Page 1

L

Textos e composição da responsabilidade da Equipa da BE

eb23carapinheirabibliote ca@gmail.com http://www.eb23djsantosbessa.edu.pt/be BLOG: www.momentosbe.blogspot.com

Houve um tempo, em que o livro era apenas um livro – um objecto em papel, de capa dura, mole, de bolso ou com encadernação de luxo. Algo que preenchia a estante, nos acompanhava por todo o lado, era nosso vizinho na mesinha de cabeceira, ilustrado ou com centenas de páginas de letra miudinha que tínhamos de virar, uma a seguir à outra, que nos transportava para mundos que nos seduzem, nos fazem rir, sonhar, aprender e crescer.

posse, mas como um serviço que facilmente poderá ser acedido, descarregado para múltiplos formatos de suportes digitais, possibilitando uma exploração interactiva, que permite ao leitor estabelecer o seu próprio caminho, numa leitura não-linear.

Mas hoje o livro é isso e muito mais. Encontramo-nos a formar leitores digitais que irão encarar o livro não como um objecto de

Para o ano, novos leituras nos aguardam, novas formas de interagir com o livro, o jornal, a informação…

Ano VI – Nª 3 2010/11

Biblioteca Escolar Dr. José dos Santos Bessa Carapinheira

Junho 2011

Ao contrário do que se possa imaginar, nunca se leu tanto como hoje, muito graças ao avanço tecnológico. Estamos a par desta mudança de paradigma de acesso à leitura e preparados para iniciar a oferta aos nossos alunos através de leitores digitais.

Sugestões de Leitura O Mistério da Princesa Roxa, Evandro Morgado e Márcia Morgado Inicialmente pensado apenas como livro digital, «O Mistério da Rainha Roxa» conta-nos uma história leve e sarapintada por um mistério inocente e ampliado pelos sons onomatopaicos . Neste livro futurista, entramos numa casa enfeitiçada por barulhos estranhos, onde a Natureza parece ser cúmplice dos segredos da protagonista - Regina. No final, é a família que aparece como solução. Inovador, este livro é acompanhado por uma pen drive em jeito de complemento pedagógico e educativo, contendo esta uma aplicação que inclui o audiolivro, o e-book, o livro multimédia, jogos pedagógicos interactivos, recursos educativos (para imprimir), uma aplicação de Realidade Aumentada, etc.

É um Livro, Lane Smith Será que no futuro ainda se saberá o que é um livro? Uma coisa esquisita que não precisa de bateria carregada, que não funciona com wi-fi e não tweeta? Que não sobe nem desce, não necessita de rato e muito menos de palavra-passe? Neste livro, Lane Smith destaca que um livro é um livro e pronto! Numa altura em que a leitura digital ganha terreno, sabe tão bem, ter um livro nas mãos e deliciar-se com o seu cheiro, toque… senti-lo nosso!

PARTILHAR, FORMAR… MUDAR! Na nossa escola, desde sempre, que as tecnologias de informação têm marcado terreno. Com a entrada da nossa Biblioteca na RBE em 2002, que a comunidade escolar tem vindo a reconhecer o importante papel e contributo da BE na aprendizagem e construção do saber dos nossos alunos. O trabalho desenvolvido não faz sentido ficar confinado ao espaço do Agrupamento e sentimos necessidade de divulgar o que fazemos, mais a mais vivendo numa era em que a partilha nunca foi tão fácil. Só partilhando, podemos crescer. Se assim não fosse, a auto-formação que fomos fazendo ao longo de meses, não teria sido possível. Aprendemos muito com o que outros partilharam… Diariamente descobrimos novas ferramentas, através de blogues, wikis ou outros … fomos crescendo … com muitas dúvidas, poucas certezas, mas vontade em melhorar o serviço prestado aos nossos alunos e professores. Partilhamos o que temos e produzimos, o que sabemos… apenas com o intuito de divulgar para melhorar, aumentar o conhecimento de quem nos está mais ou menos próximo. Ao falarmos de partilha estamos a pensar na partilha do conhecimento que vamos adquirindo, explorando novas

ferramentas que por vezes levamos dias a descortinar como funcionam, se têm ou não interesse pedagógico. Temos apostado na criação de materiais, com linhas que nos caracterizam e nos identificam e que divulgamos na nossa homepage, Blogue, Youtube, Facebook, Twitter… Mas partilhar passa … também … por FORMAR! Há muito que temos apostado na formação dos nossos alunos, professores… utilizadores. Embora o nosso projecto assente na formação para as literacias, não descuramos a formação de leitores, e hoje assistimos a um corrupio saudável na nossa BE e sentimos que estamos a formar leitores. Se PARTILHAR e FORMAR já são desafios constantes, MUDAR mentalidades, atitudes e práticas… é um processo que será mais difícil de observar, de medir… de demonstrar. Contudo é isso que ambicionamos! Os sinais de mudança são poucos mas vão aparecendo…

Boas Leituras!

Boletim da Bib-

Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Dr. José dos Santos Bessa Rua do Clube Desportivo Carapinheirense 3140-097 Carapinheira Tel. 239 629 295 Fax: 239 621 130

Boletim da Biblioteca

ivro, livro meu...


ENCONTRO WEB 2.0 Partilhar práticas implementadas A Biblioteca Municipal Afonso Duarte, de Montemor-o-Velho, foi palco do Encontro Web 2.0, promovido pela nossa Biblioteca, actividade que surgiu no âmbito da implementação do projecto apoiado pela RBE, Ideias com Mérito 2010, e pretendia ser um momento de partilha e reflexão sobre as potencialidades das ferramentas da Web 2.0 ao serviço da educação. Na sessão de abertura tivemos o privilégio de contar com várias entidades oficiais, tendo-se seguido uma modesta partilha sobre as práticas já implementadas pela nossa equipa. O Encontro prosseguiu com as intervenções da Dra. Isabel Nina, Dr. João Sá, Dr. Evandro Morgado, Dra. Teresa Pombo e Dr. Carlos Pinheiro. Os temas abordados foram os desafios e oportunidades das Bibliotecas, as potencialidades das redes sociais, o acesso à informação na era dos nativos digitais, a animação da leitura na era digital, e-books e as novas formas de leitura… Foram momentos enriquecedores que nos levam a repensar práticas, prioridades e acções futuras. No final de um longo dia de reflexão, partilha e descobertas, os participantes foram brindados com uma história do Contador José Craveiro e momentos musicais assegurados por alunos do 8º ano.

E-BOOKS COM TRABALHOS Alguns dos muitos trabalhos realizados nas escolas do 1º CEB do Agrupamento, no âmbito da promoção da leitura e da aplicação do Plano Nacional de Leitura, foram, a título de exemplo, compilados num e-book - uma forma simples de eternizar os trabalhos e partilhá-los com família e amigos. Para o efeito, os trabalhos foram alojados em www.myebook.com e contam já com bastantes visualizações e podem ser acedidos a partir do Blogue da BE. Parabéns a professores e alunos das escolas do Casal Novo e Portela!

OFICINA DE ESCRITA Todos sabemos a angústia que uma folha em branco, por vezes, nos provoca. Como começar? E agora? Como vou concluir? Em articulação com os professores de Língua Portuguesa, a BE convidou o Dr. António Vilas-Boas para dinamizar uma Oficina de Escrita com alunos do 7º ano, no passado dia 12 de Maio. A sessão decorreu com grande animação, tendo os alunos interagido muito bem com o formador. Ao longo da sessão de 90 minutos, os alunos planificaram o seu texto, aperfeiçoaram-no e apresentaram-no não só aos colegas, mas também aos professores que estiveram presentes a assistir à actividade.

PARTILHAR DOCS ONLINE Quando há uns anos se colocava a questão de apanhar ou não a ‘autoestrada da informação’, correndo o risco de se ficar info-excluído, estávamos longe da realidade que a Internet actualmente nos oferece. A questão, hoje, coloca-se mais se se é ou não nativo digital, migrante digital… Por muito que as tecnologias façam parte dos nossos dias, estejam presentes na escola, no nosso trabalho, tempos livres… a toda a hora e em toda a parte, é impossível estar a par de tudo o que a nuvem nos proporciona .

Na segunda parte, agora somente com os professores, os docentes tiveram a oportunidade de partilhar experiências e dúvidas relativamente ao Conhecimento Explícito da Língua, aplicado ao Ensino Básico.

Importa então, saber as nossas necessidades para escolher as aplicações que nos permitem concretizar essas tarefas.

Claro que, perante tantas mudanças, muito ficou por abordar, mas este tipo de actividades são sempre muito enriquecedoras.

Numa das várias sessões que a equipa da BE dinamizou dirigida a docentes do 2º e 3º Ciclos, foram exploradas algumas… sim, apenas algumas das muitas.. ferramentas da Web 2.0 para partilhar documentos online.

Internet… 100 riscos Inserido na Semana da Saúde, a BE, o Projecto download ilegal, a criminalidade sexual online, de Promoção para a Saúde e o Responsável entre outros. Os presentes colocaram algumas pela Segurança na Escola, questões que foram prontamente Dr. Lucas Serra, SPA promoveram, no passado dia respondidas, no entanto, trata-se 6 de Maio, uma sessão para de uma área muito complexa pais e encarregados de edue desconhecida da maioria das cação subordinado à temática pessoas, pelo que este debate e da Segurança na Internet: esclarecimento se torna imperio"Navegar na Internet... 100 so nos dias de hoje. Riscos". O acesso à informação, à rede Para o efeito foram convidaglobal de contactos infindáveis, está em todo o dos o Sr. Inspector Chefe da Polícia Judiciária, Sr. lado, difícil de "controlar". Daí a necessidade Camilo Oliveira e o Dr. Lucas Serra, da Sociedacrescente que NÓS sentimos em estar atentos aos de Portuguesa de Autores. perigos actuais para podermos preparar os Foram abordados assuntos pertinentes e actuais nossos jovens a enfrentá-los e a saber tomar as que preocupam professores e pais, tais como o atitudes mais correctas e seguras.

Alojar ficheiros online pode ser não só vantajoso, pois poderá funcionar como um backup sempre disponível e fiável, mas também a forma mais rápida e fácil de os partilhar com os nossos alunos, colegas e demais comunidade virtual, o que nos torna em ‘prosumers’, criando e partilhando informação com a rede global. Das muitas ferramentas que existem, ficam aqui apenas algumas, como sugestão. Todas de uma interface bastante fácil, carecem de registo prévio e oferecem uma capacidade de armazenamento considerável. www.slideshare.net www.scribd.com www.viewer.zoho.com www.authorstream.com www.dropbox.com www.issuu.com

Boletim da Biblioteca  

Boletim nº 3 da BE da Carapinheira

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you