Jornal dos Bancários - nº 551 - Maio/2019

Page 5

5

Edição 551 - Maio/2019

REPETIR O PASSADO

M RETIRADA DE DIREITOS E ENFRAQUECIMENTO DOS SINDICATOS

JÁ PERDEMOS MUITO! Só em 2019 os bancos fecharam 1.655 postos de trabalho no país.

100 DIAS DE PESADELO

Trabalho aos sábados Em 1962 nossa categoria conquistou os sábados livres. Nossa Convenção Coletiva prevê o trabalho de segunda a sexta-feira, mas o banco Santander já informou que funcionará aos sábados até o final de junho, os sindicatos, junto com a Contraf-CUT estão se mobilizando para garantir a conquista dos sábados livres.

Em 100 dias o Brasil retrocedeu décadas com as ações do atual governo. Milhares de famílias estão de volta à extrema pobreza, a educação só é direcionada para a elite, a mulher torna-se objeto como propaganda para turismo sexual e o Brasil volta a se curvar aos Estados Unidos. Confira as medidas e consequências de maior impacto para a população no atual governo:

Terceirizados Todos trabalhadores podem ser terceirizados e as empresas que contratam terceirizados não tem mais responsabilidade solidária sobre a indenização do trabalhador. Rescisão Não há mais a obrigatoriedade das rescisões trabalhistas serem homologadas pelo sindicato, a partir da reforma a rescisão é feita onde o empregador decidir e, na maioria das vezes, sem a presença do sindicato. No caso dos bancários, os sindicalizados podem e devem pedir acompanhamento do Sindicato na homologação. Justiça gratuita A Justiça do Trabalho não é mais gratuita. Os trabalhadores terão que pagar honorário até do perito. Portanto, só quem tem condições poderá entrar com processo contra a empresa. E se perder o processo, o trabalhador pode ter de pagar todas as custas para empregador. Acordo coletivo O negociado entre patrões e empregados prevalece sobre a lei. Daí a importância de a categoria ser representada por um Sindicato forte e combativo, porque a correlação de forças entre empregado e empregador é extremamente injusta. PDV O trabalhador que aderir ao plano de demissão voluntária (PDV) não poderá pedir na Justiça do Trabalho os possíveis direitos que perceba depois que foram violados.

Colocou a Reforma da Previdência no topo da agenda de governo: ficará mais difícil de se aposentar, benefícios menores, idosos na pobreza Aprovou 166 novos registros de agrotóxicos Extinguiu os ministérios do Trabalho, da Cultura, das Cidades, Esportes e Integração Racial Declarou que fazendeiro ou funcionário que atirar ao defender a propriedade rural poderá ter “excludente de ilicitude”, ou seja, responde, mas não será punido Cortou 30% no orçamento das universidades federais e do ensino básico federal Aumentou sucessivamente os combustíveis (a gasolina aumentou 31% somente neste ano) Defende a privatização de todas as estatais, como bancos públicos e Petrobrás, anulando a soberania nacional Faz apologia ao Turismo Sexual: “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade” Perdoou dívida de R$ 17 bilhões dos ruralistas Prometeu R$ 40 milhões em emendas parlamentares para cada deputado que votar a favor do desmonte da Previdência Desmontou o programa Mais Médicos Dificultou o acesso ao programa Minha Casa Minha Vida Destruição das políticas ambientais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.