Issuu on Google+

ETEC DE SAPOPEMBA

ENCONTRO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: BAIRRO DA LUZ E SEUS OLHARES

2013


BEM VINDO EDUCADORES Hoje, nosso encontro pedagógico interdisciplinar iremos estudar o bairro da luz.

Para desenvolvermos aulas interdisciplinares vamos

participar de um encontro turístico pedagógico sobre a história do bairro da Luz. Para tanto, observe cada comentário e reflexão dos guias1 da Etec de São Paulo. O city tour esta organizado em: - 9h00 - Encontro na ETEC de Sapopemba e início do embarque - 9h30 - Partida - 10h30 - Chegada ao Jardim do Museu de Arte Sacra e Convento da Luz - 11h00 - Visita ao conjunto arquitetônico Centro Paula Souza (tempo para água e banheiro). - 11h30 - Praça Coronel Fernando Prestes, visualizando o prédio do DPH, comando Geral da Polícia Militar, Instituto Dom Bosco e Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Seguindo em direção à estação da Luz, destacando o Batalhão Tobias de Aguiar, Arco Remanescente do Presídio Tiradentes (citando Igreja Santo Expedito, Torre Elétrica da Usina da Luz e Rua São Caetano), Igreja de São Cristóvão (Mitra Arquidiocesana SP), Bairro do Bom Retiro, Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa e finalizando no café da Pinacoteca do Estado. - Previsão de término para às 13h00

Legenda: área do trajeto cultural pedagógico. 1

Estudantes do curso técnico em eventos e Agenciamento de viagem da Etec de São

Paulo.


Sugestões pedagógicas Seguem sugestões de atividades serem desenvolvidas de forma conjunta com outras disciplinas e finalizadas como produtos do encontro. A instituição Etec de Sapopemba vem desenvolvendo a interdisciplinaridade tanto nos cursos técnicos e o ensino integrado. Sendo assim, os educadores(as) depois desta visita terão três semanas para desenvolver aulas interdisciplinares e apresentar os produtos em forma de exposição.2 Para facilitar este processo de ensino e aprendizagem elegemos algumas ideias de atividades e o processo avaliativo dentro das competências.

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO 1) FOLDER Imagine que você é um turista chegando a uma cidade onde nunca esteve. Como você se sente? Esta será a sua tarefa, você será um turista visitando uma das maiores cidades do mundo. Sabe qual? Isso mesmo, São Paulo. E você se encantará tanto por Sampa que não vai mais querer voltar. Vai ficar se tornar um agente de viagens e elaborar um "folder" digital com um roteiro para que outros turistas também possam se divertir em São Paulo. É claro que você não vai se esquecer de mandar cartões postais contando para sua família como está se saindo nesta aventura. 2) MANDE UM POSTAL Você gostou tanto do seu passeio em São Paulo que resolveu ficar na cidade e se tornar um agente de viagens. Crie um cartão postal de um dos 4 locais escolhidos. Este cartão será enviado por e-mail a algum familiar seu explicando a sua decisão. Não se esqueça de escolher uma boa imagem do local para ilustrar o seu cartão e conte como é esse ponto turístico. 3) CONHEÇA UM PROFISSIONAL Um profissional de turismo de verdade você vai entrevistá-lo. De qualquer forma, aproveite a visita deste profissional e pergunte a ele tudo o que você quiser saber sobre trabalhar com turismo. Terminada a visita do profissional você deverá se reunir com os seus colegas da sua Agência de Viagens (a sua dupla e mais duas - aproveite e dê um nome para sua agência de viagens) para representar as principais funções de um profissional de turismo (guia turístico e agente de viagens) e os desejos de um turista. 4) MONTE UMA MAQUETE OU UM INFOGRÁFICO Para que o passeio sugerido no seu roteiro fique mais bem ilustrado faça junto com os integrantes da sua agência de viagens uma maquete ou um infográfico3 com:  ponto de partida do passeio; 2

As equipes que realizarem as atividades de forma interdisciplinares e apresentarem seus produtos terão o certificado. 3 Infográfico Infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, por que em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos.


AVALIAÇÃO

Conteúdo

Ortografia e gramática

Conteúdo

Ortografia e gramática

Descrição dos locais

Montagem

Noviço 1 - Não tem nenhum dos itens pedidos (Comentários sobre sua aventura em Sampa, Descrição do Local e Ilustração). - O texto possui mais de 4 erros ortográficos ou gramaticais. Noviço 1 - Tem apenas 1 dos itens pedidos (Fotos, Descrição dos locais, Porque Visitar, Mapa). - O texto possui mais de 4 erros ortográficos ou gramaticais. - Não tem descrição dos locais.

Noviço 1 - A maquete não está firme, está desmontando. - O acabamento não está bem feito. - Não se parece com o prédio de verdade.

Cartão Postal Aprendiz Profissional 2 3 - Tem apenas um - Tem dois dos dos itens pedidos itens pedidos (Comentários (Comentários sobre sua sobre sua aventura em aventura em Sampa, Descrição Sampa, do Local e Descrição do Ilustração). Local e Ilustração). - O texto possui 3 ou 4 erros ortográficos ou gramaticais. Folder Aprendiz 2 - Tem apenas 2 dos itens pedidos (Fotos, Descrição dos locais, Porque Visitar, Mapa). - O texto possui 3 ou 4 erros ortográficos ou gramaticais. - Tem descrição incompleta dos locais.

- O texto possui1 ou 2 erros ortográficos ou gramaticais. Digital Profissional 3 - Tem 3 dos itens pedidos (Fotos, Descrição dos locais, Porque Visitar, Mapa). - O texto possui1 ou 2 erros ortográficos ou gramaticais. - Tem descrição completa dos locais.

Maquete Aprendiz Profissional 2 3 - A maquete está - A maquete está firme. firme. - O acabamento - O acabamento não está bem está bem feito. feito. - Não se parece - Não se parece com o prédio de com o prédio de verdade. verdade.

Mestre 4 - Tem os três itens pedidos (Comentários sobre sua aventura em Sampa, Descrição do Local e Ilustração).

Inter

- O texto não possui erros ortográficos nem gramaticais. Mestre 4 - Tem todos os 4 itens pedidos (Fotos, Descrição dos locais, Porque Visitar, Mapa).

Inter

- O texto não possui erros ortográficos nem gramaticais. - Tem descrição completa dos locais e mais algumas informações. Mestre 4 - A maquete está firme. - O acabamento está bem feito. - Se parece muito com o prédio de verdade.

Inter


etec de sapopemba