Issuu on Google+

Viver Azeméis ANO 2012

De 23 JULHO a 29 JULHO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação

INVESTIGAR E INTERVIR PARA MUDAR

BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS EM DEBATE Caminhos de Santiago

Obras

Caminho dos peregrinos até Santiago de Compostela é visto como aposta turística para o desenvolvimento da região.

Autarquia continua a apostar na melhoria da rede viária do concelho, desta vez com uma obra na freguesia de Ul.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

Dia Metropolitano dos Avós

ATÉ 31 DE JULHO

26 DE JULHO

Pavilhão Rosa Mota Porto A Câmara de Oliveira de Azeméis, associada a outros municípios da Área Metropolitana do Porto, participa no “Dia Metropolitano dos Avós”. A iniciativa, que decorre no pavilhão Rosa Mota, no Porto, tem como objetivo reconhecer o valor da sabedoria e celebrar a experiência de vida dos avós. O “Dia Metropolitano dos Avós” é um evento intermunicipal, que pretende promover as redes de solidariedade e de convívio comunitário.

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h30 às 18h30 (2ª feira) 10h00 às 18h30 (3º a 6ª feira) 10h00 às18h00 (Sábado) «Leituras sobre… Um mundo ativo e solidário para todas as idades»

Arquivo Municipal De férias no Arquivo Municipal O serviço educativo do Arquivo Municipal promove no mês de julho um conjunto de atividades de divulgação da história local. A iniciativa, destinada a todos os níveis de ensino, pretende ocupar as férias dos estudantes através de atividades lúdicas e educativas.

Durante o mês de julho está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal Ferreira de Castro, uma exposição intitulada “Um mundo ativo e solidário para todas as idades”. A iniciativa decorre no âmbito do Dia Metropolitano dos Avós (26 de julho) e cujo tema incide no envelhecimento e diálogo de gerações. A mostra dá seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas “Leituras sobre...”, que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca.

MÊS DE JULHO ATÉ 27 DE JULHO Centro Lúdico 14h00 às 17h30 Férias Lúdicas Para a chegada das férias de verão, o equipamento preparou um conjunto de atividades para as crianças a partir dos seis anos. Durante aproximadamente um mês, vai ser possível ocupar os tempos livres de forma saudável e didática. Oficinas criativas, jogos, peddy paper, skate, futsal, street basket e impressão solar são algumas das iniciativas ao dispor dos mais novos.

Entrada livre

Necessária inscrição

ATÉ 28 DE JULHO Galeria Tomás Costa 09h00 às 12h30 14h00 às 17h30 (3ª a sábado) Exposição de Ana Campos e Paulo Monteiro Ana Campos nasceu no ano de 1967, em Luanda, e é professora de Artes Visuais. Paulo Monteiro é natural de Oliveira de Azeméis e professor da disciplina de educação visual do ensino básico. Os artistas criam objetos e rostos com expressão transcendente. De acordo com Paulo Monteiro, «são pequenas esculturas em cerâmica que incorporam estados de espírito diversos. Rostos de populares cantadores que revelam sinais expressivos, ambíguos e irónicos onde o riso aparece nas suas múltiplas facetas, alegria, graça, zombaria, escárnio, confronto…». «Nesta exposição são dois os percursos cruzados nos olhares, risos e formas», afirmou Ana Campos.

Piscina Municipal 14h00 às 18h00 (3ª e 5ª feira) Tardes Felizes - Verão 2012 A empresa municipal de desporto GEDAZ promove as “Tardes felizes verão 2012”. O objetivo é ocupar os tempos livres dos jovens residentes no concelho com idades entre os três e os 15 anos, no período das férias de verão. O programa diário contempla a realização de atividades desportivas (natação, mini-pólo, yoga, karate, jogos coletivos e lúdicos). Todos os interessados poderão proceder à inscrição na secretaria da piscina municipal de Oliveira de Azeméis.

Condicionada ao número de participantes

Biblioteca Itinerante Viagens do Dr. Marcolino: sessão de dança A biblioteca municipal Ferreira de Castro realiza o programa “Viagens do Dr. Marcolino” com o objetivo de promover a biblioteca itinerante perante os seus munícipes. A iniciativa, destinada a grupos de lares e centros de dia, pretende ainda desenvolver o prazer de ler estimulando para a redescoberta do livro e da leitura. Serão realizadas atividades para as quais as instituições terão que se inscrever com oito dias de antecedência.


23 | SEGUNDA

Viagens da Boneca Caracoleta: o gigante e os oós perdidos A biblioteca municipal Ferreira de Castro realiza no mês de julho o programa “Viagens da Boneca Caracoleta” com o objetivo de desenvolver nos mais pequenos o prazer de ler e a redescoberta do livro e da leitura. A iniciativa, destinada a jardins de infância e escolas básicas, convida à descoberta dos “ãos” baseando-se no conto de Ana Leitão Neves, “O gigante e os oós desaparecidos”. As ações serão dinamizadas pela animadora da biblioteca que irá vestir a pele de boneca Caracoleta.

24 | TERÇA

25 | QUARTA

27 | SEXTA

28 | SÁBADO

29 | DOMINGO

TODO O ANO Arquivo Municipal Arquivista por um dia A iniciativa, destinada às crianças com mais de oito anos, tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado diariamente no arquivo. A ação, com duração de uma hora, compreende, numa primeira fase, uma visita às instalações e, posteriormente, a recriação de algumas tarefas desempenhadas pelos técnicos do arquivo.

Visita à Casa das Escadas Redondas A iniciativa, dirigida a todos os públicos, tem como objetivo dar a conhecer o edifício que alberga as instalações do arquivo municipal, bem como as funções desempenhadas neste espaço.

ATÉ 21 ABRIL 2013 Concelho Caixeta do livro e da letra

DESDE 19 MARÇO Freguesias do Concelho Torneios desportivos entre freguesias A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove o programa “Azeméis Ativo 2012” no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. O Programa tem como objetivo a organização de torneios desportivos entre as 19 freguesias, nomeadamente, torneios de damas, sueca, dominó e boccia. Para participar nas ações é fundamental a realização de uma inscrição feita nas juntas de freguesia, pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso e pelo programa Viver Melhor.

26 | QUINTA

A biblioteca municipal Ferreira de Castro promove, “A Caixeta do Livro e da Letra”, um projeto de leitura autónoma itinerante.

Atelier «Será que consigo moldar o papel?» A iniciativa, destinada a famílias e crianças entre os cinco e os 18 anos, tem como objetivo reciclar o material do arquivo como inspiração criativa na realização de uma escultura ou objeto decorativo. Para participar é necessário a realização de uma inscrição prévia para arquivo@cm-oaz.pt.

A iniciativa contempla a existência de uma caixa itinerante e local, que em cada freguesia irá percorrer as casas e promover o livro, a leitura e a biblioteca municipal. No total serão 19 caixetas, uma por cada freguesia, ficando a família que a recebe de a entregar a outra família durante o fim de semana seguinte. No interior da caixa podem ser encontrados contos para todas as idades e um livro em branco para que cada família possa expressar a sua opinião sobre as leituras e o projeto. Os livros da caixeta são: “Grau de Milho”, da autoria de González Olalla,” Comprar, comprar, comprar!”, de Luísa Soares, e “Balbúrdia no Lar”, de Henrique Pereira.

Atelier «De onde vem o papel?»

TODO O ANO Arquivo Municipal O serviço educativo do arquivo municipal promove o atelier “De onde vem o papel?”. A iniciativa, que decorre no edifício do arquivo municipal, tem como objetivo dar a conhecer aos jovens, entre os cinco e os 18 anos, as funções desempenhadas na instituição. O atelier pretende ainda explorar a génese do papel, material mais utilizado no local.

Entrada livre

Necessária inscrição

Condicionada ao número de participantes


EM DESTAQUE

Bem-estar pessoal, social e emocional das crianças

“É preciso partilhar recursos e técnicas educacionais que possam facilitar e promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e social desde a infância, como um modelo de atuação envolvendo a escola, a família e a comunidade”, defende António Figueiredo.

“A educação é um setor prioritário no concelho. Estamos a trabalhar para que as gerações futuras tenham mais competências e que se distingam positivamente”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, marcou o arranque do I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação, que decorreu na freguesia de S. Roque. Durante dois dias investigadores, psicólogos, professores e profissionais de saúde partilharam os resultados das suas investigações na área da inteligência emocional. António Figueiredo, presidente da comissão organizadora do congresso, explicou: “o even-

to é importante para a escola, para a educação e para o próprio concelho, uma vez que cada vez mais a inteligência emocional se tem mostrado como estruturante no crescimento das pessoas e das organizações”. A iniciativa foi promovida pela Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, estabelecimento sede do projeto “Clube de Inteligência Emocional na Escola (CIEE) -Aprender a Ser Feliz”. Os Clubes de Inteligência Emocional são um projeto desenvolvido pela autarquia (com intervenções nas áreas da educação e ação social) que atuam ao nível das crianças entre os três e os seis anos.

Autarquia promove os “Caminhos de Santiago”

Alargamento de via em Ul

Caminho percorrido pelos peregrinos deve ser visto como uma aposta turística.

Mais um passo da autarquia na requalificação da rede viária do concelho.

Durante o mês de julho a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Associação Espaço Jacobeus (AEJ), promove um conjunto de atividades com o objetivo de promover os Caminhos de Santiago enquanto produto cultural e turístico que serve de plataforma e motor ao desenvolvimento da região. Assim, entre 21 e 22 de julho está

programada a “Caminhada em OAZ pelos Caminhos de Santiago”, responsabilidade da AEJ, a 22 de julho a “Peregrinação em bicicleta OAZ – Santiago de Compostela”, organizada pela GEDAZ, e a 25 de julho a “Peregrinação OAZ – Santiago de Compostela”, também com a chancela da AEJ. O caminho, percorrido pelos peregrinos, tem início na freguesia de Pinheiro da Bemposta e a sinalização do percurso é feita com setas amarelas e placas de identificação. Os Caminhos vão ser o primeiro projeto de promoção turística conjunta da Eco-região Galiza e Norte de Portugal, e até ao final de novembro estará pronto o plano de ação.

A rua Cova da Raposa, na freguesia de Ul, está a ser alvo de intervenção de alargamento da via e de construção de muros. Estas foram as soluções encontradas para garantir aos transeuntes e condutores melhores condições de circulação. A obra, que contempla duas fases, é um investimento privado que conta com a mão-de-obra da autarquia e a parceria das juntas de freguesia de Ul e Loureiro. A empresa Catelas & Teorgas, sedeada nas imediações da intervenção, foi a responsável pela cedência dos terrenos e a doação dos materiais. “O investimento nesta área

procura fazer face às necessidades mais prementes”, disse Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, defendendo que “o objetivo é caminhar para uma rede concelhia requalificada e com elevados padrões de qualidade”.


Viver Azeméis - 23 julho a 29 julho 2012