
5 minute read
LIGA DOS CAMPEÕES
Erling Haaland Darwin Núñez

OS SUSPEITOS DO COSTUME
NA CORRIDA PELA “ORELHUDA”
FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS JOGA-SE EM APENAS OITO SEMANAS, DEVIDO AO MUNDIAL DO CATAR.
Osorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, realizado no dia 25 de agosto, permite que os três grandes do futebol português possam sonhar com a qualificação para os oitavos da Champions, sendo certo, no entanto, que não será uma tarefa fácil. O FC Porto integra o Grupo B, com Atlético Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge, o Sporting faz parte do D, juntamente com Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha, enquanto o Benfica encontra-se no H, na companhia de PSG, Juventus e Maccabi Haifa. Pela oitava vez na história da competição, segunda consecutiva, há três equipas portuguesas nos grupos da Liga dos Campeões.
Kylian Mbappé Sadio Mané

De acordo com as odds do site da Betano.pt, o Manchester City é o principal favorito, apesar de ainda procurar o seu primeiro troféu na competição. Segue-se Liverpool FC e o Paris Saint-Germain, com as mesmas odds, depois o Bayern Munique (muito perto dos "reds" e dos parisienses) e a larga distância, empatados na quinta posição, Real Madrid e FC Barcelona. Tal como nas últimas edições, os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os oitavos de final da competição. Na temporada passada, Benfica e Sporting conseguiram esse feito.
DOIS COLOSSOS INGLESES ENTRE OS GRANDES FAVORITOS
Pep Guardiola tem dominado a Premier League, com quatro conquistas em seis possíveis, mas a principal competição europeia de clubes teima em escapar-lhe ao serviço dos "citizens". Na época passada, a equipa dos portugueses João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva foi eliminada nas meias-finais pelo Real Madrid, depois de dois jogos "loucos" - o City ganhou por 4-3 em casa, mas depois foi derrotado por 3-1 no Santiago Bernabéu, após prolongamento. A melhor prestação do emblema inglês na prova foi em 2020/21, ao atingir a final, tendo sido derrotado pelo Chelsea.
Robert Lewandowski O goleador Erling Haaland (ex-Borussia Dortmund) foi o grande reforço dos “sky blues” na nova época, ele que somou 15 golos em 13 partidas da Champions pelos alemães. Ainda para o ataque chegou o argentino Julián Álvarez (ex-River Plate) e para o meio-campo, veio Kalvin Phillips, proveniente do Leeds. No capítulo das saídas, destacaram-se os nomes de Zinchenko, Sterling e Gabriel Jesus. Já Jürgen Klopp parte à conquista da sua segunda Champions ao serviço do Liverpool FC, depois de ter derrotado o Tottenham na final de 2018/19. Os "reds" já não foram tão felizes na final da temporada passada (derrota por 0-1 com o Real Madrid) mas são o terceiro clube mais titulado na prova, com seis conquistas, em igualdade com o Bayern Munique e a apenas uma taça do AC Milan. Darwin Núñez foi a contratação mais cara do Liverpool FC para 2022/23, tendo custado 75 milhões de euros (mais 25 milhões, caso atinja todos os objetivos inscritos no seu contrato), destacando-se ainda a aquisição do médio de ataque português Fábio Carvalho ao Fulham. A principal saída foi Sadio Mané, para o Bayern Munique e houve mais duas baixas no ataque (Minamino e Origi), num setor que conta com o português Diogo Jota.
PSG QUER A PRIMEIRA "ORELHUDA" E BAYERN BUSCA A SÉTIMA
O Paris Saint-Germain, que integra o grupo H com o Benfica, tem dominado o campeonato doméstico, mas ainda não demonstrou "estaleca" para ganhar a Liga dos Campeões. Tal como o Manchester City, chegou por uma vez à final, na temporada de 2019/20, tendo sido derrotado pelo Bayern Munique. O defeso do Paris Saint-Germain ficou marcado pela habitual indefinição em torno da continuidade de Mbappé e mais uma vez o avançado francês ficou em casa, não se mudando para o Real Madrid. O novo diretor desportivo, Luís Campos, contratou Christophe Galtier para treinador, em substituição de Mauricio Pochettino, e a política de contratações mudou: em vez de nomes consagrados, chegou a vez de apostar em jogadores mais jovens e nesse âmbito chegaram à Cidade Luz os portugueses Vitinha e Renato Sanches, aumentado a comunidade lusa para
Real Madrid é o campeão em título
quatro atletas, num plantel que já contava com Nuno Mendes e Danilo. Entre as saídas, destacam-se as de Di María e Wijnaldum. Já o Bayern Munique teve de se adaptar nas últimas semanas a algo que há muito não estava habituado: jogar sem o seu grande goleador, Robert Lewandowski, que se transferiu para o FC Barcelona, depois de 344 golos em 375 desafios oficiais pelos bávaros. No entanto, o treinador Julian Nagelsmann recebeu um grande reforço para o ataque, o senegalês Sadio Mané, proveniente do Liverpool FC. Para o meio campo chegaou Ryan Gravenberch (ex-Ajax) e para a defesa Matthijs de Ligt, que representava a Juventus.

GIGANTES ESPANHÓIS EMPATADOS
Apesar de ser o campeão em título, o Real Madrid surge em quinto lugar no lote de favoritos, em igualdade com o FC Barcelona. De resto, os "merengues" são mesmo os indiscutíveis dominadores da competição, com 14 troféus conquistados - oito dos quais nos últimos 25 anos - bem acima do segundo emblema mais vezes vencedor, o AC Milan, com sete títulos. Os "merengues" dedicaram grande atenção ao reforço do setor defensivo, com o central Antonio Rüdiger a chegar do Chelsea e o defesa direito Álvaro Odriozola a regressar de empréstimo à Fiorentina. E veio ainda um médio defensivo, Aurélien Tchouameni, com os espanhóis a pagarem qualquer coisa como 80 milhões de euros ao AS Mónaco. Já o FC Barcelona apresenta um currículo bem menos grandioso do que o grande rival na Champions, tendo ainda assim cinco troféus conquistados, o que significa que só Real Madrid, AC Milan, Liverpool e Bayern Munique ganharam mais vezes. A última vitória foi em 2014/15. Os "blaugrana" deitaram para trás das costas os graves problemas financeiros e reforçaram-se como há muito não se via, com nomes conceituados como o ponta de lança Robert Lewandowski, o extremo Raphinha, antigo jogador do Sporting, o central Jules Koundé e o médio Franck Kessié. Sairá o próximo campeão europeu deste lote favoritos, ou haverá surpresa?
PUB CHAMPIONS: MERCADO CAMPEÃO
1. MANCHESTER CITY 2. LIVERPOOL E PSG 3. BAYERN MUNIQUE 4. FC BARCELONA
E REAL MADRID
VÊ AS ODDS EM BETANO.PT.