Portfólio_arq e urb_Beatriz Habermann

Page 1


formação

Beatriz Habermann

Arquiteta e Urbanista

Brasil, SP

14.03.2001

email: beatriz.habermann@usp.br

bia.habermann14@gmail.com

behance: https://www.behance.net/behabermann

(16) 991588105

Ensino Médio ETEC Prof. Armando Bayeux da Silva/ Rio Claro - SP

Arquitetura e Urbanismo_Universidade de São Paulo

São Carlos, USP - Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU - Formação em agosto de 2025 habilidades

REVIT

AUTOCAD

PHOTOSHOP

INDESIGN

QGIS

ARCHICAD

SKETCHUP

3D5

interesses

projetos arquitetônicos e paisagísticos

projetos/estudos urbanísticos

projetos arquitetônicos de interesse

histórico e cultural

representação gráfica e design digital

espaços e dispositivos expográficos

patrimônio cultural, material e imaterial

desenhos autoria própria

Em relação às potencialidades do campo de visão, traçadas para a região central, admitiu-se o pátio central como o núcleo principal do programa, considerando também seus elementos adjacentes, como o palco experimental e a salas experimentais/multiusos com relação direta ao pátio.

As demais relações, foram dividias em dois principais grupos, sendo eles 2 eixos principais (eixos maiores) e 2 eixos secundários (eixos menores). No projeto, como em sua implantação, estes eixos desenvolvem relações diretas entre si, como a existência de dependências ou fluxos.

Os eixos principais são destinados para as atividades culturais e a razão do projeto. Já os eixos secundários são destinados aos espaços servidores, como apoio ao funcionamento geral do complexo cultural e de suas áreas livres de permanência ou apenas passagem.

Em ambos os casos, os dois eixos cortam o centro, como identificado no diagrama, assim estabelecem relações necessárias, já que o núcleo central se torna a base do início do projeto e o elemento primário a ser compreendido na implantação.

programa projetual

implantação

Considerando a escala do pedestre, o projeto possui como premissa a permeabilidade física e visual entre as quadras, algo que se estrutura a partir dos espaços livres, desenhos de pisos e gabaritos dos edifícios.

Tendo em vista os edifícios e as pré-existentes e a relação destes com a memória local, propomos uma série de anteparos metálicosnas fachadas das intervenções. Os anteparos reconstituem o ritmo das antigas fachadas e reforçam o caráter permeável das quadras.

Na quadra ao norte, em um mesmo bloco concentra-se as células de produção e foi realocado as instalações do sindicato (Atividades já exercidas nas antigas edificações) O antigo edifício passa a alocar uma cafeteria que se interliga com uma grande área de convivência, comum às quadras.

Continuando o percurso, numa quadra ao sul foi proporsto uma área de eventos, composta por dois palcos para diferentes tipos de manifestações artísticas, um núcleo de apoio além de uma área expositiva.

A parte com a área expositiva recebe uma atenção maior já que, por meio da sua materialidade e disposições, destaca o patrimônio. Na sequência, foi proposto um restaurante e uma área de convivência, que se abre para o bloco administrativo e para a praça criada a partir da relação com a rua.

O trabalho foi realizado em um grupo de cinco integrante para uma disciplina Optativa durante a graduação de Arquitetura e Urbanismo.

USINA

Núcleo de produção cultural em São Carlos

corte transversal

corte longitudinal

No projeto foi interessante, apesar do contraste em relação a fachada e os materiais, criar uma relação entre as volumetrias das pré-existências, nesse caso, em relação ao suas proporções e posição do terreno.

A nova edificação, como mostra o corte, toma proveito da circulação vertical e da sua relação com a materialidade em seus fechamentos.

No projeto também foi interessante pensar em como novos usos nas antigas pré-existências poderiam partilhar o uso dessa nova dinâmica na quadra . Como exemplo, em um dos edifícios foi proposto o uso de coworking integrado a usos comerciais e alimentíscios, de forma que fosse possível criar diferentes experiências e usos para o que ali era antes apenas um local de circulaçãode pessoas com pouco nível de permanência.

isométricas explodidas - sistema construtivo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.