Revista topsaude08 fechada

Page 1

R e v i s t a To p S a ú d e

1


2

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

3


Carta ao leitor Olá caros leitores! Passado o frio, agora é só sombra, sol e água fresca. A temperatura começa a subir desde já em nossa oitava edição, que mergulhou no mar de dicas e novidades para vocês. Nossa parceria com vocês continua e estamos abertos à sugestões de pauta. Tire suas dúvidas enviando e-mail para nossa redação através do endereço eletrônico: editoratopsul@gmail.com. Gostaríamos de registrar aqui nossos agradecimentos à Farmácia Vitalis, em especial aos sócios Sidnei e Daiane, profissionais competentes que tem contribuído muito para a saúde em nossa região, proporcionando os cursos com a vinda do Dr. Lair Ribeiro. São pessoas comprometidas e engajadas em promover vida saudável. Dr. Lair traz novamente o tema dos hormônios bioidênticos e fala da importância da reposição hormonal, explica a integração metabólica, tireoide, e finaliza com as mitocôndrias, a fonte de energia do organismo. Iniciamos com a técnica da acupuntura, uma espécie de medicina alternativa que apresenta resultados muito benéficos para os seus adeptos. Confira tudo sobre esta técnica e tire suas dúvidas. No clima saudável, veja as dicas de nutrição e fique preparado para enfrentar o calor. Muitas pessoas estão investindo na corrida para manter a forma. Um esporte que tem crescido bastante e adquirido cada vez mais adeptos. Ainda no ritmo da caminhada, a caminha em trilhas proporciona um cenário deslumbrante, além de praticar exercício propicia interação em grupo e uma sensação muito prazerosa. Por falar em satisfação, saiba tudo sobre a musicoterapia, uma alternativa de tratamento agradável que tem apresentado resultados positivos. Cerveja, qualidade de vida num gole da bebida. É isso mesmo!! A cervejinha na dose certa, não faz mal e auxilia você a manter-se saudável. Qualidade de vida começa com solidariedade, faça parte da Campanha em Prol da doação de sangue, um ato de cidadania que ajuda a salvar vidas. Tire suas dúvidas e torne-se um doador. Síndrome pré-menstrual, um transtorno considerado o terror das mulheres. Com o tratamento adequado, ela pode passar despercebida. Já prestou atenção na postura do seu filho? A má postura infantil apresenta diversos sinais físicos que resultam em dores musculares. Saiba como prevenir os sintomas e evitar problemas mais graves. IAM, infarto agudo do miocárdio, a doença considerada uma das maiores causas de morte da população. Falando em causa de morte, o diabetes gestacional é uma patologia agravada pelo excesso de peso que também pode levar à óbito. Dermatite seborreica, uma doença que provoca sérias lesões e pode ser facilmente confundida com outras patologias. Arquitetura humanizada, fique por dentro desta tendência que está revolucionando os hospitais, consultórios, clínicas e centros de saúde em todo mundo. Para finalizar conheça a Somatização, quando o corpo manifesta alterações que resultam em transtornos ou doenças. Boa leitura!!

4

R e v i s t a To p S a ú d e

Nesta edição a Revista Top traz os benefícios da Modulação Hormonal Bioidêntica.


EXERÇA TODA A SUA VONTADE DE VIVER MAIS À VONTADE.

LOFT DUPLEX COM 100M² PRIVATIVOS

APENAS

MAIS UMA VEZ, A TARTARI & ALMEIDA SEGUE AS TENDÊNCIAS DO MERCADO E LANÇA EM TUBARÃO UM EMPREENDIMENTO DIFERENCIADO,

VAGAS DE GARAGEM (EXCETO NAS UNID. 04 E 10)

ACABAMENTO DE ALTO PADRÃO CHARMOSA ÁREA DE LAZER PISCINA ACADEMIA SALÃO DE FESTAS ESPAÇO GOURMET HOME CINEMA SAUNA

UNIDADES

SISTEMA PAY PER USE ATRAVÉS DE UM APLICATIVO COM DIVERSOS FORNECEDORES CADASTRADOS, DESDE CHEF DE COZINHA E PERSONAL TRAINER A SERVIÇOS DE LAVANDERIA, DIARISTAS, ELETRICISTA, ENCANADOR, ETC.

COM PROJETO ARQUITETÔNICO INÉDITO NA CIDADE.

TUDO A VER COM VOCÊ. NADA CONVENCIONAL COMO VOCÊ. LOCALIZADO EM UMA ÁREA RESIDENCIAL E TRANQUILA NO NOVA MOEMA, O BAIRRO QUE MAIS CRESCE EM TUBARÃO.

(48)

3622 5100

WWW.TARTARIEALMEIDA.COM.BR

5

R e v ie sobjetos t a Tdaso pimagens S aeúplantas d e humanizadas BELLINI LOFT CONSTRUÇÕES LTDA. CNPJ 16.703.015/0001-56 - SPE. RI 72.752-R2 matrícula 20571 - 1° Ofício de registro de imóveis da comarca de Tubarão - SC. Imagens Ilustrativas - móveis deste material têm caráter ilustrativo. A Tartari&Almeida informa que pode alterar as especificações contidas neste material, prevalecendo as condições informadas no ato da venda e estabelecidas em contrato.


Índice

pg.14 #08 • Top news: notícias #09 • Má Postura Infantil #10 • Musicoterapia #12 • Alimentação: Nutrição no Verão #14 • Corrida e os seus benefícios

pg.22

#16 • Acupuntura #18 • Doar Sangue #20 • Mitocondrias #32 • Dermatite Seborréica #34• Top News: Informátivos #35 • Cerveja #36 • Top News: Informátivos #38 • Diabete Gestacional

pg.26

#40 • Infarto Agudo do Miocárdio #42 • Somatização #46 • Top Evento: Dr. Lair Ribeiro #47 • Top Parceiros #48 • Top Evento: Seminário de Gerenciamento da Saúde

pg.36

#50 • Trilhas #51 • Receitas #53 • Feiras e Congressos #54 • Arquitetura Hospitalar

6

R e v i s t a To p S a ú d e


#08 Setembro 2013

Revista Top Saúde é uma publicação da editora Top Sul.

Diretor executivo Fernanda Pacheco editoratopsul@gmail.com 48 9992.8655

Comercial João Sergio Stoffel Gisele Hespanhol

Criação e design Estúdio Benvenutto www.israelbenvenutto.com.br

Jornalista Responsável Emily Rodrigues JP 02563

Fotografia Israel Benvenutto 7.000 exemplares Distribuição gratuíta AMESC - AMREC - AMUREL

Para informações sobre: Anunciantes e médicos, entre em contato pelo telefone: 48 9992.8655 Revista Top Saúde edição número 08 de Setembro de 2013 - Todos os direitos reservados, fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial sem prévia do conteúdo editorial. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Imagens meramente ilustrativas.

R e v i s t a To p S a ú d e

7


Programa MEXA-SE – Araranguá “Educação também é tratamento” ! Com este pensamento e visando contribuir positivamente para à saúde coletiva das pessoas a Clínica COT por intermédio do Dr. Ricardo Matos(Ortopedista) vem promovendo um ciclo de palestras educacionais a população de Araranguá . O projeto é realizado nos centros comunitários dos bairros da cidade , com temas e tópicos de interresse para prevenção e informação sobre diversas doenças que acometem as pessoas nos tempos atuais. O evento é gratuito e conta com a colaboração da UAMA e Laboratórios participantes do projeto.

Ação Solidária do Hospital São João Batista O Grupo de Humanização do Hospital São João Batista encerrou no dia 31 de Agosto a Campanha do Agasalho de 2013, reunindo mais de 1.300 peças de roupas e cobertores, que foram encaminhados a ADABEUS e ao Lar dos Idosos. A campanha teve apoio de várias empresas parceiras do Hospital como a Revista Top Saúde e foi um sucesso. O Grupo de Humanização já se prepara para a campanha do brinquedo com o objetivo de fazer para muitas crianças um Natal Mais Alegre e Feliz.

Condolências A revista Top Saúde, teve a imensa satisfação de trazer em sua sétima edição, uma matéria daquele que foi um dos grandes médicos da nossa região, o ginecologista e obstetra, Dr. Orlando Tobias Jr, que faleceu precocemente. Sua contribuição para a área da saúde foi inestimável, e seu trabalho dispensa apresentação. Gostaríamos de deixar um forte abraço para a família, especialmente para a esposa Ligia Luchtemberg Mota Tobias e seus filhos Matheus e Miguel.

8

R e v i s t a To p S a ú d e


Informação

Dra. Karina Tavares Fisioterapeuta - Formação em RPG Crefito 83930

Má Postura Infantil

Fique atento aos sinais apresentados pelas crianças As crianças têm muitas tarefas, precisam se dividir entre escola e atividades extracurriculares, em meio a tantas atividades, os pequenos também apresentam dores musculares. Muitos pais acham que essas coisas só acontecem com adultos, porém os hormônios produzidos pelo estresse e pela tensão são os mesmos. A fisioterapeuta, especialista em RPG, Karina Tavares fala que é preciso estar atento às reclamações da criança, sabendo que não é normal sentir dor. “Algumas vezes pode ser algo grave que gera problemas futuros, como, por exemplo: um desvio postural” alerta. Os principais problemas que a má-postura acarreta são: cifose e escoliose, e os dois maiores vilões que causam o mal infantil, são: excesso de peso, as mochilas e o computador.

a criança. “O recomendável é que os pais façam algumas modificações para melhorar a postura das crianças, como por exemplo: se a mesma não consegue encostar os pés no chão, é preciso colocar uma caixa de sapato ou alguns livros para dar apoio aos pés. Também é importante regular a altura do monitor para que fique na linha dos olhos e colocar algum apoio para os cotovelos. Assim, os ombros ficam relaxados. Na hora de sentar, a postura deve ser observada, já que o peso do corpo precisa estar distribuído nos ísquios, ossinho do bumbum”, enfatiza Karina.

A cifose, também conhecida como hipercifose, se manifesta com um arqueamento nas costas deixando a pessoa corcunda gradativamente, sem dores no período em que a doença se desenvolve. Visivelmente, a doença se caracteriza pela queda dos ombros para frente, os jovens mais altos estão mais propícios a desenvolver a patologia.

Na hora de assistir televisão ou jogar vídeo game, certifique-se de que a TV esteja na altura dos olhos, que a criança enxergue a tela mantendo o pescoço reto e a boca fechada. Ainda na hora da TV eles podem relaxar esticando as pernas numa banqueta à frente do sofá ou com os pés no chão, os assentos e encostos devem ser confortáveis e evite com que eles passem muito tempo na mesma posição.

Já a escoliose, é um desvio de coluna vertebral formando ângulos, em crianças e adolescentes, que muitas vezes não apresenta nenhum sintoma visível, até que a curva tenha progredido significativamente. Existem alguns sinais físicos comuns, que podem indicar escoliose como: um ombro mais alto do que o outro, um lado da caixa torácica parece ser maior do que o outro, um quadril aparece mais alto do que o outro, a cintura pode desigual e uma perna parece menor do que a outra. A fim de prevenir esses desvios, algumas medidas devem ser tomadas, como por exemplo: as escolas diminuir o volume de material que o aluno precisa carregar, disponibilizando armários para livros e apostilas. Mochilas com rodinhas também ajudam a não sobrecarregar as costas dos pequenos, porém, o peso recomendável para ser levado é o mesmo, deve ser entre 10% e 15% do peso da criança. Em relação ao computador, principal vilão da má postura infantil, os fabricantes não fazem adaptação alguma para

Para estudar na sala de aula ou em casa, as crianças devem sentar com os pés no chão e as costas no encosto das cadeiras, os pais devem estar atentos na altura de mesa e escrivaninha.

Durante as refeições, ensine os pequenos a sentarem-se com a coluna ereta, já para dormir ensinem-os a dormir de lado, com as pernas flexionadas, com o uso de almofadas e travesseiros, coloque um na cabeça, um entre as pernas e outro para abraçar. Sempre estimule as crianças a fazerem exercícios ou praticar esportes, só assim poderão desenvolver a consciência corporal, fundamental para que ela mesma se corrija. Se mesmo assim você sentir que seu filho precisa de ajuda, não hesite em procurar um profissional. Há diversas atividades que podem ajudar na correção da postura incorreta, diz Karina, destacando a RPG (Reeducação Postural Global), considerada uma das melhores técnicas para correção postural, já que apresenta uma visão global do indivíduo e através das cadeias musculares interligadas propicia fortalecimento e alongamento muscular que resultam em equilíbrio flexibilidade e alívio das dores.

R e v i s t a To p S a ú d e

9


Informação

O ritmo e a melodia auxiliando na cura.

Musicoterapia Desde 3000 a.c, as civilizações orientais cultivam o poder do som e das vibrações. A espécie humana sempre apresentou interesse sobre a música e como ela é capaz de alterar comportamentos bem como estados emocionais e mentais. As origens da musicoterapia datam da época da II guerra mundial, onde a música era utilizada para aliviar a dor, o estresse e a ansiedade dos soldados de guerra. Quanto mais pesquisadores adquirem sabedoria científica, mais comprovam dados estatísticos que confirmam o que o instinto e a intuição humana já sabiam. Pesquisadores constataram que o uso de determinadas músicas e elementos musicais pode aumentar a sensação de conforto, reduzir o medo e a necessidade de sedação para alívio da dor, o que auxilia numa recuperação mais eficiente. A musicoterapia aperfeiçoa objetivos médicos podendo aumentar ou reduzir a energia muscular, afetar a pressão sanguínea, retardar metabolismos, estimular emoções, alterar humor, estimular a capacidade respiratória e até mesmo reduzir a percepção de dor. O musicoterapeuta realiza avaliações constantes quanto ao seu cliente, nos seguintes aspectos: Físico: Avalia a preensão, a força, o tônus, a marcha, a influência corpórea e todo o mecanismo neuropsicomotor, Psíquico: Avalia os mecanismos de atenção, de compreensão, de regulação, adaptação e motivação contidos na cognição e na linguagem, Emocional: Avalia basicamente os níveis de felicidade/ tristeza, Musical: Como ele toca um instrumento, qual a qualidade deste ato motor; como ele pensa para se engajar na atividade musical, qual a atenção dispensada, o comprometimento com a atividade, o foco na atividade; como ele reage diante o instrumento, o som, a música, qual o sentimento originado, o envolvimento com o grupo, etc.

10

R e v i s t a To p S a ú d e

A musicoterapia na medicina é baseada num modelo de corpo e mente combinando várias orientações. Ela oferece uma contribuição única, restituindo à saúde e promovendo o bem-estar. O trabalho de musicoterapia no ambiente hospitalar, consiste no uso de música ao vivo, pois esta relação terapêutica é de suma importância para este processo. A utilização de instrumentos musicais variados, convida o paciente e seus familiares para participarem da atividade musical e oferece um novo conceito para a hospitalização. Recriação de canções, composições, improvisação musical e a simples escuta de música ao vivo são alguns dos recursos utilizados pela musicoterapia. A musicoterapia trabalha com uma gama variada de pacientes. Entre eles estão pacientes com dificuldades motoras, autistas, pessoas com deficiência mental, paralisias cerebrais, dificuldades emocionais, psiquiátricos, gestantes e idosos. A música mexe com o emocional e interfere no comportamento de maneira profunda. O uso de musicoterapia em pacientes com câncer, oferece apoio e meios para lidar melhor com o processo do tratamento. Existe uma associação inerente de canção com contato humano, uma vez que letras representam comunicação verbal melódica. A musicoterapia oferece um ambiente de confiança e conforto, assistindo a familiares e pacientes a definir o que esperam, querem e precisam para se fortalecer psicologicamente. O musicoterapeuta liberta energias bloqueadas canalizando-as para a criatividade, expressão pessoal e elaboração da viviência, o que facilita o alívio da dor e proporciona conforto físico. O paciente muitas vezes encontra dificuldades para relaxar e ao ouvir consegue respirar profundamente e repousar mais facilmente. As letras da canções refletem desejos e memórias importantes, o musicoterapeuta, utiliza as mensagens das músicas para explorar pensamentos e sentimentos do paciente não ditos de outra forma. Com a música o paciente se sente menos solitário.


Muitas pessoas que passaram pelo processo musicoterapêutico, têm em comum alguns fatores: A música melhora drasticamente a qualidade de vida, reduz níveis de depressão e aumenta o bem-estar, a felicidade. Desenvolve a criatividade, a comunicação, a expressão e as habilidades sociais; Aumenta a confiança, a autoestima; Aumenta a concentração, a atenção, o comprometimento; A música relaxa. Fazer ou ouvir música não se trata apenas de uma atividade lúdica que distrai e educa ao mesmo tempo, ouvir música ativa nossa capacidade interna de transformação, renovação e cura. É uma atividade essencial para a humanidade.

R e v i s t a To p S a ú d e

11


Nutrição

Laura Casteller Pescador Nutricionista CRN 10 2326

Nutrição no verão Prepare-se para enfrentar o calor de maneira saudável

A alimentação saudável é fundamental para manter o corpo bem nutrido e é indispensável para o equilíbrio físico e mental de um indivíduo. Uma pessoa pode estar acima do peso devido ao excesso de calorias consumidas, sedentarismo e carente de vitaminas e sais minerais, o que predispõe o desenvolvimento de doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis, conhecidas como: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Com a chegada do verão, os dias mais quentes, contribuem com mudanças no comportamento das pessoas. É nesse momento que muitos começam a se preocupar com a aparência física e investem em dietas e exercícios físicos extenuantes.

12

R e v i s t a To p S a ú d e


Conforme a Nutricionista, Laura Casteller, o grande problema em relação a chegada do verão é que nem sempre as dietas são acompanhadas pela reeducação alimentar, muitas delas são dietas prontas, altamente restritas em calorias, vitaminas e sais minerais. Além disso, com o calor, muitas pessoas apresentam uma redução no apetite e transpiração excessiva com posterior perda de água e sais minerais, ficando pré-disposto a desidratação e deficiências nutricionais. O que a maioria das pessoas não sabe é que as dietas mais conhecidas simplesmente não funcionam, elas até podem promover uma perda de peso provisória, mas essas dietas excluem nutrientes importantes, e consequentemente o corpo sente e sofre. O verão está ai, nunca é tarde para iniciar uma reeducação alimentar, ou seja, uma mudança de hábitos alimentares de caráter definitivo, incluindo no plano alimentar diário, alimentos saudáveis que irão permanecer por toda a vida, promovendo benefícios e prevenindo doenças. Laura diz que para se preparar para o verão, existem alguns alimentos que podem dar uma forcinha especial e colaborar com a proteção da pele, redução de celulites e ainda promover saúde. Alguns estudos sugerem que nesta época é fundamental o consumo de frutas e verduras principalmente de cores amarelo-alaranjados, como acerola, mamão, laranja, moranga, beterraba e cenoura, que são ricas em betacaroteno, um potente antioxidante que atua protegendo a pele contra os danos causados pelos raios solares. Cabe lembrar que consumir esses alimentos levemente cozidos ou regados com azeite de oliva aumenta a absorção da vitamina. É importante estabelecer uma rotina de alimentação, com horários regulares, ou seja, se alimentar a cada 3 horas. Abusar de saladas frescas e das frutas principalmente as ricas em líquidos como melancia e melão que colaboram com a hidratação. Optar sempre por assados ou grelhados, preferindo carnes brancas. Evitar doces e guloseimas e na necessidade de consumir doces, preferir frutas secas como ameixas, damascos, bananas e passas, são ricas em potássio, nutriente muito perdido no suor.

Quanto aos lanches, preferir os sanduíches naturais com queijos e presuntos magros desprezando cremes ou maionese que somam calorias e podem estragar com o calor. Preferir picolés de frutas ao invés de sorvetes cremosos. Consumir alimentos integrais como pães e biscoitos e adicionar cereais como aveia, linhaça e quinua, além de frutas, saladas e iogurtes. A nutricionista reforça que a hidratação é muito importante, pois com o calor fundamental, principalmente antes de sentir sede, já que a sede é um sinalizador de desidratação. Abusar da água, dos sucos de frutas sem açúcar e da água de coco são excelentes opções para manter-se hidratado. Comece o verão bebendo um suco nutritivo que auxilia na proteção da pele contra os raios ultravioletas e melhora a flacidez: Rico em vitaminas A (betacaroteno), C, K, minerais como ferro, magnésio, potássio e cálcio.

RECEITA Ingredientes: 4 folhas de couve ½ manga pequena ½ cenoura 1 copo de água de coco 2 acerolas 1 colher de sopa de semente de linhaça Adoçante a gosto Modo De Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Se desejar, servir com gelo.

R e v i s t a To p S a ú d e

13


Dicas

Santiago Mendonça Coordenador Técnico PRORUNNER Assessoria Esportiva

Corrida

Muitas pessoas estão se tornando adeptas deste esporte benéfico para saúde

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que possuímos em nosso país 1,1 bilhões de adultos com sobrepeso. O sedentarismo é um dos grandes vilões desta situação. Pesquisas recentes mostram que mortes causadas pelo sedentarismo superam as causadas pelo cigarro. Não é nenhuma novidade que a prática regular de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para à saúde, além de melhorar significativamente a qualidade de vida. Quando falamos em qualidade de vida, saúde e bem estar, prontamente pensamos sobre como modificar nossa rotina diária. Nesse momento aparece o exercício que vem crescendo no gosto do brasileiro, a corrida. Ainda somos uma sociedade que engatinha, comparada à população americana que corre a passos largos. Enquanto iniciamos conceitos sobre como e onde correr, os americanos já superlotam os eventos de corrida em todo o “território ianque”. O fato é que muito do crescimento mundial desse esporte vem diretamente dos benefícios que a corrida gera em nosso corpo. São praticamente 4.5 milhões de corredores em todo o nosso território nacional, buscando modificar seu metabolismo. Entre os principais benefícios adquiridos com a prática da corrida, podemos citar a melhora da circulação coronariana, a diminuição da frequência cardíaca em repouso, o auxílio na prevenção de AVC e também da pressão arterial. Favorece o aumento da massa muscular, fortalecem os tendões, ligamentos e articulações, combate osteoporose, reduz o peso corporal, o estresse, ansiedade, aumenta a autoestima e consequentemente diminui a depressão. O Coordenador Técnico da PRORUNNER Assessoria Esportiva, Santiago Mendonça, iniciou em 2008 seus trabalhos em Criciúma, orientando e prestando consultoria no departamento de corrida, mostrando técnicas e formas

14

R e v i s t a To p S a ú d e


de condicionamento físico para esse esporte “praticamente novo” por aqui e que muitos achavam ser de fácil execução. Santiago diz que a corrida deve ser entendida como um esporte que necessita de cuidados. A orientação de um professor de educação física é importantíssima no que diz respeito a minimizar os danos às articulações. “Munido de um planejamento para seu nível de condicionamento, você poderá aumentar sua capacidade a níveis inimagináveis”, enfatiza. O método inclui todas as idades e condições físicas. A progressão em níveis de condicionamento depende diretamente da idade e do histórico esportivo do aluno e devem ser levadas em consideração na hora de montar o planejamento. Santiago conta que nessa longa caminhada de 5 anos trabalhando em Criciúma, evidenciou relatos de alunos que não conseguiam correr três minutos sem parar e que hoje correm provas de 21km, as chamadas meia maratonas. “Às vezes nos deparamos com pessoas que não gostavam de correr e ao conhecer novos métodos de treinamento, passam a amar o esporte, vendo que isso não passava de um trauma anterior, onde era muito sofrido e doloroso chegar ao objetivo final”, conta Santiago.

Veja algumas dicas para praticar sua corrida sem riscos: • Evite correr no horário entre 11:00 e 15:00 horas, pois é durante este período que o sol está mais forte e pode prejudicar seu rendimento da sua corrida e da sua saúde também. • Escolha um par de tênis adequado à sua pisada (supinada, pronada ou neutra), o que é muito importante para evitar problemas na hora da atividade. Muitas pessoas acabaram com lesões devido ao uso do calçado inadequado. As roupas escolhidas para a prática esportiva devem ser confortáveis e leves. • Não se esqueça de hidratar-se, a água é fundamental para reposição de líquido do nosso organismo. • Não se esqueça do alongamento após o exercício. Músculos alongados facilitam sua próxima sessão de treinamento. • Não tente ir além dos seus limites, musculatura cansada aumenta o risco de lesões em articulações. • Ao primeiro sinal de dor, pare imediatamente o exercício e busque a orientação de um profissional.

R e v i s t a To p S a ú d e

15


Dr. Teruo Watanabe Médico Generalista e Especialidade Médica em Acupuntura CRM - 3876 RQE - 3292

acupuntura Saúde

Arte de se Viver com Qualidade de Vida e Saúde

A Acupuntura é a introdução de agulhas nos pontos específicos do corpo que promove alteração em seu potencial elétrico, permitindo o fortalecimento das energias e o seu equilíbrio. Estas são vigorosas, quando existe saúde, e circulam livremente pelos canais que envolvem o corpo humano. Inicialmente são realizados de 08 a 10 sessões de aplicação de agulhas, que são suficientes para a harmonização energética e a melhora dos sintomas apresentados pelos pacientes, depois são orientados a um tratamento continuo (em torno de 01 sessão mensal de acupuntura) para a manutenção do bem estar e do alívio conseguido com o tratamento, visto que, sofremos agressões constantes {mudanças climáticas, medo em geral, insegurança, estresse, ansiedade, preocupação, distúrbios do sono, frustrações, raiva, irritabilidade, produtos químicos dos alimentos, transito, medo de assaltos, competições no trabalho, falta de confiança nas pessoas, alterações sexuais, envelhecimento precoce, excesso de radiação eletrônica (celular, computador, etc.) e também natural (raios solares excessivos), além das drogas

16

R e v i s t a To p S a ú d e

ilícitas, medicamentos, etc.} do ambiente em que vivemos, que com o passar do tempo causam alterações energéticas, que se exteriorizam na forma dos mais variados sintomas de doenças físicas, emocionais ou mentais. Conforme o médico especialista em Acupuntura, Dr. Watanabe, a técnica da acupuntura, tem indicação de realizar tratamentos preventivamente, isto é, cuidar da saúde, manter o organismo equilibrado (físico, mental, emocional, circulatório, nutricional, social, motivacional e espiritual). Segundo Watanabe, normalmente a aplicação das agulhas são indolores. Pode-se sentir em alguns pontos uma sensação de pequena espetada ou formigamento, também a eliminação de uma gota de sangue, que significa a existência de congestão energética local, portanto neste caso é um bom sinal, sangramento no caso de se atingir um pequeno vaso sanguíneo, deixando um mini hematoma, que não causa nenhum problema para o paciente. Após a aplicação, alguns pacientes sentem sonolência, sensação de leveza na cabeça (a vezes até um pouco de


tontura), associado com enjôos leves. Pode ocorrer ainda um período de melhora dos sintomas e em seguida retorno dos mesmos ou até um agravamento, mas que cessa rapidamente com a sequência do tratamento. Alterações no sono (insônia inicial ou até mesmo sonolência) que tende a normalizar rapidamente, no estado emocional, ficar mais emotivo, chorar com mais facilidade, até atingir um equilíbrio emocional no decorrer do tratamento. A doença é consequência de distúrbios da energia humana como: • Deficiência da energia ancestral – alteração da energia herdada dos pais. • Fatores externos decorrentes de energia cósmica – calor, frio, vento, umidade e secura. • Fatores internos – emoção reprimida, raiva, medo, depressão, ansiedade e nervosismo. • Fatores mistos – alimentação desregrada, fadiga, insônia, uso de drogas, álcool, etc. As alterações energéticas do organismo se exteriorizam sempre. Essas alterações são identificadas através da: • Observação do paciente – cor da face, expressão verbal, o emocional e os movimentos. • As queixas do paciente – localização e frequência da dor, alteração com mudanças do clima e com o tipo de alimentação.

• O exame da língua – observa-se a cor e forma da língua, presença de rachaduras. O tratamento acontece promovendo o fortalecimento de órgãos e vísceras, a circulação das energias e do sangue, equilibrando as energias YIN e YANG pelos estímulos das agulhas. Técnicas associadas ao uso das agulhas de Acupuntura. • Acupuntura sistêmica – aplicação das agulhas pelos Pontos Energéticos do Corpo Inteiro. É o sistema mais utilizado no meio médico. • Laser-Acupuntura - aplicação de Estimulação luminosa nos pontos de Acupuntura. É utilizado para crianças, mas também existe a aplicação do laser para adultos. • Eletroacupuntura – aplicação de corrente elétrica nas agulhas. Tem indicação para aumentar a intensidade da ação das agulhas (reduzir dor e acalmar o sistema nervoso). • Acupuntura Auricular – aplicação de agulhas especiais no pavilhão auricular (orelha). Funciona como reflexoterapia, ou seja, existe representação dos órgãos na aurícula, e o estimulo na orelha pode modificar os sintomas da região devido ao sistema reflexo. • Eletromagnetismo – aplicação de corrente eletromagnética em pontos de acupuntura. “Não esperar ter sede para depois cavar o poço, pois já poderá ser muito tarde”.

R e v i s t a To p S a ú d e

17


Simone Fourlan Nandi Assistente Social CRESS 3539

sa ma

li

ç ão

ato

de

um

ue

u

ng

... e

qu

Doar

e ajuda a salvar vidas

solidariedade...

Saúde

de cid dania a

O sangue funciona como um transportador de componentes de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do nosso organismo está concentrada nele. O sangue não pode ser substituído por nenhum outro líquido, não é produzido artificialmente, ou seja, é insubstituível. Nós, humanos somos a única fonte de matéria-prima para uma transfusão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda durante o inverno e as férias. Existem alguns mitos e preconceitos relacionados a doação de sangue que contribuem para a sua diminuição, como por exemplo: Doar sangue engorda? Doar sangue emagrece? Doar sangue vicia, se doar uma vez, será obrigado a doar sempre?

O doador não corre nenhum dos riscos acima citados. Esses “mitos” são levantados por pessoas sem conhecimento ou ainda, por aquelas que tem medo de sangue, de agulha, entre outros. A assistente Social, Simone Fourlan Nandi, fala que: “Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro (todo material utilizado é descartável) que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes por ano, os Hemocentros estariam com seus estoques abastecidos de modo suficiente para atender toda a população” conclui.

Para doar é preciso: Ter idade entre 16 e 67 anos. Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Idade máxima de 60 anos para primeira doação. Pesar mais de 50 kg. Sentir-se bem e com saúde.

Doar sangue engrossa o sangue ou afina?

Estar alimentado.

Mulheres no período menstrual não podem doar sangue?

Apresentar documento com foto, omitido por órgão oficial.

Os doadores correm risco de contaminação?

18

R e v i s t a To p S a ú d e


Simone explica que o processo de doação de sangue leva em torno de 50 minutos, porém a coleta em si não leva mais do que 15 minutos e o volume máximo admitido por doação é de 460 ml, mais os tubos de amostra para os exames. O candidato a doação de sangue passará pelo cadastro de dados pessoais, depois pela Pré Triagem, onde será verificado os sinais vitais (peso, altura, pressão arterial, temperatura e teste de anemia) e logo após será encaminhado para a Triagem Clínica com entrevista, na qual é de fundamental importância contar sobre seus problemas de saúde. É necessário dizer a verdade, para que a doação não prejudique o doador e as pessoas que receberão seu sangue. Embora sejam realizados exames no sangue coletado (Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), não existe 100% de segurança para o receptor. Há um período chamado Janela Imunológica, que é um espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste, significando que a pessoa pode ter sido contaminada por um vírus e este não ser detectado nos exames realizados. Por isso, é fundamental ser sincero na entrevista. Honestidade também salva vidas. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plasma, plaquetas e outros), podendo beneficiar mais de um paciente. Os componentes são distribuídos para os Hospitais e Clínicas para atender às solicitações médicas.

Em Santa Catarina, são 6 Hemocentros Regionais (Criciúma, Lages, Chapecó, Joaçaba, Joinville e Blumenau), 3 Unidades de Coleta (Tubarão, Jaraguá do Sul e Canoinhas) e um Hemocentro Coordenador localizado em Florianópolis. O Hemocentro Regional de Criciúma, atende 39 municípios da região sul e 28 Hospitais e Clínicas conveniadas. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 18:30 horas, sem fechar ao meio dia. Atendemos um sábado por mês (geralmente no primeiro sábado de cada mês) das 08:00 às 12:00 horas. Telefone para contato 48-34336611. Doar sangue é mais do que um gesto de solidariedade. É uma forma de transformar para sempre a vida de quem precisa. É um compromisso de vida, um ato de cidadania.

Intervalo entre as doações: Homens: a cada 2 meses, não ultrapassando 4 doações no período de um ano Mulheres: a cada 3 meses, não ultrapassando 3 doações no período de um ano

R e v i s t a To p S a ú d e

19


Prevenção

A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA DO NOSSO ORGANISMO As mitocôndrias são a fonte da nossa energia vital, também chamadas de moeda da vida. Elas representam 10% do nosso peso corporal. São organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevantes na respiração celular. As mitocôndrias estão presentes em todas as células do nosso organismo, e em grandes quantidades. Encontram-se nas células do coração, do sistema nervoso, no sistema muscular, onde requerem maior consumo de energia, podendo chegar até 10.000 de mitocôndrias por células. Sua principal função é reverter, gorduras, carboidratos e proteínas em energia, armazenadas na forma de ATP, o acúmulo de energia em curto prazo. As mitocôndrias possuem DNA próprio, herança materna. A maioria das doenças está relacionada com as mitocôndrias, chamada de Mitocôndriopatias. O Dr. Lair

Ribeiro, conta que se melhorarmos nossas mitocôndrias, podemos interferir nas melhoras das doenças, sejam elas quais forem. Diversos fatores podem interferir em nosso organismo, como por exemplo: a utilização de O2 para produzir energia e os fatores que interferem neste processo. Dois processos estão ligados à produção de energia: O processo Aeróbio (com O2), o Anaeróbico (sem O2) e o QE (coeficiente energético), que nada mais é do que a habilidade em produzir energia aerobicamente. A energia das nossas células é obtida através da quebra de moléculas orgânicas (gordura, carboidratos e proteínas), e são armazenadas na forma de ATP, utilizadas na realização de inúmeras funções celulares, como: respiração,

MITOCÔNDRIAS 20

R e v i s t a To p S a ú d e


locomoção, metabolismo e até mesmo no ato de pensar. As gorduras e carboidratos são conhecidos como alimentos energéticos, e as proteínas como alimentos estruturais. Cerca de 80% da energia produzida pelo coração vêm dos lipídios (gorduras). Quando ingerimos gorduras e carboidratos, alguns fatores interferem na sua transformação em energia no nosso organismo. O principal deles é a necessidade de magnésio. “Todos nós temos grande deficiência deste mineral, principalmente os brasileiros, que não tem um solo rico para este cultivo, encontrado apenas em solos próximos de vulcões” explica Dr. Lair. Além, do processo de transformação dos carboidratos e gorduras em energia, devemos aumentar o número de mitocôndrias em nossas células. Através da biogênese mitocondrial, teremos enorme melhora tanto na energia, quanto na prevenção de doenças. As mutações mitocondriais são importantes fatores no adoecimento e envelhecimento. A disfunção mitocondrial está relacionada com o envelhecimento, principalmente com doenças coronárias, parte em que as células requerem maior número de mitocôndrias. Apresenta ainda relação nos cânceres, que inicia pela mitocôndria, com a diabesidade

(diabete + obesidade), osteoporose, e inúmeras doenças. O melhor modo de prevenir e tratar doenças da idade, é otimizar a função mitocondrial. Para termos saúde, nosso organismo necessita de: 8 aminoácidos, 2 ácidos graxos, 13 vitaminas e 21 minerais: chamados de macro e micro nutrientes. Hoje não ingerimos a quantidade que nossos pais e avós consumiam antigamente, devido ao solo que está cada vez mais deficiente destes nutrientes. Vivemos rodeados de tecnologia e ao mesmo tempo com mais doenças crônicas, como: diabete, colesterol e hipertensão. A produção energética mitocondrial é o mais importante aspecto de saúde, igual a eficiência mitocondrial. Quando a fisiologia é otimizada, o corpo desencadeia um processo de auto-cura. POTENCIALIZE O AUMENTO DE SUAS MITOCÔNDRIAS ATRAVÉS DE: Chá verde PQQ (pyrroloquinoline quinone) Atividade física Resveratrol L-carnitina.

R e v i s t a To p S a ú d e

21


Prevenção

INTEGRAÇÃO METABÓLICA ENTRE: TIREÓIDE - PÂNCREAS - ADRENAL

O equilíbrio entre as glândulas Adrenais, a Tireóide e o Pâncreas é o principal responsável pela produção de energia, vital no organismo e pela regulação central da fisiologia. Os níveis adequados de cortisol, a adequação do metabolismo basal e o controle da relação glicose-insulinaglucacon são os pilares de qualquer organismo saudável.

Aumento das chances de osteoporose

O excesso ou deficiência de cortisol, assim como o aumento ou diminuição da função tireoideana e o equilíbrio dos hormônios insulina-glucagon, juntos, constituem o terreno propício para a germinação da doença ou da saúde.

Lapsos de memória

Metabolismo O balanço energético que garante a nossa sobrevivência depende de um conjunto de reações químicas protagonizadas especialmente por hormônios. O principal neste balanço é o hipotálamo, área do cérebro que controla a fome, a saciedade e a temperatura interna. Também fazem parte dessa história, os músculos, o fígado, os rins e o tecido adiposo, que guardam ou proveem energia em situações de estresse e emergência. “O metabolismo faz do organismo um sistema único”. ADRENAIS: são responsáveis pela liberação de hormônios em resposta ao stress e pela liberação de corticosteróides, como por exemplo, o cortisol, um potente anti-flamatório que estimula a conversão de proteínas e gorduras em glicose. Ao mesmo tempo, os corticosteróides, diminuem a captação de glicose pelas células. As adrenais são responsáveis ainda pela produção de DHEA e Aldosterona. Quando o cortisol aumenta, o DHEA também aumenta, numa espécie de equilíbrio, já que o cortisol é neurotoxico e o DHEA é neuro protetor. Com o passar dos anos o DHEA vai diminuindo em nosso corpo. Quando o cortisol aumenta sem aumentar o DHEA, surge lesão no hipocampo, deixando a memória fraca. Não ter disposição ao acordar pela manha, e ter dificuldade para dormir a noite, aparecimento de alergias, essas são as principais características da exaustão adrenal, desencadeando outras patologias, principalmente doenças cardiovasculares, relacionados aos infartos do miocárdio e estresse, que pode levar à um quadro clínico de depressão metabólica.

CORTISOL ALTO Perda de massa muscular Aumento do peso

22

R e v i s t a To p S a ú d e

Dificuldade na aprendizagem Baixo crescimento Diminuição da testosterona

CORTISOL BAIXO Depressão Fadiga Cansaço Fraqueza Desejo repentino de comer doces TIREÓIDE: Sua principal função é a regulação do metabolismo corporal. Ela libera dois hormônios: o T3 e o T4, a secreção deles é controlada principalmente pelo


R e v i s t a To p S a ú d e

23


Prevenção

TSH (hormônio estimulante da tireóide) que é secretado pela hipófise anterior. A tireoide secreta ainda, um hormônio chamado calcitonina, muito importante para o metabolismo do cálcio. O TSH e os hormônios tireoidianos controlam o funcionamento de praticamente todos os órgãos. Alterações da quantidade tireoidiana no sangue fazendo com que os órgãos trabalhem mais rápidos ou mais lentamente, levando a uma alteração do metabolismo.

Fatores externos como noites mal dormidas, alguns tipos de remédios, estresse no trabalho, café, cigarro e pílulas anticoncepcional, causam aumento na produção do cortisol, hormônio do estresse, e esse, consequentemente, interfere na transformação do T4 em T3, hormônio da tireoide, que começa a funcionar mais lentamente, sobrecarregando o pâncreas, já que o cortisol provoca uma resistência insulínica.

O cortisol aumentado x tireóide:

Esses 3 órgãos: pâncreas, tireoide, e adrenais são considerados essenciais, pois é através deles que nosso corpo começa a adoecer, apresentando sintomas que muitas vezes remediamos, como: dor de cabeça, fadiga, acima do peso, má digestão, insônia, depressão, falta de libido, chamada de depressão metabólica, que muitas vezes tratamos de uma maneira incorreta. Nosso corpo dá sinais quando estamos em desequilíbrio.

O aumento do cortisol diminui a produção do TSH, que por sua vez diminui a conversão de T4 em T3, também consome tirosina, zinco, selênio, aumentando o T3 reverso, o hormônio da hibernação, dificultando assim a perda de peso. A exaustão adrenal pode levar ao quadro clinico de hipotireoidismo e este por sua vez causa: Excessivo cansaço; Desânimo ou até mesmo depressão; Raciocínio lento; Fala arrastada; Intolerância ao frio; Déficit de atenção; Pele ressecada; Cabelos quebradiços; Ganho de peso; Inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos; Constipação; Fraqueza muscular; Ciclo menstrual irregular; Redução da sudorese; Problemas de fertilidade; O aumento do colesterol é como um mecanismo de defesa do nosso organismo, onde tratando a causa do hipotireoidismo o colesterol volta ao normal. O diagnóstico que pode ser observado, é medir a temperatura corporal quando acordamos e axilar, durante 5 dias seguidos, usando termômetro de mercúrio na temperatura de 35 ou abaixo. A temperatura ideal é de 36.5 a 36.8. Temperatura abaixo de 36.5 – Hipotireoidismo Temperatura acima de 36.8 – Hipertireoidismo Pâncreas: possui duas funções distintas: a função endócrina, responsável pela produção de insulina (hormônio que controla o nível de glicemia no sangue) e a função exócrina, responsável pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.

24

R e v i s t a To p S a ú d e

O grande objetivo da boa saúde, começa em equilibrar este trio, e conclui-se que a nutrição, é a chave de um organismo saudável.


R e v i s t a To p S a ú d e

25


Prevenção

MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICO UM DOS PILARES DA SAÚDE E ANTIENVELHECIMENTO Com o aumento da expectativa de vidas dos brasileiros e consequentemente o crescimento do número de idosos no país, cada vez mais, médicos e especialistas se deparam com questões relacionadas às terapias antienvelhecimento. Existe um momento na vida de todos que observamos algumas ruguinhas e sintomas da idade. Nosso corpo começa a envelhecer desde o dia em que nascemos. Nossas células nascem, multiplicam-se e morrem diariamente. Um dos estágios mais notados inicia a partir dos 45 anos, com a chegada da menopausa na mulher e a andropausa no homem. A menopausa é o fenômeno onde há um declínio na produção de hormônios como a progesterona e estrogênio, é um marco indicativo do final do ciclo reprodutivo da mulher e pode vir acompanhado de alguns sintomas característicos: ondas de calor (fogachos), insônia, diminuição da libido, irritabilidade, suores noturnos, tendo como principal característica a interrupção da menstruação. Já a andropausa é a diminuição na produção do hormônio chamado testosterona, nos homens, esse processo é mais lento, e a maioria os sintomas passam despercebidos.

26

R e v i s t a To p S a ú d e


Tanto na mulher quanto no homem existem hormônios chamados de progesterona, testosterona e estrogênio, porém em quantidades e funções diferentes. ESTROGÊNIO: não é um hormônio, mas sim uma categoria de hormônios, sendo os mais conhecido como: (estrógenos ativos) o estradiol, a estrona e o estriol. O estradiol é o mais potente dos estrógenos, e o estriol o mais fraco. TESTOSTERONA: ao longo do processo de envelhecimento, o homem torna-se cada vez menos capaz de produzir testosterona. Para agravar a situação, a capacidade de produzir Estradiol, aumenta causando desequilíbrio na relação Estradiol/Testosterona, com diminuição da Testosterona e severa elevação dos níveis de Estradiol. Este fenômeno é responsável pela maioria das chamadas “doenças próprias e inevitáveis da velhice” nos homens. Os homens com níveis normais de testosterona são muito menos vulneráveis a hipertensão arterial, ataque cardíaco, obesidade, depressão, diabetes, câncer de próstata, dentre uma imensa gama de problemas. PROGESTERONA: é o hormônio mais importante para o corpo feminino, pois desempenha o papel de manutenção do funcionamento normal do ciclo menstrual, responsável por receber o ovo fertilizado e pelo desenvolvimento e segurança até o nascimento. Na menopausa, o corpo deixa de produzi-lo, embora este seja um processo natural, vem seguido de sintomas e problemas de saúde, como: osteoporose, cardiovasculares, entre outros. Como não ocorre mais ovulação na menopausa (e pouca no climatério), não há produção de progesterona. Os problemas do climatério e da menopausa devem-se exatamente a esse desequilíbrio hormonal chamado de predominância estrogênica, consequentemente a progesterona, é o hormônio escasso.

A Modulação Hormonal Bioidêntica (MHB), promete ser a chave do antienvelhecimento e da boa saúde. Hormônios Bioidênticos: são hormônios com estrutura molecular idêntica à aqueles produzidos pelo organismo humano, o que caracteriza a bioidentidade é a estrutura molecular idêntica à do produzido pelo organismo humano. Hormônios Bioidênticos não são remédios e sim suplementos. Os Hormônios Bioidênticos respeitam a individualidade de cada um. O exame mais adequado para avaliação hormonal é o de saliva. A via de administração para uso do Hormônio Bioidêntico é em creme e transdérmico, um gel passado na pele antes de dormir. A via transdérmica é preferível à via oral, pois a progesterona é absorvida de forma rápida e eficaz pela camada de gordura subjacente à pele (os hormônios esteróides/sexuais são lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura), passando diretamente aos vasos capilares, entrando diretamente na corrente sanguínea. Quando ministrada via oral, mais de 80% da progesterona é perdida no processamento pelo fígado, além de gerar inúmeros metabólitos (subprodutos) indesejáveis nesse processo. A progesterona natural (bioidêntica) via transdérmica não apresenta efeitos colaterais quando usada em doses fisiológicas, por isso deve-se ter acompanhamento médico. Para a mulher ser saudável tem que haver o equilíbrio entre a progesterona e o estrogênio. Analise a tabela a seguir e veja a diferença entre progesterona e estrogênio no corpo feminino.

Conforme o doutro Lair Ribeiro, o equívoco das terapias tradicional da reposição hormonal convencional é considerar progestina, como se fosse progesterona. As progestinas são substâncias sintéticas que apresentam uma configuração molecular similar à progesterona natural e, por essa razão, são aceitas pelos receptores das células como se fosse progesterona. Por causa disso que ocorrem os problemas comuns na reposição hormonal tradicional, como câncer e doenças cardiovasculares (comprovados em recente estudo). Lair orienta que um dos remédios mais vendidos no mundo chamado Premarin, é derivado da urina de éguas prenhas com ação hormonal. “Uma substância natural, mas não, bioidêntica, porque refere-se aos hormônios produzidos pelas éguas e não pelos seres humanos”, salienta, completando que outro exemplo são as Isoflavonas da soja, que é um Fitohormônio extraído da soja, de origem natural e com alguma atividade hormonal. No entanto, não é bioidêntico aos hormônios humanos. Você aceitaria uma transfusão de sangue de um cavalo? Esta é a grande diferença: hormônio de éguas para éguas, hormônios de humanos para humanos.

R e v i s t a To p S a ú d e

27


EFEITOS DO ESTROGÊNIO E DA PROGESTERONA NO ORGANISMO DA MULHER:

EFEITOS DO ESTROGÊNIO • Cria um endométrio proliferativo

• Mantém um endométrio secretor

• Causa estimulação dos seios

• Protege contra o seio fibrocístico

• Aumenta a gordura corpórea

• Auxilia no uso da gordura como energia

• Retenção de sal e de líquidos

• Diurético natural

• Depressão e dores de cabeça

• Antidepressivo natural

• Interfere nos hormônios da tireóide

• Facilita a ação dos hormônios da tireóide

• Aumenta os coágulos no sangue

• Normaliza a coagulação sangüínea

• Diminui a libido

• Restaura a libido

• Enfraquece o controle do açúcar no sangue

• Normaliza os níveis de açúcar no sangue

• Perda de zinco de retenção de cobre

• Normaliza os níveis de zinco e de cobre

• Reduz o nível de oxigênio em todas as células

• Restaura a nível adequado o oxigênio celular

• Aumenta os riscos de câncer do endométrio

• Evita o câncer endométrico

• Aumenta riscos de câncer da mama

• Ajuda a prevenir o câncer da mama

• Restringe um pouco a função dos osteoclastos

• Estimula a construção óssea via osteoblastos

• Reduz o tônus vascular

• Restaura o tônus vascular normal

• Aumenta riscos de doença na vesícula biliar

• Necessária para a sobrevivência do embrião

• Aumenta o risco de doenças auto-imunes

• Precursora dos corticóides

28

EFEITOS DA PROGESTERONA

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

29


30

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

31


Tratamento

Dr. Gustavo Pazini Bortoluzzi Médico Dermatologista - CRM - 9164 RQE - 16796

Dermatite Seborréica Uma lesão séria que pode ser facilmente confundida com outras doenças.

A dermatite seborréica corresponde a um quadro eczematoso caracterizado por lesões eritemato-escamosas e que se localizam em regiões cutâneas ricas em glândulas sebáceas, bem como em algumas áreas de dobras. Em geral, as pessoas acometidas por esta afecção conhecem a mesma por caspa, seborréia, ermo (em crianças), etc, e na verdade, todas essas denominações englobam o mesmo problema que é a dermatite seborréica. As lesões são avermelhadas com descamação superficial e acometem principalmente região de couro cabeludo, fronte, sulco nasogeniano, mento, retroauriculares, porção mediana do tórax, pubiana e axilar; sendo que o sintoma comumente relatado pelos pacientes é o prurido . De acordo com o médico dermatologista, Dr. Gustavo Pazini Bortoluzzi, podem ser acometidos os pacientes desde os primeiros meses de vida até na fase adulta, sendo a afecção de decurso crônico, e o que se procura é o controle das lesões através de tratamentos e observação de algumas medidas gerais. “Sabemos que ocorre a piora nos meses de inverno, que é provocado pelas

32

R e v i s t a To p S a ú d e

características climáticas bem como por alguns hábitos que devem ser evitados, por exemplo, os banhos quentes e demorados, sendo que é recomendado aquecer o ambiente do chuveiro previamente ao banho afim de diminuir a temperatura do mesmo, deve-se lavar o couro cabeludo todos os para evitar o acúmulo de sebo desta região e consequentemente diminuir o desenvolvimento da seborréia (caspa), o que além de produzir coceira ainda pode causar queda dos cabelo, sem contar naquele desconforto de quando se usa roupas escuras e aparecem aqueles tão indesejados pontos brancos que insistem em cair do couro cabeludo”encerra. Com relação ao tratamento, existem hoje no mercado um ampla gama de produtos anti-seborréicos, porém vale ressaltar que nem sempre o que dá certo para uma pessoa tem o mesmo resultado para outras, sendo assim, o médico dermatologista deve ser sempre consultado afim de avaliar cada caso corretamente, bem como avaliar o grau de acometimento da dermatite para prescrever a


medicação correta, seja um shampoo adequado para o couro cabeludo, ou então utilizar produtos como cremes e soluções tópicas ou até mesmo medicações por via oral para o tratamento de lesões que acometem outras áreas do corpo, sempre em busca de um melhor resultado no paciente. É importante ressaltar ainda a necessidade do diagnóstico ser realizado pelo médico especialista em Dermatologia, pois existem outras doenças que se assemelham a dermatite seborréica, porém são de causas distintas, como psoríase, pitiríase rósea e eczema de outras causas, o que pode levar o paciente a um tratamento inadequado pela erro de diagnóstico. Enfim devemos sempre ter em mente que prevenir é muito melhor que remediar, sendo assim, deve-se sempre procurar o médico para orientação, prevenção e tratamento das lesões, pois com certeza, isto trará uma melhor qualidade de vida e mais alegria aos pacientes.

R e v i s t a To p S a ú d e

33


PESQUISADORES BRASILEIROS PEDEM CAUTELA SOBRE CURA DA AIDS E AFIRMAM QUE REPORTAGEM DA SUPERINTERESSANTE NÃO TRAZ GRANDES NOVIDADES Pesquisadores ouvidos pela Agência de Notícias da Aids disseram que a reportagem “Enfim, a Cura da Aids”, da revista Superinteressante, não está atualizada e reforçam que as melhores estratégias na luta contra o HIV continuam sendo a prevenção e a adesão ao tratamento. Na edição de agosto, a revista aborda técnicas como a expulsão do vírus, tratamentos ultraprecoces, transplantes e modificações genéticas que conseguiram “curar” alguns pacientes Site: http://www.agenciaaids.com.br

MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM EXCESSO DE PESO Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, revela que 51% da população brasileira está acima do peso. Em 2006, percentual era de 43%. Homens são maioria, 54%. Nas mulheres, o índice chega a 48% Dados inéditos do Ministério da Saúde revelam que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que 51% da população (acima de 18 anos) está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%.Entre os homens, o excesso de peso atinge 54% e entre as mulheres, 48%. Site: http://portalsaude.saude.gov.br

7 VACINAS QUE TODO ADULTO DEVE TOMAR Ninguém hesita em levar os filhos para tomar vacina, mas, na hora de zelar pela própria saúde, muitos adultos desprezam este cuidado. Em todas as fases de nossa vida, porém, estamos sujeitos a infecções por vírus e bactérias que, se não forem prevenidas, podem causar muitos e graves problemas de saúde. As doenças crônicas que se manifestam na vida adulta indicam que o individuo precisa se vacinar tanto para bactérias quanto para vírus. No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos. No caso dos vírus, a imunização dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço, para garantir que a doença não volte. Site: http://www.vocesabia.net

34

R e v i s t a To p S a ú d e


CERVEJA Se a intenção é melhorar a qualidade de vida, que tal um copo de cerveja? Isso mesmo! Segundo estudos, além da cor, aroma e sabor de dar água na boca, o consumo moderado de cervejas contribui em vários aspectos de saúde, promovendo bem-estar. O “santo remédio” tem ainda maior efeito quando produzido de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot), na qual são utilizados apenas quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento. Entre os principais benefícios da cerveja, o mestre cervejeiro Matthias Reinold, destaca a presença de vitaminas. Segundo ele, o malte utilizado na produção da bebida é rico em vitaminas e minerais, especialmente B6 e B12, sendo que aproximadamente 500 ml de cerveja suprem cerca de 30% da necessidade média diária de uma pessoa em relação às vitaminas. Conforme o mestre, o amargor do lúpulo, que é um dos ingredientes da cerveja, também auxilia na digestão. Os bebedores moderados de cerveja, de acordo com Reinold, são menos propensos ao estresse e as doenças cardiovasculares. Isso porque o álcool, quando consumido em pequenas quantidades, reduz o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e também reduz os

Qualidade de vida em um copo da bebida

níveis de colesterol no sangue. A cervejinha de todo o dia auxilia, ainda, segundo ele, para estabilizar a pressão arterial. O lúpulo, ingrediente presente na cerveja, possui propriedades terapêuticas. Além de possuir ação antiinflamatória, o lúpulo auxilia no combate ao câncer de mama, conforme cientistas o ingrediente teria até mesmo efeito antiobesidade. A correria do dia a dia e as preocupações do trabalho, de acordo com Reinold, também podem ser amenizadas com alguns goles de cerveja ao final do expediente. A bebida, segundo o mestre, se consumida moderadamente, contribui para a saúde psicológica.

PRODUZIDA PARA SER APRECIADA Desde a descoberta da cerveja, feita pelos Sumérios - povo que vivia no Oriente Médio há mais de dez mil anos, muitas mudanças aconteceram na sociedade e no desenvolvimento da própria bebida. Hoje, a cerveja é amplamente disseminada no mundo, o que a torna um elo comum entre as diversas culturas.

R e v i s t a To p S a ú d e

35


Informação

Drª Michele Wolf Pimentel Médica Ginecoligista e Obstetra CRM - 16277 RQE - 9381

SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL FAMOSO ENTRE AS MULHERES O TRANSTORNO TEM CURA

A síndrome pré-menstrual (SPM) é um conjunto de sintomas psicológicos, somáticos e comportamentais que ocorrem na segunda fase do ciclo menstrual, ou seja, na fase Lútea, e desaparece nos primeiros dias do início da menstruação. Apesar das pessoas acreditarem que estas queixas sejam resultantes da vida moderna cada vez mais estressante, Hipócrates (600 a.c), no tratado “A doença das virgens”, já descrevia as alterações de comportamento, humor e pensamento resultantes do período pré-menstrual. Afeta mulheres em idade reprodutiva e não ocorre na puberdade, após a menopausa, durante a gravidez e nos casos de o oforectomia (cirurgia de retirada dos ovários). Tende a acometer com maior frequência mulheres com idades entre os 20 e 40 anos. De acordo com a médica ginecologista Dra. Michele Pimentel, muitos fatores podem contribuir para esta condição: mudanças cíclicas nos níveis hormonais; alterações nos níveis de serotonina (um neurotransmissor que participa do estado de humor das pessoas); baixos níveis de vitaminas e minerais; diminuição do cálcio e do

magnésio no organismo. Estresse e problemas psicológicos não causam síndrome pré-menstrual, mas podem colaborar para piorar os sintomas. Segundo a doutora, os sintomas costumam aparecer 5 a 15 dias antes da menstruação cessando logo após o seu início. São descritos mais de 100 sintomas, sendo os mais comuns, alterações do humor, mamas doloridas, compulsão por comer certos alimentos (principalmente doces), irritabilidade, depressão, aumento da circunferência abdominal e até mesmo o aumento de peso por retenção de líquidos. O diagnóstico da Síndrome pré-menstrual é clínico, não existindo achados no exame físico ou exames laboratoriais que sejam confirmatórios. Portanto o médico fará o diagnóstico pela história clínica da mulher através do diário de sintomas, que funciona da seguinte forma: a paciente fará anotações dos sinais e sintomas que observa em um calendário, diário ou uma tabela por pelo menos dois ciclos menstruais seguidos, ela deverá prestar atenção ao primeiro dia em que começa a sentir os sintomas da SPM, assim como o dia em que eles desaparecem, também deve marcar o dia em que começa o seu ciclo menstrual e o dia em que ele termina. O médico também irá conversar com a paciente a respeito dos seus hábitos alimentares, sobre a prática de exercícios físicos, o seu trabalho e a sua família. O diário dos sintomas é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico. Muitas mulheres que procuram tratamento para SPM tem sintomas não relacionados à fase lútea do ciclo menstrual. Uma das características mais importantes para que seja realizado o diagnóstico diferencial é ciclicidade dos sintomas, ao contrário de outros transtornos afetivos, na SPM os sintomas só estão presentes em um período específico de tempo, durante a fase lútea do ciclo menstrual e apresentam total resolução nos primeiros dias da menstruação. Algumas doenças que podem ser confundidas com SPM são Transtornos Psiquiátricos como depressão maior, transtorno bipolar, síndrome do pânico, abuso de álcool e drogas; Endometriose, Hipotireoidismo, Perimenopausa, entre outros.

36

R e v i s t a To p S a ú d e


TRANSTORNO DISFÓRICO PRÉ-MENSTRUAL (TDPM) O TDPM é uma variante mais grave da síndrome prémenstrual, nesta entidade os sintomas psicológicos são predominantes, a oscilação do humor é o fator mais perturbador e debilitante, repercutindo na qualidade de vida das mulheres em idade reprodutiva. Acomete em torno de 6% das mulheres e, embora, possam existir sintomas físicos, as queixas psiquicas são as mais relevantes, causando prejuízos na vida dessas mulheres. É extremamente importante que essas pacientes sejam adequadamente diagnosticadas e tratadas, evitando, assim, prejuízos causados pela patologia, além de todo o sofrimento, inclusive para os familiares. TRATAMENTO O Tratamento será feito de forma individualizada de acordo com os sintomas de cada mulher. São disponibilizados dois tipos de tratamento, o não-farmacológico e o farmacológico. Os quadros mais leves geralmente são solucionados somente com o primeiro tipo, já os quadros mais graves e o transtorno disfórico pré-menstrual necessitam de tratamento farmacológico associado. Os tratamentos não-farmacológicos incluem Exercício regular aeróbico; Refeições regulares e uma alimentação nutritiva; sono regular por pelo menos 8 horas diárias; redução do estresse que pode ser obtida diminuindo responsabilidades, desde que seja possível, dedicando parte do seu dia a técnicas

de relaxamento, como ioga e massagem; evitar cafeína; evitar álcool; abandonar o tabagismo. As opções de tratamento farmacológico são: Contraceptivos Orais- impedem a ovulação e estabilizam as variações hormonais, existe um novo tipo de anticoncepcional que contém um hormônio que age de maneira semelhante a um diurético, sendo este mais eficaz que outras pílulas para reduzir sintomas físicos e emocionais; Anti-inflamatórios não hormonais (AINH)- são utilizados para tratar os sintomas físicos como mastalgia (dor nas mamas), cefaleia (dor de cabeça), dismenorreia (cólica menstrual); Antidepressivos- Os antidepressivos ISRS(Inibidores seletivos da recaptação de serotonina) são considerados atualmente padrão-ouro no tratamento do transtorno disfórico pré-menstrual (a forma mais grave de SPM); Diuréticos- ajudam a reduzir o edema provocado pela retenção de líquidos; Vitaminas e Minerais- podem ser prescritos suplementação de magnésio, vitamina E, vitamina D e vitamina B6; Fitoterápicos- podem ser prescritos para tratar os sintomas leves e moderados, mas os estudos sobre esses medicamentos ainda são controversos. Quando a mulher não estiver conseguindo controlar os sintomas pré-mentruais e eles estiverem atrapalhando a sua saúde e atividades diárias, ela deve procurar o seu ginecologista, para que juntos possam encontrar a melhor solução para o seu caso.

R e v i s t a To p S a ú d e

37


Informação

Dr.Daniel Meller Dal Toé Médico Endocrinologista – CRM/SC 12771 RQE 6486

DIABETE GESTACIONAL

Doença perigosa que se agrava com excesso de peso e pode levar a morte

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é definido como a intolerância à glicose, em graus variáveis, diagnosticada durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. A prevalência de DMG varia de 0,6% a 15% entre as gestantes, diferindo de acordo com a população estudada e com os critérios de rastreamento e diagnóstico utilizados.

Obstetricians and Gynecologists) é de realizar teste oral de tolerância à glicose em gestantes obesas, ainda no primeiro trimestre e repeti-lo entre 24 e 28 semanas. Diferentemente, da Federação Brasileira (FEBRASGO), que recomenda apenas triagem com glicemia de jejum no 1º trimestre e o teste oral de tolerância à glicose, entre 24 e 28 semanas.

Os principais fatores de risco são idade materna acima de 25 anos; obesidade ou ganho excessivo de peso na gestação; sucessivas gestações; história familiar de diabetes, principalmente materna; antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal; antecedentes de diabetes gestacional. O Diabetes gestacional é cerca de três vezes mais frequente em gestantes obesas.

O Médico Endocrinologista, Dr. Daniel Meller Dal Toé, conta que uma gestante com diabetes terá maior risco de ser submetida a um parto cesáreo e as chances de hipertensão arterial e pré-eclâmpsia também são maiores. Nestas pacientes, os riscos de complicações pós-parto, como infecção em ferida operatória e tromboembolismo pulmonar, podem prolongar a internação e a taxa de mortalidade no período pós-parto.

A recomendação do ACOG (American College of

38

R e v i s t a To p S a ú d e


O Diabetes gestacional ou o ganho de peso excessivo da gestante durante a gestação pode levar ao ganho também do bebê, o que pode gerar a ele riscos no nascimento. A hipoglicemia neonatal é mais comum no recém-nascido macrossômico (nascido com mais de 4 quilos), relacionado com a remoção da fonte de glicose materna na hora do parto, e representa um exagero na diminuição fisiológica da glicemia logo após o parto. Este rastreamento deve ser feito em todos os recém-nascidos de risco e valores abaixo de 40 mg/dl devem ser tratados. Dr Daniel orienta que para o tratamento do diabetes gestacional, consideramos o controle nutricional como fundamental. Para se evitar picos da glicose pós-refeição, a escolha do tipo de carboidrato ingerido é importante, assim como o teor de fibras da alimentação. Exercícios físicos moderados são considerados seguros (quando não contraindicados) e auxiliam no controle metabólico da maioria das pacientes. Em casos mais graves, onde há grande oscilação da glicemia ainda é necessário o uso de insulina para o melhor controle. Já o uso de antidiabéticos orais ainda está em estudo. Em síntese, o regramento da dieta, com alimentação saudável e exercícios para evitar o ganho de peso excessivo durante a gestação são os principais elementos preventivos, que serão importantes também para um tratamento adequado do diabetes gestacional, quando diagnosticado.

R e v i s t a To p S a ú d e

39


Ligia S. BarrDra. Maria Eugenia Ximenes de Mello Médica Cardiologista CRM - 3481 RQE - 10162

Prevenção

Infarto Agudo do Miocárdio Uma das maiores causas de morte na população mundial

O infarto Agudo do Miocárdio é a expressão da obstrução das artérias coronárias por aterosclerose. Ele faz parte das doenças cardiovasculares, portanto é uma das maiores causas de morte na população mundial.

A doutora conclui “O empenho no dia a dia da clínica cardiológica é de que a população esteja atenta as medidas preventivas e que procure atendimento médico quanto aos sintomas citados”.

Alguns fatores auxiliam no aparecimento do infarto do miocárdio dentre eles: stress, tabagismo, dislipidemias, ansiedade e HDS. Outro fator que influência o infarto do miocárdio é o colesterol. Quanto maior a quantidade de colesterol no sangue, maior a incidência de infarto. São conhecidos 3 tipos de colesterol: o de baixa densidade (LDL), o de muito baixa densidade (VLDL) e o de alta densidade (HDL).

CARACTERÍSTICAS DA DOR DO IAM

A cardiologista Dra. Maria Eugenia, conta que atualmente existem recursos abrangentes que trazem às pessoas que foram acometidas por infarto agudo do miocárdio, um prognóstico melhor. Segundo ela, podemos tornar medidas preventivas como: alimentação saudável, atividade física, abandono do tabagismo, tratamento das dislipidemias, e hipertensão arterial sistêmica. O infarto agudo do miocárdio acomete pessoas com idade acima de 40 anos e por isso as medidas de prevenção são essenciais. Atualmente no tratamento do (IAM), usa-se substâncias trombolíticas, antiadesivo plaquetários e anticoagulantes. Dra Maria Eugenia, fala que nos dias de hoje, convivemos com o stress e sedentarismo, e o infarto agudo do miocárdio é uma doença que tem aparecido muito nas emergências. Os sintomas do (IAM), são caracterizados geralmente por dores no peito, sudorese, palidez e mal estar. “Observase também que quanto mais cedo fizermos o diagnóstico, melhor será o prognóstico para o paciente”, enfatiza.

40

R e v i s t a To p S a ú d e

LOCALIZAÇÃO Retroesternal, pode irradiar-se para o pescoço, mandíbula, epigástrio, ombro, braço esquerdo. TIPO Peso, compressão, queimação, constrição. DURAÇÃO Início súbito, com 30 min. ou mais de duração, de intensidade variável. Fatores Agravantes ou Atenuantes Sem alívio. DIAGNÓSTICO O diagnóstico se baseia na história da doença atual do paciente, no eletrocardiograma e nos níveis séricos das enzimas. O prognóstico vai depender da extensão da lesão miocárdica. ELETROCARDIOGRAMA É de grande valor para o diagnóstico do infarto do miocárdio: ele informa sobre sua localização, sua extensão e complicações associadas como bloqueio e arritmias. Apesar de que as arritmias podem ocorrer até dentro de um prazo de 24 horas após o infarto.


R e v i s t a To p S a ú d e

41


Alcionéia Nahir de Almeida Scremin Psicóloga e Psicopedagoga CRP 12/01830

Informação

Somatização

Quando o corpo manifesta alterações que resultam em transtornos ou doenças. Continua na página 44

42

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

43


O ser humano usufruindo do seu estado natural e mantendo-se em equilíbrio, com suas funções vitais em dia, está permitindo que suas energias contribuam para a saúde do organismo. Esta energia é produzida pelo próprio organismo e se chama homeostase. Ao compartilhar um mundo de mitos instáveis, penetra em um vazio existencial, tornando-se dependente do consumo e da tecnologia involuindo em seus valores, perdendo sua referência de vida. Comprimido a viver em um campo cada vez menor, a construção da identidade e a sua capacidade é sucateada, suprimindo vontades. Conforme a Psicóloga e Psicopedagoga, Alcionéia Nahir de Almeida Scremin, “Num dado momento da vida quando surgem situações conflituosas e de dificuldades, este pode deixar de focar a vida, perdendo a conexão com ele próprio e consequentemente com a saúde. Se utiliza em alguns casos, desnecessariamente de energias que são indispensáveis para a sobrevivência, isto é, se apega em pormenores sem necessidade ofuscando o brilho da vida e voltando-se para aquilo que está ferindo, fazendo-o sofrer”, conclui. De acordo com a psicóloga, o acúmulo de situações não resolvidas pode provocar mal-estar e afetar o físico. O sofrimento deve ser enfrentado, não dá para jogar em baixo do tapete ou colocar uma pedra em cima, porque em um dado momento pode se somar a aquela situação, as situações anteriores e como se diz: “o balde está enchendo pode derramar”. O corpo começa então a sentir e manifestar alterações transformando-se em distúrbios, transtornos ou doenças. Perdeu-se nesse sentido a vitalidade do organismo instalando-se inimigos que poderão comprometer a qualidade de vida. Entre uns dos maiores inimigos está o stress, a depressão, a síndrome do pânico, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), a neurose histérica etc. Ao sentirmos que nossa saúde está ficando comprometida, buscamos solução através de medicamentos antidepressivos. Vale dizer que os remédios amenizam o sofrimento e não resolvem problemas emocionais. Cortam

44

R e v i s t a To p S a ú d e

apenas os sintomas e aliviam a situação por um período momentâneo. A busca por um profissional especializado para atuar como suporte é indispensável. Nesses casos o profissional Psicólogo é o recomendado. Ele trata os sentimentos através das sessões. Ali poderá ser detectado a causa e o momento que se originou a somatização e o desconforto perante a vida. Alcionéia, salienta a necessidade de reinventar, de se encontrar e confrontar novas possibilidades em um novo tempo, onde o movimento da expressão permite a percepção do real, restaurando o contato com o mundo num processo contínuo de comunicação entre organismomeio, tomando como base o conceito de vida e saúde, proporcionando um canal entre a população e a realidade tal como ela é apresentada. Visando as inovações tecnológicas nesta virada de século, necessitamos nos organizar para acompanhar as exigências e os desafios que impera na sociedade. A sobrevivência de todos nós dependerá da transformação da sociedade, através de medidas conjunta, conectada em seu campo de ação. Sendo o tempo, arbitrário das vontades, expressão, expectativas são modeladas e seduzidas pela híper-realidade. Vivemos um tempo que se caracteriza pela falta de tempo coletivo. É fundamental neste momento a divulgação de informações referentes à saúde. Não se restringindo apenas às questões individuais, mas também grupais e em equipe, pois quanto mais o ser humano tenha autoconhecimento, mais é capaz de se relacionar e participar. No encontro, as pessoas vão se auto-regulando. Ao sentir suporte para mudanças, vai assumindo atitude de compromisso com si próprio e com o outro. A satisfação se processa no ato do fazer ao usufruir suas próprias sensações e potencialidades. Sendo assim, a ampliação da percepção está refletida na qualidade de vida, onde a harmonia com a natureza se constitui na própria essência do ser humano. Não podemos esquecer que antes de vivermos todas as diversidades, temos que nos encontrar perante nós mesmos, caso contrário, estaremos dando um veredicto para o nosso fim.


R e v i s t a To p S a ú d e

45


Top Evento com Dr. Lair Ribeiro DR. LAIR RIBEIRO NOVAMENTE EM CRICIÚMA Graças à Farmacia Vitalis, Criciúma foi palco mais uma vez de uma jornada de saúde, com a presença do renomado Dr. Lair Ribeiro, que palestrou para centenas de médicos e profissionais da saúde de nossa região. Foram dois dias de evento com uma gama infinita de aprendizado e temas de suma importância como: Reposição hormonal, Hormônios bioidênticos, aminoácidos, mitocôndrias entre outros. Dr. Lair frisou mais uma vez a medicina antienvelhecimento, e os pilares de sustentação de uma vida mais saudável e o vigor do rejuvenescimento.

46

R e v i s t a To p S a ú d e


T O PPA R C E I R O S

Rua Cel. João Fernandes, 186 sala 02 - Centro, Araranguá (48) 3524.0591 • 9985.2013 fernandodraru@hotmail.com

Rua Antônio Manoel Paulino, 393 - Alto Feliz, Araranguá (48) 3522.0707 • vivabem_akitemsaude@hotmail.com

ETHIANE

Design de Sobrancelhas e micropigmentação em 3D - (48) 8496.7255 - 9976.7428

Comercial Executivo Araranguá Rua Caetano Lummertz, 456 - sala 301 - Araranguá (48) 3524.3600 • 9620.5500 fernandappel@gmail.com

R e v i s t a To p S a ú d e

47


Evento Top Saúde

1º SEMINÁRIO DE GERENCIAMENTO DA ÁREA DA SAÚDE. A Revista Top Saúde reuniu profissionais renomados para apresentar questões relevantes no planejamento de soluções na área médica, desde o cenário econômico, as tendências e como criar estratégicas de marketing. O 1º Seminário de gerenciamento na área da saúde foi realizado na noite de 1º de agosto, no salão nobre do Hotel Becker, sendo bem prestigiado por acrescentar informações inovadoras no setor, tais como o Marketing ilustrado pelo gestor de saúde Chandrus Silva; A saúde como reflexo do sucesso profissional pelo estudo de Juliana Madalosso – Membro da Sociedade Brasileira de Coaching; Como está evoluindo a arquitetura através da experiência da arquiteta hospitalar Jamile de Bem; além do Cenário Econômico atual pelo mestre em economia e finanças da UFSC, Alvaro Dezidério da Luz.

48

R e v i s t a To p S a ú d e


Venda proibida para menores de 18 anos. Se beber, nĂŁo dirija.

R e v i s t a To p S a Ăş d e

49


Caminhadas em trilhas Um exercício agradável que deixa “um gostinho de quero mais”

O atual modelo de sociedade tem proporcionado um novo modo de vida ao ser humano. Cercados de tecnologias e inovações que buscam o nosso rendimento no mercado de trabalho, enfrentamos uma rotina corrida e normalmente entre quatro paredes. Movimentamos pouco o nosso corpo e praticamente não interagimos com o meio natural, colocando nosso bem-estar em segundo plano.

Essa grande variedade de experiências e sensações nos faz chegar ao final da caminhada com as energias recarregadas e com o corpo mais leve. O cansaço físico nos reporta a ideia de superação e sensação de bem-estar.

O sedentarismo, a má alimentação, estresse e perda do contato com o meio natural, são sem dúvida, grandes vilões para quem busca uma vida saudável. Precisamos nos movimentar, isso faz parte da nossa existência e na falta desses movimentos, ficaremos doente. Precisamos de contato com o ambiente natural, do qual todos nós viemos.

QUESTÕES IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE FAZER UMA TRILHA:

Devido a estas circunstâncias, a cada ano mais e mais pessoas aderem atividades na natureza como caminhadas, esportes de aventura, entre outros. Estas atividades ao mesmo tempo em que exigem movimento, permitem a interação com o ambiente natural.

• Use mochila pequena de costas para deixar as mãos livres;

Ao realizarmos uma caminhada em ambiente natural, além de queimar calorias e movimentar nosso corpo, sentimos uma série de sensações que são fundamentais para o equilíbrio de nosso organismo e elevação da autoestima. Vamos tomar como exemplo uma caminhada por uma trilha, comuns em nossa região. No início, percebe-se que as pessoas normalmente estão um pouco tensas e ansiosas, reflexo da grande carga de estresse e cansaço mental da semana que passou. Com o desenvolver da caminhada começam a surgir os belos visuais, o cheiro das plantas e os principais sons a serem ouvidos, passam a ser o canto dos pássaros, o vento no rosto e o som da água caindo na cachoeira. A partir desta etapa da caminhada a noção de tempo ganha outra referência, é como se não percebêssemos as horas passar. A observação de alguns aspectos como pequenos insetos, pedacinhos coloridos de rocha ou até mesmo o formato do relevo, nos faz notar a grandiosidade e perfeição da natureza e perceber que somos apenas uma parte do todo. Em dias de calor os banhos nas piscinas naturais e cachoeiras lavam a alma e renovam as energias.

50

R e v i s t a To p S a ú d e

Talvez seja por isso, que depois de fazer uma trilha, não vemos à hora de repetir a dose!

• Use roupas leves, de cor clara e adequada para a atividade; • Use calçado adequado, tênis ou bota de caminhada;

• Cuide da alimentação e hidratação durante a caminhada; • Não carregue peso desnecessário; • Tenha cuidado e respeito com o ambiente natural e moradores locais; • Não retire nada do local, evite algazarras e traga todo o seu lixo de volta; • Só faça trilhas, acompanhado de um guia ou de alguém que conheça muito bem o local; • Faça somente o que a sua condição física permitir.


Receitas

Lasanha de Carne com Beringela Ingredientes para 4 doses: 3 beringelas 1 kg de carne picada 1 cebola 2 alhos Azeite Polpa de tomate q.b. Sal Orégãos Queijo parmesão ralado

Preparação:

Você sabia?

Comece por cortar as beringelas em fatias, ao comprido e coloque-as a cozer em água. Entretanto num tacho coloque a cebola picada, os alhos picados, o azeite e a polpa de tomate. Deixe refogar um pouco e adicione a carne. Vá mexendo e quando estiver cozinhada desligue o lume.

Uma dieta ideal prevê a ingestão de 25 a 30 g de fibras diariamente. “E a berinjela é ótima nesse sentido, pois possui altíssimo teor: uma unidade de 150 g tem cerca de 4,35 g só de fibras - sem contar os outros benefícios como auxiliar na redução da gordura da barriga, pois regula o intestino e Em outro recipiente, menor, coloque polpa diminui o colesterol. de tomate, uma colher de sopa de azeite, sal e orégãos, vá mexendo e quando tiver bem misturado desligue. Quando tudo estiver pronto, coloque num pirex metade do molho de tomate, de seguida fatias de beringela, depois carne. Repita novamente, de forma a acabar com uma camada de carne. Por fim polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até o queijo gratinar.

R e v i s t a To p S a ú d e

51


TOP PROFISSIONAIS

Nas próximas páginas informações para área médica.

52

R e v i s t a To p S a ú d e


Informação

FEIRAS E CONGRESSOS NA ÁREA DA SAÚDE

09/10/2013

09 a 12 de outubro de 2013

XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes

12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

O evento será realizado entre os dias 09 a 11 de Outubro 2013, em Florianópolis-SC 21/10/2013 10º Congresso Latino Americano de Pesquisa Clínica O Evento será realizado entre os dias 20 a 22 de Outubro de 2013, na cidade de São Paulo SP 01/11/2013 Seminário: Desafios e Avanços da Pesquisa, Regulamentação e uso Clínico de Fitoterápicos. O Evento será realizado no dia 01 de Novembro de 2013, na cidade de São Paulo - SP

Eventos conjuntos: 2º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência/2ª Jornada Nacional em Medicina Diagnóstica e Exames Complementares/1ª Jornada de Promoção de Saúde/1ª Jornada Nacional de Neurociências Local: Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) 09 a 12 de outubro de 2013 XVII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia Local: Centro de Eventos do Ceará

16/11/2013

27 a 30/10/2012

XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia

XVI Congresso Internacional de Odontologia da Bahia – CIOBA

O evento será realizado entre os dias 16 a 20 de Novembro 2013. na Cidade Natal- RN 03 a 10 de outubro de 2013

Salvador/BA Centro de Convenções da Bahia

VII Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva - SULBRAFIR Local: Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

R e v i s t a To p S a ú d e

53


Top Profissionais

Jamile de Bem Arquiteta

Transformar os ambientes voltados à área da saúde em espaços capazes de estimular o bem-estar dos pacientes tem sido um dos grandes desafios da arquitetura hospitalar nos últimos anos.

Nos leitos de hospitais, por exemplo, busca-se trabalhar com painéis de madeirados e vidro em tons suaves, objetivando uma atmosfera tranquila e contribuinte para a recuperação do paciente.

O reconhecimento quanto à circunstância delicada por qual a pessoa passa reforça a necessidade de geração de espaços humanizados e confortáveis, a fim de contribuir maximamente para o bem estar e a perspectiva de recuperação do paciente.

A escolha de cores é outro fator importantíssimo a ser considerado em projetos dessa natureza, já que a comunicação e harmonia visual devem caracterizar apropriadamente os espaços.

Não se pode ignorar também o fato de que o mundo está em constante transformação. Preocupar-se com a flexibilidade destes ambientes é fundamental, porque garante sua adequação mais eficaz frente às novas tecnologias e fluxos. Tendo essas premissas como base, o escritório Grafite 0.3 vem desenvolvendo projetos onde busca atender às exigências técnicas legais, ao mesmo passo que oferece conforto integral ao paciente e aos profissionais atuantes. ‘O conceito de arquitetura hospitalar, cada vez mais se aproxima do que é usado para concepção de unidades de hotelaria, tanto na estrutura física quanto na funcionalidade organizacional’, garante a arquiteta especialista da área da saúde, Jamile de Bem.

54

R e v i s t a To p S a ú d e

Dependendo das dimensões e da forma que venha possuir tais ambientes, as cores serão capazes de atrair ou repelir sensações e impressões. Cores como azul e verde transmitem sensações de tranquilidade e por isso devem ser trabalhadas ornando-as com os demais materiais utilizados. Seguindo essa linha de raciocínio, e reafirmando uma das maiores necessidades destes ambientes, a higiene em estabelecimentos de saúde sabe-se é algo imprescindível. Por isso optamos em utilizar no chão uma manta vinílica, justamente por possuir baixo fator de absorção, inibindo a proliferação de bactérias. A junção de todos os itens que foram mencionados anteriormente resulta em um produto final de qualidade capaz de atender com excelência as necessidades de todas as pessoas que frequentam tais ambientes.


R e v i s t a To p S a ú d e

55


56

R e v i s t a To p S a ú d e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.