MERCADO GÁVEA
Terminal da PUC - Gávea, Rio de Janeiro
Co-autoria: Clarissa Fagundes e Natália Sampaio
Orientação: Denise Pinheiro
2022


METRÔ GÁVEA
O objetivo principal do projeto urbano foi criar um terminal intermodal no então existente
Terminal da PUC na Gávea. O espaço é composto por um mercadão central, denomidado
Mercado Gávea e por espaços livres de convivência e lazer para o público das proximidades
Também foi proposto um redesenho das ruas frente aos edifícios da PUC e do Planetário, onde a concentração de ônibus, carros, ciclistas e pedestres é constante.
Para reorganizar esse espaço, propõe-se a criação de um terminal de ônibus integrado com as saídas de metrô, além da oferta de bibicletas para incentivar o uso do transporte limpo na região.




ESCOLA MONTESSORI
R Alexandre do Nascimento, Jardim Guanaraba, Ilha do Governador/RJ
Co-autoria: Clarissa Fagundes
Orientação: Maria Lígia Fortes
2020
O objetivo principal foi construir uma escola que aproximasse os alunos do ambiente da natureza, o que é conquistado com êxito no bairro, por manter áreas preservadas e estar localizado próximo à praças e bosques
O projeto foi disposto somente no andar térreo e em um terreno planificado a fim conectar todos os ambientes em um mesmo plano e criar uma conexão entre as salas e os ambientes externos
O conceito de construir uma escola acessível e conectada partiu dos estudos do método Montessori, que incentiva a criação de ambientes multiusos, envolvimento com a natureza e o desenvolvimento da independência da criança.








MOBILIDADE, SUSTENTABILIDADE E MAGLEV
Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro Co-autoria: Grupo CONC2126 2022

O projeto surge da necessidade de implantação de meios de locomoção sustentáveis. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Leibniz (IFW), da Alemanha, aplicou a tecnologia do Maglev Cobra através de um modelo funcional em escala reduzida. Após o sucesso dos testes, propôs-se um Estudo Preliminar para uma nova implantação, também na UFRJ, dessa vez, interligando a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com o Parque Tecnológico do Campus Fundão. O projeto tem como objetivo principal a criação de estações que facilitem o acesso dos usuários, e seja sustentável e economicamente viável, além de qualificar a mobilidade do espaço já existente
Perspectiva Ilustrada Estação Reitoria






Perspectiva Ilustrada Estação Parque Tecnológico
TERREIRO OXUM TOBOSSI
Rua Agostinho, 201, Corumbá, Nova Iguaçu/RJ
Co-autoria: Clarissa Fagundes
Orientação: Rodrigo d'Avila
2021

O projeto é para um terreiro de Candomblé localizado em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Na conversa com os moradores do local, tentamos entender as prioridades e os desejos para aquele espaço: condições mínimas de moradia e vivência, principalmente no Barracão, local mais frequentado pelos visitantes.
Com o objetivo de garantir melhores condições de permanência no terreiro, o projeto prevê a substituição da cobertura de amianto para outra feita em bambu com telha metálica Com este dispositivo, no centro do terreiro, no coração do projeto, o telhado será mais alto e forte, com duas águas sobrepostas para cada lado, criando uma passagem de ar para amenizar o calor.



Pré-Existência

Corte Longitudinal e Corte Terra-Céu

Telha Metálica
Ripas e caibros de madeira
Pilar para sustentar a chaminé
Abertura no telhado para ventilação
Telha metálica
Amarração para sustentar as vigas, terças e tesouras
Pilar com bambus espaçados para o encaixe das peças
Fixação na arquibancada
Sapata 50x50cm


