Issuu on Google+

Viver Azeméis ANO 2012

De 17 SETEMBRO a 23 SETEMBRO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Crianças do 1º ciclo com material escolar gratuito Autarquia distribui 559 kits escolares

Selo Azeméis Integra

Acessibilidades

Autarquia promove boas práticas de inclusão social e distingue espaços públicos com boas acessibilidades.

Uma obra orçada em 20 mil euros arrancou na freguesia da Carregosa e visa a contínua melhoria da rede viária do concelho.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

Cine-teatro Caracas 21h30 Sarau de Solidariedade

Mexer – Atividade Física

18 de setembro

O programa, inserido nas comemorações do 10º aniversário da rede social, inclui um conjunto variado de atuações de artistas do concelho. Em simultâneo acontece no cine-teatro Caracas a exposição “Parabéns à rede social... 10º aniversário”.

Centro Lúdico 14h30

A iniciativa, aberta a toda a população, inclui um programa de exercícios físicos realizados na companhia de um professor. O programa “Mexer” pretende ainda promover um estilo de vida saudável.

19 de setembro Biblioteca Municipal 10h15 Ação de formação – Iniciação à informática A iniciativa, destinada a pessoas reformadas e residentes no município de Oliveira de Azeméis, tem como objetivo promover atividades educacionais e de convívio à população sénior através de processos de aquisição de conhecimentos básicos na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Introdução à informática, sistemas operativos e processador de texto Microsoft Word são alguns dos conteúdos que fazem parte do programa da ação de formação com duração de 16 horas (até 07 de novembro).

Ruas Bento Carqueja e António Alegria 21h30 Noite Branca Biblioteca Municipal 09h30 Visitas a Va(Ler) A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro desenvolve, todas as quartas feiras um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços. A iniciativa pretende promover o contacto com as normas de utilização dos serviços e divulgar o potencial de informação e recursos que todos os leitores podem encontrar na biblioteca.

20 de setembro

10h30 às 12h00 Visitas a brincar A iniciativa inclui visitas orientadas aos vários espaços com o objetivo de promover e divulgar o equipamento e permitir o acesso aos materiais lúdicos. Atividade destinada a grupos escolares e restante público.

17h45 Histórias ao Pôr do Sol A atividade, que acontece às quintas feiras, sempre com uma nova história é destinada a toda a população. A iniciativa tem como objetivo oferecer um momento de imaginação no fantástico mundo das histórias.

22 de setembro

Entrada livre

Necessária inscrição

Centro Lúdico 14h30 Encontros dos Saberes

Largo da República até ao Parque Temático Molinológico 09h30 Caminhada pela solidariedade

A iniciativa, dirigida à população sénior, tem como objetivo promover a partilha de experiências e saberes desenvolvendo a aquisição de novos conhecimentos. Os encontros pretendem ainda quebrar o isolamento, fomentando a partilha e novas amizades.

A saída está marcada para as 09h30, a partir do largo da República. Até ao Parque Temático Molinológico, na freguesia de Ul, vai haver momentos de convívio e animação. A iniciativa está inserida no programa comemorativo do 10º aniversário da rede social.

Condicionada ao número de participantes

A iniciativa acontece no âmbito do encerramento da Semana da Mobilidade. O evento tem como objetivo a decoração em tons de branco das ruas Bento Carqueja e António Alegria onde decorrem espetáculos de dança, música, teatro, artes populares, magia e animação.

Centro Lúdico 16h00 Ai! K Dança A iniciativa, destinada a crianças a partir dos seis anos, recorre a estilos variados de dança, explorando ritmos e técnicas com muita diversão à mistura. As sessões pretendem ainda promover um estilo de vida saudável.

ATÉ 22 setembro Cidade Todo o dia Semana Europeia da Mobilidade A iniciativa tem como objetivo encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído, consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente, proporcionar oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda promover a intermodalidade.


17 | SEGUNDA

18 | TERÇA

19 | QUARTA

Exposição «… da terra, com terra…»

Até 22 de setembro Galeria Tomás Costa 09h00 às 12h30 14h00 às 17h30 (terça a sábado) A Galeria Tomás Costa, situada na praça da cidade, acolhe a exposição “...da terra, com terra...”. A mostra é da autoria do artista plástico José Gandra, natural de Barcelos, mas que atualmente vive e trabalha no concelho de Oliveira de Azeméis. Entre 1986 e 2012 fez várias exposições coletivas e individuais.

20 | QUINTA

21 | SEXTA

ATÉ 30 NOVEMBRO Freguesias do Concelho Torneios desportivos entre freguesias O Programa tem como objetivo a organização de torneios desportivos entre as 19 freguesias, nomeadamente, torneios de damas, sueca, dominó e boccia. Para participar nas ações, destinadas a todas as pessoas do concelho em situação de reforma, é fundamental a realização de uma inscrição feita nas juntas de freguesia, pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso e pelo programa Viver Melhor.

22 | SÁBADO

23 | DOMINGO

Visita à Casa das Escadas Redondas A iniciativa, dirigida a todos os públicos, tem como objetivo dar a conhecer o edifício que alberga as instalações do arquivo municipal, bem como as funções desempenhadas neste espaço.

Todo o ano Arquivo Municipal Arquivista por um dia

setembro Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h30 às 18h30 (2ª feira) 10h00 às 18h30 (3º a 6ª feira) 10h00 às18h00 (Sábado) Leituras sobre… Rotas e Destinos A mostra dá seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre...que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca.

Biblioteca Itinerante Viagens do Dr. Marcolino: Jogos tradicionais A iniciativa, destinada a grupos de lares e centros de dia, pretende ainda desenvolver o prazer de ler estimulando para a redescoberta do livro e da leitura. De março a dezembro, através do roteiro da biblioteca itinerante, serão realizadas atividades para as quais as instituições terão que se inscrever com oito dias de antecedência.

Viagens da Boneca Caracoleta: a menina do capuchinho vermelho no século XXI

A iniciativa, destinada às crianças com mais de oito anos, tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado diariamente no arquivo. A ação, com duração de uma hora, compreende, numa primeira fase, uma visita às instalações e, posteriormente, a recriação de algumas tarefas desempenhadas pelos técnicos do arquivo..

A iniciativa, destinada a jardins de infância e escolas básicas, convida a encontrar diferenças baseando-se no conto de Luísa Soares, «A menina do capuchinho vermelho no século XXI». De março a dezembro serão realizadas diversas atividades através do roteiro da biblioteca itinerante. As ações serão dinamizadas pela animadora da biblioteca que irá vestir a pele de boneca Caracoleta.

até DEZEMBRO Arquivo Municipal Todo o dia Arquivo vivo O Arquivo Vivo consiste num jogo lúdico no qual os participantes devem responder a questões relacionadas com os serviços, funções e exposições do arquivo municipal.

até 21 abril 2013 Concelho Caixeta do livro e da letra

Atelier «De onde vem o papel?» A iniciativa, que decorre no edifício do arquivo municipal, tem como objetivo dar a conhecer aos jovens, entre os cinco e os 18 anos, as funções desempenhadas na instituição. O atelier pretende ainda explorar a génese do papel, material mais utili zado no local. Entrada livre

Necessária inscrição

A iniciativa contempla a existência de uma caixa itinerante e local, que em cada freguesia irá percorrer as casas e promover o livro, a leitura e a biblioteca municipal. No total serão 19 caixetas, uma por cada freguesia, ficando a família que a recebe de a entregar a outra família durante o fim de semana seguinte. No interior da caixa podem ser encontrados contos para todas as idades e um livro em branco para que cada família possa expressar a sua opinião sobre as leituras e o projeto. Os livros da caixeta são: Grau de Milho, da autoria de González Olalla, Comprar, comprar, comprar! da autoria de Luísa Soares, e Balbúrdia no Lar, de Henrique Pereira. Condicionada ao número de participantes


EM DESTAQUE

Autarquia entrega kits escolares O vereador de educação da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, procedeu à entrega de kits escolares a alunos do 1º ciclo, assinalando, desta forma, o arranque do ano escolar no concelho. A entrega do material escolar, pelo terceiro ano consecutivo,

abrange 559 alunos do primeiro ano do ensino básico das 19 freguesias do município. O vereador da autarquia aproveitou a visita aos estabelecimentos de ensino para reafirmar a vontade do município em continuar a investir na educação, quer ao nível de infraestruturas e da me-

lhoria dos espaços, quer através do apoio social aos alunos que menos têm e mais precisam. “Queremos um ensino de qualidade mas para isso toda a comunidade escolar deve estar mobilizada e trabalhar em parceria”, defendeu Isidro Figueiredo e acrescentou: “Temos um grande

desafio pela frente que é fazer mais e melhor com menos recursos, mas vamos ter sucesso neste ano letivo”. “Faremos o acompanhamento das famílias em eventuais situações de mudança que se venha a verificar do ponto de vista socioeconómico”, salientou.

Os kits escolares incluem 1 trolley, 1 t-shirt, 1 caderno e 1 estojo com 2 lápis, 1 caneta, 1 régua, 1 borracha e 1 afia.

Inclusão social

Carregosa melhora rede viária

Autarquia distingue espaços e equipamentos públicos

Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Igreja juntam esforços para melhorar a vida dos munícipes.

Sensível às dificuldades com que muitos munícipes se confrontam no dia-a-dia, o município de Oliveira de Azeméis vai atribuir o selo “Azeméis Integra” a estabelecimentos e equipamentos públicos que se preocupam com as questões das acessibilidades e da inclusão social. O selo, com três níveis de classificação de acordo com a adaptação executada, visa o reconhecimento da existência de condições para o usufruto uni-

versal e integrado de pessoas com deficiência. “O município tem atuado na promoção das acessibilidades através da eliminação das barreiras arquitetónicas tendo em evidência intervenções nas escolas, no salão nobre, além do plano municipal de acessibilidades com o objetivo de fazer o diagnóstico de todos os constrangimentos no concelho”, afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis continua a beneficiar a rede viária do concelho, tendo em conta as situações mais urgentes. A Rua Padre Alírio de Melo, na freguesia de Carregosa, apresenta agora maior qualidade e segurança depois da intervenção realizada em parceria com a autarquia, a junta de freguesia e a igreja. Os trabalhos de beneficiação in-

cidiram na ligação e conduta de águas pluviais, saneamento e pavimentação, num total de 20 mil euros. “A autarquia reconhece a importância deste tipo de intervenções no dia-a-dia da população”, afirmou o presidente do município, Hermínio Loureiro, para quem “o investimento na malha viária continua a ser prioritário, independentemente da sua maior ou menor dimensão”.


Viver Azeméis - 17 setembro a 23 setembro 2012