Page 1

LIBRORUM Boletim Informativo das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

As Bibliotecas Escolares são concebidas como centros multimédia,

B O L E T I M

disponibilizando os recursos necessários à leitura, ao acesso, utilização e produção de informação em diferentes suportes, desempenhando um papel central na

N . º 1

S E T . ,

O U T . ,

- Concurso “O saber não ocupa lugar” (destinado a alunos do 2º CEB, no âmbito de várias disciplinas)

competências de informação e

E

D E Z .

2 0 1 3

As BE em retrospetiva... BREVES

aquisição e desenvolvimento de

N O V .

O Natal entre Nós

formações de leitores.

- A Personalidade do Mês (pretende dar a conhecer figuras de destaque em várias áreas da cultura e da cidadania)

Rede de Bibliotecas Escolares – Lisboa : ME, 2002

NESTA EDIÇÃO: Breves

1

Comemorações MIBE/Formação do utilizador

2

Vencedores do Bibliopaper Dia da Hispanidade

Recolha solidária de pijamas (Apoio à Turma 10º E) 3

Comemorações do 4 DEL Comemorações do Dia da 5 Alimentação Comemorações do Dia 5 de Outubro Projeto de Animação da Leitura Projeto de Animação da Leitura Desafio: Escreve uma carta ao Pai Natal

- O Autor do Mês (pretende dar a conhecer os autores das obras propostas pelas metas curriculares)

6

7

- Calendário de efemérides e calendário ecológico - Clube de leitura (Inglês—3º CEB)

Exposições de trabalhos dos alunos no âmbito das Línguas Portuguesa e Inglesa—2º CEB A Arca de Não É: Animais Fantásticos


PÁGINA

2

Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)

Formação de Utilizadores 1º e 5º anos No MIBE disponibilizaram-se caixas-biblioteca a todas as turmas da educação pré-escolar e às turmas do 1º CEB que não beneficiam de BE/CRE na sua escola. Fez-se formação ao utilizador do 1º ano da EBI/JI Ferrer Correia e do Centro Educativo, bem como às 7 turmas do 5º ano do Agrupamento.

LIBRORUM


BOLETIM

N.º1

PÁGINA

3

EQUIPAS VENCEDORAS DO BIBLIOPAPER (uma por turma)

COMEMORAÇÕES DO DIA DA HISPANIDADE

A BEMA apoiou o Grupo Disciplinar de Espanhol, quer cedendo o espaço para a exposição de elementos da cultura hispânica, quer divulgando livros de autores de língua espanhola, seja originais seja traduções.


COMEMORAÇÃO DO DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

Nas BE/CRE da Ferrer Correia e da José Falcão, alunos da educação pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º CEB contactaram com objetos culturais de Portugal, França, Espanha e Reino Unido e, ainda, na José Falcão, com aspetos da cultura húngara, através da colaboração da estagiária Sofia Kuthy, ao abrigo do programa europeu Grundtvig. No bar das escolas José Falcão e Ferrer Correia alunos, professores e funcionários degustarem algumas iguarias gastronómicas daqueles países.


COMEMORAÇÃO DO DIA DA ALIMENTAÇÃO

Nas BE/CRE do Centro Educativo e da Ferrer Correia, as crianças da educação pré-escolar e do 1º CEB deliciaram-se com o Charlie e a Lola, protagonistas da história “Eu nunca na vida comerei tomate” de Lauren Child. Na BE/CRE da José Falcão, os alunos do 5º ano divertiram-se a adivinhar frutos e a reconhecer a importância da sua ingestão diária para uma alimentação saudável.

COMEMORAÇÃO DO 5 DE OUTUBRO—Leituras da República

As crianças da educação préescolar e do 1º CEB da EBI/JI Ferrer Correia desenharam o Rei D. Carlos e o Presidente da República Manuel de Arriaga, após as leituras da República.


PROJETO DE ANIMAÇÃO DA LEITURA “As asas que nos dão os livros”

Animação da obra - “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” Ana Saldanha escreveu “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” convocando, ao longo da narrativa, várias personagens, de outras histórias bem conhecidas das crianças, para dar visibilidade à necessária desconstrução do Natal consumista e materialista, fazendo sobressair e sublinhando a amizade, a fraternidade e a solidariedade como valores a preservar nesta época festiva. Embora as prendas estejam também presentes, aparecem como meros símbolos que apoiam a identidade e caracterização das personagens, invocando outros valores imateriais que o Pai Natal sublinha desta maneira, no final: - Que prendas maravilhosas (…) Todas elas. E principalmente, a prenda da vossa companhia, meus amigos. Após a leitura animada desta história, lançámos dois desafios às turmas do 1º ciclo do ensino básico do agrupamento de escolas que constavam do seguinte: - a partir do texto de Ana Saldanha, continuar a lógica da narrativa integrando outra história, mobilizando novas personagens, selecionando um objeto que o/a identifique, servindo este de presente ao Pai Natal; - proceder à ilustração da narrativa que tinham construído. O resultado desta experiência de promoção da leitura está aqui bem revelado. Mostra-nos que os desafios estimulam a criatividade e a imaginação dos alunos que foram capazes de integrar outras histórias na história, de entender a lógica da autora e de lhe dar continuidade, dando origem a um e-book. Para além duma reflexão em torno dos valores da solidariedade e da fraternidade, na educação pré-escolar trabalharam-se algumas das histórias cujas personagens também são protagonistas na narrativa de Ana Saldanha, tendo alguns alunos (re)contado algumas delas.

Endereço do e-book: issuu.com/ethos.alice/docs/ebook_pai_natal?e=6942315/6042431


Desafio das Bibliotecas Escolares—Escreve uma carta ao Pai Natal

As BE lançaram um desafio a todas as turmas do Agrupamento: escrever uma carta ao Pai Natal. Participaram alunos da pré e dos 2º e 3º CEB. O Pai Natal recebeu cartas não só em português, mas também em francês e inglês. Todas as cartas escritas foram agrupadas num e-book, que pode ser lido no endereço abaixo indicado.

Endereço do e-book: issuu.com/ethos.alice/docs/cartas_pai_natal?e=6942315/6045704

Boletim 1º per 13 14 comp  

Boletim do 1º período de 2013/14 das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo