Issuu on Google+

Viver Azeméis ANO 2012

De 01 OUTUBRO a 07 OUTUBRO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

DE OLHOS POSTOS NAS PME Feira das PME

Mercado Social de Arrendamento

Obra na freguesia de Santiago de Riba-Ul

Esta iniciativa nasce de uma parceria entre o Estado, os municípios e as entidades bancárias aderentes, e pretende resolver as carências habitacionais.

A rede viária do concelho de Oliveira de Azeméis continua a ser beneficiada para garantir a segurança automóvel e aumentar a qualidade de vida das populações.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL poético tira grande partido da linguagem e sublinha o valor da amizade com uma mensagem clara e direta. A atividade é destinada a jardins de infância e escolas do 1ºciclo do concelho.

IX Olimpíadas Seniores

01 DE OUTUBRO Pavilhão Municipal 13h30

03 DE OUTUBRO Biblioteca Municipal 09h30 Visitas a va(Ler)

Biblioteca Municipal 10h00 Contos com obra escolas EB1 e ATL Para esta sessão, o conto escolhido é “Cabaça Cabacinha”, da autoria de Rosa Oliveira. Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na produção de adereços para recriação teatral da história. Para a atividade são frequentemente utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

14h30 Gerações cruzadas “Prova que ao teu lado sei mais”

A edição deste ano das “Gerações Cruzadas” tem como tema “Prova que ao teu lado sei mais”. Entrada livre

Necessária inscrição

A iniciativa é destinada a idosos e crianças a partir do 3º ano de escolaridade. Nesta sessão os participantes estarão organizados em equipas. Cada grupo, composto por quatro elementos, segue um percurso na biblioteca, com perguntas intemporais e tarefas a desenvolver na hora. Para participar é fundamental a realização de uma inscrição através do correio eletrónico bibliotecasa@cm-oaz.pt.

Centro Lúdico 14h30 Mexer – atividade física A iniciativa, aberta a toda a população, inclui um programa de exercícios físicos realizados na companhia de um professor. O programa «Mexer» pretende ainda promover um estilo de vida saudável.

Arquivo Municipal 14h30 Histórias com magia “A princesinha que bocejava a toda a hora” A iniciativa faz um relato divertido simples e eficaz, que em tom

Centro Lúdico 10h00 Contos com obra jardins de infância Para esta sessão, o conto escolhido é “Carlota Barbosa, a bruxa medrosa”, da autoria de Layn Marlow. Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na criação de um chapéu de bruxa.

A 9ª edição das Olimpíadas Seniores, que decorre no âmbito das comemorações do “Dia Internacional do Idoso” e do programa municipal do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, inclui a realização de vários jogos de agilidade e rapidez.

02 DE OUTUBRO

04 DE OUTUBRO

Centro Lúdico 14h30 Encontros dos saberes A iniciativa, dirigida à população sénior, tem como objetivo promover a partilha de experiências e saberes desenvolvendo a aquisição de novos conhecimentos.

A iniciativa pretende promover o contacto com as normas de utilização dos serviços e divulgar o potencial de informação e recursos que todos os leitores podem encontrar na biblioteca.

10h15 Ação de formação – iniciação à informática A iniciativa, destinada a pessoas reformadas e residentes no município de Oliveira de Azeméis, tem como objetivo promover atividades educacionais e de convívio à população sénior através de processos de aquisição de conhecimentos básicos na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Introdução à informática, sistemas operativos e processador de texto Microsoft Word são alguns dos conteúdos que fazem parte do programa da ação de formação com duração de 16 horas (até 07 de novembro).

Centro Lúdico 14h45 Encontros com guitarra A ação inclui sessões contínuas de formação, onde os jovens, a partir dos nove anos, podem contactar e aprender mais sobre este instrumento musical, descobrir ritmos e aprender várias técnicas. É necessário trazer guitarra.

Condicionada ao número de participantes

10h30 às 12h00 Visitas a brincar A iniciativa inclui visitas orientadas aos vários espaços com o objetivo de promover e divulgar o equipamento e permitir o acesso aos materiais lúdicos. A atividade é destinada a grupos escolares e restante público.

17h45 Histórias ao pôr do sol A atividade, que acontece às quintas feiras, sempre com uma nova história é destinada a toda a população. A iniciativa tem como objetivo oferecer um momento de imaginação no fantástico mundo das histórias.

Arquivo Municipal Parte da tarde As conversas são como… A iniciativa, intitulada As conversas são como…”, destina-se aos alunos da disciplina de História Local da Universidade Sénior.


01 | SEGUNDA

02 | TERÇA

03 | QUARTA

04 | QUINTA

05 | SEXTA

Arquivo Municipal Arquivista por um dia

01 A 04 DE OUTUBRO Todo o dia

A edição 2012 da Semana de Moldes decorre entre o dia 01 e 04 de outubro nas cidades de Oliveira de Azeméis e Marinha Grande. A iniciativa tem como objetivo apoiar as empresas na definição de um caminho de sucesso através da participação ativa de empresários, diretores, quadros técnicos e colaboradores. O evento é organizado pela Associação Nacional da Indústria dos Moldes (Cefamol), Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (Centimfe), Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling e Câmara de Oliveira de Azeméis.

Centro Cívico Justino Portal 20h00 às 23h00 (dia 04) 14h00 às 23h00 (dia 05 e 06) 14h00 às 19h00 (dia 07) Exposição “Os nossos artistas” A junta de freguesia de Cesar, promove a exposição “Os nossos artistas”. A iniciativa, que acontece todos os anos, no Centro Cívico Justino Portal, pretende dar a conhecer os trabalhos dos artistas do concelho.

exposição de caricatura da autoria de Nuno Resende. Natural e residente em Ovar, o artista desde sempre teve o gosto pelo desenho e muito particularmente pela banda desenhada.

07 DE OUTUBRO Parque Temático Molinológico Todo o dia Feira de artesanato do parque Para participar na mostra, que se realiza todos os primeiros domingos de cada mês, é necessário a realização de uma inscrição prévia através do correio eletrónico parque.moinhos@cm-oaz.pt.

OUTUBRO

06 DE OUTUBRO Centro Lúdico 16h00 O lugar dos sons A iniciativa, destinada a crianças entre os dois e os cinco anos, utiliza a música, os gestos, as cores e objetos que transmitem novas sensações.

ATÉ 20 DE OUTUBRO Galeria Tomás Costa 3ª feira a sábado 09h00 às 12h30 14h00 às 17h30 Exposição de caricaturas A Galeria Tomás Costa acolhe a

07 | DOMINGO

TODO O ANO

Semana dos Moldes 2012

04 A 07 DE OUTUBRO

06 | SÁBADO

Biblioteca Municipal 10h30 às 18h30 (2ª feira) 10h00 às 18h30 (3º a 6ª feira) 10h00 às18h00 (Sábado) Leituras sobre… o mundo dos sons A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Música (01 de Outubro) e cujo tema incide na música. A mostra dá seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre...que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca.

berta do livro e da leitura. As instituições terão que se inscrever com oito dias de antecedência.

Viagens da Boneca Caracoleta: o fantasma das cuecas rotas A iniciativa, destinada a jardins de infância e escolas do concelho, convida a fazer uma caixa mágica baseado no conto de Isabel Amaral, “O fantasma das cuecas rotas”. As ações serão dinamizadas pela animadora da biblioteca que irá vestir a pele de boneca Caracoleta.

ATÉ 30 NOVEMBRO Freguesias do Concelho Torneios desportivos entre freguesias O Programa tem como objetivo a organização de torneios desportivos entre as 19 freguesias, nomeadamente, torneios de damas, sueca, dominó e boccia. Para participar nas ações, destinadas a todas as pessoas do concelho em situação de reforma, é fundamental a realização de uma inscrição feita nas juntas de freguesia, pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso e pelo programa Viver Melhor.

Biblioteca Itinerante Viagens do Dr. Marcolino: caça ao tesouro A iniciativa, destinada a grupos de lares e centros de dia, pretende ainda desenvolver o prazer de ler estimulando para a redescoEntrada livre

Necessária inscrição

A iniciativa, destinada às crianças com mais de oito anos, tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado diariamente no arquivo.

Atelier «Sabes de onde vem o papel?» A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer as funções desempenhadas na instituição. O atelier pretende ainda explorar a génese do papel, material mais utilizado no local.

Visita à casa das escadas redondas A iniciativa, dirigida a todos os públicos, tem como objetivo dar a conhecer o edifício que alberga as instalações do arquivo municipal, bem como as funções desempenhadas neste espaço.

ATÉ DEZEMBRO Arquivo Municipal Todo o dia Arquivo vivo O Arquivo Vivo consiste num jogo lúdico no qual os participantes devem responder a questões relacionadas com os serviços, funções e exposições do arquivo municipal.

ATÉ 21 ABRIL 2013 Concelho Caixeta do livro e da letra A iniciativa contempla a existência de uma caixa itinerante e local, que em cada freguesia irá percorrer as casas e promover o livro, a leitura e a biblioteca municipal. No total são 19 caixetas, uma por cada freguesia, ficando a família que a recebe de a entregar a outra família durante o fim de semana seguinte. No interior da caixa podem ser encontrados contos para todas as idades e um livro em branco para que cada família possa expressar a sua opinião sobre as leituras e o projeto. Condicionada ao número de participantes


EM DESTAQUE

“PROMOÇÃO PME 2012” Consciente de que as Pequenas e Médias Empresas (PME) são o principal motor da competitividade nacional, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove entre os dias 25 e 27 de outubro a feira “PROMOÇÃO PME 2012”. O projeto, que acontece no pavilhão municipal, tem como objetivo promover bons exemplos empresariais de atitudes e atividades inovadoras, com destaque no panorama local, regional, nacional e internacional das nossas PME. A Feira traz como mais-valias a divulgação de informação dos seus produtos e serviços, o conhecimento de mercados, de soluções financeiras, de parcerias estratégicas em inovação e do desenvolvimento

de oportunidades de negócio. Durante o certame serão debatidos temas como a orientação profissional e o emprego, recursos humanos e internacionalizações, empreendedorismo, mercados com potencial de crescimento, estratégia empresarial, criação de empresas, inovação e criatividade.

“Estabelecemos um conjunto de parcerias institucionais que, num espaço único e em condições privilegiadas, como nos confere o pavilhão municipal, estarão presentes com o intuito de fortalecer o seu relacionamento institucional e que cremos, resultem em benefícios para as nossas PME”, afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

Autarquia cria soluções de habitação

Obra na freguesia de Santiago de Riba-Ul

A Câmara aderiu ao Programa de Emergência Social e quer responder às necessidades de habitação.

A rede viária do concelho continua a ser beneficiada para garantir a segurança.

O “Mercado Social de Arrendamento” resulta de uma parceria entre o Estado, os municípios e as entidades bancárias aderentes, com o objetivo de resolver as carências habita-

cionais com recurso a habitações existentes. “O programa dirige-se às famílias que, apresentando rendimentos superiores aos que permitem a atribuição de uma habitação social, não apresentam, contudo, capacidade financeira para arrendarem um imóvel no mercado livre”, disse o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro. Segundo a vereadora da Ação Social, Gracinda Leal, o município de Oliveira de Azeméis tem 47 imóveis para arrendar”. A candidatura inicia-se com o preenchimento dos dados no simulador disponível no portal www.mercadosocialarrendamento.msss.pt.

A rua da Giesteira, na freguesia de Santiago de Riba-Ul, está a ser alvo de intervenção, apresentando agora maior segurança. A obra, realizada em parceria com a junta de freguesia, que contribui com os materiais, inclui a renovação de passeios e execução da rede de escoamento de águas melhoradas, num total

de 8 mil euros. O pavimento também vai ser retocado nas zonas mais danificadas. “O investimento na malha viária continua a ser prioritário independentemente da sua maior ou menor dimensão”, afirma o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.


Viver Azeméis - 01 outubro a 07 outubro 2012