Page 1

Sugestões de organização e composição gráfica

Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades

Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades

Deverás utilizar um tipo de letra simples, tal como o Arial ou Times New Roman. O tamanho da letra deverá ser 12, podendo nos títulos ser de 14. Utiliza o itálico, o sublinhado ou o negrito para realçares determinadas palavras ou expressões, mas sem exagerar. Para uma melhor apresentação, deves usar o espaçamento entre linhas de 1,5.

Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos

Quanto às margens, o lado esquerdo da folha deve ter espaço suficiente para a encadernação. As medidas recomendadas são: margem esquerda – 3cm; margem direita – 2cm; margem superior – 2,5 ou 3cm; margem inferior – 2,5 cm.

O formato ideal para a presentação de um trabalho escrito é o A4 vertical.

A biblioteca é essencial ao cumprimento das metas e objetivos de aprendizagem da escola (…) Um programa planeado de ensino de competências de informação em parceria com os professores da escola e outros educadores é uma parte essencial do programa das bibliotecas escolares. In DECLARAÇÃO POLITICA DA IASL SOBRE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades Biblioteca da Escola Básica e Secundária Rua Nossa Senhora dos Milagres 3680-077 Oliveira de Frades Telef. 232760360 E-mail: beofrades@gmail.com Blogue: http://aprendernabiblioteca.blogspot.com

Realizar um trabalho escrito é uma das atividades propostas nas diversas disciplinas e áreas curriculares. Após teres realizado a pesquisa e seleção de informação, de acordo com o tema sugerido, tens pela frente as tarefas de redigir o trabalho e preparar a sua apresentação. Este guia pretende fornecer-te algumas dicas sobre a organização e apresentação desses trabalhos.

Guia para a elaboração de trabalhos escritos Outubro de 2013


De modo geral, um trabalho escrito deverá ter a seguinte estrutura: 1. Capa 2. Folha de rosto (facultativo) 3. Índice 4. Introdução 5. Desenvolvimento 6. Conclusão 7. Referências bibliográficas 8. Anexos (facultativo) 1. Capa Da capa fazem parte os seguintes elementos: Nome da escola Título do trabalho Disciplina ou área a que se destina Identificação do(s) autor(es): nome(s), ano, número(s) e turma Data A capa serve para proteger o trabalho e para o identificar. Pode ser simples ou integrar uma gravura alusiva ao tema. 2. Folha de rosto Na folha de rosto, deverão ser apresentados os dados da capa e poderão ser acrescentados outros elementos (local, nome do professor…). Esta folha não deverá integrar imagens e corresponde à página 1 (no entanto, não deve ser numerada). 3. Índice O Índice (ou sumário) é uma indicação de todas as partes que constituem o trabalho (títulos, subtítulos, capítulos ou secções, anexos), bem como do número da página em que têm início.

4. Introdução Na introdução deverás referir, sumariamente, o que vai ser tratado, bem como os objetivos do trabalho. Poderás também referir outros aspetos, tais como o interesse e importância do tema, a metodologia utilizada (que tipo de pesquisa fizeste) e como está estruturado o trabalho.

7. Referências bibliográficas A bibliografia é o conjunto de informação que identifica o(s) documento(s) em que te baseaste para a realização do trabalho (livros, enciclopédias, artigos de revistas ou jornal, sítios da internet…). Deverás apresenta-la por ordem alfabética, de acordo com os apelidos dos autores dos documentos consultados.

5. Desenvolvimento O desenvolvimento, ou corpo do trabalho, deve basear-se nos teus conhecimentos e/ou nas informações recolhidas e ser redigido de forma lógica e coerente. Uma vez que é a parte mais extensa, pois é nele que se aprofunda o tema proposto, deverá ser organizado em secções ou capítulos. Deve conter imagens, esquemas ou gráficos, devidamente legendados, para uma melhor compreensão do tema abordado. Podem ser apresentadas citações, devidamente assinaladas (entre aspas), bem como notas de rodapé, para fazer alguns esclarecimentos.

6. Conclusão A conclusão é um breve resumo dos aspetos essenciais do trabalho. Nela, deves expressar a tua opinião pessoal acerca do tema tratado, bem como do modo como o trabalho foi realizado (dificuldades sentidas, contributo do trabalho para o enriquecimento dos teus conhecimentos…).

Nota: Para conheceres mais pormenorizadamente as regras relativas às referências bibliográficas, poderás consultar o guião a elas alusivo, as Normas Gerais para a Elaboração de Bibliografias, também disponível na BE.

8. Anexos Esta parte é facultativa. Podem incluir-se documentos que serviram de apoio ao trabalho (tais como gráficos, mapas, quadros, gravuras, entrevistas, inquéritos…) e que permitam completar, enriquecer e/ou fundamentar as afirmações registadas ou longo do mesmo. Devem ser numerados com letra romana e legendados.

Guia para a elaboração de trabalhos escritos  

Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades