23ago2007_folder_reserva_legal_laminas

Page 6

Projeto Nego D’Água

O projeto tem três grandes componentes:

»

Pesquisa e difusão de informações sobre o reservatório: por meio de estudos socioambientais, econômicos, jurídicos e de uso do solo, o projeto pretende indicar as atividades produtivas mais adequadas à conservação do lago e contribuir para a adoção da gestão integrada dos recursos naturais desse ecossistema, fornecendo informações para o desenvolvimento de sistemas de manejo, monitoramento e controle. Nesse componente, há o Museu Interativo da Água (MIA).

»

Planejamento da paisagem do entorno: esse componente pretende estimular a efetiva regularização das reservas legais, contribuindo na formação de corredores ecológicos e mosaicos de áreas protegidas. Objetiva, ainda, criar mecanismos em que aspectos ecológicos, legais e socioeconômicos sejam considerados nos processos de locação dessas áreas.

»

Gestão sustentável dos recursos naturais da região: o objetivo é sensibilizar e orientar a população local para o uso sustentável do reservatório e seu entorno, formando jovens, administradores públicos e estudantes, entre outros, para que participem ativamente na gestão do lago. O ponto forte desse componente é o barco escola/pesquisa Nego D’Água, que percorrerá o reservatório, que tem 170 quilômetros de extensão, levando arte e educação à população e realizando pesquisas sociais, ambientais e econômicas.

No projeto, a TNC realiza o planejamento da paisagem e a proposição de ações sobre o uso da terra no entorno do reservatório e indica meios para reduzir os custos de regularização de reservas legais e áreas de preservação permanente, minimizando impactos e aumentando a vida útil do reservatório. O projeto tem o patrocínio da Investco – construtora da Usina Hidrelétrica de Lajeado – e da Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). RESULTADOS ESPERADOS

» » » » » » » »

Áreas protegidas, reservas legais regularizadas e áreas de preservação permanente respeitadas. Produção agropecuária com o mínimo de impacto ambiental. Atuação do Barco Nego D’Água como fonte de mobilização social e instrumento de ensino e pesquisa. Criação do Museu Interativo da Água (MIA). Capacitação da comunidade local. Criação de banco de dados socioambientais. Educação ambiental e participação comunitária. Gestão compartilhada dos recursos naturais.

Programa de Conservação das Savanas Centrais SRTVS, Quadra 701, Conj. D, Bloco A, Edifício Brasília Design Center, Sala 246 Asa Sul, Brasília (DF), CEP 70340-907 — Telefone: 61 3421-9100 www.nature.org www.tnc.org/brasil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.