
1 minute read
Ricardo Crista

Memória Descritiva "libertas"
Advertisement
A peça "libertas" projetada para o concurso Arte Publica, para comemorar os 50 anos do 25 de Abril é idealizada formalmente sob o intuito de se apresentar com a aparência de um origami substituindo o papel por aço corten. A representação metafórica do origami alega a liberdade característica de uma criança que reflete a pureza sem entraves de uma democracia, neste caso, sem impedimentos e dificuldades, de forma espontânea e autêntica. O deslumbramento da independência que um simples cravo capaz de nascer por livre-arbítrio em qualquer prado pode neste sentido ser passível numa possível nação. O trabalho desenvolvido e apresentado pelo artista Crista considera o material aço corten uma imagem/ escultura duradoura e soberana no que se refere à concretização de uma ideia concebida e estipulada que pretende permanecer e perpetuar no seu tempo. Esta reflexão nasce da ideia de esta data ser um propósito de o povo "libertas" se unir como a inocência de sermos quem somos sem vivermos na intenção submissa de poderemos ser sem vontade.
(texto: Teresa Melo)
Material e dimensões aproximadas:
Aço Corten de 12mm e 3mm
Cravo 1: 250cm X 180cm X 80cm (A;L;P)
Cravo 2: 330cm X 180cm X 80cm (A;L;P)
Área de implantação total: 300cm x 200cm
Ambas as peças se juntam para boa estabilidade e segurança
Ricardo Crista / Currículo
Ricardo Crista nasceu em Lisboa, 1978, e reside em Setúbal. Licenciado (2005) em Pintura pela Escola Universitária Artística de Coimbra e Mestre (2008) em Artes Visuais pela Universidade de Évora. Codiretor da Oficina de Criação e Educação Artística (Atelier; 2PONTOS).
Desde a sua formação expõe regularmente em diversas galerias e Museus Nacionais e Internacionais, em 2015 cria o projeto arte urbana que consiste em esculturas de intervenção de arte urbana abordando a técnica de mosaico, aliando a tradicional azulejaria portuguesa à contemporaneidade, e o recorte em aço corten com o intuito de preservar tradições e manter vivas as memórias de figuras da história local.
Ricardo Crista já se encontra representado com diversas peças artísticas em municípios de Norte a Sul do País nomeadamente: Penafiel; Covilhã; São Miguel de Paredes; Beire; Sines; Viseu; Casegas; Ponte de Sor; Ervideira; Galveias; Casal de Cambra; Bombarral (Jardim Buddha Éden); Lagoa; Alcoutim; Faro; Azeitão (Wine shop / Quinta da Bacalhôa); Tramaga; Alcácer; Grândola; Fornos de Algodres; Alcochete; Sernancelhe; Cachopo; Oliveira de Azeméis; Paredes de Coura, Pampilhosa da Serra; Coruche; Constância; Ossela; Sintra; Lousada; Sernancelhe; Lisboa e Setúbal.
URBAN ART: www.urbanpoliarte.com