Page 1

Câncer de próstata: Vença o preconceito e invista na prevenção

www.editoratopsul.com.br | edição nº 4 - dezembro/janeiro

Óleo de côco e as frutas vermelhas

Dr. Lair Ribeiro

Apresenta a nova descoberta da medicina no tratamento da AIDS, Cancêr e doenças degenerativas

Malhação íntima Conheça todos os benefícios

Shake:

Ve r ã o :

Substitua suas refeições de forma saudável.

Dicas nutricionais para você curtir a melhor estação do ano. R e v i s t a To p S a ú d e 1


2

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

3


Carta ao leitor Olá caro leitor! Preparamos a nossa quarta edicäo da Revista Top Saúde com muito empenho e dedicacäo para que você possa desfrutar do nosso produto o melhor possível. Preocupados sempre com a sua saúde e bem estar, temos a missäo de transmitir nossos conhecimentos e auxiliar no processo de prevencäo com o compromisso e a credibilidade de sempre. Esta edicäo de veräo está quentíssima de dicas e receitas para atravessar com saúde a melhor estacäo do ano. Saiba como manterse bem hidratado, ter uma pele saudável sem queimaduras e evitar o câncer de pele. Veja receitas de dietas e dicas de nutricäo para o veräo, descubra as propriedades do óleo de côco e como ele pode ser um poderoso aliado na perda de circunferência abdominal e peso. Dieta do mel? Veja como isso é possível. Pedalar, uma atividade prazerosa e benéfica. Envelhecimento, saiba como envelhecer sem sofrimentos ao organismo. Tecnologia á servico da surdez, aparelhos modernos auxiliam a audição. Se a separacäo é inevitável, conheça a forma de fazê-la sem deixar traumas. Existe cura para o suor excessivo, saiba tudo sobre o método implantado na regiäo. Azia e queimacäo, cuidado com a doenca do refluxo esofágico. Papanicolau, o principal exame preventivo da saúde feminina. Câncer de próstata, os homens tem que se prevenir mais. Tuberculose um mal ainda näo erradicado no Brasil. Malhacäo íntima e seus benefícios para o prazer. Conheça os encantos da bela Gramado na serra gaúcha e prestigie o espetáculo do natal luz, um evento grandioso que atrai milhares de pessoas. E por fim, conheca a mais recente descoberta da medicina que pode auxiliar a cura de doenças degenerativas. Boa leitura!

4

R e v i s t a To p S a ú d e

A quarta edição da revista Top Saúde chega com o mesmo compromisso e credibilidade.


R e v i s t a To p S a ú d e

5


#14 Óleo de côco

Índice #08 • Top news #10 • Pedalar e seus benefícios para a saúde #12 • Dicas nutricionais para o verão #14 • Saúde: Obesidade #16 • Alimentos funcionais: Vermelhos #18 • Dieta do mel

#28 As novas descobertas da medicina

#20 • Cuidados com o sol #23 • Concentração, disciplina e autoconfiança #24 • Obesidade o mal do século

#17 Substitua um Shake por uma refeição

#34 • Informação: Cancer de próstata #36 • Deficiência auditiva #38 • Tuberculose ainda acomete os brasileiros #44 • Dicas de viagem: Gramado #50 • Receitas: Salmão natalino #52 • Palestra: Dr. Lair Ribeiro

6

R e v i s t a To p S a ú d e


#04 Dezembro 2012

Revista Top Saúde é uma publicação da editora Top Sul.

editora

topsul

Diretor executivo Fernanda Pacheco editoratopsul@gmail.com 48 9992.8655

Comercial João Sergio Stoffel Revisão Daniel Baptista Criação e design Estúdio Benvenutto www.israelbenvenutto.com.br

Jornalista Responsável Emily Rodrigues JP 02563

Fotografia Israel Benvenutto 7.000 exemplares Distribuição gratuíta

Para informações sobre: Anunciantes e médicos, entre em contato pelo telefone: 48 9992.8655 Revista Top Saúde edição 04 Dezembro de 2012 - Todos os direitos reservados, fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial sem prévia do conteúdo editorial. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.

R e v i s t a To p S a ú d e

7


CARTÃO SÃO JOÃO Conquiste um atendimento diferenciado com muito mais facilidade e economia. Com o Cartão São João, você terá todas as vantagens que necessita, aliado a um atendimento de excelência. Com ele, você terá de 10% a 50% de desconto em todos os serviços prestados pelo hospital, podendo contar com um corpo clínico especializado, equipamentos, vários exames de alta complexidade e com a garantia e experiência do Hospital São João Batista de Criciúma. Saiba mais no Site www.hsjb.com.br Balança BioimpedÂncia Peruchi Academia, tem a oferecer gratuitamente a seus alunos avaliações e reavaliações da composição corporal através do método de Bioimpedância, balança adquirida, importada da Espanha, que tem como método usar os monitores TANITA calculam a composição corporal através da impedância bioelétrica (BIA). Eletrodos localizados na plataforma emitem inofensivos sinais elétricos, que percorrem o corpo, atravessando com facilidade músculos e demais tecidos corporais, porém com maior resistência os tecidos gordurosos. As diferentes impedâncias registradas são introduzidas em complexas equações matemáticas para o cálculo da composição do corpo, fornecida em segundos. Sendo um ótimo método para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno e determinar seus objetivos. Bonzeamento a Jato Verão chegando, e a Clínica Hindu acaba de adquirir um produto para você que procura estar bronzeada em tom dourado o ano inteiro mesmo sem ir a praia ou piscina. O Bronzeamento é devidamente registrado no Ministério da Saúde. O princípio ativo conhecido como Dihidroxiacetona (DHA), o qual é utilizado na indústria de cosméticos há vários anos e segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Organização Mundial de Saúde é a maneira mais segura de ter a pele bronzeada sem a exposição solar e os problemas causados pelos raios UVA e UVB. O Bronzeamento a Jato é totalmente diferente das cabines de bronzeamento artificial que não são indicadas pelos médicos, pois fazem mal à pele.

8

R e v i s t a To p S a ú d e


Os transtornos mentais e de comportamento, constituem-se hoje, numa das patologias que mais incapacitam as pessoas para as suas relações pessoais e de trabalho. Assim, como nas outras áreas da medicina, o caráter preventivo, ainda é a melhor forma de abordagem terapêutica, nestes transtornos. “Mente serena, vida plena”

R e v i s t a To p S a ú d e

9


Informação

Pedalar: uma prática simples que acarreta enormes benefícios á saúde É fato que pedalar traz inúmeros benefícios à saúde. Entretanto, mesmo sendo um exercício popular, o ciclismo ainda carece de maiores informações a respeito de suas peculiaridades, de dicas básicas de segurança para o usuário da bicicleta, bem como de orientações técnicas de ergonomia necessárias à prática dessa modalidade. Promover o uso da bicicleta passou a ser uma das metas da Organização Mundial da Saúde tanto pela necessidade de redução de poluentes no ambiente das cidades, como pela promoção da saúde (redução de gastos com tratamentos de doenças crônico-degenerativas e cardio-vasculares). De acordo com alguns autores, pedalar numa velocidade entre 16 e 19 km/h representa um esforço leve, ou seja, pode ser realizado mesmo por indivíduos sedentários e, eventualmente, acima do peso, sendo tolerado por trinta minutos já nas primeiras sessões e chegando à 60 minutos ou mais após algumas poucas semanas. No entanto, mesmo que seja em

10

R e v i s t a To p S a ú d e

Dra. Roberta Pessi Crefito 1081926-f - Fisioterapeuta


ritmo de passeio, recomenda-se que, nas primeiras semanas, sejam escolhidos percursos mais planos, uma vez que em trajetos desnivelados podem ser observados desconfortos músculo-articulares. Pedalar é uma atividade muito mais natural do que possa parecer. Segundo Hinault, o ciclismo é o único esporte que realiza, de um modo muito completo, a simbiose “homem-máquina”, pois a bicicleta prolonga o seu próprio corpo. Trata-se de um exercício em que a pessoa transporta o seu peso corporal, utilizando-se de uma bicicleta, não sobrecarregando músculos e articulações nem a coluna vertebral. No entanto, é bom frisar que, na prática comum do ciclismo, muitas dores e desconfortos manifestados pelos usuários da bicicleta estão diretamente relacionados à falta de informação e ajustes ergonômicos da bicicleta. Em indivíduos com sobrepeso, o benefício é incomparável, uma vez que não há sobrecarga dos membros inferiores devido à posição sentada, o que possibilita uma atividade de maior duração, aumentando, assim, a eficiência da queima dos lipídios e redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos séricos, além de redução do percentual de gordura corporal, há ainda importante recrutamento de fibras musculares através de contração muscular dos membros inferiores diminuindo assim o risco de lesões ligamentares. Quando praticada nas ruas, tornase mais agradável pelo desenvolvimento de maior velocidade do que as caminhadas, proporciona menor incremento na temperatura corporal provocado pelo exercício (dissipação de calor por convecção) e permite maior diversificação da paisagem, auxiliando na diminuição do estresse e das tensões do dia a dia, pode-se observar também uma melhora na qualidade do sono. Orienta-se o indivíduo que iniciar esta prática a manter alguns cuidados no que se refere à postura durante o exercício. Ao regular o acento posicione-se de pé na lateral do banco a altura do acento deve estar na mesma linha da cabeça do fêmur; Os pés devem estar totalmente apoiados no pedal, de forma que não sejam sobrecarregados nem a planta dos pés nem o calcâneo (nem a ponta nem o calcanhar); O guidon alto é o mais indicado para manutenção da postura; A vestimenta mais adequada é a que proporciona maior conforto, desde que não seja uma competição, neste caso há necessidade de roupa especializada para a prática. É indicado o uso de tênis para que os pés se mantenham firmes no pedal; Equipamentos e adereços de segurança são recomendados para a prática ao ar livre como capacete, protetores de cotovelo, retrovisor etc.

R e v i s t a To p S a ú d e

11


Dicas

Dra. Karoline França Orben Nutricionista CRN-2686

A busca pela beleza é fato e todos almejam um corpo sem celulites, sem gordura localizada e músculos cada vez mais turbinados. Esta busca em conquistar um corpo perfeito, nos leva a fazer dietas, ao apelo por produtos dietéticos e por novidades que surgem no mercado e prometem potencializar estes resultados no organismo. Segundo a nutricionista do hospital São João Batista, Karoline França Orben, devemos em primeiro lugar, nos assegurarmos que a absorção dos nutrientes necessários ocorra efetivamente. Portanto é extremamente importante que o intestino esteja em pleno funcionamento. Para isso deve ser incluído na alimentação, cereais integrais (farelo de aveia, gérmen de trigo, arroz integral), frutas, verduras e legumes variados, além de um consumo de água adequado e sucos naturais. Quando falamos em tratamento estético, devemos partir do princípio de uma alimentação anti-inflamatória, uma vez que a alimentação habitual (carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados), são pró-inflamatórios, ou seja, favorecem o aparecimento da inflamação. Existe uma grande variedade de alimentos que podem ser incorporados aos hábitos alimentares, para que haja o benefício não só anti-inflamatório, mas também antioxidante. Os principais alimentos são: Peixes, Hortaliças, Frutas, Oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes), Sementes e Integrais. É importante frisar que os anti-inflamatórios são importantes na redução à inflamação no organismo, ou seja, são benéficos para acnes e principalmente para celulite. Os alimentos antioxidantes agem contra os radicais livres, que favorecem o processo do envelhecimento precoce. As fibras têm papel muito importante no aumento da saciedade e na redução de peso, garantindo ainda mais a saúde como um todo. O verão chegou... passeios, viagens, férias. Mas, é importante cuidar da alimentação para ter disposição e muita energia para aproveitar o que o verão oferece.

DICAS NUTRICIONAIS PARA O VERÃO 12

R e v i s t a To p S a ú d e


Dicas para curar ressaca das festas de final de ano: Beba bastante líquido. Evite as preparações ricas em gordura para não sobrecarregar o fígado, pois é importante lembrar que o fígado estará voltado para metabolizar todas as toxinas que foram ingeridas na noite anterior. Os sucos mais recomendados para os casos de retenção hídrica (provocada pela retenção de líquidos) são aqueles fontes de potássio (pois este mineral ajuda a contra atacar os efeitos do sódio na retenção de água), magnésio (pois este mineral é perdido com a diurese e deve ser reposto) e vitamina B6 ( que quando deficiente diminui a capacidade dos rins em excretar sódio). Exemplos são os sucos de: salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, folhas de nabo, melancia, pepino, uva, alface, melão cantalupe. Fracione a dieta em 6 refeições diárias com pequeno volume, o que irá estimular o metabolismo, aumentando o gasto energético. Mastigue bem os alimentos. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, e evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado). O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura.

Para auxiliar nesse cuidado, segue algumas dicas: Usar e abusar dos líquidos como a água em primeiro lugar e sucos naturais de frutas, é essencial repor as perdas do organismo inclusive em sais minerais. Evite os refrigerantes mesmo diet; além de ser bebidas calóricas, contém excesso de sal, podendo levar a inchaços, celulites e formação de  radicais livres  (envelhecimento precoce). Faça uso de água de coco, suco de frutas e picolés de frutas;  Aumentar o consumo de vegetais como cenoura e beterraba ricas em betacaroteno que além de prevenir o envelhecimento da pele ajudam no bronzeado. As frutas säo excelente fonte de vitaminas e minerais, pois possuem alto teor de água e fibras que auxiliam no bom funcionamento do organismo

R e v i s t a To p S a ú d e

13


Prevenção

Óleo de côco:

A descoberta preciosa para a nossa saúde

Óleo de côco segundo Dr. Lair Ribeiro é o terceiro alimento mais funcional para nosso organismo é semelhante ao leite materno. O côco no modo natural é composto de fibras, sais minerais, ácidos graxos de cadeia média, proteínas, vitaminas e água. A gordura predominante no côco é a saturada. O côco possui ação antioxidante devido a alta concentração de vitamina E. O óleo de côco é formado 64% por TSCM (Triglicérides de Cadeia Média), principal reserva energética do organismo que sao utilizados em fórmulas infantis e alimentação parenteral. Os TSCM são digeridos e utilizados de forma diferente, pois eles não são acoplados a lipoproteínas e não circulam na corrente sanguínea como as outras gorduras, sendo enviado diretamente para o fígado e convertidos em energia, sem aumentar a insulina, LDL e glicemia. Pessoas que fazem dietas baixas em gordura e altas em carboidratos apresentam o perfil hormonal esteroidal comprometido e um desequilíbrio dos neurotransmissores, o que pode levar a uma compulsão alimentar.

14

R e v i s t a To p S a ú d e


Prevenção

O óleo de côco pode ser utilizado para cozinhar, fritar e assar alimentos e o bom de tudo isso é que ele não gera gordura trans. O óleo de coco é bom para emagrecer já que reduz a obesidade abdominal, presente geralmente nas mulheres. A ingestão diária de 30ml de óleo de coco por 12 semanas, reduz circunferência abdominal e o IMC e tambem é indicado e eficaz no tratamento contra a enxaqueca. Na Fadiga Crônica a sensação predominante é o cansaço e por outro lado, na fibromialgia a dor é algo constante. Considerada um processo reumático, a Fribomialgia geralmente afeta o pescoço, região lombar, nuca, parte superior das coxas, ombros, nádegas, cotovelos, parte superior do tórax e também os joelhos. Geralmente a dor e o enrijecimento são matinais e para piorar, são acompanhados de outras coisas que incomodam bastante, como: dor de cabeça, mente embotada, desorientação, depressão, insônia, alterações digestivas, ataque de pânico, vermelhidão facial e tonteiras. As principais causas da Fadiga Crônica e da Fribomialgia são: Mononucleose enfecciosa, Resfriados, Atualmente a gordura de coco extra virgem é uma das melhores opções para combater a Síndrome da Fadiga Crônica e a Fibromialgia

Leia abaixo 10 motivos para você comprar Óleo de Coco. 1 Antioxidante 2 Reduz Colesterol LDL 3 Emagrecimento com Óleo de Coco 4 Melhora o Sistema Imunológico 5 Regula a Função Intestinal 6 Melhora o Funcionamento da Tireóide 7 Ação Cosmética e dermatológica 8 Atua contra a enxaqueca 9 Diabéticos contribui na saciedade 10 Fadiga crônica e Fribromialgia

R e v i s t a To p S a ú d e

15


Saúde

Vermelho Saiba o que os alimentos desta cor contém para nossa saúde

Aposte no vermelho para melhorar sua saúde e a qualidade de vida. Os alimentos com esta cor possuem inúmeros benefícios para a saúde. As substâncias responsáveis pela cor vermelha nos alimentos são os fitoquímicos: licopeno e antiocianina. O licopeno age como antioxidante e a antiocianina estimula a circulação sanguínea. Além de saborosos os alimentos desta cor evitam doenças como o diabetes e o câncer de próstata. Conforme estudos da OMS ( Organização Mundial da Saúde), os frutos e vegetais vermelhos consumidos em grande quantidade levam a um bom funcionamento do coração. A ingestão de alimentos vermelhos melhora o sistema cardiovascular, a memória, diminuem o risco de cancro, e de doenças urinárias. As framboesas reduzem em até 80% o cancro, os mistilos ajudam no combate a depressão e infecções urinárias, as groselhas ricas em vitamina C e potássio ajuda a baixar a tensão arterial e o morango auxilia na eliminação do ácido úrico. O tomate é uma fonte de minerais como o potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, além de vitaminas C, A e do Complexo B. É rico em licopeno, substância antioxidante que protege o corpo de tipos de câncer e em betacaroteno que protege as células da ação

16

R e v i s t a To p S a ú d e

de radicais livres. O Morango é fonte de ácido elágico, substância com ação antioxidante que auxilia na diminuição de tumores no aparelho digestivo. A maçã possui pectina, fibra solúvel que ajuda na diminuição do colesterol e do bom funcionamento intestinal. O ácido málico também presente contribui na absorção de vitamina C e é estimulante cerebral. O caqui possui alto teor de fibras, é fonte de fósforo, cálcio, sódio e betacaroteno. A melancia possui grande quantidade de água, funcionando como excelente diurético. Possui glutationa e licopeno, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B.O pimentão vermelhoé fonte de vitamina C, betacaroteno e vitamina B3, auxiliando na redução do colesterol e triglicérides. A cereja contém flavonóides, fonte de vitamina C. A pimenta vermelha é fonte de vitamina A e C, contém biflavonóides que previne câncer e capsaicina que atua como anticoagulante, auxiliando na circulação sanguínea.


Saúde

Substitua um Shake por uma refeição Substitutos de refeição são suplementos com a finalidade de ser uma refeição completa e prática, com proporções de macronutrientes e calorias exatas para substituir os alimentos de uma refeição balanceada. Os substitutos de refeição podem ser em pó, barras ou líquidos já preparados. Os pós para preparos de shakes podem ser misturados com leite, água ou com o líquido de sua preferência. As barras podem ser facilmente levadas para qualquer lugar e são muito gostosas e práticas. Os líquidos já preparados são muitos gostosos também e práticos. Os shakes permitem que você faça refeições práticas e altamente nutritivas. Quando consumidos regularmente eles ajudam a acelerar o metabolismo, queimar gordura e ganhar músculos. Se você busca emagrecer ou ganhar massa muscular é muito importante que esteja abastecendo seu organismo com bons nutrientes a cada 3 horas. Os substitutos de refeição vieram para facilitar sua vida. Além de conterem macronutrientes de alta qualidade também são fortificados com vitaminas e minerais. Atualmente existem espaços de vida saudavel, onde são locais que servem os shakes da Herbalife, além de mais dois produtos que auxiliam na prevenção da saúde e no controle de peso.

R e v i s t a To p S a ú d e

17


Nutrição

Dieta do mel Emagrecer com mel? Como assim? A dieta do mel foi feita por dois estudiosos da Escócia, eles afirmam que se consumirmos 2 colheres (de sopa) de mel 1 hora antes de dormir iremos emagrecer! Mas você deve estar se perguntando como acontece a queima da gordura? Durante o sono, se nosso fígado não estiver bem abastecido ele irá produzir Hormônios do Stress, que são prejudiciais a nossa saúde, (nos deixam com sensação de fadiga, produzem radicais livres e na maioria das vezes engorda). Agora se consumirmos duas colheres de mel (sopa) antes de dormir, como os estudiosos sugerem, o fígado irá produzir os Hormônios Reparadores (que dão energia a nossa pele e músculos), mas para o fígado produzir este hormônio reparador, nosso organismo precisa de um depósito extra de gordura (que geralmente se acumula em nossa silhueta) é ai que acontece a queima de gordura. Vale lembrar que para perder peso, temos que aliar a dieta do mel a uma dieta equilibrada (sem gorduras e frituras) e também exercícios moderados (30 minutos diários são suficientes).

18

R e v i s t a To p S a ú d e

A mais recente descoberta para emagrecer e ter uma alimentação saudável


O mel é um alimento energético que fortalece o organismo, auxilia o trânsito intestinal e tem efeitos positivos no combate a arteriosclerose e aos cálculos biliares. Com a elevada riqueza nutritiva, o mel é fonte imediata de energia; fortalece e regula as funções intestinais; fortalece os ossos; estimula a atividade cerebral, melhora a memória; fortifica o organismo em geral criando resistência contra gripes e resfriados; tem ação bactericida e antibiótica; facilita o equilíbrio biológico do corpo humano tornando a vida mais saudável e por fim previne o envelhecimento precoce. Pode ser consumido com pães, biscoitos, bolos, frutas. Na culinária pode ser usado para incrementar saladas, molhos e vitaminas. Também como adoçante de sucos, chás, café, vitaminas entre outros. O consumidor interessado em controlar o peso e manter boa saúde deve consumir mel diariamente, cortando açúcar e adoçantes artificiais. Trata-se de um alimento altamente energético, mas não deixa resíduos e não se transforma em tecido adiposo (gorduroso). O néctar das abelhas tem importantes funções terapêuticas, mas é em primeiro lugar um poderoso alimento e fortificante que lamentavelmente não faz parte da mesa da maioria das famílias brasileiras.

R e v i s t a To p S a ú d e

19


Prevenção

Cuidados com o sol Mitos e verdades sobre o protetor solar

O verão está chegando e todo cuidado com os raios solares é pouco. A exposição ao sol é a principal causa de envelhecimento precoce e do aparecimento do câncer de pele. Durante o verão, os raios ultravioletas B, principais causadores do câncer de pele, apresentam maior intensidade, por isso sua pele precisa de maiores cuidados. Para retardar o envelhecimento e se ver longe do câncer, o cuidado deve começar desde cedo. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, todo o sol que tomamos até os 20 anos é o grande vilão da degradação de colágeno que começa a se iniciar aos 30 anos de idade. A exposição solar é cumulativa. Além do protetor solar, os médicos recomendam protetores de barreira como bonés, chapéus e guarda-sóis. Os homens não podem se esquecer de passar o protetor nas orelhas, nuca, nariz e boca que estão mais expostos. O protetor solar deve ser aplicado diariamente e reaplicado, mesmo para quem apenas caminha de um ponto a outro na rua. Em dias nublados, não se pode ir para a praia sem protetor. Os dias de céu encobertos são mais perigosos que os dias de sol forte, alertam os dermatologistas. A sensação de ardor e calor vêm dos raios infravermelhos do sol, que não atravessam as nuvens, portanto, em dias de tempo fechado eles não nos dão o alerta de que estamos sendo queimados, o que leva muitas pessoas a dispensarem o protetor solar. No dia seguinte, você perceberá as queimaduras e o pós-sol vai acalmar e restabelecer a barreira lipídica, impedindo a descamação e irritação cutânea da pele, mas não reverterá os danos causados pelo sol no DNA das células. O verão pode ser aproveitado sem agressão à sua pele.

20

R e v i s t a To p S a ú d e

Para isso algumas orientações são importantes: - O efeito da radiação solar na pele é cumulativo, ou seja, danos como manchas, envelhecimento precoce, pintas e câncer da pele só se manifestarão alguns anos depois. - Desde cedo é que se previne as lesões de pele causadas pelo sol. O uso do filtro solar é recomendado a partir de seis meses de idade. Abaixo desta idade, os bebês devem ficar protegidos do sol à sombra. Os pediatras recomendam a exposição ao sol por pelo menos 15 minutos diários. Este banho de sol deve ser feito fora do horário das 10 horas às 16 horas. E é recomendado para a síntese de vitamina D, a partir da ação dos raios ultravioletas na pele, ajudando a fortalecer os ossos e a evitar o raquitismo. - Devemos evitar a exposicäo ao sol no horário das 10:00 às 16:00 horas, pois os raios ultra-violeta B têm grande incidência neste horário. - O filtro solar deve ser aplicado, cuidadosamente em todo o corpo, 20 a 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol, assim sua ação terá maior eficácia pela estabilidade que irá ter na pele. - Use um fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar FPS maior que 30 para garantir uma melhor proteção. - Passe filtro solar também sobre as cicatrizes, pois quando recentes elas podem se tornar escuras com a exposição ao sol, e quando antigas ao desenvolvimento de tumores de pele. - As pessoas de pele negra têm uma proteção natural da pele, pela maior quantidade de melanina produzida pelos


Conheça outros mitos do

sol

MITO. O protetor solar impede o bronzeamento. É possível se bronzear com protetor solar. Ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, que liberam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. VERDADE. Cremes bronzeadores podem manchar a pele. Nas regiões em que a pele é mais áspera, o creme bronzeador vai absorver mais, então essa região ficará mais escura que o resto do corpo (joelho e cotovelos). Então, alguns dias antes de aplicar o creme bronzeador, faça uma esfoliação na pele para igualar o tom. VERDADE. Para garantir um bronzeado bonito, é bom esfoliar a pele uma semana antes de se expor ao sol. A pele deve estar em tom uniforme para adquirir uma cor bonita sem manchas, para isso faça uma esfoliação corporal uma semana antes de se expor ao sol e capriche no hidratante diariamente. Para que a pele não descame, a hidratação é fundamental. Então no verão, tente aplicar o hidratante duas vezes ao dia. MITO. A maquiagem com proteção solar tem o mesmo efeito que o protetor. Para que o filtro de uma base tenha esse efeito será preciso aplicar muita quantidade do produto, o que não dará uma boa base. O que existe no mercado são protetores solares com cor de base. Esse sim pode ser usado. Antes de se maquiar é recomendável usar o filtro solar na quantidade adequada, mesmo que a maquiagem tenha filtro. A proteção do filtro da maquiagem será complementar. MITO. Somente o filtro solar para cabelos protege os fios do sol. O filtro solar foi desenvolvido para a pele. O FPS é aferido de acordo com o eritema causado pelo sol na pele. Mas no cabelo não há estudos que verifiquem qual é o FPS mais adequado para combater a exposição solar. Por isso, a recomendação é usar o filtro solar para cabelos mas também mantê-los cobertos com chapéus ou bonés. MITO. Se eu passar protetor antes de sair de casa, estou protegida o resto do dia. É importante passar o protetor no mínimo 30 minutos antes da exposição solar para que o produto seja bem absorvido e reaplicar a cada 3 horas ou a cada vez que for à água. O suor e a água retiram o protetor.

melanócitos, mas também devem se proteger do sol. Neles, o câncer de pele é menos freqüente, mas quando ocorre é de maior gravidade, pois geralmente o diagnóstico é tardio. - A pele leva 2 a 3 dias para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá a cor bronzeada à pele. Ficar muito tempo no sol em um mesmo dia, não acelera o bronzeamento da pele, só causa queimaduras, levando a danos como o câncer de pele. - O principal local de ocorrência do câncer de pele é a face. Use bonés, viseiras, chapéus, óculos escuros e barracas de praia grossas. E não esqueça de proteger os lábios e as orelhas com filtro solar. - Alguns alimentos podem ajudar na prevenção do dano que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. - O bronzeamento artificial também causa dano à pele. Os dermatologistas não recomendam o uso de substâncias que promovam um bronzeamento acelerado. - O câncer de pele é o tipo de câncer mais incidente no Brasil. O comportamento de obter um bronzeado rápido com a chegada do verão aumenta essas incidências. - Pessoas que apresentam feridas na pele com duração maior que quatro semanas sem cicatrização, variação na cor de sinais, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, devem ir o mais rápido possível ao dermatologista. - Um bronzeado intenso pode causar desidratação, febre, desmaio, delírio, choque, pressão sangüínea perigosamente baixa e batida irregular do coração. - É importante aumentar a ingestão de líquidos para pelo menos 2 a 3 litros por dia no verão. Abuse da água, suco de frutas e água de côco.

R e v i s t a To p S a ú d e

21


Dr João de Bona Castelan Filho Cirurgião geral endocopista - CRM - 3607

Prevenção

Hiperhidrose Existe cura definitiva para o problema do suor excessivo

Todas as pessoas suam, como uma forma de regular a temperatura corporal. Alguns suam em excesso, em episódios, molhando uma ou mais áreas do corpo caracterizando a hiperhidrose, bastante desagradável por atrapalhar as atividades de trabalho, estudo e até mesmo o convívio social. Parte dessas pessoas tem odor desagradável associado ao suor, o que chamamos de bromidrose. Esta disfunção do suor excessivo e localizado em uma ou mais áreas (face, couro cabeludo, pescoço, axilas, mãos, pés), geralmente de forma episódica várias vezes ao dia, é que pode ser tratada cirurgicamente. Segundo o cirurgiäo Dr. João de Bona Castelan Filho, o problema ocorre por uma disfunção do sistema nervoso simpático, portanto independente da vontade, e que não muda com tratamentos psiquiátricos ou psicológicos. Esta patologia atinge pouco mais de 1% da população. O fator desencadeante do episódio de suor pode ser emocional, mas geralmente aparece “do nada”. Ele reforca que existem duas opcöes para tratar a hiperhidrose: sem cirurgia à base de cremes e remédios, que pode näo obter sucesso e a cirurgia. O tratamento sem cirurgia pode ser tentado, a base de cremes, comprimidos, botox, etc., porém com resultados bastante variáveis, e exigindo uso permanente dos medicamentos ou aplicações frequentes do botox. Já o procedimento cirurgico (simpatectomia, ou a simpaticotomia) , pode ser realizada tanto no tórax como no abdome, sendo bastante segura e com resultados imediatos. É o único tratamento que pode ser definitivo. A cirurgia feita pelo tórax visa tratar o suor excessivo da face e couro cabeludo, pescoço, mãos e axilas, podendo ter alguma influencia positiva no suor dos pés. A simpaticotomia lombar (pelo abdome) visa eliminar o suor excessivo desde a cintura até os pés. Ambas também eliminam o mau cheiro (bromidrose). A cirurgia visa impedir a passagem do estímulo pelo nervo simpático, podendo ser por cauterização, retirada de um

22

R e v i s t a To p S a ú d e

segmento do nervo, ou por clipagem (simpaticotomia) a mais realizada atualmente. Esta permite a reversão para o estado anterior, com a retirada do clip metálico, de titânio. Nas outras técnicas a reversão é mais difícil, necessitando um enxerto de nervo. Dr. Castelan diz que a experiência tem mostrado excelente índices de bom resultado, com desaparecimento do suor: 98 a 100% para face, couro cabeludo e pescoço; 99% para as mãos; 90% para as axilas. Por volta de 20% dos operados no tórax observam melhora do suor dos pés, sem que se tenha uma explicação. Quando esta melhora não foi suficiente, ou nada muda no suor dos pés, pode ser realizada a simpaticotomia lombar, com bons resultados em torno de 90% dos casos. Como os procedimentos são com a técnica de videocirurgia, com apenas duas incisões de 5 mm no tórax (e apenas tres de 5 mm no abdomen), os pacientes podem ter alta no mesmo dia da operação, ou em 24 horas, usando analgésicos por via oral, com liberdade de movimentação e retornando rapidamente às suas atividades. Este método foi introduzido na região sul de Santa Catarina e até o momento tem apresentado excelentes resultados.


Informação

Concentração, disciplina e autoconfiança

Assim é o método Kumon, que garante, também, que o aluno desenvolva a capacidade de encarar desafios.

Quando uma criança ou um adolescente começa a apresentar dificuldades nos estudos, os pais, em sua maioria, começam a se perguntar “o que fazer?”. Em 1954 o professor japonês, Toru Kumon, percebendo o baixo rendimento de seu filho passou a adotar uma metodologia de ensino que parece ser a solução para este tipo de problema. O sistema de educação, por assim dizendo, era baseado em um material exclusivo, centrado no aluno e que continha exercícios sequenciados e autoinstrutivos. O objetivo é desenvolver habilidades como a concentração, a disciplina, o hábito de estudo e o autodidatismo. No Brasil, o método Kumon começou a ser aplicado no ano de 1977 e se tornou sucesso entre estudantes que buscavam ampliar suas capacidades nas disciplinas de matemática, português e inglês. Em Criciúma, mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, utilizam o método para desenvolverem ainda mais suas habilidades. No mundo, são mais de quatro milhões de pessoas, em 47 países que estudam pelo método Kumon. É importante ressaltar que o método Kumon não deve ser confundido com aulas particulares, já que ele não busca resolver um problema momentâneo, mas sim, desenvolver alunos independentes, fortalecendo, assim, a base das disciplinas básicas. “O método respeita o desenvolvimento individual do aluno”, comenta uma das orientadoras do método, Marizângela Silvano Cesa orientadora da Unidade Araranguá.

Como funciona? Os objetivos do método Kumon são alcançados através de um modo simples de estudar: “estudo diário, bem dosado e concentrado; correção dos próprios erros, coerência em avançar nos conteúdos apenas depois do domínio total do conteúdo que está sendo estudado, avaliação imediata e constante, ou seja, a cada aula, o aluno recebe um feedback acerca do seu desempenho no dia”, explica Ana Paula Kaminski, orientadora da Unidade Criciúma Centro.

“Mais do que garantir o bom desempenho do aluno, o Kumon tem a missão de formá-lo como cidadão capaz de contribuir à comunidade global”, afirma Louise Roloff, orientadora da Unidade Criciúma Joaquim Nabuco. Para saber mais ligue (48) 3045-5872 – Unidade Criciúma Centro / 3045-5276 – Unidade Criciúma Joaquim Nabuco / 3524-7093 – Unidade Araranguá, ou acesse www.kumon. com.br.

R e v i s t a To p S a ú d e

23


Prevenção

Dra. Maria Del Socorro Corrêa Clínica Geral CRM-SC 4470

Obesidade: O mal do século A obesidade aumentou na população brasileira. Mais da metade das pessoas estão acima do peso permitido pelo IMC (índice de massa corpórea). Para calcular o IMC é só altura ao ² dividido pelo peso da pessoa. De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir níveis que afetam a saúde. É uma doença crônica, atinge homens e mulheres de todas as etnias e idades, reduz a qualidade de vida e tem taxas de mortalidade elevada. A obesidade acarreta múltiplas conseqüências graves para a saúde. De nascença, as únicas coisas que podem tornar alguém propenso à obesidade são a presença de maior número de células adiposas no corpo e o sexo. Isso porque é nas células adiposas que ficam depositadas as gorduras que comemos e porque a mulher tende a engordar mais que o homem (o homem, quando se exercita ou, mesmo, em repouso, consome mais calorias que a mulher). Fora isso, inúmeros outros fatores agregam-se para atuar relativamente ao acúmulo de gordura no corpo. Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingestão alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingestão. Hoje sabemos que a principal causa de obesidade é o consumo desenfreado de carboidratos. Em última analise todos os carboidratos devem ser transformados em glicose, pois ela é o combustível que vai ser usado dentro das mitocôndrias para gerar a juntamente com o oxigênio que respiramos a energia que nosso corpo precisa para funcionar. O estresse, assim como a tensão e a ansiedade, pode provocar compulsão por doces, massas e todo tipo de carboidratos. Um conselho da médica homeopata, Dra. Maria Del Socorro Canales Correa, para enfrentar esse problema é relaxar antes de qualquer refeição, nem que seja por alguns segundos, pois isso ajuda o corpo a absorver os alimentos de um modo mais equilibrado e saudável. A falta de atividade física regular também interfere no aumento de peso, pois exercícios queimam calorias e evitam que os excessos fiquem estocados sob a forma de gordura. Algumas das atividades físicas mais recomendáveis são andar, a pé ou de bicicleta, nadar, dançar, brincar com crianças, pular corda, fazer jardinagem, praticar esportes ou artes marciais. Alguns dos problemas mais comuns na obesidade são a apnéia do sono (ronco), derrame cerebral, dislipidemia (aumento das gorduras no sangue), hipertensão arterial, infarto do coração, varizes, gota,artroses,diabetes cálculo biliar entre outros.É essencial que a pessoa tenha consciência de que a obesidade é um doença grave, mas que pode ser tratada. O obeso deve o quanto antes iniciar uma reeducação alimentar, adotando uma dieta equilibrada e modificando as técnicas de preparo dos alimentos ao mesmo tempo em que aumentar ou iniciar a prática de atividades físicas.

24

R e v i s t a To p S a ú d e

Vida sedentária e alimentação desregrada são os fatores responsáveis por esta doença


R e v i s t a To p S a ú d e

25


Prevenção

Dr Wanderlei Machado Gançalves Cirurgião geral endocopista digestiva - CRM - 7154

Refluxo

ga s t ro es o fá g i c o :

Queimação no estômago e azia são sintomas desagradáveis que podem significar a doença do refluxo gastroesofágico, causada pelo refluxo ácido e outros componentes do estômago em direção ao esôfago. O refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago ou refluxo gastroesofágico é um evento normal que pode estar presente do recém nascido ao adulto, mas atenção, que pode ser patológico também. Episódios isolados de azia não é indicativo de doença e acomete praticamente todas as pessoas em determinado momento da vida, a doença do refluxo gastroesofágico é caracterizada pela presença de azia constante. Os sintomas típicos são pirose, que popularmente chamamos de azia e regurgitação: Pirose é a sensação de queimação na boca do estômago que sobe pelo peito pode ascender até a garganta; Regurgitação é a sensação de líquido ácido e alimentos que retornam a cavidade oral. Outros sintomas (atípicos) podem estar presentes: tosse crônica e seca, dor no peito, rouquidão, dor na garganta, queimação da língua, aftas e mau hálito. No Brasil estima-se que 12% da população seja portadora da Doença do Refluxogastroesofágico, nos últimos anos tem crescido a sua incidência em consequência de mudanças nos hábitos de vida (maior consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, refeições copiosas e de grande conteúdo calórico). Na suspeita de Doença do Refluxo inicia-se a investigação pela Endoscopia Digestiva Alta. A alteração endoscópica mais comumente observada é a presença de inflamação na mucosa do esôfago em decorrência da agressão ácida sendo chamada de esofagite, em situações mais sérias podemos encontrar úlceras, estas lesões podem levar ao sangramento. Fato em anexo evidenciando esofagite causada pelo refluxo gastroesofágico. O tratamento é baseado na mudança dos hábitos alimentares, medicamentos e em alguns casos o tratamento cirúrgico. O tratamento é baseado na prescrição de medicamentos que agem diminuindo a fabricação do ácido pelo estômago, com isso a sensação de queimação tende a desaparecer, vale lembrar que tratando podemos

26

R e v i s t a To p S a ú d e

O incômodo da terrível sensação de queimação no estômago controlar os sintomas, mas não obter a cura da doença. A cirurgia é indicada para pacientes que necessitam de uso contínuo de medicação para controle dos sintomas, para os que apresentam resposta inadequada aos medicamentos, e em casos mais complicados da doença. Segue algumas dicas para prevenção Evite fumar, deitar-se apenas 2 horas após as refeições, elevar a cabeceira da cama (8 a 10 cm), perder peso se estiver acima do ideal, comer em pequenas quantidades e várias vezes ao dia (mínimo 6 vezes) mastigando bem os alimentos, evitar consumo de álcool, refrigerantes e beber líquidos durante as refeições, evitar tomate, limão, laranja, abacaxi e outras frutas cítricas, evitar alimentos gordurosos como leite integral, queijo amarelo, frituras, chocolates, molhos e maionese.


Prevenção

R e v i s t a To p S a ú d e

27


Informação

Dentre vários assuntos o Dr. Lair Ribeiro apresenta a mais rescente e importante descoberta da medicina: O uso de LDN, no tratamento de doencas degenerativas e autoimunes O conceituado palestrante Dr. Lair Ribeiro, esteve novamente em Criciúma ministrando palestra para Médicos e outros profissionais da saúde, abordando interessantes temas que tem por objetivo expandir os horizontes da nossa medicina regional. Desta vez ele versou sobre medicina nutricional aplicada a clínica, onde diz que hoje, através da suplementação, podemos suprimir a tendência genética e mudar o rumo de nossas vidas, melhore seu cérebro melhore sua vida, como estimular nosso cérebro através de atividades físicas, atividade mental, suplementação de nutrientes, modulação hormonal bioidentica, redução do stress negativo e o uso inteligente de nootrópicos (nutrição cerebral específica). Instigante e polêmico em suas abordagens, o Dr Ribeiro chamou a atencäo para o uso de LDN ( baixas doses de naldrexona) no tratamento contra HIV/Aids, Cancêr, doenças autoimunes e degenerativas. Que segundo ele é sem dúvida, uma das mais importantes, se não a mais importante descoberta médica do século XX. “As pessoas mais fortes nem sempre são as mais jovens, do mesmo modo, os medicamentos mais eficazes não são necessariamente os mais recentes ou mais caros”, diz Dr. Lair Ribeiro. Por fim o Dr. Ribeiro cita o uso de hCG no tratamento contra obesidade. Ele iniciou sua palestra explanando que em 2003 foi publicado o genoma humano completo, onde possui aproximadamente 23 mil gens funcionais. A partir de então, surgiu uma nova ciência, chamada epigenética. Quem explica a Biologia, não é a genética mas sim epigenética, a área da medicina onde mais se tem pesquisas modernas no mundo. A epigenética transcende a genética, isso significa que podemos interferir na genética sobre influência direta do meio e de como cuidamos do nosso corpo. Através da suplementação, podemos suprimir a tendência genética e mudar o rumo de nossas vidas. Melhore seu cérebro, melhore sua vida. Pesquisas recentes mostram que um cérebro saudável pode continuar se desenvolvendo e aprendendo, independentemente da nossa idade cronológica. De acordo com o Dr Lair Ribeiro, nosso cérebro é constituído por 10%

28

R e v i s t a To p S a ú d e

de neurônios e 90 % de células glias, que são células auxiliares que possuem a função de suporte e nutrição ao funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Afirma Dr. Lair que é possível regenerar grande parte do nosso cérebro, através da plasticidade cerebral que conciste em estimular nosso cérebro através de atividades físicas, atividade mental, suplementação de nutrientes, modulação hormonal bioidentica, redução do stress negativo e o uso inteligente de nootrópicos (nutrição cerebral específica). A plasticidade cerebral, promove a síntese de neurotransmissores. Os neurotransmissores são substâncias químicas, liberadas pelos neurônios, e utilizadas para a transferência de informação entre eles. Os principais neurotransmissores são chamados de Acetilclolina, Dopamina, Gaba e a Seretonina. A Serotonina, a mais conhecida, atua no cérebro regulando o humor, sono, ritmo cardíaco, temperatura, dor e inteligência, com tudo, boa parte da serotonina é produzida no aparelho digestivo. Nosso organismo deve estar em equilibrio desses neurotransmissores. E a matériaprima para o bom desempenho cerebral chega através do fluxo sanguíneo. Então, primeiramente precisamos começar a facilitar a circulação sanguínea, e isso requer uma alimentação saudável, e o consumo de vitamina E e o uso de ginkgo biloba, diz o Dr. Ribeiro, e também ressalta: “aumentar a ingestão de Omega 3”. O cérebro e o coração são dois sistemas precisos em uma só unidade, é necessário criar um equilíbrio perfeito entre eles se quisermos desfrutar de seus serviços. Nas palavras do Dr. Ribeiro, temos um cérebro real em nossos corações e ele gera 100 vezes mais eletromagnético que o próprio cérebro, que por sua vez é um regulador do corpo inteiro. “Se você quer envelhecer sem adoecer, não há necessidade de você ficar doente à medida que envelhece” conclui. LDN (baixas doses de naltrexona) – Seu uso em HIV/AIDS, câncer, doenças autoimunes e degenetarivas Este foi dos assuntos de maior destaque, o remonado Dr. Lair Ribeiro enfatizou o uso de LDN (baixas doses de naldrexona) no tratamento contra HIV/Aids, Cancêr,


doenças autoimunes e degenerativas. Para ele, sem dúvida, uma das mais importantes, se não a mais importante descoberta médica do século XX. De acordo com Dr. Ribeiro, a pesquisa iniciou-se com o Dr. Ian Zagon, onde observou que filhos de mães usuárias de heroína, tinham baixo peso e não cresciam. A partir de então, este médico começou um estudo sobre os efeitos dos opiáceos sobre o crescimento celular. O uso da naltrexona foi aprovado pela FDA em 1984, em uma dose de 50 mg com a finalidade de ajudar dependentes de heroína ou viciados de ópio, bloqueando o efeito de tais drogas. Em 1995 foi aprovado pelo FDA no uso em alcoolistas, medicamento chamado de Revia. A naltrexona atua no bloqueio dos recptores neurais e não neurais produzindo: endorfina e metaencefalina. Muitos tecidos do corpo possuem receptores para estas endorfinas e encefalinas, incluindo praticamente todas as células do sistema imunológico do corpo. Em 1985, Dr. Bernard Bihari, descobriu os efeitos de uma dose muito menor de naltrexona, quase que fitoterápica no sistema imunológico do organismo, onde altas doses inibem e baixas doses estimulam explica Dr. Lair. O bloqueio dos receptores opióides, ao tomar o LDN de duas à quatro horas antes de deitar, , produz elementos vitais do sistema imunológico, causando um aumento da produção de endorfina e encefalina, e provocando apoptose (morte) das células cancerigenas. Cita, Dr. Lair que o uso de baixas doses de naltrexona, pode ser utilizada no tratamento e prevenção de aproximadamente 50 tipos diferentes de doenças, como Lupus, fibromialgia, herpes, câncer,HIV/aids, esclerose múltipla,infecções, psiriáse,entre outras. Ressalta ele a combinação de ingestão extra de Acido Alfa Lipóico, poderoso antioxidante, substância que neutraliza substâncias quimicas prejudiciais, chamadas de radicais livres. Todo medicamento deve ter orientação médica. VITAMINA K2 – A irrevogavél vitamina anti doenças relacionadas com a idade Se você quiser envelhecer sem adoecer, saiba sobre a importância da poderosa Vitamina K2. Explica o Dr. Lair que até então a vitamina K1 e K2 eram variantes da mesma vitamina K e que sua função era atuar na coagulação sanguínea. Estudos recentes mostram que K2 exercem várias funções em nosso organismo entre eles de extrema importância na fisiologia do cálcio, capaz de previnir, osteoporose, cáries, câncer, doenças cardíacas e cerebrais. R e v i s t a To p S a ú d e

29


Informação

As doenças Cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes no mundo e acredita-se que continuará sendo nos próximos anos, e que 80% das mortes prematuras por doenças coronárias e AVC ( acidente vascular cerebral), poderiam ser evitadas através de uma boa nutrição, atividade física regular e evitando o tabagismo.

Fontes de vitamina K1

Fala-se atualmente, muito sobre o cálcio na prevenção e tratamento contra a osteoporose, porém explica Dr. Lair, que cálcio ingerido sozinho, pode causar sérios problemas ao nosso organismo como, doenças coronárias, aneorista da orta, aumenta em 600% o risco de desenvolvimento arteosclerose, infarto do miocardia e AVCS.

Fontes de vitamina K2 ( mgs por 100 gr)

A vitamina K2 não é armazenada em nosso organismo, mas quando utilizada, uma de suas funções é servir como transporte do cálcio e as seguintes funções:

Manteiga............................................................................... 15 mcg

Previnir e também é capaz de reverter a arterosclerose Reverter a calcificação sistêmica, arteriase valvulas cardiacas Ação anti-flamatória Reduzir a perda de calcio em até 50% Auxiliar na prevenção de cancêres. O que é hCG - Gonadotrofina Coriônica Humana? A gonadotrofina coriônica humana (HCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células de mulheres grávidas. É um hormônio que pode ser doado a outras mulheres que estejam em tratamento para ter filhos, pois é essencial na fecundação. Segundo o Dr. Lair Ribeiro, o HCG, também pode ser utilizado em ambos os sexos, no tratamento da obesidade e sobrepeso com o protocolo do Dr. Simeons, fruto de 40 anos de investigação clínica. O emagrecimento promovido pelo uso de HCG, é eficaz e seguro, atuando no metabolismo do tecido adiposo. A perda de peso é em média de 350 a 500 gramas por dia. Não existe limite de idade. É segundo Dr. Lair Ribeiro é um dos mais modernos tratamento contra a obesidade. Por que esta fórmula funciona tão bem? Porque ela regula o hipotálamo, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, ele é que faz a ligação entre o sistema nervoso e o digestivo atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. Que controla a temperatura corporal regula o apetite, regula o balanço de água no corpo, regula o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual. Consulte seu médico.

30

R e v i s t a To p S a ú d e

Couve de Bruxelas ............................................................... 460 mcg Brocolis................................................................................. 248 mcg Couve flor.............................................................................. 150 mcg Acelga................................................................................... 123 mcg Espinafre............................................................................... 120 mcg Bife bolvino............................................................................ 104 mcg

Natto ( comida japonesa a base de soja fermentada)......... 1.103 mcg Pasta de fígado de ganso..................................................... 369 mcg Queijos duros........................................................................ 76 mcg Queijos moles........................................................................ 56.5 mcg Queijo cottage....................................................................... 24.8 mcg Gema de ovo......................................................................... 15.5 mcg


R e v i s t a To p S a ú d e

31


A ABP iniciou a luta para tornar crime a psicofobia: preconceito contra os portadores de transtornos e deficiências mentais Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 46 milhões de brasileiros têm problemas mentais ou psicológicos, isso equivale a aproximadamente 25% da população, um número significativo de pessoas as quais, muitas vezes, são vítimas de preconceito e cercadas de estigmas negativos. Sensível a esse dado, e atendendo a uma solicitação da Associação e da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, o senador Paulo Davim, propôs à comissão especial que analisa o PLS do novo do Código Penal, uma emenda que integrará a Psicofobia no mesmo capítulo que trata o racismo e preconceito de gênero. Sendo assim, a prática preconceituosa contra pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental ou problema psicológico, passará a ser crime, com possibilidade de prisão de dois a quatro anos. Práticas como impedir nomeação para cargos públicos, demitir de empresas ou vetar o acesso a transporte ou estabelecimentos comerciais a pessoas com problemas psicológicos ou mentais poderá, portanto, vir a ser considerado crime. Fonte: www.abp.org.br

Publicada lei que dá prazo para tratamento do câncer Norma entra em vigor em 180 dias e estabelece que terapias deverão ser iniciadas no prazo de até 60 dias após o diagnóstico da doença. Medidas coordenadas pelo Ministério da Saúde já estão sendo implementadas para a ampliação do acesso e da qualidade da assistência oncológica no SUS A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que fixa o prazo de até 60 dias para o início do tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde, contado a partir do diagnóstico da doença. De acordo com a Lei 12.732, publicada sem vetos no Diário Oficial da União desta sexta (23), o primeiro tratamento no SUS será considerado efetiva mediante a realização de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, conforme a necessidade do paciente, atestada na prescrição do médico. Fonte: www.portalsaude.saude.gov.br

Use ocúlos de sol Óculos de sol (ou óculos escuros) são acessórios que tem por finalidade proteger os olhos dos raios solares, tanto no verão quanto no inverno, pois nesta estação também há dias de luminosidade intensa, com raios que podem ser prejudiciais. As lentes dos óculos podem ser coloridas ou escuras, para diminuir a quantidade de luz que penetra nos olhos. Visam proporcionar maior conforto para a visão em dias de sol forte, proteger os olhos dos raios solares prejudiciais à saúde ocular, prevenindo o envelhecimento precoce e outras doenças oculares e, por fim, o papel de acessório, sendo usado por vaidade, moda ou por nos fazer sentir mais bonitos, elegantes. O uso dos óculos com fins exclusivamente estéticos por vezes leva o consumidor a adquirir lentes que não trazem proteção adequada aos olhos ou, às vezes, criam distorções e até dioptrias pontuais. Isto tem causado graves problemas oculares na população, como a presbiopia precoce, câncer e, em alguns casos, a perda da visão Fonte: http://pt.wikipedia.org

32

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

33


Informação

Câncer de próstata: Vença o preconceito e invista na prevenção Os homens não tem o hábito de cuidar muito da saúde como as mulheres. Os exames preventivos e os hábitos de vida saudáveis garantem a tão almejada longevidade, que segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde, está cada vez mais distante do universo masculino. Morrem muito mais homens de câncer e infarto do que mulheres. O aumento prostático conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna, é uma das principais doenças urológicas benignas, podendo acometer até 90% dos homens com idade superior a 80 anos. O câncer de próstata é o tumor sólido não cultâneo de maior incidência em homens acima de 50 anos de idade e é a segunda causa mais comum de morte entre eles. Representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino nessa faixa etária. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Tem um peso de 20 gramas e pode ser acometida de patologias benignas e malignas. A incidência do câncer de próstata varia de acordo com a raça e a localização geográfica. Os países escandinavos e o Canadá apresentam a maior incidência mundial, enquanto nos países orientais a freqüência é até 25 vezes menor. Por muito tempo atribuiu-se a origem do tumor protástico como e determinada pela estimulação hormonal da testosterona, porém, atualmente, sabe-se que o desenvolvimento tumoral é regido geneticamente, sendo em 10% dos casos por transmissão hereditária e os demais por alterações genéticas esporádicas. De acordo com o Dr.Rozenir Ramos, dados clínicos sugerem que fatores de risco exógenos como a dieta, padrão de comportamento sexual, consumo de álcool, exposição a radiação ultra violeta e exposição ocupacional, podem também, desempenhar um papel importante no risco de desenvolvimento do câncer de próstata. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal), método muito eficiente para o diagnóstico porém ainda apresenta preconceito, pela forma laboratorial (dosagem do PSA) e por métodos de imagem. Caso sejam constatados aumento ou nódulos na glândula ou PSA alterado, deve ser realizado um exame de ultrassom com biópsia da próstata, para averiguar a presença ou não de um tumor e se ele é maligno.

34

R e v i s t a To p S a ú d e

Dr. Rozenir Ramos Urologista - CRM 3629 - SC

A introdução do teste sanguíneo do Antígeno Prostático Específico (PSA), resultou em mais diagnóstico da doença em estágio inicial. O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos. Entretanto, se procedimentos terapêuticos eficazes são inadequadamente utilizados em homens idosos com sobrevida curta, os problemas de excesso de diagnóstico e tratamento podem ocorrer. Consequentemente, o mesmo estágio de câncer de próstata pode exigir estratégias terapêuticas diferentes, dependendo da expectativa de vida de cada paciente.


R e v i s t a To p S a ú d e

35


Informação

Álvaro A. Barcelos Jr CRM 11571 Geriatria e Clínica Médica

Envelhecer: Já que é inevitável conheça a melhor forma de encarar esta etapa da vida A população brasileira está envelhecendo. Fator este que consolidou-se mais uma vez na nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os idosos (pessoas com mais de 60 anos) somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Em Criciúma o número de idosos é cerca de 18000. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de mortalidade em idosos, com mais de 37% do número de mortes. As mais comuns são AVE (acidente vascular encefálico), infarto do miocárdio e hipertensão arterial. Em seguida, vêm tumores e doenças do aparelho respiratório, por exemplo, pneumonia e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). O idoso tem alteração da imunidade e maior risco de infecção. Diversas alterações são peculiares a cada órgão. Características pessoais, questões sociais, dificuldades de higienização e alimentação também influenciam no envelhecimento do indivíduo. Conforme o geriatra Dr. Álvaro A. Barcelos Jr, para evitar doenças e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação adequada, com a presença de frutas, verduras, leite e vitaminas, já que o idoso tem naturalmente falta de vitamina B. Caso a pessoa não consiga a ingestão deste tipo de vitamina por meios naturais ela pode ser adquirida por meio de complexos vitamínicos existentes nas farmácias. O exercício físico para aumento da força e da massa muscular está diretamente relacionado à saúde do idoso. A partir dos 40 anos, a chance de ter um melhor envelhecimento está ligado a hábitos saudáveis. Tumores também são frequentes fatores de mortalidade em idosos. Os casos de câncer no Brasil aumentaram porque a população está envelhecendo mais. A doença é mais comum em pessoas com mais de 55, 60 anos, pois o organismo está exposto a substâncias nocivas há muito mais tempo. O fumo é um dos principais fatores desencadeantes do câncer, além de  outros como: comida gordurosa, industrializada, alta ingestão calórica e a obesidade.

36

R e v i s t a To p S a ú d e

Os tipos de câncer mais comuns aos idosos são os de próstata (homens), de mama (mulheres) e o de pulmão. O diagnóstico precoce pode levar à cura em cerca de 80% dos casos. Todas as doenças cardiovasculares, respiratórias, cerebrovasculares (AVC), diabetes e até o câncer podem ser consideradas doenças crônicas. Elas representam no Brasil 72% das causas das mortes. Quando se vive mais, há mais chance de ter uma doença crônica, daí a preocupação para que haja controle e prevenção. Logo, o envelhecimento saudável está 30 % relacionado com a questão genética, não modificáveis. Os 70% só depende de hábitos saudáveis. Os mais importantes: alimentação saudável, atividade física aeróbica regular (150 min/semana), evitar fumo e a ingestão de álcool.


Informação

Deficiência auditiva: A tecnologia simplificou a solucäo através dos modernos aparelhos auditivos Após certa idade todas as pessoas podem ter uma perda auditiva. Com o passar do tempo, associado a fatores como a exposição a ruídos intensos, o uso indiscriminado de medicamentos e algumas doenças vamos perdendo nossa sensibilidade auditiva. O preconceito e a falta de informação leva o indivíduo a demorar a procurar um especialista para avaliar sua audição. No idoso é comum encontrarmos a perda auditiva decorrente do processo de envelhecimento do ouvido o que chamamos de Presbiacusia. A deficiência auditiva no idoso gera um distúrbio de comunicação, dificultando-o a desempenhar seu papel na sociedade e o idoso passa a se sentir cada vez mais isolado. Normalmente é a família quem percebe primeiro que há algo errado. Ela observa que o idoso começa a aumentar o volume da TV, do radio. Apresenta dificuldades para entende o que é falado. Surge a queixa de zumbido ou a sensação de ouvido tapado. Procurar um especialista é a primeira medida a ser tomada. Após o diagnóstico dúvidas irão surgir com relação a saúde e ao convívio social. O preconceito ao uso de aparelhos auditivos está diminuindo e a tecnologia vem auxiliando nesse quesito. Encontra-se no mercado aparelhos auditivos tão pequenos que passam desapercebidos e a qualidade de reprodução do som é altíssima permitindo ao usuário compreender a fala até em ambientes ruidosos. A família pode e muito colaborar para que a comunicação em família se intensifique e melhore a qualidade. Veja algumas dicas: falar de frente para que ele perceba melhor a movimentação dos lábios; preferir ambiente silencioso para conversar; não gritar pois em alguns casos a perda auditiva gera desconforto ao som intenso; falar mais devagar, porem, não silabando (SA PA TO) pois isso dificulta a compreensão da palavra; repetir a frase quando necessário com paciência. Ao se repetir a frase pode-se reformulá-la para melhor compreensão da mensagem.

R e v i s t a To p S a ú d e

37


Dr. Ricardo Thadeu Carneiro de Menezes CRM - 11589 Pneumologista

Informação

Tuberculose Uma doença antiga que ainda acomete os brasileiros

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch ou bacilo da tuberculose. Os pulmões são mais frequentemente acometidos. No entanto, vários outros órgãos do corpo podem ser acometidos. Por exemplo, o cérebro, os gânglios ou o intestino.

A maior incidência da infecção está relacionada com a pobreza, ausência de saneamento básico e grandes aglomerações de pessoas, como nos presídios. Pessoas com o comprometimento da imunidade estão mais vulneráveis a apresentarem a doença. É o caso daquelas portadoras do vírus HIV. Mas outras situações, como a diabetes, por exemplo, também aumentam esse risco. O Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos países que são responsáveis por 90% dos casos de tuberculose no mundo. Na América Latina o Brasil é o país com o maior número de casos. A cada ano, cerca de 9 milhões de pessoas desenvolvem a doença e outras 2 milhões de pessoas morrerão em decorrência dela. O Pneumologista, Dr. Ricardo T.C. de Menezes diz que a infecção pelo bacilo da tuberculose ocorre pela inalação de gotículas contendo esses bacilos e que são expelidas pelas pessoas com tuberculose pulmonar ou das vias respiratórias. Essas gotículas são expelidas pela fala ou tosse. A grande maioria das pessoas infectadas não vai desenvolver a doença porque o seu sistema imunológico vai conter a evolução da infecção. Porém, em cerca de 10% dos casos, a infecção será reativada e a doença se desenvolverá. Isso pode acontecer em qualquer momento da vida da pessoa infectada e é mais comum de ocorrer nas pessoas com a imunidade comprometida. Os sintomas mais comuns são a falta de ar, a dor no peito e a tosse. A tosse pode ser seca ou com escarro. Algumas vezes pode haver tosse com sangue. Também é comum a perda do apetite, emagrecimento, febre baixa, suor noturno e cansaço. Esses sintomas tendem a aparecer aos poucos e durarem pelo menos 3 semanas até que a pessoa procure o médico. O diagnóstico da tuberculose pulmonar é feito através do reconhecimento dos sintomas do paciente, das alterações no RX de tórax e do exame do escarro. Muitas vezes, apesar da pessoa ter tuberculose pulmonar, o exame de

38

R e v i s t a To p S a ú d e

escarro é negativo. Nessas ocasiões podem ser feitos exames invasivos para obtenção de secreção diretamente dos pulmões, como é o caso da broncoscopia. Outras vezes uma biópsia do órgão acometido é necessária para a confirmação do diagnóstico. A tuberculose tem cura. O tratamento é feito com quatro antibióticos em conjunto e dura, na maioria dos casos, seis meses. A taxa de cura fica em torno de 95%. O tratamento é gratuito e bastante efetivo. Os casos mais complicados são aqueles em que há o abandono do tratamento, associação com a AIDS, más condições sócio-econômicas e uso de drogas ilícitas. A vacina BCG, que está no esquema de vacinação regular no Brasil, está indicada para crianças de zero até 4 anos de idade. Sempre que possível ela já é aplicada na maternidade, antes mesmo do recém-nascido sair do hospital. Embora a vacina não evite que a pessoa tenha tuberculose ela evita as formas mais graves e perigosas da doença como aquelas que acometem o cérebro e as meninges ( meningoencefalite por tuberculose).


R e v i s t a To p S a ú d e

39


Dra. Júlia Engelmann CREFITO - 156682-F Fisioterapeuta

Prevenção

Malhação íntima: Exercícios fortalecem a região pélvica proporcionando mais prazer A partir dos 35 anos, os músculos perdem firmeza. Com o tempo, as fibras de sustentação vão cedendo, ficam menos rijas, com capacidade de contração reduzida. Isso ocorre também com a musculatura genital. A flacidez nessa região é um processo fisiológico que faz parte do envelhecimento do corpo. Quanto mais tonificada for a musculatura genital, maior a possibilidade de atingir o orgasmo. A fisioterapia ginecológica é indicada para o pós-parto, contra dificuldades ou apenas para apimentar a relação. Os primeiros exercícios foram desenvolvidos para tratar pacientes com incontinência urinária. Observou-se que além de tratar a perda involuntária de urina, melhoravam também a vida sexual feminina ao aumentar a capacidade de lubrificação e tornar o orgasmo mais fácil, explica Júlia Engelmann, fisioterapeuta Pós Graduada em saúde da mulher. O assoalho pélvico, ponto trabalhado durante a fisioterapia, é um complexo de músculos e ligamentos que se estende do início da vulva ao cóccix e circunda o canal vaginal, a uretra, o clitóris e o ânus. As sessões são baseadas em exercícios de contração e relaxamento dos músculos genitais. O movimento básico é aquele de segurar o xixi, contraindo a musculatura perineal. Depois, acessórios entram em cena para aprimorar a terapia. A diferença entre um músculo flácido e outro trabalhado com fisioterapia genital é percebida durante a relação sexual. A contração eficiente dessa musculatura torna a parede vaginal ‘mais apertada’, capaz de prender e pressionar o pênis e, principalmente, aumentando o atrito entre ele e a vagina durante o ato. Há também o trabalho de fisioterapia específico para mulheres que não precisam enrijecer o assoalho pélvico, e sim relaxá-lo, desfazer tensões ou nódulos. O objetivo, aqui, é tratar o vaginismo e eliminar a dor durante a penetração. Existem três exercícios que podem ser feitos para o início de um trabalho de fortalecimento pélvico 1. Contração perineal lenta Sente-se sobre os ísquios (ossinhos da região glútea), com as costas eretas e apoiadas, os joelhos flexionados e os pés no chão. Inspire pelo nariz e, durante a expiração, contraia os músculos perineais como se estivesse interrompendo o jato urinário, tentando permanecer com a contração durante toda a expiração. 2. Contração perineal rápida Na posição que desejar, faça dez contrações rápidas da região perineal, de cerca de um segundo cada uma. Depois, repouse o dobro do tempo. Esse exercício aumenta a lubrificação vaginal.

40

R e v i s t a To p S a ú d e

3. Báscula pélvica Levante-se, deixe os joelhos levemente dobrados e coloque as mãos na cintura. Inspire, puxando o ar pelo nariz, e faça o movimento de projetar a pelve para a frente, como se quisesse esconder o bumbum. Ao expirar, soltando o ar pela boca, leve a pelve para trás, “arrebitando” os glúteos.


R e v i s t a To p S a ú d e

41


Informação

DST PREVINA-SE

Com a chegada das festas de fim de ano, verão e posteriormente o carnaval, a incidência das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)s aumentam. Ninguém deve ter vergonha de procurar atendimento médico sempre que necessário. A única forma de prevenção, durante o ato sexual, é utilizando o preservativo masculino, ou o feminino. Exercer a sexualidade com segurança é um benefício a ser desfrutado por todos que assim desejarem. É importante o conhecimento do corpo saudável e dos sintomas das doenças. Agora, vamos ver as principais (DST)s: Vaginose Bacteriana: É causada pela proliferação de germes na vagina, os principais são a gardinerella vaginalis e os germes anaeróbios (que se multiplicam na ausência de oxigênio). Provoca corrimento com cheiro desagradável (lembra o cheiro de peixe). Candidíase: Doença causada pelo desenvolvimento de fungos no trato genital. A principal manifestação é a coceira e o corrimento esbranquiçado, causando bastante desconforto. Tricomoníase: Causada por um parasita, o trichomonas vaginalis, no trato genital. Causando um corrimento amarelado ou esverdeado, às vezes com mau cheiro, pode ser acompanhada por ardência ou dor ao urinar. Pode causar inflamação na vagina, no colo do útero e órgãos genitais superiores. Clamídia: A bactéria se localiza na parte interna do colo uterino, e quase não causa sintomas definidos. Às vezes causa dor no baixo ventre e aparece corrimento. Pode atingir as trompas e causar infecção. Gonorréia: Manifesta-se por corrimento, dor no baixo ventre e dor ao urinar. Podendo atingir a parte superior do útero e as trompas, provocando infecções, mal estar e as vezes febre. Outros locais do organismo podem ser atingidos, como articulações, coração, figado, olhos, etc.,indo através da corrente sanguínea para esses locais. Cancro Mole: Caracterizada por feridas dolorosas nos genitais e no ânus, podendo haver uma ou várias feridas cobertas de pus com cheiro desagradável. Às vezes essas feridas podem aparecer na boca, sendo mais comuns em

42

R e v i s t a To p S a ú d e

Elisa Alexandrino Enfermeira COREN SC - 136287

homens do que em mulheres. De dois a sete dias após o ato sexual, surge uma pápula inflamada nos genitais, depois de mais dois dias, se transforma em ferida. Pode comprometer gânglios linfáticos com saída de pus na virilha. As feridas podem voltar, causando destruição dos tecidos vizinhos. Sífilis: Se inicia por uma ferida localizada nos genitais. Progredindo, pode acometer outros órgãos e tecidos do organismo, particularmente o coração, os vasos sanguíneos e o coração. Essa ferida não dói, na mulher pode localizarse nos genitais externos, dentro da vagina, colo uterino ou boca pelo sexo oral. Depois da sífilis primária, vem a secundária, que atinge a corrente sanguínea, vai-se multiplicando e atingindo outros órgãos. Infecção pelo papiloma vírus Humano (HPV): Também conhecido por crista de galo ou verruga venérea. Existem vários tipos de papilomas vírus, uns mais agressivos, outros menos. Normalmente aparecem verrugas genitais. Algumas vezes o vírus não produz manifestações visíveis e sua presença é acusada pelo exame de Papanicolau ou pela colposcopia. Dependendo da espécie do vírus, poderá haver maior tendência ao câncer genital ou do colo do útero. Já existe uma vacina. Herpes genital: Surgem bolinhas nos genitais, dolorosas, que transformam-se em pequenas feridas. Depois as feridas cicatrizam. Pode atingir o sistema nervoso, ocorrendo meningite herpética. Esta doença não tem cura, o vírus permanece no organismo, podendo voltar a doença sempre que haver queda nos mecanismos de defesa do organismo. E sem mencionar no HIV/AIDS, que em 2011 matou cerca de doze mil no pessoas no Brasil e todo ano cerca de trinta mil são infectados de acordo com o portalsaude.saude. gov.br.

Usar camisinha é a melhor preveção


R e v i s t a To p S a ú d e

43


Informação

Papanicolau: O exame preventivo essencial a saúde da mulher O exame de Papanicolau, é o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. Trata-se de um exame simples e barato, porém muitas mulheres ainda apresentam grande resistência em realizálo, devido o medo ou vergonha. O sucesso deste exame consiste no fato de que ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas devem fazer o exame, anualmente. A freqüência de realização do exame será estabelecida depois pelo médico, de acordo com os resultados. Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. Assim, as células do colo do útero são colhidas por meio de uma espátula (haste de madeira) e de uma escovinha bem pequenina. Essas células são colocadas numa lâmina que é enviada para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear. O resultado deve ser interpretado pelo médico que deve explica-lo à paciente. O Papanicolau também serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, doenças da vagina e do colo do útero. Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame, converse com ela sobre sua importância. Lembrese que a prevenção é sempre o melhor remédio!

44

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

45


Informação

Dra. Clarice Mesquita Psicóloga CRP 12/07857

Separando juntos: Uma forma amigável e não traumática de enfrentar o problema Quando a insatisfação matrimonial se instala, se não trabalhada, ocorre a separação. Existe uma certa dificuldade em aceitar algo definitivo, tanto para os pais , quanto para os filhos, surgindo sentimentos negativos como: culpa, raiva, isolamento, ansiedade, insegurança, medo e solidão.

período a separação é muito estressante em sua totalidade, requer uma grande quantidade de energia concentrada em um único problema, e sucessivamente afetando filhos quando os tem, é necessário que os adultos exerçam esta ação juntos, pois onde há o comprometimento de ambos, os sentimentos de perda, e sofrimento serão amenos.

Alguns fatores podem levar a esta ruptura, tais como: incompatibilidade, divergências, enfim a necessidade de colocar a responsabilidade no outro e ter esta esperança, de que venha a suprir minha expectativa.

Mas entre todos os efeitos causadores de uma separação, existem sim os positivos, é possível crescer por meio de uma crise vivenciada, a descoberta de se estar só na busca de uma nova identidade, pode ser uma experiência assustadora e única, mas que também propicia grandes oportunidades de crescimento e evolução.

O desacordo na educação dos filhos, interações neuróticas, qualquer acontecimento mesmo que irrelevante podem se tornar motivo de briga, ou falta de vontade para se ter um diálogo, tornando-se muitas vezes em um monólogo. Do mesmo modo, que também podem ser por motivo a infidelidade, colaborando assim para um estado de incertezas e insatisfações, dificultando ainda mais para uma estrutura de apoio no fato decorrente e real de um casamento que chegou ao fim.

Lembrando também que quando o individuo se torna capaz de lidar com a separação de uma forma enriquecedora, na criação dos filhos, em sua reconstrução, no seu novo estilo de vida, enfim, estará também capacitado para elaborar melhor o seu passado, e com certeza um futuro de aspirações e metas positivas.

Segundo a psicóloga Dra. Clarice de mesquita Behenck, ainda são muito pontuadas as falhas nas comunicações, uma fala coesa e diretiva, favorecerá muito um relacionamento saudável e estruturado, mas o ser humano ainda se perde muitas vezes em falar dos defeitos de seu parceiro, pois quando eu falo de como me sinto com determinada situação o outro me entende e não se arma.

É essencial pontuar que ficar sozinho também tem seu valor, se você não se valoriza quem o fará? Não posso cobrar do outro o que nem mesmo eu tenho para mim, chore, fique triste, permita-se, mas depois enxugue suas lágrimas que com certeza serão passageiras. Passado é passado, não podemos mudá-lo, todavia podemos modificar nossos pensamentos sobre ele, como é tolo nos punir no presente porque alguém que nos machucou no passado.

Temos nossos mecanismos de defesa, os quais nos levam a justificar algo, e se alguém nos ataca, mesmo que seja denotando nossas falhas, vamos nos defender. Este

É preciso amar a si próprio, que estejamos prontos para recomeçar, parafraseando James Baldwin: “Você não consegue mudar o que não consegue encarar”.

46

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

47


Dicas de viagem

Natal Luz de Gramado Um espetáculo de magia na terra encantada

A temporada é de encanto e magia na bela Gramado – RS, que preparou um belíssimo espetáculo chamado Natal Luz. A cidade da serra gaúcha, fica toda iluminada e decorada praticamente uma Disney brasileira, repleta de atracöes como: shows piromusicais, desfiles, corais, musicais, concertos, exposicöes, teatro e muitas outras apresentacöes que celebram uma das datas mais belas do nosso calendário. Gramado Zoo O Brasil ganhou um novo zoológico, o Gramadozoo. O Gramadozoo traz um novo conceito para o segmento. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat natural das espécies. Mundo Encantado Visite e volte no tempo, conheça a vida dos pioneiros desta terra. Parque temático com miniaturas em movimento, mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural da região no começo da colonização.

48

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

49


Receitas

Receitinha para o Natal

Salmão Natalino em Crosta de Amêndoas

Ingredientes • 1,5kg de filet de salmão limpo • Sal à gosto • 300g de amêndoas sem casca cozidas e laminadas • 5 fatias de pão de forma cortado em cubos • 150ml de azeite extra virgem

Modo de preparo

• 5 unidades de carambola

Tempere o filet de salmão com sal à gosto.

• 5 unidades de pêra

Para a crosta: misture as amêndoas, o pão de forma e o azeite. Coloque em cima do salmão e leve ao forno médio por 30 minutos, retire e reserve.

• 5 unidades de maçã

Frutas glaciadas: corte as frutas em pedaços médios; em uma frigideira, coloque a manteiga e o açúcar, deixe esquentar bem. Coloque as frutas, deixe dourar e flambe com o champagne. Acrescente o suco de laranja, as folhas de hortelã e cozinhe por 3 minutos.

• 10 unidades de figos

Finalização: coloque as frutas glaceadas em uma travessa, e o salmão por cima

• 100g de açúcar

50

R e v i s t a To p S a ú d e

• 5 fatias de abacaxi • 20 unidades de morangos • 500ml de champagne • 100g de manteiga • 200ml de suco de laranja • Folhas de hortelã à gosto


´

R e v i s t a To p S a ú d e

51


Top Profissionais

Dr. Lair Ribeiro volta à Criciúma para falar de nutricão e apresenta nova descoberta da medicina A Vitalis, farmácia de manipulacäo, presente há 19 anos na vida dos Criciumenses, trouxe novamente à cidade o renomado médico cardiologista e nutrólogo, Dr Lair Ribeiro. Segundo os proprietários da Vitalis, Sidnei Osny da Luz e Daiane Medeiros machado, a vinda do Dr. Ribeiro foi uma solicitacäo dos participantes para dar uma sequência nos assuntos. Dentre eles, desta vez o tema central foi a medicina nutricional aplicada a clínica, onde diz que hoje, através da suplementação, podemos suprimir a tendência genética e mudar o rumo de nossas vidas. A comunidade médica regional compareceu ao evento, que despertou interesse em relacäo a uma nova descoberta da medicina.

52

R e v i s t a To p S a ú d e


Daniel Baptista Conselheiro Duoquality

Top Profissionais

No segmento da saúde atendemos “ Pacientes ou Clientes“,

“aquele que tem acesso a um produto ou serviço mediante

este é um bom questionamento, que ivariavelmente temos

pagamento“, com certeza estarão aprimorando seus

escutado. Em sua essência, ou por definição em alguns

processos, equipamentos e principalmente seu capital

dicionários, Paciente é aquele que revela paciência.

humano para receber este cliente.

A nomenclatura na verdade não muda a personalidade do

È importante frisar que os clientes do segmento da saúde,

indivíduo a ser atendido, mas o que realmente muda, é

como em outros também, estão cada dia mais informados,

como o profissional da saúde o vê.

o que conseqüentemente os torna mais exigentes quanto

Na visão ampliada dos novos negócios da saúde, conseguimos observar a importância de vermos o indivíduo como um cliente, ou seja, aquele que vem até o profissional para que este possa suprir suas necessidades de saúde,

aos serviços ou produtos que procuram,

mas também

são aqueles sabem reconhecer um bom atendimento, pois isto reflete diretamente na sua qualidade de vida e da sua família também.

tanto físicas como psicológicas. Sim um cliente, sem os

Saber como dar um atendimento que atenda e supere as

quais nenhuma empresa, instituição ou profissional liberal

expectativas dos clientes é uma tarefa de casa de cada

sobrevive.

profissional da saúde, e ainda possuir ferramentas de

Na verdade as empresas de saúde hoje existem em função dos seus clientes, e se atentaram para o valor da palavra cliente, que conceitualmente pode ser entendido como

gestão e marketing para fidelização destes que são a razão do seu sucesso: O CLIENTE. Não esqueça, o seu cliente continua se vendo como seu paciente.

R e v i s t a To p S a ú d e

53


Top Profissionais

Dr. Romulo C. Pizzolatti CREMESCSC 186 Delegado do CREMESC

Interrupção da gravidez: saiba em que caso você tem este direito

Há algumas semanas, na cidade de criciuma, comentou-se um assunto muito polêmico na área da bioética. Uma mulher no sétimo mês de gestação esteve em uma das emissoras de rádio do município manifestando seu descontentamento por não ter conseguido interromper sua gravidez. Relatou que com doze semanas de gestação seu obstetra diagnosticou uma Displasia Tanatofórica (alterações ósseas do concepto por herança autossômica dominante, letal no primeiro ano de vida e usualmente no período neo-natal). Esta condição permite ao médico, juntamente com a anuência da paciente, a solicitação judicial, devidamente comprovada pelos exames ultrassonográficos e assinados por mais de um profissional, para a interrupção da gravidez. A época do diagnóstico a paciente resolveu aguardar, entretanto agora manifestou a tão difícil decisão para uma futura mãe: interromper a gravidez, pois tanto leva riscos à sua saúde, quanto causa danos psíquicos. Queremos lembrar que uma condição em que o médico pode intervir para não levar a gestação à termo, sem a autorização judicial, é a presença comprovada de anencefalia (ausência parcial do encéfalo e da calota craniana). Outra causa em que é permitida a interrupção é a gestação resultante de estupro. A Resolução CFM Nº1989/2012 normatiza o procedimento, após corroboração pelo Supremo Tribunal Federal da prática da antecipação terapêutica do parto, baseado em provas diagnósticas e administrativas, haja vista que a anencefalia é imcompatível com a sobrevivência do concepto após o parto. No caso atual a paciente somente receberá o atendimento médico necessário para a interrupção da sua gestação apões deferimento da formal solicitação de ordem judicial feita por seu procurador. Nesta solicitação deve constar a comprovação ultrassonográfica do diagnóstico e um relatório médico mencionando o desfecho esperado e acima citado. Sem este documento, assinado pelo juiz, autorizando a interrupção da gravidez, o médico assistente jamais poderás intervir, sob pena de responder à denúncia por infração ética. Diante de tal exposição é oportuno registrar que a consulta pré-nupcial e, principalmente, as consultas e exames de pré-natal são imprescindíveis para minimizar os riscos de uma gravidez, além de serem essenciais para acompanhar o desenvolvimento do nascituro, principalmente quando se tratar de gestação de alto risco.

Também é importante relatar que os procedimentos médicos devem ser sempre direcionados para o bem da paciente e decididos em conjunto com ela, salvaguardando sua autonomia, após ciência dos benefícios e malefícios da conduta tomada.

54

R e v i s t a To p S a ú d e


R e v i s t a To p S a ú d e

55


56

R e v i s t a To p S a ú d e

Profile for israel benvenutto

top saude 04  

revista top saude 04

top saude 04  

revista top saude 04

Advertisement