1 minute read

Figura 13 - Residência enquanto uso para dormitório

A Casa do Futuro de Baitasi do escritório Dot Architects, em Pequim na China possui um projeto que reforça a ideia de novas formas de habitar e novas estruturas familiares, adaptando a arquitetura ao estilo de vida jovem, único e corrido da atualidade, uma casa que tem mobiliários flexíveis, que transformam o interior de acordo com a necessidade de uso dos moradores, mudando de um ambiente de estar e descanso para ambiente de trabalho facilmente (figura 13).

Para que esta flexibilidade interna fosse funcional e possível, o interior da residência não possui paredes tornando assim, os cômodos integrados e compactos (ARCHITECTS, Archdaily, 2017, acesso em 22 nov. 2020). Até aqui percebese que para cumprir os desejos do usuário contemporâneo, a casa cumpre com grande parte dos requisitos de uma habitação contemporânea de qualidade no século XXI,), como por exemplo, flexibilidade e não hierarquia.

Advertisement

Figura 13 - Residência enquanto uso para dormitório.

Fonte: Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/883061/casa-dofuturo-de-baitasi-dot-architects>. Acesso em: 22 nov. 2020.

Para enfatizar a contemporaneidade desse projeto, e melhorar a rotina dos usuários, a tecnologia foi inserida. Nesse projeto a automação é vista trabalhando em conjunto no auxílio da flexibilização dos ambientes e no controle de sistemas elétricos da casa.

43