CEAPIA BOLETIM 2018

Page 8

CORPO CLÍNICO

CEAP IA

SERVIÇO SOCIAL O Serviço Social surge no CEAPIA oficialmente em 1999, com a contratação de uma profissional para prestar assessoria aos demais profissionais. O atendimento para as famílias encaminhadas era na modalidade de consultoria. Atualmente, o setor é composto por uma profissional e tem entre as suas principais atribuições: realizar a acolhida dos pais e/ou responsáveis pelos pacientes, com o objetivo de fazer uma avaliação socioeconômica; orientar os demais profissionais da Instituição quanto ao referenciamento e encaminhamento de situações de violação de direitos das crianças e adolescentes atendidos, bem como de seus familiares; articulação com a rede de garantia de direitos da infância; participação no grupo de pais do Setor de Ambientoterapia. Integrante: Ana Paula Gonçalves Souza

99

PSICODIAGNÓSTICO

01

NÚCLEO DE ESTUDANTES O Núcleo de Estudantes foi criado em 2010 com o propósito de estabelecer um elo entre o CEAPIA e os estudantes de graduação do curso de Psicologia e oportunizar novas frentes de participação aos estagiários dentro da Instituição. É um espaço onde os estagiários podem comunicar seus interesses de estudo e de atuação, possibilitando a criação de grupos de estudos, seminários e outros eventos voltados para o público universitário. Evidenciase como um vínculo importante para a constante atualização do CEAPIA. Gradualmente, este espaço foi sendo aperfeiçoado, a partir da própria demanda surgida ao longo destes 8 anos nas reuniões. A Jornada dos Estagiários destinava-se apenas aos estudantes de clínica e passou a ser direcionada também aos estagiários de Psicopatologia, sendo um espaço de trocas e valorização às produções clínicas. Atualmente, nossa equipe conta com 18 integrantes ativos, a reunião é realizada mensalmente, além de estar sendo desenvolvido um Grupo de Estudos que se propõe ao aprendizado de vários autores escolhidos pelos alunos. Integrantes: Gabriela Tomazeli e Marília Bordin Schmidt.

03

Neste momento de rememorar a construção do nosso CEAPIA, percebemos que já se passaram 15 anos que criamos o Setor de Avaliação Psicológica, inicialmente batizado de “Laboratório de Psicodiagnóstico”. Naquela época, as solicitações eram esporádicas e as avaliações eram realizadas essencialmente por estagiários de Psicologia e/ou alunos do curso que tivessem interesse neste trabalho. Mas a demanda foi crescendo, o que motivou um grupo de colegas psicólogas, coordenadas pela Denise Bystronski e pela Paula Pecis, a criarem um grupo de discussão de casos, supervisionando coletivamente as avaliações. Em 2003, em função da crescente procura, o Laboratório virou Setor. E assim fomos crescendo e passamos a oferecer o psicodiagnóstico também para pacientes que não estivessem ligados a outros atendimentos na Instituição. E fomos também aprimorando nosso estudo, sendo que componentes do setor têm buscado participar de cursos para ampliar seu conhecimento das técnicas e dos mais diversos testes validados pelo Conselho Federal de Psicologia. Ao longo desta nossa história, convidamos profissionais destacados na área para ministrar cursos de atualização, buscando, com isso, oferecer avaliações que efetivamente auxiliassem os demais profissionais na compreensão de seus casos, bem como na ajuda aos pacientes para o reconhecimento de suas dificuldades e potencialidades. Integrantes: Cintia Agostini Berriel, Cristiane Friedrich Feil, Fabíola Corrêa Alba, Laura Gonçalves Arnoni, Mariana Farina Santin, Patrícia Sanberg , Paula Pecis, Renata Pechansky Axelrud, Viviane Botelho Amaro da Silveira.

14 | Boletim CEAPIA

TRANSTORNOS ALIMENTARES

O Corpo Clínico do CEAPIA foi fundado em 2001, iniciando com a coordenação da Dra. Ieda Portella. Durante esses 17 anos, diversos colegas coordenaram as atividades do setor, estando atualmente nessa função as psicólogas Andréa Zelmanovicz e Anelise Mariath Rechia. O setor foi idealizado a partir da necessidade de suprir o atendimento de pacientes da Instituição, em especial aqueles com quadros graves, que exigem profissionais mais experientes; atender os pacientes dos alunos que se formam no Curso de Psicoterapia da Infância e da Adolescência do CEAPIA e não seguem atendendo na Instituição; realizar trabalhos teóricoclínicos; fazer pesquisas, além de participar do seminário teórico-prático dos alunos do primeiro ano do nosso curso, realizando avaliação de pacientes em sala de espelho. Ao longo dos anos, os objetivos do setor se mantiveram os mesmos, e outras coordenações e colegas puderam participar deste grupo. Atualmente, os membros do setor são psicólogos, com formação no Curso de Psicoterapia da Infância e da Adolescência do CEAPIA, todos membros associados da Instituição. As avaliações, assim como os atendimentos do Corpo Clínico são apresentados e discutidos no grupo sistematicamente. Integrantes: Ana Paula da Silva Ruga, Cintia Agostini Berriel, Débora Zaffari Lora, Fernanda Marinho Matte, Fernanda Porto da Silva, Gabriela Tomazeli, Iara Cristina Schmidt e Luciane Rombaldi David,

10 06

ADOÇÃO No ano de 2006, iniciamos um grupo de estudos sobre a temática da adoção. Alguns pais adotivos buscavam atendimento na Instituição, com diversas queixas relacionadas a esta temática. Eram muitas as inquietações, questionamentos e incertezas em como lidar com o universo da adoção. O nosso grupo de estudos, posteriormente, passou a ser constituído como um setor da instituição com atendimento a pais e filhos adotivos. Com o intuito de compartilhar e aprimorar nossos conhecimentos, passamos a organizar anualmente, desde 2014, Encontros da Clínica da Adoção com convidados de outros Estados que atuam nesta área. No ano de 2015, a convite do Ministério Público do Rio Grande do Sul firmamos uma parceria, que tem se revelado promissora, para trabalharmos, juntamente com o Instituto Amigos de Lucas, na seleção e acompanhamento dos candidatos ao programa de Apadrinhamento Afetivo. Integrantes: Ana Luiza Masiero Berni, Andréa Kotzian Pereira, Clarissa Silva Matos, Fernanda Halpern, Fernanda Marinho Matte, Letícia Garcia Orengo, Marília Bordin Schmidt, Mauro Marta Ferreira, Norma Utinguassu Escosteguy, Paula Fernandes Moretti, Priscilla Wagner Sternberg, Renata Hesseler Kreutz e Rosa Lúcia Severino.

A história de interesse pelo estudo e atendimento de pacientes com Transtornos Alimentares dentro do CEAPIA começou com o GEATA (Grupo de Estudos e Assistência em Transtornos Alimentares), que era coordenado pela médica Maria Angélica Nunes. O mesmo permaneceu na Instituição de 2004 a 2012. Assim teve início o atendimento ambulatorial para pacientes com anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar, para todas as faixas etárias. Devido à relevância desta modalidade de atendimento, em 2013 a médica Clarissa Gralha e a psicóloga Cristina Gerhardt, ex-alunas do curso de especialização do CEAPIA e ex-integrantes do GEATA, formaram o Setor de Transtornos Alimentares. As reuniões de equipe acontecem semanalmente, com rounds clínicos que enriquecem o trabalho multidisciplinar, assim o indivíduo pode ser visto de forma integral. Além da assistência aos pacientes, o setor também funciona como grupo de estudos em TA. Integrantes: Ane Beatriz Quintana, Clarissa Gralha, Cristina Gerhardt, Fernanda Crestana, Luciana Rocha, Paula Gasperini e Raquel Gargioni.

13 CONSULTORIA PSIQUIATRIA Sempre buscando atender o melhor possível a demanda dos terapeutas, bem como dos pacientes atendidos no ambulatório do CEAPIA, a psiquiatria deixou de ser um Setor e passou a funcionar como Consultoria em 2013. O terapeuta que considerar necessária esta avaliação para o seu paciente, deverá marcar uma hora com as Psiquiatras Drª Flávia Andreazza Hollander ou Drª Bruna Velasco Velazquez para encaminhar adequadamente o caso e esclarecer a demanda. Desta Consultoria, a psiquiatria decidirá, em acordo com o terapeuta, o próximo passo do encaminhamento. Os horários disponíveis para a Consultoria estão à disposição na secretária ou recepção. Integrantes: Bruna Velasco Velazquez e Flávia Andreazza Hollander.

Ano XXV | Nº 28 | Julho 2018 | 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.