Querem que elas os ajudem a resolver problemas, a ter momentos felizes, a apoiar os outros. Isso so e possível quando as empresas conseguem manter um dialogo com informaçao de relevo para os utilizadores.

BIPAM: Com o lançamento do novo curso de Técnico Superior Profissional (nível IV) em Marketing Digital, quais as expectativas esperadas? J.M.L.: Este e um curso muito pratico e que tem tambem o papel de ajudar a construir um pensamento orientado para o meio digital. Cada vez mais, o mercado tem necessidade de absorver profissionais nas areas de marketing digital e e importante que esses profissionais dominem os conceitos e a tecnologia que esta na base da WEB como a conhecemos atualmente. E ainda fundamental que tenham sempre a orientaçao de colocar a tecnologia ao serviço das necessidades do mercado e dos consumidores. Na minha opiniao, tal so e possível conciliando o marketing com a tecnologia e esse e o objetivo deste curso, potenciar a estrategia de marketing com as taticas possíveis, de acordo com as plataformas tecnologicas que o meio online nos permite. Esperamos com este curso contribuir para uma evoluçao do conhecimento de marketing digital, para profissionais capazes de integrar o mercado de trabalho na area, bem como ajudar as empresas a aumentar o seu desempenho nas areas de comunicaçao, vendas e marketing, ao contratarem esses recursos humanos.

7


A sua Biblioteca na Internet

Conheça a Estante Virtual IPAM, o Blog da Biblioteca IPAM! Biblioteca-ipam.blogspot.com

Goste de nós no Facebook! facebook.com/bibliotecaipam

Siga-nos no Twitter! twitter.com/bibliotecaIPAM

Tenha acesso a esta e outras entrevistas no Issuu! issuu.com/bibliotecaipam Consulte o nosso catálogo bibliográfico biblioteca.ipam.pt Visite-nos e fique a par de recursos e fontes de informação importantes para o seu percurso académico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.