Como organizar um portfolio A criação e manutenção de um portfólio atualizado é fundamental para quase todos os profissionais, desde àqueles que trabalham em caráter liberal quanto para àqueles vinculados a uma empresa ou instituição e que precisam prestar informações sobre produtividade a elas. Importantíssimo tanto para manter um registro formal de suas realizações, bem como para servir como estratégia de marketing na angariação de novos clientes. Além disso, a produção de portfólios é bastante utilizada por estudantes e estagiários como forma de relatar o que fez, tem feito e vai fazer naquela função.
Trata-se, portanto, de uma compilação dos trabalhos em andamento e daqueles cujas metas já foram alcançadas. Jones & Shelton (2006) definiram o portfólio como “documentos personalizados do percurso de aprendizagem ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito especifico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfólios representam ligações estabelecidas entre ações e crenças, pensamento e ação, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direções futuras”
A partir de tal definição entende-se por que o seu uso é bastante difundido nos meios escolares e académicos. Trata-se de uma ferramenta indispensável para a carreira de qualquer estudante e profissional que dependa de sua produção pessoal na hora de alcançar um objetivo. Em muitas situações pode até substituir o currículo.
Como fazer um portfólio escolar ou pessoal
Passo a Passo Será preciso : Uma pasta preta ou fichário, materiais já produzidos, , fotografias do que já foi feito, cartão de visita e exemplares de coisas já produzidas por si