Page 1

OFICINA DE LEITURA 8º A 1º Período


O João Francisco

Sinopse «Entretanto o miúdo cresceu, quer seja o que pregava pregos muito direitos numa tábua, quer o que engoliu os comprimidos do avô, quer o que se rebelou contra a humilhação das mangas curtas, quer os outros todos ou eu próprio, que não sei se fui cada um deles menos um, este que conta e tem tendência ora a efabular ora a querer ser tão verdadeiro que põe em dúvida o que de facto foi e até de si mesmo suspeita. Seja ele quem for, o certo é que o miúdo cresceu. E agora está aqui (mas ainda será ele?) a ver se consegue escrever um livro, sem saber o quê nem como. Pois que outro livro pode escrever-se? Vida de tantas vidas na tão curta vida.»


Diário de uma Totó 2 de Rachel Renée Russel

Beatriz, Filipa, Augusto

A minha personagem favorita e com quem me identifiquei mais foi a Dikki. Ela acha-se uma totó, mas consegue dar a volta a tudo e ajudar todos. È muito destemida, um pouco desajeitada, mas boa amiga. È muito tímida, principalmente com o Brandom, e é sempre alvo de cenas embaraçadas da Mackanzie. A Nikki tem uma família nada pouco normal. Os pais envergonham-na á frente dos seus colegas e a sua irmãzinha de seis anos está sempre a mexer nas suas coisas. Posso dizer que Nikki tem uma vida “nada fabulosa”, mas como já disse ela consegue superar tudo por que tem características únicas! São essas características com que eu me identifico muito. É por causa disso que Nikki é a personagem que mais me marcou! Ela é mesmo fabulosa! Beatriz Marques,

Sinopse Nikki tem catorze anos e como qualquer miúda dessa idade vive intensamente os "dramas" de uma adolescência atribulada: a adaptação a uma nova escola, o dia-a-dia com a irmã mais nova, os problemas com os pais e a primeira paixão. Com um registo despreocupado e ilustrações divertidas, este diário de uma adolescente é uma leitura obrigatória para todas as idades.


O Diário de Anne Frank

Bárbara, João, Vanessa, Matilde, Beatriz Recorda o livro que leste e apresenta a personagem que mais te marcou e as razões da tua preferência. A personagem que mais me marcou foi Anne autora do diário, por vários motivos. Durante o tempo em que esteve fechada no esconderijo, Anne tentou sobreviver à fome, doença e solidão, e mesmo com estes problemas, Anne preocupava-se em escrever no diário relatos dos longos dias de sofrimento. Anne Frank era feliz pelo simples facto de existir, de ainda não estar morta, enquanto nós nos preocupamos com certas coisas sem sentido, em vez de darmos valor ao facto de existirmos… Anne Era uma rapariga divertida e que não tinha grandes laços com a sua mãe.(…) Mas, era o pai, a quem Anne tratava carinhosamente …Foi com o pai que construiu a mobília do anexo secreto. Esta personagem marcou-me pela sua vida e pelo sofrimento vivido. Vanessa Ribeiro

Sinopse Todos conhecem a história profundamente dramática da jovem Anne Frank. Publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, o Diário veio revelar ao mundo o que fora, durante dois longos anos, o dia-a-dia de uma adolescente condenada a uma voluntária autoreclusão, para tentar escapar à sorte dos judeus que os alemães haviam começado a deportar para supostos «campos de trabalho». Tentativa sem final feliz. Em Agosto de 1944, todos aqueles que estavam escondidos no pequeno anexo secreto onde a jovem habitava foram presos. Após uma breve passagem por Westerbork e Auschwitz, Anne Frank acaba então por ir parar a Bergen-Belsen, onde vem a morrer em Março de 1945, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O resultado final é um retrato extraordinário de uma adolescente em busca da sua identidade, durante um dos mais trágicos períodos jamais vividos pela humanidade.


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda

André e Pedro A personagem principal é Zorbas que é o gato preto e gordo o qual é uma das minhas personagens preferidas, porque consegue ensinar a andorinha bebé a voar e dar-lhe uma vida boa. A personagem secundária é a andorinha bebé, porque consegue sobreviver nas mãos de um gato. Outra das minhas personagens favoritas é o ajudante de Zorbas, O SabeTudo que, no entanto não sabe nada. Ele não consegue dizer “Wikipédia” Pedro Fernandes

Sinopse Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota... Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.


O Perraultimato de Filipe Faria A personagem de quem mais gostei foi Borralheiro, uma muito conhecida: o irmão mais novo do Gato das Botas. Após uma terrível tragédia na qual tenta ajudar a sua pobre família, Borralheiro fez-se à estrada sem uma culpa pela morte dos seus pais e irmão quando um trole os mata. O Borralheiro é o primeiro a sentir qua algo não está bem; o ar está diferente, as pessoas, tudo! A sua estória não deveria ter sido assim! Ele merecia o seu “final feliz”! Mas porque não o tivera? Nisto, um dia, Borralheiro chega a casa de uma velhota que está a morrer. Esta entrega-lhe um pergaminho e confia-lhe a missão de trazer de volta, não só o seu mas o de todas as personagens que não tiveram, “final feliz”. Assim, Borralheiro parte desta vez mais confiante, mas mais confuso. O Perraultimato (pergaminho) diz que ele terá de consultar o espelho! Qual? Durante a sua longa jornada, Borralheiro vai conhecer o enigmático Aprendiz, a imprevisível Capuchinho, Vasilisa e a sua caveira flutuante e o perigoso Mama-na-Burra, os quais também querem o seu “final feliz”. Sobre as indicações d’o Perraultimato, Borralheiro lidera o grupo até ao palácio da rainha má …e…. Filipe Cunha

Sinopse As estórias são conhecidas de todos: sapatinhos de cristal, maçãs envenenadas, príncipes encantados e lobos maus; e todos sabem que, no fim, os que mereciam viveram felizes para sempre. Então porque é que isso não aconteceu? Porque é que o mundo parece virado do avesso? E porque é que toda a gente age como se nada fosse? São essas as perguntas que atormentam Borralheiro, um dos poucos que sentem que algo de profundamente errado se passou, e o único que se predispõe a ir em busca de respostas. Respostasessas que lhe chegam às mãos na forma dos versos crípticos do misterioso Perraultimato, que o lança numa demanda em busca da verdadeira essência das estórias. Acompanhado por quatro outras figuras do imaginário popular europeu — a imprevisível Capuchinho, o misterioso Aprendiz, a atormentada Vasilisa e o perigoso Burra — Borralheiro embarca numa inesquecível aventura neste primeiro volume da distopia folclórica «Felizes Viveram Uma Vez».


Recados da Mãe de Maria Teresa Maia Gonzalez

As personagens que mais me marcaram foram Nonô e Clava que eram as filhas, por tudo aquilo que passaram, pois, a sua mãe morreu muito nova e o seu pai estava mais ocupado com a amante do que propriamente com as filhas. As crianças tiveram de ficar com a avó de quem Clava não gostava muito porque também nem sequer a conhecia e, inicialmente nunca tinham nada para fazer, brincavam iam ajudar as empregadas da avó. A outra personagem que também me marcou foi a avó que tinha um grande amor às suas netas mesmo sabendo que Clave não gostava dela. Mariana Lucas

Sinopse «Pode ser que a mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia... A ideia era boa demais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar: - Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?... - Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?! Os olhos encheram-se-me de lágrimas da mais pura alegria.» Da cumplicidade entre duas irmãs e da sua capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas se faz este livro escrito com a mestria e a sensibilidade a que nos habituou Maria Teresa Maia Gonzalez.


Arrepios Terrorlandia Daniel

Sinopse A nova coleção do mestre do terror depois dos Arrepios! Alguém tem um penso rápido? Abby e Peter estão em casa do Tio Jonathan, que mora numa aldeia antiga e sinistra. O tio deles sabe tudo sobre o Egito e o seu quarto até parece um túmulo. Haverá mais segredos na casa? MÚMIAS! A seguir, Abby e Peter vão perder-se num terrível mistério. Slappy, o Boneco e outros maus da fita foram avistados na TerrorLândia. Um monstro chamado Byron é o único que pode ajudá-los... se o conseguirem encontrar.


Epos, o Pássaro de Fogo de Adam Blade

Filipe, Fábio e Rafael

Sinopse Nesta nova Missão Tom tem de libertar Epos, o pássaro de fogo, a Fera mais poderosa de Avantia, do feitiço que o mantinha prisioneiro. Está agarrado por uma anilha dourada presa numa das patas musculadas. Epos está a lançar bolas de fogo incendiadas sobre a floresta que envolve uma aldeia no sopé do vulcão. Epos acaba por atiçar o vulcão, fazendo com que a erupção seja incrível. Alava poderá chegar à cidade real. Tom tem de chegar ao vulcão para encontrar Epos earrancar-lhe a anilha enfeitiçada. Será Tom capaz de ter sucesso nesta Missão?

Leituras 8º a novo  
Leituras 8º a novo  
Advertisement