
5 minute read
Entrevista
As mil faces de uma afinação
Cantor Chrystian em novos projetos
Advertisement
POR: FERNANDA BRANDÃO
Nascido em Goiânia e criado em São Paulo, iniciou a carreira ainda na infância. Com um carisma único, conquistou até a admiração do rei Roberto Carlos.
No início cantava músicas em inglês e ganhou notoriedade, colecionando trilhas em novelas, mas foi ao lado do irmão Ralf, com uma das mais importantes duplas brasileiras, que fez seu nome.
Dono de uma afinação única e um bom humor ímpar, Crhystian tem uma versatilidade impecável. No segundo semestre de 2021 anunciou seu novo projeto inédito e em carreira solo, o qual o cantor pretende se dedicar nos próximos cinco anos.
Tour romance I Chrystian solo: O primeiro single do projeto, composta pelo próprio Crhystian, foi a romântica ‘Não da pra ficar assim’. A música nasceu durante a pandemia e foi lançada em dezembro de 2021, quando o cantor também deu início aos shows do projeto.
Agora trabalha na canção ‘Se eu bebo eu choro’, que conta com clipe e cenas com participação de Key Vieira, esposa de Chrystian.
O cantor também anunciou sua entrada para o metaverso com seus próprios NFTs (Token Não Fungível). O artista resolveu inovar trazendo uma coleção limitada e exclusiva dos seus famosos chapéus e é um dos primeiros cantores do segmento sertanejo a fazer parte desse novo mundo digital.
O projeto, idealizado pelo cantor em parceria com a Agência Produtora, terá sequência com um feat e com a gravação de um DVD que terá a participação de grandes nomes da nova geração da música sertaneja. No repertório, regravações de sucessos com arranjos diferenciados, clássicos sertanejos e canções inéditas.
E foi com essa leveza e carisma, sempre característica de Crhystian, que batemos esse super papo pra você acompanhar com a gente! – Como está sendo a retomada nessa nova fase?
A retomada tem sido muito tranquila, bem estudada e planejada por mim em parceria com a Agência Produtora, que é o escritório que está comigo nesse novo projeto. Estamos escolhendo o repertório com calma, com o propósito de fazer as coisas da melhor forma possível. – Fale sobre ‘Não Dá Pra Ficar Assim’, uma de suas mais recentes composições!
Fiz essa música durante a pandemia. A composição foi realizada na minha casa, bem no comecinho da quarentena. Na época, eu tinha caído da escada, quebrado cinco costelas e foi uma fase que estava com todo o tempo do mundo para escrever (risos) e totalmente desocupado (risos). O resultado foi “Não Dá Pra Ficar Assim”, que abriu esse meu novo projeto solo, e “No Seu Corpo Nu” que também é uma canção que segue essa linha romântica e que pretendo gravar em breve. – Como foi a retomada dos shows após o período de isolamento?
Já realizei alguns shows, mas a retomada mais ativa está acontecendo agora. – Fale sobre a Tour Romance, mais novo show do cantor Chrystian.
Preparei essa turnê durante a pandemia, com a ideia de trazer no repertório regravações dos maiores sucessos da dupla Chrystian & Ralf com arranjos diferenciados, sendo a grande maioria músicas de minha autoria. É um show romântico, mas que também contempla bastante ‘modão’ ao som da sanfona pra galera cantar e dançar junto. – Quantas composições, em média, você fez durante a pandemia?
Não sei o número exato, mas, não foram muitas, porque não consigo sentar e simplesmente ‘fabricar’ músicas, se eu não tiver inspiração. A pandemia foi um período complicado e difícil para deixar a criatividade fluir, mas, deixei “Não Dá Pra Ficar Assim” e “No Seu Corpo Nu” prontas e algumas outras composições iniciadas, para finalizar assim que possível. – Com uma carreira consolidada, o que mais falta para a realização do Crhystian?
Acredito que a gente sempre tem sonhos e eu, particularmente, sou uma pessoa que pensa e sonha bastante. Existem diversas coisas que ainda quero fazer, mas, não que falte algo para minha realização, pois, graças a Deus tenho consigo realizar minhas vontades e meus sonhos. Vou seguir trabalhando. – Nesse período solo, existe algum projeto de parceria? Podemos adiantar novidades?
Tem sim!!! Um projeto de parceria que já posso adiantar é com o Paraná (da dupla Chico Rei e Paraná) e já vamos entrar em estúdio. Além dele, pretendo gravar com outros artistas, que é algo que sempre quis fazer, mas, com a dupla Chrystian & Ralf, não era possível. Quero gravar com um monte de gente que eu gosto. – ‘Não podemos adiar nossos sonhos’, essa foi uma declaração sua durante entrevista ao ReZenha Musical. Quais sonhos você não pode mais adiar?
Não posso adiar nenhum deles, porque não sei o dia de amanhã e é esse o conselho que deixo para o público, para os leitores da revista e, especialmente, aos meus fãs: não podemos adiar nossos sonhos, pois estamos aqui hoje! Temos que buscar concretizar os sonhos rapidamente, quando eles surgem na cabeça, sem perder tempo! Temos que mandar ver! – Na sua visão, qual a importância do cantor Chrystian (da dupla também), no cenário sertanejo?
De total importância. Durante toda a trajetória da dupla, fizemos um trabalho com muita dedicação e carinho, inovamos trazendo coisas inéditas ao sertanejo. Exemplos: fomos a primeira dupla a lançar CD no mercado, a primeira a fazer um tema de novela com a música “Saudade”, que é uma composição minha. Em termos de arranjos e sonoridade, sempre procuramos fazer coisas novas, usando instrumentos que não é comum ver na música sertaneja, como a cítara. Quando começamos a gravar, ainda lá no início da dupla, todos os artistas usavam cordas (violino, viola), não havia o cello e fomos os primeiros a introduzi-lo ao sertanejo. Enfim, acredito que contribuímos bastante e deixamos nossa marca registrada. – Temos novidades? Conta pro Balada!
Temos sim! Acabei de lançar mais uma música de trabalho, que é “Se Eu Bebo eu Choro” e quero convidar a todos vocês a conferi-la nas plataformas digitais e o clipe, que está muito bonito, no meu canal do YouTube. Outra novidade bem legal é que entrei para o universo do NFT, que é algo totalmente novo no mercado, e estou com minha própria comunidade no Telegram. Tem várias coisas acontecendo e várias outras chegando! Sigam-me os bons e aguardem (risos).
Para finalizar, um grande abraço a todos vocês da revista Balada Country e obrigado pelo carinho!
