
3 minute read
ANTEVISÃO DA NBA
CAMPEÃO WARRIORS
É FAVORITO, MAS OS ADVERSÁRIOS SÃO TEMÍVEIS
A NOVA ÉPOCA DO MELHOR CAMPEONATO DO MUNDO DE BASQUETEBOL COMEÇOU NO DIA 18 DE OUTUBRO.
FOTOS: IMAGO A 17 de junho. Os Golden State Warriors batem os Boston Celtics, no jogo seis da final, e sagram-se campeões pela sétima vez na sua história, ultrapassando desta forma os Chicago Bulls (seis títulos) e isolando-se no terceiro lugar das organizações mais vitoriosas na história da competição – em primeiro lugar, empatados, estão Lakers e Celtics, com 17 conquistas. Stephen Curry, estrela maior dos californianos e um dos melhores jogadores de sempre, foi eleito MVP da final, a primeira vez que recebeu essa distinção, ele que já soma quatro anéis de campeão.
18 de outubro. Começou a nova temporada da NBA e os Golden State Warriors partem como favoritos à conquista do título, isto de acordo com as odds da Betano.pt. Logo atrás dos campeões, surgem quatro candidatos com a mesma cotação: Boston Celtics, finalista vencido da última época, Brooklyn Nets, Los Angeles Clippers e Milwauke Bucks, campeão em 2020/21. Na segunda metade do top 10 de favoritos ao título, estão os Phoenix Suns, finalista vencido em 2020/21, Philadelphia 76ers, Los Angeles Lakers, campeão em 2019/2020, Denver Nuggets e Miami Heat, finalista vencido em 2019/20.
GOLDEN STATE WARRIORS
O campeão manteve os principais jogadores e só perdeu atletas de rotação, os quais no entanto foram bastante importantes para o sucesso da equipa, como aconteceu com Gary Payton II (Portland TrailBlazers) e Otto Porter Jr. (Toronto Raptors). As principais entradas, também elas para dar profundidade ao banco de suplentes, foram Donte DiVincenzo e JaMychal Green. PRINCIPAIS JOGADORES: Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green.
BOSTON CELTICS
Os Celtics reforçaram-se bem para atacar o título, só que, ainda a nova época não tinha começado, e tiveram dois momentos negativos que irão ter impacto no futuro próximo. Primeiro, o italiano Danilo Gallinari (ex-Atlanta Hawks) lesionou-se, com gravidade, ao serviço da seleção e vai estar ausente os próximos meses. Depois, e mais recentemente, o treinador Ime Udoka foi suspenso durante um ano pela equipa, devido ao envolvimento com uma mulher que pertence ao staff, algo que é proibido pelas regras da organização. Pela positiva, de destacar a contratação de Malcolm Brogdon, ex-Indiana Pacers, e a manutenção das estrelas da equipa. PRINCIPAIS JOGADORES: Jaylen Brown e Jayson Tatum.
BROOKLYN NETS
Foi a equipa que animou o defeso com o sai não sai de Kevin Durant e Kyrie Irving, as duas principais estrelas do conjunto de Nova Iorque. O primeiro pediu para ser trocado, enquanto o segundo viu o seu nome envolvido em vários possíveis negócios. No final, ambos ficaram nos Nets o que significa que estamos perante um sério candidato ao título. A principal novidade da equipa de Brooklyn para esta época é Ben Simmons, que chegou a meio da última temporada a Brooklyn, por troca com James Harden, mas uma lesão nas costas impediu que se estreasse pelos Nets. Destaque ainda para as entradas dos veteranos Royce O'Neale (ex-Utah Jazz), Markieff Morris (ex-Miami Heat) e T.J. Warren (ex-Indiana Pacers). PRINCIPAIS JOGADORES: Kevin Durant e Kyrie Irving.
LOS ANGELES CLIPPERS
A época passada foi para esquecer, com Kawhi Leonard ausente a temporada inteira, devido a lesão, e Paul George de fora durante muito tempo, pelas mesmas razões. Por isso, mais importante que quem entra ou sai dos Clippers, é ter as duas principais estrelas dentro do campo e, com eles saudáveis, a formação californiana é claramente candidata ao titulo. Até porque, tem suplentes de bom nível que permitem uma rotação profunda, algo fundamental lá mais para a frente na época. Ainda assim, destaque para a entrada do base John Wall, que jogou pouco nos últimos dois anos, mas que já foi dos melhores da liga na sua posição. PRINCIPAIS JOGADORES: Kawhi Leonard e Paul George.
MILWAUKE BUCKS
Campeões em 2020-21, depois de uma seca de 50 anos, os Bucks caíram aos pés dos Celtics nos últimos playoffs, algo que só foi surpresa para quem não viu os jogos. Para esta temporada, a equipa manteve as principais figuras e, quem tem o jogador mais explosivo da atualidade, de seu nome Giannis Antetokounmpo, tem sempre que ser considerada como forte candidata ao título. Ainda para mais, porque Antetokounmpo forma com Khris Middleton e Jrue Holiday um dos melhores trios da liga e, quando estão em forma e juntos em campo, os Bucks são temíveis. PRINCIPAIS JOGADORES: Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton e Jrue Holiday.
PUB
NBA: MERCADO CAMPEÃO
1. GOLDEN STATE
WARRIORS
2. BOSTON CELTICS
BROOKLYN NETS
LOS ANGELES CLIPPERS
MILWAUKE BUCKS
6. PHOENIX SUNS 7. PHILADELPHIA 76ERS 8. LOS ANGELES LAKERS 9. DENVER NUGGETS
MIAMI HEAT
VÊ AS ODDS EM BETANO.PT.