Revista Pensares 24 - Junho de 2019

Page 60

58

ensar(es)

Astronomia e Mitologia com Arte Sistema Solar – Planetas Gigantes Sónia Lopes . Professora de CFQ

N

o último nº da Pensar(es) (nº 23, junho 2018) foram abordados os planetas telúricos (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte). É agora o momento de falar dos planetas gigantes. Ficarão para o próximo número os planetas anões. O primeiro dos planetas gigantes é Júpiter. É o maior planeta do Sistema Solar (contém mais matéria do que todos os outros planetas juntos) daí o nome do Rei dos Deuses. A característica que mais o distingue é o "olho" vermelho que apresenta perto do equador. É uma tempestade com o tamanho de 3 Terras. Os ventos rodam a mais de 300 km/h. Demora doze anos terrestres a dar uma volta ao Sol, por isso, se fossemos jupiterianos, em vez de doze teríamos apenas um ano. O planeta gira de pé, logo não tem estações do ano. Marte está uma vez e meia mais afastado do Sol do que a Terra, Júpiter está cinco vezes mais. Este imenso espaço é ocupado pela Cintura de Asteroides. Como rei dos deuses é muitas vezes representado sentado num trono ou com um cetro na mão, mas também com um trovão porque, como rei dos deuses, controla as tempestades. Também é apresentado com uma águia, animal que o acompanha e em que muitas vezes se personifica. Júpiter tem mais de 60 satélites e as maiores são:

2 ª P

ARTE

Ganimedes, Calisto, Io e Europa que foram observados por Galileu em 1610. Esta visualização foi muito importante para a ciência pois veio pôr em causa a Teoria Geocêntrica. Afinal nem tudo gira à volta da Terra. É casado com Juno (para os gregos é Zeus casado com Hera), mas teve vários casos amorosos. As luas de Júpiter têm os nomes de algumas das suas paixões. Ganimedes era o escanção, um mortal, por quem Júpiter se apaixonou e raptou. Ruben inspirou-se e pintou o "Rapto de Ganimedes". Ganimedes é a maior lua do Sistema Solar. É maior do que o planeta Mercúrio. Calisto (que significa a mais bela) era uma ninfa companheira de Diana, a deusa virginal da caça. Todas as companheiras, tal como ela, estavam votadas a uma vida sem homens. Só que Júpiter apaixonou-se por Calisto e queria possui-la, mas sabia que ela o rejeitaria. Fez-se, então passar por Diana e desta forma a enganou. Certo dia, Diana e as ninfas foram banhar-se e Calisto estava com vergonha de se despir. A sua nudez mostrou a gravidez. Diana, horrorizada por uma das suas ninfas ser impura, expulsou-a. Europa era uma princesa muito bela por quem Júpiter se enamorou. Para se aproximar dela transformou-se num belo touro. Europa avistou-o quando passeava na praia e ficou tão impressionada com a sua beleza e mansidão que se aproximou. Primeiro afagou-o e depois subiu


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.