Page 1

Mulher Maravilha Cristiane DĂŠbora


Feltros: - Pele (23) - Azul Anil (42) ou Azul noite (63) ou Azul Oceano (83) - Amarelo Ouro (44) ou Amarelo Canário (80) ou Am. Cítrico (81) - Vermelho Noel (65)ou Tijolo (49) - Preto (34) - Branco (35) (Tabela de cores dos Feltros Santa Fé) - Fibra Siliconada - Cola de Silicone - Cola Quente -Cola de Lantejoula (cola de bijuteria) - Papelão Paraná - Agulha de mão número 6 ( Algumas etapas também dá para ser feita com o caseado a Máquina) - Agulha de tapeçaria medindo 18 cm - Linha das cores dos feltros ou linha invisível - Linha de Nylon número 90 - Glitter Dourado - 1 metro de cordão dourado - Termolina leitosa - Tecido Tricoline ou outro 100% algodão - Ferro de passar - Impressora colorida - Folha de papel ofício - Tesoura - Filó 1 metro branco , azul ou preto. - 2 Pedrarias douradas para os brincos - Tinta de tecido preta e branca - Pincel fino. - Pó compacto ou blush


Passo a passo 1. Para iniciarmos a nossa heroína Mulher Maravilha, corte todas as partes da boneca seguindo o molde e sua orientação em relação a cores e quantidades. 2. Iremos começar colando a parte de trás do cabelo na parte de trás da cabeça.


3. A colagem ficará como na foto acima. 4. Sobreponha às duas bandas da parte de trás da cabeça e faça um corte de 3 cm bem junto ao cabelo como na foto. 5 Essa abertura será usada para enchermos a cabeça e também irá formar a parte debaixo do queixo. 6 Cole a frente do cabelo na frente da cabeça como na foto usando cola de silicone.


7 Ao colar o cabelo ele ficará um uma margem de um milímetro em relação ao feltro pele da cabeça. 8 Faça uma costura usando o ponto caseado unindo as duas partes de trás da cabeça. • Usar slide ensinado o ponto caseado 9 Sobreponha à frente e as costas da cabeça e alfinete. Comece igualando as orelhas do lado direito e do esquerdo. 10 Depois Alfinete unindo a costura da parte de trás da cabeça e o meio da parte da frente. Faça o mesmo com o queixo. Depois alfinete as laterais, se desejar.


11 A medida que for caseando, vá retirando os alfinetes. Essa etapa poderá ser feita com o caseado da máquina. 12 Não esqueça de passar uma costura separando o a orelha da cabeça. Se você estiver fazendo a mão, use o ponto atrás, se estiver usando a máquina, use o ponto reto. • Usar slide ensinado o Ponto Atrás 13 Pela abertura que deixamos atrás da cabeça, encha-a usando fibra siliconada. 14 Vá dando forma a cabeça pressionando o enchimento.


15 A cabeça ficará assim. 16 Com o dedo indicador, abra espaço na fibra. 17 E com a ponta de uma tesoura grande, empurre a fibra para baixo para dar espaço para o pescoço. Guarde a cabeça e vamos ao corpo. 18 Cole o body no corpo da boneca usando cola de silicone. 19 Costure todo o corpo usando o ponto caseado, á mão ou na máquina. Depois encha todo o corpo com fibra de silicone e faça o arremate no pescoço e nas pontas das como na foto.


20 Separe as partes referentes à bota. 21 Se você for casear a mão, posicione a bota como na foto e casei já arrematando o começo da costura fixando na perna. 22 Caso queira, também dá para fazer essa etapa na máquina de costura. Use o ponto caseado. 23 Vista a bota na perna. 24 Posicione a ponta da bota para frente.


25 Repita o mesmo processo com a outra bota. 26 Use o ponto invisível para fixar a bota na perna da boneca. Usar slide ensinado o ponto invisível 27 Faça o mesmo na outra perna. 28 Cole as palmilhas de papelão Paraná no lado avesso do solado da bota usando cola de silicone. 29 Posicione o solado na parte debaixo da bota e com uma agulha de mão (essa etapa só dá para fazer na mão), casei o solado na bota.


30 Costure caseando toda a volta unindo bota e solado. 31 Antes de terminar a costura, encha a bota com fibra de silicone com a ajuda de uma tesoura. Encha bem para que a boneca consiga ter sustentação ao ficar em pé. Após encher bem , termine de fechar a bota com o caseado. 32 Repita o mesmo processo na outra bota. Preste atenção na altura da bota anterior, elas têm que ter a mesma altura. 33, 34, 35 . A palmilha de papelão Paraná deixa o solado reto, permitindo assim que nossa boneca fique em pé. 36 Separe todas as partes dos detalhes da bota.


37 Cole a parte branca na frente da bota usando a cola de silicone. 38 e 40 Finalize colando o detalhe branco no começo da bota e o acabamento ao redor do solado com a tira de feltro vermelha.


41 Para a saia iremos precisar de uma tira de feltro de 8 cm x 90 cm. Costure usando o ponto atrás unindo as duas extremidades da tira. Costure pelo lado avesso. 42 Alinhave pelo lado direito do feltro uma das bordas da saia. Alinhave até o começo e o fim do alinhavo se encontrarem. Use linha de pesponto ou uma outra linha que também seja bastante resistente para não quebrar ao puxarmos a linha do alinhavo. 43 Ao puxarmos a linha, a saia irá ficar bem franzida. 44 Vista a saia na boneca.


45 Posicione a saia no quadril da boneca, puxe a linha até o limite do quadril e arremate a costura usando a agulha de mão. Costure toda a volta da cintura usando o ponto invisível. 46 Arrume o franzido por igual. 47 Para as partes douradas, iremos usar o feltro amarelo. Depois das peças cortadas, passe cola de silicone no lado direito do feltro, espalhe bem e derrame bastante glitter dourado por cima. Pressione para o glitter aderir bem a cola e depois de uma batidinhas para tirar o excesso de glitter. Faça esse processo na coroa, no cinto e na gola. 48. Cole o cinto por cima da costura da sai para cobrir e fazer o acabamento. 49. A frente irá ficar assim.


50 Faça o mesmo processo na parte de trás. 51 Costura unindo as dias pontas do cinto usando o ponto caseado. Use a linha invisível para ficar mais delicado. 52 A parte da frente 53 As costas. 54 Caso queira deixar a saia ainda mais cheia e com volume, use 3 tiras de 8 cm x 90 cm de filó. Faça o mesmo processo de alinhavo para franzir. 55 Levante a saia da boneca , encaixe a saia de filó e puxe a linha do alinhavo para se ajustar ao corpo da boneca.


56 Fixe a saia ao corpo usando o ponto invisível. 57 Após fixar a saia, corte o excesso de filó deixando as duas saias do mesmo tamanho. 58 Caso queira dar um toque de brilho na saia, passe o dedo no glitter e vá passando em toda a saia. O glitter irá aderir as fibras do feltro e dá um toque especial ao feltro. 59. Para os detalhes da gola, use uma agulha de mão com 4 pernas de linha preta. Risque a peça com caneta mesmo e siga o desenho fazendo o ponto atrás. 60. A gola ficará assim.


61 e 62 Para os braço, sobreponha as duas partes, casei toda a volta, deixe uma abertura para encher de fibra siliconada, após o braço cheio, termine de fechar o bracinho com o ponto caseado. 63. Faça o mesmo processo nos dois braços. 64. Posicione o braço no corpo da boneca de forma que as mãos fiquem pegando na cintura. Se desejar, alfinete para facilitar. Fixe o braço usando o ponto invisível. 65. e 66. Os braços irão ficar com os cotovelos para trás e as mãos na cintura.


67. e 68 . Para fazermos o laço da verdade, use 1 metro de cordão dourado, dê várias voltas como na foto. 69. e 80. Fixe o laço da verdade por baixo da mão esquerda da boneca. 81. 82. Para os detalhes dos punhos, cole as tiras azuis usando cola de silicone.


83. Cole com a emenda para o lado de trás do punho. 84. Após colocar os punhos, fixe as mãos da boneca na cintura usando o ponto invisível ou cola quente. 85. Passe cola de silicone na parte avessa da gola e apenas na parte do busto e das costas. Não passe cola na parte referente aos ombros, pois irá ficar boa parte separada do corpo, ou seja, não precisa ter cola. 86. Passe a gola pelo pescoço e primeiramente posicione os ombros e só depois cole o restante.


87. 88. A gola ficará assim. 89. Pegue a cabeça que fizemos e ainda pressionando a fibra com a tesoura, encaixe o pescoço na cabeça. 90. e 91. Empurre a cabeça e dê a distância do pescoço. Pescoço comprido deixa a boneca mais elegante. 92. Para fixar a cabeça, use a agulha de mão com uma linha de Nylon resistente. Costure usando o ponto invisível. Comece sempre pela nunca e vá costurando até dá a volta completa no pescoço.


99. Para fazermos os olhos boca e nariz da boneca, siga o passo a passo acima de como preparar o tecido e de como imprimi-lo. 100. Recorte os olhos, boda e nariz da Mulher Maravilha e cole no rosto da boneca usando cola de silicone. 101. Posicione todas as partes no rosto da boneca e só então faça a colagem. 102. Para darmos profundidade aos olhos e boca, iremos puxar as extremidades deles. Para isso, use uma linha de nylon número 90. Comece usando uma agulha comum número 6 para arrematar a linha na nuca da boneca.


103. Como vocês vêm, a agulha número 6 é pequena para atravessar a cabeça. 104. e 105. Corte a linha bem rente a agullha e troque-a por uma agulha de tapeçaria de 18 cm de comprimento e introduza na nuca da boneca de forma que saia no canto interno do olho dela. 106. e 107. Afaste uns 2 milímetros de onde a agulha saiu e volte a introduzir a agulha de forma que ela saia novamente na nuca.


108. Puxe a linha para dar profundidade. 109. Para arrematar, troque novamente a agulha para a agulha 6, pois a de 18 cm é muito grande para fazer acabamento. Para o orifício que a agulha grande deixa no canto do olho, use a ponta da agulha para voltar as fibras do feltro para o local e fechar novamente. 110. É imprescindível que a agulha seja grande e a linha seja forte. 111. Repita o mesmo processo no outro olho e se desejar, também faça no canto externo do olho.


112. 113 . 114 . 115. 116 Faça o mesmo com os cantos da boca. Sempre começando na nuca e voltando para arrematar também nela. 117. Após puxarmos olhos e boca ficará assim.


118. Para deixarmos os olhos mais vivos, use tinta de tecido preta e branca para realçar apenas essas duas cores. Use um pincel bem fino, se for o caso, corte as cerdas do pincel para deixá-lo mais fino e também mais baixo, pois dá mais firmeza na hora de retocar. 119. Ficará assim. 120. Para dar mais vida a boneca, passe pó compacto ou blush nas bochechas dela. 121. Para dar brilho e volume a lábios e olhos, use uma cola lantejoula ( cola de bijuteria)..


122. Ao colocar a cola apenas aperte o tubo e vá preenchendo o espaço desejado. Não passe a cola nos dentes. Irá ficar bem alto mesmo, isso dará volume, por isso passe apenas no globo ocular e nos lábios. 123. A cola terá um aspecto branco como na foto acima. 124. Após a cola secar ela irá ficar transparente e com um aspecto molhado. 125. O resultado é olhos e bocas brilhantes e com volume.


126. Para fazermos um cabelo mais prático e rápido, iremos fazê-lo chapado, mas caso deseje que ele seja fio a fio, basta repetir o mesmo processo e molde dos fios de cabelo da Super Girl. Para o cabelo chapado, serão duas peças como as da foto. 127. Nós iremos fazer um sanduiche e no meio você pode usar forrobel ou 2 camadas de feltro de qualquer cor, pois não irá aparecer. No caso serão 4 camadas de feltro. 128. Cole-os como na foto. A parte preta tem o molde maior que o “recheio” para após a costura o recheio não aparecer. 129. Costure primeiramente a fenda no alto da cabeça, casei de forma que o caseado fique pela parte debaixo quando colarmos na cabeça da boneca. Casei também toda a volta do cabelo.


130. Passe cola quente primeiramente no alto da cabeรงa e encaixe o cabelo. Segure um tempinho para a cola secar. Levante o cabelo para passar mais cola, baixe o cabelo e novamente segure para concluir a colagem. 131. 132. (...) 144. Nossa Mulher Maravilha estรก pronta!


Nossa Mulher Maravilha estรก pronta!


Nossa Mulher Maravilha estรก pronta!


Nossa Mulher Maravilha estรก pronta!


Nossa Mulher Maravilha estรก pronta!


Nossa Mulher Maravilha estรก pronta!


Cristiane DĂŠbora


Apostila mulher maravilha  
Apostila mulher maravilha  
Advertisement