Issuu on Google+

Viver Azeméis ANO 2012

De 10 SETEMBRO a 16 SETEMBRO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Água e saneamento do concelho já foi entregue

INDAQUA assume responsabilidade Mobilidade Alternativa Oliveira de Azeméis comemora este mês a Semana Europeia da Mobilidade e lança o selo “Azeméis Integra”.

Nota positiva Palmaz vive dias movimentados. Com 2 meses de funcionamento, o Pólo Multigeracional “Com vida” é já ponto de encontro da freguesia.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

CENTRO LÚDICO

14 de setembro

12 de setembro

Sport Day for all – Dia do Desporto 14h00 às 17h00 A iniciativa “Sport day for all - dia do desporto é destinada a maiores de nove anos, inclui atividades desportivas e jogos tradicionais, e decorre uma vez por mês no Centro Lúdico.

Junta de Freguesia de S. Roque 14h30 VI Sessão “Tardes Maiores” A iniciativa tem como objetivo proporcionar um envelhecimento pró-ativo, uma maior qualidade de vida e bem-estar. «Tardes Maiores» pretende ainda estimular a socialização, o reforço de laços de amizade e o combate ao isolamento. A sessão é sobre o tema “Papas de S. Miguel”.

Quinta do Côvo 11h00 Encontro Nacional da ACREDITAR A iniciativa, que decorre na Quinta do Côvo e é promovida pela autarquia de Oliveira de Azeméis, tem início marcado às 11h00 com a receção aos participantes e a realização de atividades lúdicas.

15 de setembro Biblioteca municipal 10h30 Bebéteca – Bê de Bebé – Letras à Solta: Bêabá das Formas

12 de setembro Biblioteca Municipal 09h30 Visitas a Va(Ler) A iniciativa pretende promover o contacto com as normas de utilização dos serviços e divulgar o potencial de informação e recursos que todos os leitores podem encontrar.

13 de setembro Centro Lúdico 14h30 Encontros dos Saberes A iniciativa, dirigida à população sénior, tem como objetivo promover a partilha de experiências e saberes desenvolvendo a aquisição de novos conhecimentos.

Entrada livre

Necessária inscrição

10h30 às 12h00 Visitas a brincar A iniciativa inclui visitas orientadas aos vários espaços com o objetivo der promover e divulgar o equipamento. Para participar na atividade, destinada a grupos escolares e restante público.

Aqui os bebés entre os 6 e os 36 meses vão poder visualizar estórias do Pocoyo e aprender a reconhecer e construir objetos. As inscrições são realizadas através do e-mail bibliotecasa@ cm-oaz.pt ou enviando a ficha de inscrição para Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, rua general Humberto Delgado, 3720254, Oliveira de Azeméis.

Cidade Todo o dia Semana Europeia da Mobilidade A Câmara de Oliveira de Azeméis associa-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade promovendo entre os dias 16 e 22 de setembro um conjunto de atividades.

SETEMBRO

17h45 Histórias ao Pôr do Sol A atividade, que acontece às quintas feiras, sempre com uma nova história é destinada a toda a população. A iniciativa tem como objetivo oferecer um momento de imaginação no fantástico mundo das histórias.

16 a 22 SETEMBRO

Biblioteca Itinerante Viagens do Dr. Marcolino: Jogos tradicionais

10h30 Oficina do Anis Estrelado A atividade nesta sessão passa pelo recorte e colagem de partes do corpo humano e tem como destinatários as crianças a partir dos três anos.

Condicionada ao número de participantes

A iniciativa, destinada a grupos de lares e centros de dia, pretende desenvolver o prazer de ler estimulando para a redescoberta do livro e da leitura.


10 | SEGUNDA

Biblioteca Itinerante Viagens da Boneca Caracoleta: a menina do capuchinho vermelho no século XXI A iniciativa, destinada a jardins de infância e escolas básicas, convida a encontrar diferenças baseando-se no conto de Luísa Soares, “A menina do capuchinho vermelho no século XXI”.

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h30 às 18h30 (2ª feira) 10h00 às 18h30 (3º a 6ª feira) 10h00 às18h00 (Sábado) Leituras sobre… Rotas e Destinos

11| TERÇA

12 | QUARTA

13 | QUINTA

devem responder a questões relacionadas com os serviços, funções e exposições do arquivo municipal.

Até 30 Novembro Freguesias do concelho Torneios desportivos entre freguesias O programa “Azeméis Ativo 2012” tem como objetivo a organização de torneios desportivos entre as 19 freguesias, nomeadamente, torneios de damas, sueca, dominó e boccia. Para participar nas ações, destinadas a todas as pessoas do concelho em situação de reforma, é fundamental a realização de uma inscrição feita nas juntas de freguesia, pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso e pelo programa Viver Melhor.

A exposição intitulada “Rotas e Destinos”, iniciativa que decorreu no âmbito do Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), continua patente ao público.

Até DEZEMBRO

14 | SEXTA

Arquivo Municipal Arquivo vivo Destinado a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos, o Arquivo Vivo consiste num jogo lúdico no qual os participantes

Arquivo Municipal 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30 Arquivista por um dia A iniciativa, destinada às crianças com mais de oito anos, tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado diariamente no arquivo.

Atelier «Sabes de onde vem o papel?» A iniciativa, que decorre no edifício do arquivo municipal, tem como objetivo dar a conhecer aos jovens, entre os cinco e os 18 anos, as funções desempenhadas na instituição.

09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00 Visita à Casa das Escadas Redondas

15 | SÁBADO

16 | DOMINGO

até 21 abril 2013 Concelho Caixeta do livro e da letra A iniciativa contempla a existência de uma caixa itinerante e local, que em cada freguesia irá percorrer as casas e promover o livro, a leitura e a biblioteca municipal. No total serão 19 caixetas, ficando a família que a recebe de a entregar a outra família durante o fim de semana seguinte.

Até 22 DEZEMBRO Galeria Tomás Costa 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (terça a sábado) Exposição «… da terra, com terra…» A mostra é da autoria do artista plástico José Gandra, natural de Barcelos, mas atualmente vive e trabalha no concelho de Oliveira de Azeméis.

A iniciativa, dirigida a todos os públicos, tem como objetivo dar a conhecer o edifício que alberga as instalações do arquivo municipal, bem como as funções desempenhadas neste espaço.

SESSÃO DE FORMAÇÃO: “O DESENVOLVIMENTO DURANTE O PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBÉ”

Biblioteca municipal Inserido no programa da Bebéteca - Bê de bebé, a Câmara de Oliveira de Azeméis promove a sessão “O desenvolvimento durante o 1ºano de vida do bebé”. A iniciativa, destinada a pais e educadores, tem como objetivo ser um espaço de formação, informação e reflexão para as diversas problemáticas da infância.

Entrada livre

Necessária inscrição

Condicionada ao número de participantes


EM DESTAQUE

Saneamento e água adjudicadas à INDAQUA A exploração e gestão dos serviços de distribuição de água e da recolha, tratamento e rejeição de águas residuais de Oliveira de Azeméis foram concessionadas à empresa INDAQUA - Indústria e Gestão de Águas, S.A, anunciou a autarquia presidida por Hermínio Loureiro. Segundo o autarca, “a concessão, por um período de 30 anos, envolve a gestão, construção, beneficiação e o alargamento

das duas redes com o objetivo de aumentar as atuais taxas de cobertura em todo o concelho, beneficiando a grande maioria da população”. Ao concurso, limitado por prévia qualificação, concorreu, ainda, o consórcio AQUAPOR – Serviços S.A., mas o júri decidiu manter a decisão do relatório preliminar da análise das propostas entregando a concessão à empresa INDAQUA. 

“Finalmente, estamos em condições de avançar com as obras no terreno, cumprindo a promessa que fizemos quando assumimos a gestão do município”, disse o autarca, acrescentado que “esta é uma decisão importante porque irá permitir avançarmos com um conjunto de obras nos próximos seis anos, dotando o concelho de infraestruturas fundamentais à qualidade de vida da população”.

Segundo a proposta vencedora, as obras de expansão das redes serão executadas numa primeira fase incluindo a resolução das carências existentes, com destaque para a capacidade da recolha e tratamento de águas residuais e para a expansão dos sistemas de drenagem de esgotos e abastecimento de água. A concessionária está obrigada, ainda, a realizar melhorias nos sistemas existentes e a proceder à sua monitorização.

“Não podemos perder mais tempo com uma matéria tão importante para o município uma vez que as taxas atuais do abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais estão aquém das metas a que nos propusemos atingir”, defendeu Hermínio Loureiro.

Semana da Mobilidade marca presença

Pólo Multigeracional com balanço positivo

Oliveira de Azeméis vai ter o selo “Azeméis Integra”

Pólo Multigeracional “Com vida”, em Palmaz, inaugurado em julho, já apresenta balanço positivo

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano dedicada à “Mobilidade Alternativa” a Associação dos Bombeiros Voluntários vai promover uma caminhada pela cidade e a autarquia apresenta o selo “Azeméis Integra” O programa desta semana arranca a 16 de Setembro, pelas 09h30, com a caminhada e desenvolve-se, durante seis dias,

um pouco por toda a cidade. No parque de estacionamento do Modelo decorrerão, dia, várias aulas de atividade física para seniores e rastreios de saúde, nutrição e fisioterapia. A 21, pelas 21h30, as bicicletas saem à rua para um “Azeméis sobre rodas”, e a 22 destaque para a “Noite branca”, a festa que encerra a Semana nas ruas Bento Carqueja e António Alegria.

Durante dois meses este Pólo, que entre 1924 e 1931 acolheu a Escola de Artes e Ofícios Soares Basto, recebeu múltiplas atividades nos seus diferentes espaços, tais como ginástica sénior, torneios de counter-strike, FIFA, sueca, boccia, jogos tradicionais, iniciação à informática, oficinas criativas e sessões de cinema. A adesão dos participantes foi gradual, tendo-se registado só em agosto cerca de 25 utilizadores por dia. “As atividades desenvolvidas pretendem proporcionar um convívio saudável entre as gerações ao reforçar os laços de amizade e a troca de

saberes entre as mesmas», disse o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro. O Pólo, aberto de 2ª a 6ª feira, está vocacionado para a realização de atividades lúdicas, formativas, científicas e desportivas estando dividido em cinco áreas: Animar, digital, movimento, imaginário e museu vivo.


Viver Azeméis - 10 setembro a 16 setembro 2012