Be Healthy #01

Page 14

www.hospitaldeloule.com

SEMPRE MAIS PRÓXIMO

O utente em primeiro lugar

O

crescimento dos serviços ao dispor do utente e a crescente procura motivaram o Hospital de Loulé a criar uma função que promovesse um acompanhamento mais próximo e personalizado dos seus pacientes.

Patrícia Matos assumiu, há um ano, o cargo de Gestora do Utente, coordenando todas as ações em que haja contacto direto com os pacientes, desde o call center, à receção, atendimento permanente, consultas externas, cirurgias ou internamento.

Foto: Hugo Ávila

Devido à necessidade de acompanhar de perto a visita do utente à unidade, a estrutura do Hospital de Loulé conta agora com uma nova figura que estabelece a ligação entre o paciente e todos os serviços

Patrícia Matos, Gestora do Utente do Hospital de Loulé

“O objetivo é criar mais proximidade ao utente, fazer com que se sinta confortável e confiante, como se estivesse a entrar num ‘hotel’ de saúde e não num hospital”, conta aquela responsável à be healthy. Para tal, a Gestora do Utente está em contacto permanente com todos os serviços do hospital, monitorizando as ações que envolvam o paciente, recolhendo sugestões e intervindo sempre que é necessário, no sentido de melhorar o serviço prestado. “Tentamos que haja uniformidade nos princípios e valores que praticamos diariamente neste hospital, sempre com base no respeito mútuo e nunca esquecendo que estamos a lidar com pessoas que estão numa situação mais vulnerável e, por vezes, de fragilidade”, refere. Manuel Viegas, utente do Hospital de Loulé desde o início, há sete anos, garante à be healthy que a abertura da unidade não só facilitou o acesso a serviços médicos especializados, como mudou a face da própria cidade. “O facto de não haver aqui nenhum hospital obrigava-nos a muitas saídas para Faro e inclusive para Lisboa, mas neste momento há cirurgias que são realizadas aqui que talvez não sejam feitas em mais nenhum sítio a Sul de Setúbal”, conta o utente de 71 anos, natural da freguesia de Querença. Para Manuel Viegas, o hospital funciona como “um polo de atração” e beneficia não só a cidade, como toda a região do Algarve. Manuel Viegas, utente do Hospital de Loulé

Em pouco mais de um ano, já esteve no Bloco Operatório do Hospital de Loulé cinco vezes e elogia o trabalho de toda a equipa que o acompanhou, que “funciona muito bem, quer em termos de pessoal técnico, todos são muitos cuidadosos, e também no pósoperatório”. “Chego aqui, sou logo acolhido e sou sempre encaminhado. Só conhecia uma unidade semelhante a esta no Porto em que desde que chegamos até que saímos temos sempre alguém a acompanhar-nos, foi uma novidade, estou satisfeito, e por isso é que sou cliente deste hospital”, conclui.

14

be healthy | #01 • ABR / MAI / JUN 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.