Issuu on Google+

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES ONDE O SEU OLHAR VAI TE LEVAR?

ETEC DE SAPOPEMBA 4 de maio de 2013 Criação: Roseli e Sandra Regina Fotografia: Alexandre Ficheli


ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES ONDE O SEU OLHAR VAI TE LEVAR? A viagem Com as o lanche pronto, garrafas acomodadas nas caixas térmicas, todos ajudando como podem ou como era necessário, tudo pronto para o embarque, então, lá vamos nós, com óculos escuros e até chapéu de turistas.

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES | 04/05/2013

Seguimos viagem pela Av. Aricanduva, passamos pela Etec de São Matheus, Tiquatira, e a mais nova aquisição Etec de Esportes. Depois de 1 hora de transito matinal de sábado chegamos ao início da nossa cruzada.

1

Primeira Parada

Museu de artes sacra

Parada para o lanche

O Museu aguarda todas as pessoas que se interessem em conhecer o universo das artes sacras. Atendemos individualmente ao público que desejar nos visitar, e agendamos previamente grupos de escolas, instituições públicas e privadas, turistas, grupos de terceira idade e de pessoas com deficiência. As visitas agendadas têm a duração de 1 hora e 30 minutos. Os grupos que desejarem agendar devem ligar para 5627-5393 ou 5627-1373, de terça a sexta, das 10 às 18 horas.

Segunda Parada


Visitamos a Etec São Paulo, uma paradinha para aliviar a tensão, e sabermos curiosamente que naquele espaço foi o campus da USP. O lugar é rico para ver as estruturas arquitetônicas.

Não podíamos deixar de saber sobre Paula Souza, que não é uma mulher e sim Engenheiro, político e professor e só em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior. A partir de 30/05/2013 mudará para o Prédio da Nova Luz.

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES | 04/05/2013

Terceira Parada

2


Quarta Parada

Praça Cel. Fernando Prestes

Jardim japonês “Prédio do comando Geral de Policia”

Pequena área verde em frente ao Comando Geral de Policia.

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES | 04/05/2013

Quinta Parada

3

Você sabia que este pertencia a uma “Casa de Correção” em 1852. Este arco foi o que restou da Casa de Correção, pois em 1920 foi inaugurada a nova penitenciária a do Carandiru. Em 2002 foi implodida. Hoje funciona a Etec Parque da Juventude e a Etec de Artes, há um parque lindo onde conseguimos ver restos da antiga penitenciária, como por exemplo, o caminho que os policiais faziam pelos muros.

Sexta Parada Visitas Educativas Agendamento de visitas educativas para grupos, no mínimo dez pessoas, e escolas devem ser feitos de terça a sexta, das 10h às 17h30, pelos telefones: 11 3324-0943 e 33240944, com Valdir.


Em 1900 foi aí inaugurada a sede do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, prédio que atualmente abriga a supracitada Pinacoteca.

Sétima Parada Parque da Luz Originalmente um jardim botânico, foi transformado em jardim público no fim do século XIX. Tem cerca de 113.400 m² e no seu interior há várias obras de arte que foram colocadas pela Pinacoteca.

Estação da Luz foi fundada em 1867, em1940, a estação sofreu um incêndio e após a reforma, foi-lhe adicionado um novo pavimento no bloco administrativo. Entre 1990 e 2000, passou por reformas e a estrutura metálica de ferro fundido que lhe dá sustentação foi trazida da Inglaterra, por meio de peças pré-moldadas e montada aqui - a alvenaria da estação, no entanto, é de origem local. Seu projeto é atribuído ao engenheiro inglês Henry Driver, sendo similar à Flinders Street Station, uma estação existente em Melbourne, Austrália. A estação reflete o momento histórico em que foi construída, evidenciando o poder do café na trajetória de expansão da cidade. Erguida junto ao Jardim da Luz, por décadas a sua torre dominou parte da paisagem central paulistana.

O retorno

Chegou a hora de ir!

É claro, depois de tudo registrado, só faltava o lanchinho da Volta!! Certo Rita!

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES | 04/05/2013

Última Parada

4


REUNIÞAO PEDAGOGICA