
3 minute read
LIGA CONFERÊNCIA
FOTOS: IMAGO
QUEM IRÁ SUCEDER À AS ROMA DE JOSÉ MOURINHO?
ALiga Conferência vai para a sua segunda edição, tendo sido a AS Roma, de José Mourinho, a vencedora da competição em 2021/22, batendo na final o Feyenoord, por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Zaniolo. Lorenzo Pellegrini, capitão dos giallorossi, foi considerado o melhor jogador da prova, já Cyriel Dessers, com dez golos, levou para casa o prémio de máximo goleador da Liga Conferência.
Além do troféu, e prestígio associado a uma conquista europeia, a equipa que vence a prova garante presença na fase de grupos da Liga Europa da época seguinte - caso não se qualifique via campeonato para a Champions ou para a Liga Europa - e foi o que aconteceu com a formação liderada pelo treinador português, que é o único técnico a contar no currículo com triunfos na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

Se a Liga Europa recebe as equipas eliminadas na fase de grupos da Liga dos Campeões, o mesmo acontece com a Liga Conferência, que por sua vez acolhe os conjuntos que não seguirão para as eliminatórias da prova que substitui a Taça UEFA desde 2009/10. Isto quer dizer que os favoritos à conquista da Liga Conferência no início da época, podem não o ser depois de se saber quais os conjuntos que “caem” da Liga Europa para a terceira competição mais importante da UEFA, ainda assim, há formações que estão na fase de grupos que podem ter legitimas aspirações em levantar o troféu.
VILLARREAL, WEST HAM E FIORENTINA SÃO OS NOMES MAIS SONANTES
Vencedores da Liga Europa em 2020/21, o Villarreal é um dos nomes mais sonantes da competição e faz parte do grupo C, com Hapoel (Chipre), Austria Viena (Áustria) e Lech Poznan (Polónia). No B, a equipa mais forte é o West Ham, semifinalistas da Liga Europa na última temporada, e tem a companhia de Steaua Bucareste (Roménia), Anderlecht (Bélgica) e Silkeborg (Dinamarca).
No H, o Basíleia, formação com muita experiência de Champions, é o nome a ter em conta e vai jogar com Slovan Bratislava (Eslováquia), Zalgiris Vílnius (Lituânia)
A edição deste ano da Liga Conferência não tem equipas portuguesas, mas há vários jogadores lusos espalhados pelas restantes formações. Fábio Silva faz parte do plantel do Anderlecht, Miguel Vítor, Hélder Lopes e André Martins defendem as cores do Hapoel Beer-Sheva e vão apanhar pela frente o Lech de Joel Pereira, Pedro Rebocho, Afonso Sousa e João Amaral.
Fábio Silva
e Pyunik (Arménia). Já no G, o Slavia Praga irá medir forças com o Cluj (Roménia), Sivassport (Turquia) e o estreante Balkani (Kosovo).
No E, os neerlandeses do AZ Alkmaar, que eliminaram o Gil Vicente no ‘play-off’, devem seguir em frente, num grupo em que se encontram também o Apollon Limassol (Chipre), Vaduz (Liechtenstein) e Dnipro-1 (Ucrânia).
Os belgas do Gent irão medir forças com com Molde (Noruega), Shamrock Rovers (República da Irlanda) e Djurgarden (Suécia) no F, enquanto do A fazem parte os turcos do Basaksehir, a Fiorentina (Itália), Hearts (Escócia) e RFS (Letónia), com o destaque a ir para a formação italiana. Finalmente, o D tem como nomes fortes Partizan (Sérvia), Colónia (Alemanha) e Nice (França), aos quais se juntam o Slovácko (República Checa).
As jornadas decorrem até dia 3 de novembro e os vencedores de cada grupo seguem para os oitavos de final, já os segundos classificados terão de disputar um ‘play-off’. A final da competição terá lugar no dia 7 de junho de 2023, na Eden Arena, em Praga, na República Checa.