Page 1

   Relatos de Um Peregrino Russo

«A poluição dos sentidos espirituais, no nosso tempo, é de tal ordem que só um retorno ao essencial, nos poderá precaver de tantas devoções não evangelizadas e contraproducentes e de uma superficialidade que vai minando todo e qualquer progresso espiritual.» É nesse registo de preocupações mas também no de oferecer aos leitores portugueses uma obra fundamental do património milenar da espiritualidade oriental, «que mergulha raízes nos primeiros anos do monaquismo», que a PAULINAS EDITORA coloca, agora, à disposição, Relatos de Um Peregrino Russo. Esta obra, muito difundida «no decorrer dos séculos XIX e XX, e, de forma clandestina, durante o período soviético, só chegou ao Ocidente pelos anos 20 do século passado. A sua leitura amena, fácil, simples e entusiasmante tem o condão e a força de suscitar no leitor reorientações não expectáveis do olhar espiritual.

A apresentação e a explicação dos aspectos problemáticos que a obra ofereceu, na sua tradução do Russo para Português, estão confiados à Professora MARIA TERESA FERREIRA (Professora de Língua e Cultura Russa). Paulinas Editora

   Nota biográfica da tradutora:

A Professora Maria Teresa Ferreira concluiu o Mestrado em Língua e Literatura Russa na Universidade Estatal de Moscovo em 1973. Exerce a função de Docente da cadeira de Língua e Cultura Russa na Faculdade de Letras de Lisboa desde 1974. Traduziu, do russo para o português, várias obras de ficção, uma gramática e um manual da língua russa.

As palavras introdutórias do Padre ARSENIJ SOKOLOV (Igreja Ortodoxa Russa) incidirão sobre o interesse e contributo desta obra para todos os que se interessam pela cultura russa e, particularmente, pela espiritualidade ortodoxa.

   NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO


PROJECTO “CULTURAS CRUZADAS” Difusão Cultural 2007/2008

Literaturas do Mundo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

RELATOS DE UM PEREGRINO RUSSO Lançamento do livro

© UNESCO

   Informações

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Divisão da Biblioteca Morada: Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa Telef.: 217920028; Fax: 217920074 E-mail: bib.dif.cultural@fl.ul.pt URL: http://www.fl.ul.pt/biblioteca

SALA 5.2 | 27 DE NOVEMBRO TERÇA - FEIRA | 18h30 Entrada livre, sujeita à lotação da sala

Universidade de Lisboa FACULDADE DE LETRAS

Profile for Biblioteca da Faculdade Letras

Folheto - Lançamento do livro: Relatos de um Peregrino Russo  

Folheto - Lançamento do livro: Relatos de um Peregrino Russo  

Advertisement