M806

Page 18

18 Segundo BELLOVIN, ET. AL. (2005), firewall é todo dispositivo, que limita o acesso a uma rede, podendo ser hardware ou software. Nos dias de hoje os firewalls vêm embutidos em vários dispositivos como switches de IP, modems e roteadores, já os firewalls de software estão disponíveis ou são incluídos em todos os sistemas operacionais populares. Os firewalls podem filtrar diferentes níveis em uma pilha de protocolos de redes. Existem duas classes principais: filtragem de pacotes e gateways de aplicação. Cada um deles se caracteriza pelo nível de protocolo que controla, do mais baixo nível nas camadas do modelo OSI até os níveis mais altos. Existe também uma terceira classe de firewall denominada firewalls de inspeção de pacote com informações de estado. (SCRIMGER ET. AL. 2002).

2.2 FIREWALLS DE SOFTWARE Os firewalls de software são programas desenvolvidos para atuarem sobre algum sistema operacional e por esse motivo existe a necessidade de atualizações contra as falhas de segurança ou problemas no funcionamento que possa ocasionar uma entrada para um ataque ou o mau funcionamento do programa. A vantagem de utilizar firewall de software é de utilizá-lo não somente para uma aplicação, mas também como um servidor multitarefa, podendo ser instalado, por exemplo: servidor de emails, filtros anti-span, DNS, etc. A desvantagem é continua atualização do firewall e do sistema operacional. O administrador deverá estar atento a atualizações que deveriam solucionar outro problema e que podem ocasionar um mau funcionamento do sistema ou da aplicação de firewall, o administrador pode ainda ficar sem suporte quando o fabricante do firewall culpa o fabricante do sistema e vice-versa. Isso pode ser evitado utilizando programas do mesmo fabricante. (SALDANHA, 2007).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.