Fake News

Page 1

Semana da Leitura

Concurso de Fake News


00:00/00:0

"Fake news" (notícias falsas) é um termo muito utilizado atualmente e é visto como uma das maiores ameaças à democracia, ao livre debate e à ordem ocidental. Quem tem acesso à internet e às redes sociais provavelmente já se deparou com notícias falsas, mesmo que não se tenha dado conta disso. No ambiente virtual, as chamadas fake news são rapidamente compartilhadas e espalhadas.


Durante a Semana da Leitura, a equipa lança-te o desafio:  Todos os dias, serão afixadas três notícias diferentes, que foram publicadas na imprensa.  Será que consegues descobrir quais são as falsas e as verdadeiras? Podes participar todos os dias ou apenas em alguns, mas quanto mais participares, mais probabilidades tens de ganhar! No final da semana, o leitor que identificar a veracidade do maior número de notícias será o vencedor do concurso.


Fake news nº1 Indica se as notícias são Verdadeiras ou Falsas. ANA LEAL TERÁ SIDO FORÇADA A DEMITIR-SE DA TVI POR DIZER ALGUMAS SUPOSTAS VERDADES SOBRE O GOVERNO! Ana Leal terá sido forçada a demitirse da TVI por dizer algumas supostas verdades sobre o governo!

A conhecida repórter Ana Leal fez uma reportagem onde mostrou publicamente a forma com que os nossos governantes estão a esbanjar “dinheiro público” para financiar o ensino privado, ao mesmo tempo que faltam verbas nas escolas públicas, o que notoriamente põe em causa a necessária qualidade de ensino baseada na igualdade e na dignidade, para todos os portugueses. Em consequência desta reportagem ela perdeu o emprego, foi “convidada a sair” da estação de televisão de imediato, e ninguém ouviu falar disto, foi tudo abafado como já vem sendo costume no nosso país. Será que vamos ter de andar sempre com um “açaime”? Será que quem levanta a voz e dá a cara e expondo os podres do sistema, para que todos nós saibamos o que se passa lá dentro, tem de sofrer represálias sozinha, quando divulgou algo do interesse de “quase” todos os portugueses? Até quando vamos permitir que nos silenciem? Isto é revoltante e merece ser partilhado para que seja conhecida mais uma situação de injustiça no nosso país!

Estudante de medicina tentou matar jovem à facada no Porto Um homem suspeito de tentar matar com arma branca um jovem junto à igreja de Paranhos, no Porto, foi detido pela Polícia Judiciária. Em comunicado, a PJ refere que o caso de homicídio na forma tentada ocorreu na sexta-feira, cerca das 4 horas, nas proximidades da igreja de Paranhos, local para onde se deslocaram a vítima, de 24 anos de idade, e o suspeito de 26 anos, com o "intuito de fumar um cigarro e conversar". "Por razões ainda não concretamente apuradas, o suspeito, já fora da viatura, desferiu várias facadas na vítima, algumas das quais pelas costas", descreve a PJ, acrescentando que a vítima depois de ter ficado "gravemente ferida e caída no solo", foi "ainda agredida com um bloco de cimento na cabeça". A gravidade dos ferimentos colocou a vítima, ainda internada, em perigo de vida. O detido, assistente operacional num 'call center' e estudante de medicina, sem antecedentes criminais, ficou em prisão preventiva depois de ouvido por um juiz de instrução.

Pedro Lima sofre acidente a praticar surf Pedro Lima contou, no seu perfil de Facebook, que sofreu um acidente enquanto se aventurava em cima de uma prancha de surf. O relato vem acompanhado de uma fotografia com o ferimento com que o ator ficou.

"A propósito do encorajamento que recebi dos meus amigos ontem [sábado, dia 24] para continuar a tentar fazer tubos devo dizer que envolve algum risco...", começa por escrever o intérprete, de 46 anos, revelando uma imagem da lesão que resultou deste "encorajamento". Pedro Lima ressalva, contudo, que "está tudo bem" e explica o que motivou este acidente. "Com a maré seca remei para uma [onda] que foi muito mais rápida do que eu e... nem sei como foi, sei que fiquei a ver estrelas", descreve. Com este acidente, a personagem que encarna atualmente na novela "A Herdeira", da TVI, é obrigada a, também ela, ficar lesionada. "O meu Ignácio vai ficar com uma cicatriz a sério..."


Fake news nº2 Indica se as notícias são Verdadeiras ou Falsas. Francisco J. Marques detido por pirataria informática e roubo de documentos

Vaga de frio bate recordes e congela tubarões nos EUA Nos Estados Unidos, registaram-se pelo menos 16 mortes devido ao frio intenso que se faz sentir em várias zonas do país e três tubarões já morreram congelados. A situação vai piorar com a “bomba ciclone”.

quinta 22 fevereiro

O Diretor de Comunicação do F.C.Porto, Francisco J. Marques foi detido pela PJ há momentos, nas instalações da Torre das Antas. De acordo com um porta-voz da polícia judiciária, o motivo da detenção prende-se com suspeitas de crime informático, nomeadamente pirataria e roubo de documentos cujo enquadramento judicial é espionagem industrial, dado tratar-se de roubo de informações entre SAD's concorrentes e cotadas em bolsa.

De acordo com a Renascença, que revela o balanço da CNN, há escolas fechadas, vários voos cancelados e cidades quase paralisadas. Em Wisconsin foram registadas seis mortes, quatro no Texas, uma no Dakota Norte e outra no Missouri. Governadores de vários estados, como a Florida e a Carolina do Norte, já declararam estado de emergência. Além disso, avisaram a população para os riscos eminentes, como estradas com gelo e temperaturas muito baixas. Na Florida já nevou, o que não acontecia há quase três décadas. Estas são as consequências de uma tempestade que está a assomar os Estados Unidos. Os meteorologistas preveem que a situação piore e que a tempestade se venha a transformar num “ciclone bomba” – o nome dado ao fenómeno meteorológico quando a pressão atmosférica desce muito num curto espaço de tempo. Esta vaga de frio tem vindo a congelar lagos, piscinas, margens de rios e até tubarões. Nos últimos dias, foram registadas três mortes de tubarões devido às baixas temperaturas que se fazem sentir no país. Segundo a organização não-governamental Atlantic White Shark Conservacy, os tubarões morreram encalhados devido a um choque térmico causado pelo frio, provocando uma paragem respiratória aos animais. Esta terça-feira, segundo a Renascença, foram registados novos mínimos. Em Dayton (Ohio), o termómetro marcou 25 graus abaixo de zero – batendo um recorde de 1898. Também em Salisbury (Maryland) a temperatura baixou para 14 abaixo de zero (quebrando o anterior mínimo de 1918).

AMÉRICA DO SUL Cristiano Ronaldo constrói hospital pediátrico em Santiago do Chile Sociedade com o italiano Alessandro Proto prevê que este projeto imobiliário, a concretizar em 2020, seja o primeiro de vários outros idênticos na América do Sul. LUSA 19 de Dezembro de 2017, 0:26 “O jogador português Cristiano Ronaldo vai construir um hospital pediátrico em Santiago do Chile em 2020”, refere uma nota da Brafman Associates Law Firm, de Nova Iorque, que se ocupa dos interesses do campeão do Real Madrid, citada pela agência de notícias Efe. Segundo o documento, Ronaldo construirá o hospital com o seu sócio Alessandro Proto, um empresário italiano com quem o jogador já fez transações imobiliárias. Santiago do Chile será a primeira cidade da América do Sul onde Ronaldo e Proto vão construir hospitais pediátricos, adianta o texto da empresa. Ronaldo é jogador do Real Madrid e capitão da seleção nacional. O futebolista português Cristiano Ronaldo vai construir um hospital pediátrico na capital chilena, informou esta terça-feira a empresa que gere os seus interesses. “O jogador português Cristiano Ronaldo vai construir um hospital pediátrico em Santiago do Chile em 2020”, refere uma nota da Brafman Associates Law Firm, de Nova Iorque, que se ocupa dos interesses do campeão do Real Madrid, citada pela agência de notícias Efe. Segundo o documento, Ronaldo construirá o hospital com o seu sócio Alessandro Proto, um empresário italiano com quem o jogador já fez transações imobiliárias. Santiago do Chile será a primeira cidade da América do Sul onde Ronaldo e Proto vão construir hospitais pediátricos, adianta o texto da empresa. Ronaldo é jogador do Real Madrid e capitão da seleção nacional.


Fake news nº3 Indica se as notícias são Verdadeiras ou Falsas. Saúde mental de Trump é “excelente”, diz médico da Casa Branca Donald Trump está bem e recomenda-se. O médico da Casa Branca garantiu, esta terça-feira, que a saúde mental do Presidente dos Estados Unidos é “excelente”. “Não estou preocupado com as suas capacidades cognitivas nem com as suas funções neurológicas”, declarou Ronny Jackson, médico da Casa Branca. A saúde do Presidente norte-americano é “excelente” e assim deve permanecer até ao fim do seu mandato. Segundo a BBC, Donald Trump foi sujeito a diversos exames na semana passada, naquela que foi a sua primeira avaliação por especialistas desde que é Presidente dos EUA. O Departamento de Assuntos Veteranos dos EUA recorreu à Avaliação Cognitiva Montreal (MoCa), um teste neurológico que analisa as capacidades de atenção e concentração, assim como a memória, pensamento conceptual, linguagem, sentido de orientação, cálculos e outras funções cognitivas. Foi Trump quem fez questão de tornar público o relatório médico, depois das suspeitas levantadas pelo livro Fogo e Fúria, do jornalista Michael Wolff, sobre a sua sanidade mental: vários funcionários da Casa Branca alegaram que é um Presidente instável. Ronny Jackson afirmou, em declarações aos jornalistas, que todos os dados indicam que o Presidente está saudável e que “continua a gozar de bom ritmo cardíaco e de uma série de benefícios de saúde decorrentes de uma vida de abstinência de tabaco e álcool”, acrescentando que Trump, com 71 anos, tem “genes incríveis“. Ainda assim, o médico da Casa Branca reconheceu que o chefe de Estado deveria fazer mais exercício físico e que poderia beneficiar de uma dieta baixa em gorduras saturadas.

Expresso: correspondência conta como delegado "safou" Nuno Gomes e Paulo Gonçalves

Troca de correspondência de Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, "conta" como ele próprio e Nuno Gomes escaparam a uma sanção, depois de Simões Dias, delegado da liga, ter "falsificado" um relatório, informa o Expresso este sábado. O pedido de Simões Dias, antigo delegado da Liga, para "desenrascar" dois bilhetes a Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, para o jogo contra o Nacional, de 2016, é o início de uma história trazida a público pelo Expresso deste sábado, em mais um capítulo de troca de correspondência da Luz.

Investigadores descobrem novo quadro de Van Gogh Especialistas holandeses confirmaram a descoberta de um novo quadro de Vicent Van Gogh, “A Colina de Montmartre com a Pedreira” (tradução livre de De heuvel van Montmartre met steengroeve), um desenho que o artista começou quando estudava na Antuérpia e finalizou em Paris, em março de 1886. “A descoberta foi confirmada após uma extensa pesquisa realizada pelo museu Van Gogh de estilo, técnica, materiais e procedência do que até agora era um desenho desconhecido da coleção da fundação Van Vlissingen Art”, disse o museu numa nota. A obra, investigada desde 2013, foi apresentada hoje no Museu Singer, em Laren, e estará exposta ao público até 6 de maio, junto a obras de Monet, Renoir e Picasso como parte de uma exposição de impressionistas, pósimpressionistas e expressionistas. Como resultado desta descoberta, outro trabalho intitulado “A Colina de Montmartre“, também de 1886 e que antes tinha sido rejeitado como um verdadeiro Van Gogh, também pode ser atribuído a ele, segundo o comunicado do museu. “Os dois desenhos são claramente feitos pela mesma mão e o estilo está relacionado com os desenhos modelo que Van Gogh fez pela primeira vez na Antuérpia e depois no estúdio de Cormon em Paris”, afirmou Teio Meedendorp, investigador principal do Museu Van Gogh. Os materiais de desenho utilizados também são idênticos e os temas podem ser vinculados às pinturas que Van Gogh fez em Montmartre na primavera e no começo do verão, segundo Meedendorp. O novo desenho apareceu no legado de Georgina Vermeer, que o comprou em 1917 e conhecia o famoso pintor, ainda que o trabalho tenha estado desaparecido durante anos até o seu neto o ter recuperado, em 2013.


Fake news nº4 Indica se as notícias são Verdadeiras ou Falsas. Abalroado por carro, motociclista aterra em cima do tejadilho

De um acidente, filmado no Brasil, não resultaram feridos graves, mas sim uma situação insólita. Um homem seguia de mota quando foi abalroado por um carro. Deu uma pirueta no ar e aterrou em cima do tejadilho. Aparentemente, o condutor da viatura, talvez convencido de que poderia ser dado como culpado do acidente, resolve acelerar sem se aperceber que o motociclista estava em cima do seu carro. Mas tudo acabou por correr pelo melhor e não terá havido ferimentos graves, segundo o Buzzfeed.

África do Sul Pigcasso, a porca que pinta quadros que valem mil euros × Pigcasso, uma porca de 10 meses, pinta quadros abstratos e está a fazer enorme sucesso na Cidade do Cabo, África do Sul. É o primeiro animal a ter uma galeria de arte e cada um dos quadros custa 1000 euros. O animal foi resgatado com quatro semanas de uma empresa sul-africana pela ativista Joanne Lefson. A partir daí, Pigcasso começou a interessar-se pela pintura. "Era o único que não comia os lápis", refere Joanne à Nathional Geographic. Quando percebeu o talento da porca, a ativista começou a treinar o animal através de reforços positivos, recompensado Pigcasso pelo seu trabalho, através de comida. Joanne afirma que não obriga o porco a pintar. Pigcasso pinta no interior como no exterior e os seus quadros têm cores vivas. Em janeiro, inaugurou a sua primeira exposição, Oink!, que estará em cidades como Londres, Paris, Berlim e Amesterdão. O dinheiro dos quadros, disponíveis na exposição e no site da "artista", é utilizado para financiar o refúgio onde a porca vive. Todos os seus quadros possuem um certificado de autenticidade assinado por Pigcasso.

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina BessaLuís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para a sua atribuição, mas os membros da Classe de Letras da Academia de Ciências de Lisboa tinham até 31 de janeiro para apresentar uma ou várias candidaturas portuguesas. Segundo o que o jornal Expresso adiantou este sábado, o convite terá chegado numa carta assinada por Per Wästerberg, chairman do Comité. Nesta era possível ler que “em nome da Academia Sueca, nós, os subscritores, que constituem o Comité Nobel, temos a honra de vos convidar a nomear, por escrito, um candidato (ou candidatos) ao Prémio Nobel da Literatura para o ano de 2018”. Os nomes mais votados pela Academia de Ciências foram o de Agustina Bessa-Luís e Manuel Alegre. O político e escritor chegou mesmo a receber o apoio de Artur Anselmo, presidente da Academia, e de Adriano Moreira, presidente do Instituto de Altos Estudos. Em 2017 a Academia Sueca recebeu e aprovou 240 propostas que resultaram em 195 candidatos. O vencedor foi o japonês Kazuo Ishiguro. Manuel Alegre lançou, no ano passado, o livro Auto de António. Já Agustina Bessa-Luís viu várias das suas obras reeditadas pela editora Relógio D’Água. José Saramago foi laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998, tornando-se então o único escritor português a receber esta distinção.


Fake news nº5 Indica se as notícias são Verdadeiras ou Falsas. Portugal é o único país da UE a rejeitar sanções à Venezuela Dos 28 estadosmembro, só Portugal rejeita a hipótese de aplicar sanções à Venezuela caso Maduro avance com a convocação de uma assembleia constituinte. Portugal é o único estado-membro da União Europeia que descarta a hipótese de aplicar sanções à Venezuela caso Nicolás Maduro avance com a convocação de uma assembleia constituinte. A notícia é avançada pelo jornal espanhol El País. Federica Mogherini, alta representante da UE para a política externa, afirmou que os estados-membros devem ponderar a hipótese de aplicar sanções ao regime venezuelano. O El País apurou, junto de fontes diplomáticas ligadas à representação da União Europeia em Caracas, capital da Venezuela, que que um relatório da delegação aponta que 27 países pertencentes à UE admitem poder vir a aplicar sanções ao país sul-americano. O único país que fica de fora é, aparentemente, Portugal. Mogherini aconselha Maduro a abandonar a ideia de convocar uma assembleia constituinte, já que "claramente a maioria do país não apoia essa hipótese" e que essa decisão pode até levar à aplicação de sanções ao estado venezuelano.

EUA:

está

Holanda entra em 2018 um pouco maior Cerco a Donald Trump a apertar

Steve Bannon, ex-conselheiro do presidente de Estados Unidos, foi intimado a testemunhar perante um grande júri sobre as possíveis ligações da campanha eleitoral de Trump ao governo russo. O cerco a Donald Trump está apertar. Steve Bannon, exconselheiro do presidente de Estados Unidos, foi intimado a testemunhar perante um grande júri sobre as possíveis ligações da campanha eleitoral de Trump ao governo russo. Segundo o euronews, a notícia surge no mesmo dia em que Bannon foi ouvido por uma comissão dos serviços de inteligência da Câmara dos Representantes sobre o mesmo tema. De acordo com uma fonte conhecedora do processo, citada pelo the New York Times, a decisão foi tomada na semana passada pelo procurador-especial Robert Mueller. Mueller terá emitido a convocatória depois de ter sido publicado o livro em que Bannon criticava Trump, ao dizer que uma reunião entre o filho do governante, Donald Trump Jr., com uma advogada russa foi uma traição e que o caso iria terminar com uma investigação a lavagem de dinheiro.

A Holanda entrou no ano de 2018 com o seu território um pouco maior – precisamente 16,3 hectares, graças a um acordo com a vizinha Bélgica. Quase dois séculos depois, a fronteira com a Bélgica é alterada. A Holanda começa assim o novo ano com o seu território um pouco maior. Segundo a Deutsche Welle, a mudança deu-se devido ao redesenho da fronteira ao longo do rio Maas. A Holanda ganhou assim duas penínsulas da área combinada – 16,3 hectares, o equivalente a 23 campos de futebol. Em contrapartida, a Bélgica passou a ser dona de outra península, outrora holandesa, equivalente a quatro campos de futebol. Esta mudança entre as cidades de Vise, na Bélgica, e Eijsden, na Holanda, resulta de um acordo bilateral assinado em novembro. Este acordo representa a primeira alteração da fronteira desde 1843. O rio Maas, usado como referência na fixação da fronteira entre a Holanda e a Bélgica no século 19, mudou o seu curso depois de se terem efetuado obras entre as décadas de 1960 e 1980. Esta mudança fez com que as penínsulas trocassem de país e houve, assim, a necessidade do acordo bilateral. “O acordo mostra que as fronteiras podem ser alteradas pacificamente”, afirma o ministro do Exterior belga, Didier Reynders.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.